Sobre criar expectativas em relação a uma cidade ou viagem

DSC_8533-copy

Já perdi a conta do número de pessoas que me escrevem dizendo: “Após ler seu blog eu tenho que visitar Toronto” ou “Você me fez querer morar em Toronto” ou “Toronto deve ser demais, preciso conhecê-la”. Eu fico muito feliz de poder transmitir através dos meus posts a felicidade que tenho em morar nesta cidade que eu amo, mas ao mesmo tempo fico bem receosa pois cada pessoa tem seus gostos e sua opinião e algo que pode ser bom e maravilhoso para mim pode não ser para você. Foi pensando nisso que eu resolvi escrever este post falando sobre expectativas em relação à Toronto ou à viagens em geral.

Em primeiro lugar, você deve sempre visitar um lugar sem grandes expectativas. Eu sei que é difícil, pois muitas vezes nós fazemos várias pesquisas, vemos tantas fotos do lugar que vamos visitar e já montamos schedules de todos os nossos dias que é difícil chegar em um lugar novo e não ter muitas idéias na cabeça. Minha dica aqui é que você planeje sua viagem sim, mas tente pensar pouco sobre o que irá acontecer, como você vai reagir, se você vai gostar ou não do lugar e como seus dias serão, hora a hora. Geralmente você terá uma experiência totalmente diferente daquela que você imaginava, o que, de certa forma, será algo incrível e diferente. Por experiência própria eu posso dizer que criar expectativas altas não é bom, já que você pode se decepcionar muito com o lugar que está visitando. E, se você se decepcionar, não fique desesperado, acontece.

IMG_9155

Em segundo lugar, tenha sempre a mente aberta quando for visitar grandes cidades (e digo isso pensando em Toronto). O que quero dizer é que muita gente vem para cá com a idéia de “Canadá, país de primeiro mundo com ótima qualidade de vida para todos” ou “Lá sim as pessoas podem viver bem, em segurança e com tranquilidade” e acha que tudo aqui é perfeito. E não é. Aqui em Toronto há trânsito (caótico em alguns horários), há mendigos de rua (até mesmo no inverno), há furtos e assaltos (não tão frequentes quanto no Brasil, mas eles existem), há atrasos (constantes) no transporte público, e você vê sim lixo nas ruas. Toronto não é perfeita (como nenhuma cidade do mundo é), mas é maravilhosa com seus defeitos e suas qualidades. E é esta idéia que precisa estar presente na mente daqueles que vem para cá.

IMG_9136

IMG_1381

Em terceiro lugar, quanto mais você viajar, menos expectativas você deve criar. Vou tentar elaborar um pouco este conceito para vocês: quanto mais nós viajamos mais coisas legais nós vemos e mais exigentes nós ficamos. E comparações são inevitáveis para aqueles que são viajantes frequentes. Por exemplo, na nossa última roadtrip pelos USA (em dezembro/janeiro deste ano) percorremos vários estados e parques nacionais no oeste do país. Eu nunca tinha ido ao Grand Canyon e queria muito visitá-lo. Meu marido falou “não é tudo isso” mas eu queria ter minha opinião. Pra resumir a história, fomos, achei bonito, mas não foi o parque nacional que mais gostei ou que me emocionou. Alguns de vocês podem pensar “que chata ou exigente”, mas a verdade é que já vimos muita coisa linda que para me impressionar e emocionar precisa ser algo incrível mesmo.

DSC_1345

Em quarto lugar, seja uma pessoa positiva sempre. Por exemplo, você vai no tripadvisor e lê vários reviews de que o museu X não é legal, mas ao mesmo tempo quando você lê e vê fotos sobre o lugar você tem vontade de conhecer o tal museu. Vá. Vá e tenha sua opinião. Isso já aconteceu tantas vezes com a gente – de irmos em um lugar com reviews ruim mas com uma mente aberta e positiva – que eu digo de boca cheia: não decida visitar um lugar baseado nos reviews, pesquise sobre a história dali e veja se ela te fascina. E se ela te deixar com um friozinho na barriga e uma vontade louca de conhecer o local, vá e curta muito.

