Pular para o conteúdo

E o Pan acabou…

Acho que foi no começo de 2014 que eu e meu marido ficamos sabendo que os Jogos Panamericanos seriam em Toronto. E eu lembro que um dos primeiros posts do blog de 2015 foi sobre este evento – clique aqui -, aonde compartilhei com vocês toda minha empolgação pelo fato na 17o. edição deste evento estar acontecendo na cidade que eu moro. Ainda, quando faltava 1 mês para começar o Pan, eu postei 10 informações úteis sobre o evento, que foi um post super popular. E depois de 16 dias de competições no qual vimos Toronto se transformar e fazer bonito, os jogos acabaram (e ficamos com aquela sensação de “como o tempo passou voando”). Muitos momentos especiais que passamos participando deste evento incrível.

DSC_6504

IMG_2239

DSC_6545

20150715_111010

IMG_2299

IMG_0016

Na cerimônia de abertura perdemos o show de fogos de artifício da CN Tower, ou melhor, assistimos apenas pela TV (sendo que estamos a 5 minutos de ter uma vista da CN Tower daqui de casa)… eu fiquei super frustrada (pois foi lindo) e não me conformei. Mas ai eu li várias reportagens (como esta) de que os fogos da cerimônia de encerramento seriam mais bonitos e desta vez não perdemos. Assistimos literalmente de “camarote” (i.e. do balcony do apto de uma amiga que tem uma super vista da CN Tower) e foi lindo. Na minha opinião, foi super parecido com o da cerimônia de abertura (mas, como disse, lindo). Algo único, já que não há fogos saindo da torre em datas como o Canada Day ou o Ano Novo.

DSC_6959

DSC_7020

DSC_7022

DSC_7024

photo-(8)

DSC_7031

photo-(9)

E após o final da cerimônia as pessoas saem do estádio tranquilamente e depois de esperar uns 20 minutos fomos para casa e chegamos lá numa boa. Isso que é organização.

DSC_7069

Alguns números dos jogos

+6000 atletas de 41 nações competiram durante os jogos;
80 records Panamericanos foram quebrados;
– Os Canadenses estão super orgulhosos dos seus atletas, já que nestes jogos foi quebrado o record de medalhas de ouro (78) e total (217).
– O total de medalhas de ouro do Canadá há 4 anos atrás (jogos Panamericanos de Guadalajara) era 30. Aqui em Toronto os atletas Canadenses conseguiram quebrar esta marca já no dia 5 de competições. E o time Canadá conseguiu superara as 119 medalhas de Guadalajara já no dia 8.
2 milhões de pessoas visitaram os eventos dos jogos (isso contando abertura, jogos e eventos gratuitos como a Panamania);
1 milhão de visitantes e 8 milhões de visualização: foram os números que o site www.toronto2015.org recebeu a cada dia durante os jogos;
220 milhões de tweets por dia relacionados aos jogos.

2015_Parapan_American_Games_logo.svg

Vale citar que os jogos Panamericanos terminaram mas o Parapan ainda irá acontecer, de 7 a 15 de agosto. A cerimônia de abertura acontece no dia 7 de agosto no Athletic Stadium. Para maiores informações clique aqui.

Os atletas paraolímpicos competirão em 16 esportes e para comprar tickets você pode clicar aqui. Vale citar que o Brasil possui grandes atletas nesta competição, como Daniel Dias, nadador paraolímpico que ganhou 6 medalhas nas Olimpíadas de Londres e está em Toronto para disputar os Parapans.

DSC_7091

DSC_7107

Ah, e para finalizar este post não poderia deixar de falar que o TORONTO sign (fotos acima) – aquelas letras enormes que formam a palavra “Toronto” e foram colocadas na Nathan Phillip Square) vão ficar até dezembro na praça – devido ao grande sucesso. Depois elas vão para outros pontos turísticos da cidade. Portanto, você terá a oportunidade de visitar este legado do Pan se vier à cidade após os jogos.

E para finalizar, parece que Toronto irá candidatar-se novamente para ser sede das Olimpíadas (desta vez em 2024) e que após o sucesso dos jogos Panamericanos este será sua melhor candidatura (Toronto já tentou outras vezes, em 1996 e 2008, perdendo respectivamente para Atlanta e Beijing). Vamos aguardar e ver o que irá acontecer.

7 comentários em “E o Pan acabou…”

  1. Estou voltando pro Brasil agora, estava em Toronto visitando uns parentes. Realmente o que fizeram pelo pan foi impressionante… Aquele pan am park no exibition ficou mto legal. Fizeram pro pan uma estrutura do nível ou melhor que a nossa pra copa. Além disso é uma cidade totalmente preparada. O transporte público funciona super bem, e tudo é muito bem sinalizado. Toronto merece as olimpíadas!

  2. Olá Gaby! Pretendo visitar Toronto, mas ainda estou no início dos preparativos. Aproveitando o post sobre o Pan e assuntos esportivos, eu gostaria muito de assistir à uma partida de hockey durante a minha viagem. Quando é o início da temporada? E os preços dos ingressos são caros?
    O seu blog é ótimo! Parabéns!

  3. Pingback: Sobre a participação de Toronto na Copa do Mundo de Futebol de 2026 - Gaby no Canadá

  4. Pingback: Maneiras de comemorar os 150 anos do Canadá - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *