Pular para o conteúdo

Don Jail, uma prisão no centro de Toronto

DSC_5622

Quem me acompanha no instagram notou que neste final de semana estivemos em vários lugares diferentes de Toronto participando do Doors Open 2015 (clique aqui e aqui e saiba mais sobre este evento). E um dos lugares mais surpreendentes e lindos que fomos foi certamente a Don Jail, uma prisão antiga que fica localizada do lado leste do Don River, na Gerrard Street East, no bairro Riverdale. A prisão foi construía em 1864 e fechada em 1977. Somente em 2013 foi reformada e hoje serve como prédio administrativo da Bridgepoint Health, um hospital de reabilitação localizado ao lado da antiga cadeia.

DSC_5504

DSC_5511

DSC_5514

DSC_5533

Para aqueles que estão interessados em conhecer o “lado sombrio de Toronto, a Don Jail ficou aberta por 113 anos e lá morreram 34 prisioneiros por enforcamento (inclusive o último enforcamento do Canadá aconteceu lá também – a pena de morte foi abolida no Canadá em 1976). No geral o local servia para aprisionar malfeitores até seu julgamento, e os presos ficavam por lá uma média de 3 meses. O local possuía 180 celas com uma capacidade para 276 prisioneiros e inicialmente era chamada de “palácio dos prisioneiros” por ter ótimo espaço para eles. Porém, o tempo foi passando, a cidade de Toronto foi crescendo e havia necessidade de colocar mais presos no local – e o número de presos passou para 620 em 180 celas (mais de 3 prisioneiros por cela). Além disso, as celas era extremamente estreitas, não possuíam camas ou sistema de esgoto, e os presos só poderiam sair da cela por 1 hora ao dia. O local ainda é conhecido por várias histórias de fantasmas.

DSC_5556

DSC_5576

photo-(6)

DSC_5552

Cerca de 20% do patrimônio da antiga prisão interior foram preservados, incluindo a rotunda, este bloco central em formato meio-octogonal com grades de ferro e varandas suportadas por serpentes de ferro fundido. Certamente a parte mais linda/incrível do lugar. Abaixo uma foto batida em 2009 pelo fotográfo Ride my Poney mostra a rotunda antes da reforma).

Old Don Jail

O prédio está aberto para visitação durante os dias de semana (9am-5pm), mas locais como a cela da punição, da solitária e o local dos enforcamentos só estão abertas para o Doors Open. O vídeo abaixo – em inglês – conta mais detalhes do edifício e da história do local.

Espero que tenham curtido esta curiosidade e amanhã trago mais um local diferente e histórico que visitamos.

3 comentários em “Don Jail, uma prisão no centro de Toronto”

  1. Pingback: Riverdale Park East, um lugar incrível - Gaby no Canadá

  2. Oi Gaby,
    Tudo bem? Devagarzinho estou retomando minha vida de blogueira. Que interessante essa prisão, não conheço ainda. Vou tentar ir lá. Valeu a dica!
    Beijos

  3. Pingback: Checklist de atrações em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *