Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2015: O que fazer quando está frio?

6on6logoRED

A idéia do projeto 6 on 6 vocês conheceram aqui. Em resumo, todo dia 6 de cada mês, 6 blogueiras Brasileiras morando em diversas regiões do Canadá postam 6 fotos inspiradas em um tema pré-estabelecido. E o tema do mês de fevereiro complementa o tema de janeiro (inverno) e irá ilustrar “o que fazer quando está frio?”.

Acho que este tema cabe perfeitamente aqui, pois eu recebo muitas perguntar sobre “o que fazer no inverno de Toronto” e até já escrevi um post com dicas de algumas atividades para fazer na estação mais fria do ano. Vale lembrar que você pode fazer muita coisa no inverno e o frio não te impede de viver e curtir sua cidade – aliás, ele (o frio) acaba sendo até um plus quando o assunto é lindas paisagens e ótimos passeios. Abaixo listo 6 atividades que adoro fazer no inverno e que correspondem às 6 fotos deste projeto.

Foto #1: Esquiar/Fazer Snowboarding

GNC_6on6_2

Não adianta: inverno pra nós é sinônimo de ski e snowboard. Nossa paixão começou quando ainda morávamos no Brasil e intensificou-se quando viemos para o Canadá durante a nossa lua de mel. Quando mudamos para Toronto não ficamos com medo do frio; pelo contrário, esperamos ansiosamente o inverno para esquiar (foi um sonho não precisar pegar férias ou viajar para poder praticar o nosso esporte do coração). Tá certo que Toronto não tem as melhores montanhas de ski do mundo (nem do Canadá), mas há várias opções próximas da cidade e até dentro dela. Vale destacar que a foto que escolhi não possui uma super qualidade pois não levamos nossa máquina para a montanha (e sim a Go Pro, cuja qualidade das fotos é sempre duvidosa). Mas o momento foi especial: eu super concentrada descendo uma pista azul super inclinada.

Foto #2: Patinar

DSC_8624

Uma das atividades mais legais e populares aqui em Toronto (e em boa parte do Canadá) é o ice skating (patinação no gelo). Toronto possui 52 outdoor rinks e eles são gratuitos, ou seja, você pode usá-los sem nenhum custo, só precisa ter o patins ou alugá-los (o que custa em torno de $5). Se o clima estiver ruim não tem desculpa para não patinar no gelo pois Toronto possui 40 indoor rinks. A maioria dos parques da cidade possui um e eles sempre vão ter movimento (é incrível a popularidade do esporte). Eu tento sempre mas não dou para a coisa… mesmo assim vale muito tentar se você está visitando Toronto ou outra cidade Canadense nesta época do ano. Clique aqui e veja mais informações sobre pistas internas e externas, horários e aulas.

Foto #3: Caminhar

DSC_9771

Engana-se quem acha que não conseguimos caminhar enquanto está frio. Mesmo naqueles dias impossíveis, quando o vento gelado bate e a sensação térmica chega a -30C, podemos sim caminhar e não ficarmos parados em casa. Isso porque Toronto possui o The Path, uma passarela subterrânea que fica no centro de Toronto ligando 30 quilômetros de lojas, serviços e entretenimento. Mais de 50 edifícios de downtown Toronto estão ligados pelo The Path e engana-se quem acha que não há nada para se ver embaixo da terra em Toronto. Um exemplo de algumas das minhas partes preferidas do The Path está na foto abaixo: a cidade subterrânea de Toronto dá acesso ao hall do Fairmont Royal York, que é lindo.

Foto #4: Fotografar

DSC_3317

Ok, a neve deixa tudo mais lindo e os amantes de fotografia ficam deslumbrados com as belezas das paisagens brancas. Mas nesta foto 4 eu quis retratar uma outra beleza do inverno, que nos deixa malucos para fotografar: o céu. O céu do inverno é mais lindo, mais azul e mais fotogênico. Destaque também para o sunset e o sunrise (nascer e pôr do sol), os mais lindos do ano. Eu sempre bato muito mais fotos no inverno e acredito que a culta seja exclusivamente do céu e do sol.

Foto #5: Comer

DSC_9879

Um dos segredos para um inverno feliz é comer bem e Toronto é um ótimo lugar para ser feliz no inverno (hehehe). Toronto é multicultural em vários aspectos, incluindo sua culinária. Por aqui você encontra restaurantes de diversas cozinhas, com ótimos preços e chefs renomados. Eu AMO comer e experimentar novos gostos e comidas e é no inverno que eu pratico este hobby com mais frequencia. Destaque para o Winterlicious – festival de comida no qual mais de 210 restaurantes participantes oferecem menus de 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) com preço fixo para o almoço e jantar.