Ainda, procure se apaixonar pelo lugar não somente em função das atrações turísticas, mas pelos parques, pela natureza e pelo céu. Tenho certeza que você vai encontrar lugares incríveis admirando suas viagens através destes ângulos.

DSC_8565

DSC_6154

Um outro ponto em relação a ser positivo é o fato de que, para mim, Toronto sempre será um dos melhores lugares para se viver, independente de qualquer pesquisa (veja aqui) pois eu vivo muito bem aqui, mas isso tem muito a ver com a maneira que eu reajo a momentos da minha vida. Já comentei inúmeras vezes aqui no blog como eu sou extremamente positiva com tudo (e mesmo sem comentar vocês podem ler alguns dos meus posts e entender um pouco sobre isso), e seria difícil para mim escrever sobre coisas ruins, ficar reclamando disso ou daquilo. Não é da minha natureza. Então, tenha sempre isso em consideração quando ler meus posts. Eu amo Toronto e espero que meus posts continuem a fazer vocês sonharem com sua viagem/intercâmbio/imigração, mas peço para que vocês não criem grandes expectativas antes de vir para cá. Tenho certeza que Toronto irá surpreender a maioria de vocês positivamente e fazer todos se apaixonarem, assim como eu me apaixonei.

DSC_6119



Comentários

Gaby você fala bonito demais kkkk. Eu bem sei que seu blog foi a maior fonte de pesquisa para meus 22 dias entre dezembro e Janeiro em Toronto. E eu ameii cada dica sua que pude realizar. Você está certissima spbre tudo que disse, mas não tem como não amarmos Toronto! Não é perfeito, vi umas duas vezes brigas no metro kkkk mas não se compara a nenhum outro lugar que já tenha conhecido.

Oi Gaby! Amei o post!!! Vivo falando isso para meu marido… ele é meio… digamos assim… ansioso rsrsrss Também fico ansiosa e animada por nossa escolha em ir para Toronto ano que vem porém penso que quanto menos expectativa eu tiver mais incrível tudo vai ser. Não digo isso no sentido ruim, eu espero sim que tudo dê certo, que nós nos adaptemos ao clima, que façamos amigos e consigamos ter os melhores dias de nossas vidas nessa nova fase, porém não crio as mais altas expectativas pois a chance de frustração é grande… Sempre penso que se vivermos no… Read more »

Adorei o post. Faltam 5 meses para minha viagem a Toronto e a ansiedade aumenta a cada dia. Difícil não criar expectativas mas acho que vou me surpreender bastante com a diversidade cultural, a primeira vez fora do país, o primeiro contato com o inglês fora da sala de aula, enfim… Espero curtir cada minuto aí. Beijos

Bem legal falar sobre expectativas… quando lemos um blog esquecemos que estamos lendo sob um ponto de vista pessoal. E, se o autor acredita que aquilo é o máximo, nós leitores-sonhadores queremos acreditar também! :)
Mas tem razão, devemos ter mais cuidado!
(De qualquer forma, ainda acredito que Toronto deve ser um must. Quem sabe eu consiga ver por mim mesma? Bjs!)

Ola Gaby, tudo bem?? Já sigo seu blog faz um tempo e to até te vendo no Jornal da Record agora!! rs… que chique =) Adorei seu post …me ajudou a pensar sobre ansiedade! rs… Acho que você deve entender… Tenho uma pergunta que não é pessoal; é a realidade da cidade! Ando vendo que muito brasileiro fala que o TTC e o serviço de saúde é praticamente igual ao do Brasil. O único setor que a diferença é gritante positivamente é a segurança. Isso é verdade? Muito obrigada por transmitir sempre informações úteis sobre assuntos diversos.Saúde e Amor nessa… Read more »