Na década de 1950, em nome do “progresso”, o governo demoliu uma fileira de casas vitorianas em Yorkville para abrir caminho para a linha de metrô Bloor. Moradores se reuniram para ter um parque construído sobre o metrô, mas no final eles ficaram com um estacionamento. Três décadas depois, os moradores finalmente conseguiram o que queriam: o Village of Yorkville Park.
A Village of Yorkville Park é uma série de jardins exclusivos localizados no lado sul de Cumberland Street, estendendo-se para oeste de Bellair Street e uma quadra ao norte da Bloor Street West (pertinho da intersecção entre as famosas ruas Bloor e Yonge). Ele foi projetado por Oleson Worland para celebrar a vizinhança e reflete a diversidade da paisagem canadense.
O parque é lindo e projetado com elementos retirados da história Yorkville e da paisagem geográfica diversificada do Canadá. Apesar de ser pequeno ele é dividido em onze partes, ou onze jardins únicos, cada um com uma característica paisagística distinta.
O que mais chama a atenção é um pedaço de granito de 650 toneladas de 1 bilhão de anos. O granito foi retirado de uma região Canadense chamada Escudo Canadense, e foi transportado para Toronto em pedaços por 20 caminhões, sendo remontado no parque.
Se você passar pelo local durante o verão verá várias pessoas sobre a pedra curtindo o sol e observando o movimento. Isso também acontece na noite e quando morávamos perto dali era um dos passeios que mais gostávamos de fazer na noite – pegávamos Jojoe e íamos sentar na pedra, curtir o movimento da região e tomar um sorvete.
Para finalizar, algumas dicas de restaurantes e lojas da região: Anthropologie (loja de roupas femininas e enfeites fofos de casa), Pusateri’s Fine Foods (mercado com produtos selecionados), Whole Foods (supermercado de produtos naturais), Summer Sweet Memories Inc (sorveteria artesanal), Gelato Simply Italian (sorveteria italiana que fica na frente da pedra), Balzac’s Coffee (cafeteria), Moroco Chocolate (loja fofa de chocolate), entre outras lojas. Clique aqui e vá no diretório para ver todas as lojas da região.
Olá Gaby tudo bem???
Adoro seus posts sobre os cantinhos de Toronto…
Estive aí em abril com meu namorado e estudávamos na Ilac de Yorkville… então passávamos todos os dias por esse lugar!!! entramos sempre no seu blog para relembrar cada momento que vivemos por ai… que apesar de pouco tempo ficará para sempre em nossos corações!!! =)
Muito legal mesmo!!!
Bjuuuu
Ah que legal Camila. Obrigada pelo recado! Eu morava ali pertinho e adorava a região, mas nunca soube que a tal pedra era tão antiga… acho legal saber a história dos lugares que passamos (nos faz agradecermos ainda mais por todos esses momentos não é mesmo?). Visitem sempre o blog!
Beijos e ótimo final de semana
Eu tambem queir\eo sentar nesta pedra
…afinal ela e um pouco mais velha que eu!!!Hehehehe
Vamos combinar um passeio por lá e um café mãe… tem uma padaria sem gluten/leite perto dali! Beijos e saudades
Em janeiro de 2010 estive em TO, para um intercâmbio curtinho, 30 dias..
Eu sabia que um mês não era tempo suficiente para conhecer a cidade e voltei com a sensação de que “não sabia nada”. O GNC me prova cada vez mais que eu realmente “não sei nada de nada” de Toronto rs.
Espero ter outra chance em breve!
xx
Oh Camila… obrigada pelo recado. Acho que essa sensação de “não sei nada de nada” é bem comum e até eu, que moro há mais de 4 anos em Toronto, também penso que ainda tem muita coisa pra ser explorada por aqui. Enfim, espero que vc volte e consiga curtir mais a cidade. Beijos
Que demais! Adoro saber essas particularidades. No fim, a pedra acaba se tornando muito mais que apenas uma pedra 🙂
Beijão
Exatamente… Beijos e saudades
Realmente mesmo morando todo esse tempo aposto que vc tem muito que conhecer ainda.Posso te perguntar?vc ainda pretende morar no Brasil
Ola Luci… Eu nao digo Nunca, mas no momento queremos ficar aqui! 😉
Que legal, já tem tanto tempo que vocês moram por aí e sempre tem novidades pra contar!
Adorei 🙂
Poisé, essa é a parte legal de morar em Toronto! Beijos
Pingback: Bairro rico em Toronto | Pedra de 1 bilhão de anos | Esculturas no gelo | Dose Dupla Canadá
Gaby, achei esta pedra majestosa… Super interessante. bju.
Muito obrigado pelas dicas e pelo maravilhoso trabalho.
Nada para deixar de lado.
Pingback: Not Bay - Gaby no Canadá
Pingback: Sorry Coffee Co. - Gaby no Canadá