Foto #6: Aproveitar

DSC_1265

Embrace Winter! é o lema daqui e significa que você deve acolher o inverno e curtí-lo. O Canadá é frio e mesmo nos locais mais quentes (como Toronto, por exemplo) você vai ter 6 meses de frio, com temperaturas de 1 dígito e até negativas com 2 dígitos. Não dá para ficar 6 meses do ano trancado em casa ou reclamando que está frio. Temos que viver e curtir todos os momentos que a nossa vida Canadense nos proporciona. Já até escrevi aqui no blog um texto cujo título é uma das perguntas mais frequentes que recebo aqui no blog: “Como você consegue aguentar o frio?”. Minha resposta à esta pergunta foi simples: da próxima vez que alguém me perguntar como eu consigo aguentar o frio eu irei responder com a seguinte pergunta: “Como você consegue aguentar a mesma estação durante todo o ano?”. Ter as 4 estações do ano bem definidas é privilégio de poucos locais e eu agradeço sempre por morar em uma cidade que nos proporciona isso. Coloquei esta foto do Joe porque ele realmente curte o inverno e pode estar nevando muito, ele pode não estar enxergando nada (como na foto) mas vai lá na rua, corre na neve, faz buracos e brinca muito (e ele é Brasileiro gente, nunca tinha passado tanto frio antes).

Dicas para que você Embrace Winter!

Para finalizar este post eu darei rapidamente 4 dicas para você aproveitar o inverno: (1) procure atividades de inverno que você goste e se identifique (como vocês viram neste post encontramos o ski e o snowboard e 90% dos Canadenses a patinação no gelo); (2) tente fazer uma viagem de inverno (para uma montanha ou um resort); (3) procure eventos na sua cidade (no inverno há vários festivais e eventos e você vai ver que dá sim para curtir muito sua cidade); e (4) veja sua cidade com outros olhos (você pode observar que não é só o céu e o sol que são mais bonitos no inverno). Até o próximo 6 on 6!

Confira as fotos das outras 5 blogueiras brasileiras que moram no Canadá e participam deste projeto:
Vida na Gringa (Lana, Edmonton)
Na terra da lua virada (Lidia, Montreal)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Colorida Vida (Ana Paula, Vancouver)

19 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2015: O que fazer quando está frio?”

  1. Gaby, vou para Toronto em Dezembro e vou ficar um mês, gostaria de saber se em Dezembro é um pouco mais quente do que Janeiro ou não? E que roupas comprar aqui no Brasil antes de ir, do tipo botas, calças e casacos? Bjs

    1. Olá Mayla. Tenho um post de clima mês a mês em Toronto e um do que vestir quando esta frio/e outro ainda do que vestir quando esta -17C. Você vai achar resposta para suas perguntas lá. Vale falar que não tem muita diferença de frio entre dezembro e janeiro. Janeiro pode ser até um pouco mais frio, mas para nos Brasileiros é tudo frio!! Beijos

  2. Adorei o post! Estou super curtindo o inverno e seguindo todas as suas dicas! Não sei se vai lembrar, te escrevi perguntando se as pistas azuis de Blue Mountain eram dificeis… fomos lá e foI exatamente como vc havia dito, esquiei pelas azuis e verdes tranquilamente! Gostei da montanha, acho que minha expectativa estava baixa por ouvir que a estação era pequena. Mas é bem como vc disse, tem coisa melhor do que ir esquiar sem se preocupar com aviao, transfer, malas, carregar equipamento…. Amei! Super beijo

  3. Oi Gaby,

    Sempre acompanho seu blog e adoro!
    Vou passar uns meses no Canadá (Montreal) e queria fazer uma pergunta que não tem nada a ver com o post, entretanto pesquisei na internet e não achei nada…
    Você sabe me dizer a média de preços de produtos/cosméticos dessas marcas francesas que vendem em farmácia no Brasil, tipo Avene, La Roche Posay, etc.? Eu gosto de usar o protetor solar facial e a água termal, mas aqui é meio caro…caso aí valha a pena, deixo pra comprar na viagem mesmo! Eu sei que na França é muito mais barato, então tenho esperanças que por aí valha a pena 🙂

    Obrigada e beijos!

  4. Gaby, que foto linda do céu! Eu tb adoro ver e fotografar o céu. Cada dia é um novo presente, né? Pena que apesar de o céu estar ali à disposição para todos nós, tem quem nem note um colorido sunset ou uma nuance diferente…

  5. Gaby! Fiquei de boca aberta com o The Path! Que coisa incrível, ideia simples, mas revolucionária.
    Deve facilitar muito a vida da população em épocas mais frias – e deliciosas – como no inverno!

    Mais um post pra divulgar muito!
    Parabéns e obrigado pelo conhecimento compartilhado.

    Abraços!

  6. Pingback: O que fazer para fugir da winter blues, a depressão de inverno - Gaby no Canadá

  7. Pingback: Inverno 2016/2017: previsão de mais frio que o normal - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *