Pular para o conteúdo

Dicas de amigos: Tour de ônibus por 4 dias pela Costa Oeste Canadense

Hoje começo uma série de 3 posts de amigos/familiares em 3 dias. Como eu sou só uma e não tenho a oportunidade de visitar vários lugares e, obviamente, não sei de tudo, resolvi mais uma vez pedir para amigos escreverem algumas dicas aqui no blog. Espero que vocês gostem.

Hoje quem escreve é a Ariany, uma grande amiga que veio para o Canadá estudar por 1.5 anos através do programa federal Ciências sem Fronteira. A Ariany já escreveu aqui no blog anteriormente, e hoje ela escreve sobre uma maneira diferente de fazer o passeio Vancouver-Banff-Jasper. Vale a pena ler o relato da Ariany e ver suas belas fotos (obrigada querida pelo post e pela amizade).

IMG_7325

Hoje em mais um “dia de blogueira” vim contar como eu consegui conhecer essa parte maravilhosa do Canadá, os parques nacionais de Jasper e Banff. E nada melhor do que poder compartilhar essa viagem que foi um sonho!

As condições para realizá-la não ajudavam por causa de um orçamento de estudante, sem a possibilidade de dirigir e também sem muito tempo disponível (o que acredito que seja o caso de muita gente). Mas a vontade de conhecer esse lugar que eu sonhava antes mesmo de vir para o Canadá era muito grande. Então, depois de muita pesquisa (desde viagens cruzando o Canadá de ônibus até viagens de trem – nada acessíveis para mim), encontrei a opção ideal: uma excursão de ônibus. Encontrei duas empresas que faziam o passeio: a Westrek e, com a indicação de uma colega, a Club ESL. As duas fazem o passeio muito similar, diferenciando um pouco em preço, datas e itinerário. E por comodidade escolhi a Club ESL, da qual posso falar que tem um ótimo serviço e cumpriu tudo como prometido.

O tour escolhido foi o Rockies Ultimate Experience, com saída de Vancouver em uma sexta e retorno segunda à noite, passando por lugares lindos que a Gaby já falou e ilustrou perfeitamente aqui, aqui e aqui no blog. Tirei minhas dúvidas e me comuniquei com a empresa por e-mail, para então comprar a viagem online.

DSC02723

DSC02771

IMG_7448

O valor do pacote depende do número de pessoas por quarto e se você é estudante ou não e varia entre C$375 e C$800 por pessoa na baixa temporada (maio e outubro) e C$410 e C$835 por pessoa na alta temporada (junho à setembro). O pacote inclui: acomodação (3 noites), a passagem de ônibus, 3 cafés da manhã, 2 jantares, entrada dos parques, e outras atividades. Vale falar que a passagem aérea não está inclusa no valor e como o tour começa em Vancouver você pode programar – como eu fiz – para chegar lá antes e curtir mais a cidade. Clique aqui e veja este e outros pacotes que a empresa oferece.

Além de tudo incluso no pacote você tem a opção de adicionar outros passeios: bear safari boat tour, passeio na geleira Athabasca, canoagem no Lake Moraine e a gondola de Banff. Eu amei ter participado, selecionei todos quando comprei o tour e assim já estava tudo pago quando cheguei lá. O meu preferido foi sem duvida o safari de barco. Como a Gaby escreveu aqui uma das principais atrações da região é a vida selvagem… e eu queria muito ver os ursos. Porém como estávamos de ônibus não poderíamos parar e ficar procurando e observando os animais. Porém, nesse passeio – safari de barco – pegamos um barco até uma região que tem ursos, o barco era desligado quando avistamos algum animal e assim conseguimos observar três ursos diferentes e algumas aves. Vale falar que uma das atrações extras que eu havia incluído não tivemos tempo de realizar e assim que retornamos a Vancouver o meu dinheiro foi devolvido.

DSC02893

DSC02894

DSC02906

DSC02932

Os “highlights” do tour são difíceis de apontar, pois cada lugar era encantador! As fotos não traduzem a emoção de ver esses lugares pessoalmente. Tanto a cidade de Banff quanto a de Jasper são muito lindas, românticas e bem turísticas. E mesmo não fazendo os passeios de carro e sim de ônibus foi possível aproveitar a estrada (e que estrada linda!) com paradas para fotos, freadas para os animais e com o guia apontando para todos os lugares interessantes.

E o tour me surpreendeu positivamente com as hospedagens e refeições, já que eu esperava apenas o básico pelo preço da viagem. Cada jantar que estava incluso foi muito bom, assim como os marshmallows e s’moores na fogueira à beira do lago de um hotel estilo cottage. Um hotel que nos hospedamos era apaixonante, Three Valley Gap Ghost Town. Esse hotel fica em um vale, a beira do lago, com exposição dos primeiros carros e trens fabricados e cheio de história.

IMG_6781

IMG_20140809_070137

Espero que eu tenha conseguido mostrar um pouco do quanto gostei dessa viagem. Por passar bastante tempo no ônibus e ter pouco tempo é cansativo, mas com certeza vale muito. Foram dias muito especiais e eu espero que quem gostaria de conhecer esse lugar não desista da idéia, mesmo que tenha pouco tempo e pouco dinheiro. Esta é uma ótima opção.

IMG_7610

Para finalizar o post vou deixar uma citação que a Ariany colocou em seu texto e eu adorei! A tradução do texto em português seria mais ou menos assim: “Daqui a 20 anos você estará mais decepcionado pelas coisas que você não fez do que pelas que fez. Então jogue fora as amarras , navegue para longe do porto seguro . Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonho. Descubra”. Abraços a todos e até amanhã, com uma nova dica, de um novo amigo.

“Twenty years from now you will be more disappointed by the things you didn’t do than by the ones you did do. So throw off the bowlines, sail away from the safe harbor. Catch the trade winds in your sails. Explore. Dream. Discover”. – Mark Twain

17 comentários em “Dicas de amigos: Tour de ônibus por 4 dias pela Costa Oeste Canadense”

    1. Ela foi no verão, lá por julho-agosto. Alta temporada. Se você ver no site os passeios acontecem somente de maio a outubro, depois as atracões e a estrada entre Banff-Jasper fica fechada. Obrigada pelo recado!

  1. Oi Gaby! Eu estou querendo fazer este mesmo passeio com minha família, mas vi pelo site que os tours parecem ter apenas pessoas mais jovens, estudantes… Você sabe dizer se vale a pena ir em família?

  2. Olá! Preciso de uma ajuda. Gostaria de saber se podem indicar uma agência de turismo ou pacote saindo de Calgary para as Montanhas Rochosas. com uns 4 dias de duração. Obrigado. Rossi

  3. Olá Gabriela! Estou em dúvida se compro o pacote da ESL para Montanhas Rochosas ou se alugo carro em Calgary para ir com meu marido e 2 filhos adolescentes. Não estou conseguindo entrar no site da ESL para me informar quanto a datas e valores para julho 2017. Você adquiriu o pacote no Brasil? Imagino que seja melhor comprar com antecedência para julho, não é?
    Parabéns pelo blog!

  4. Bom dia. Gostei muito das dicas e estou pretendendo fazer um passeio pelas montanhas rochosas com a minha esposa. Temos 65 anos e queriamos fazer um trajeto de uns 10 a 12 dias. Entretanto, quando clico na sua sugestão de agencias sou levado para esse site anadatour.com e não aqueles que indica. Tem algum problema ou é normal ir para esse site? Desde já agradeço, cordialmente, Alcy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *