Pular para o conteúdo

Yellowstone, planejando a viagem dos sonhos

Um dos sonhos do meu marido era viajar para o Yellowstone, o maior parque dos Estados Unidos e o mais antigo do mundo (1872) e este sonho será realizado amanhã (oba!). O parque – famoso por ser a “casa” dos ursos Zé Colméia e Catatau – é caracterizado como “uma caldeira de vulcão ativo de 17 milhões de anos”. O Yellowstone está localizado principalmente no estado do Wyoming, mas expande-se para Montana e Idaho. A oportunidade de visitar o Yellowstone surgiu devido a um Congresso que estarei participando em Denver (Colorado) e pela proximidade entre esta cidade e o parque (um pouco mais de 80km). Porém, visitar o Yellowstone – especialmente no verão – exige muito planejamento já que é a estação do ano mais popular para visitantes e tudo estará bem cheio. Além disso, nossa viagem irá coincidir com um feriado (i.e. mais turistas) e levaremos nosso companheiro Jojoe (i.e. mais restrições para achar hotéis e atrações pet-friendly). Enfim, estamos a todo vapor planejando nosso tão sonhado passeio e resolvi escrever um post (antes mesmo de viajarmos) com nosso planejamento.

1. Fotografia

Quem acompanha o blog consegue perceber que nós somos amantes de fotografia. Por este e outros motivos, não dá para ir para Yellowstone e não bater muitas, muitas fotos. O parque é super conhecido pelas suas belezas naturais e também pela sua fauna riquíssima, incluindo várias espécies de animais em extinção. Por isso não poderíamos ir para lá sem o equipamento necessário para bater belas fotos. Foi por isso que resolvemos comprar uma lente para nossa “família” e alugar outra, já que não daria $$$ para comprar duas. O meu marido é o responsável por estudar quais lentes são melhores e quais são necessárias para belas fotos.

Após suas pesquisa de quase uma semana resolvemos comprar a Tokina 11-16mm 2.8f (uma lente wide para fotografar paisagens). Já testamos a lente no nosso final de semana em Chicago e foi super aprovada. A lente que resolvemos alugar foi a lente Nikor 80-400mm que é específica para zoom (usaremos muito para fotografar os animais) – não está na foto abaixo, irei pegá-la somente no dia da viagem. Nós já temos uma lente Nikon 18-200mm que é ótima para viagens, mas meu marido não estava tranquilo e não quis correr o risco de estarmos diante de um animal super raro e não podermos bater ótimas fotos. O aluguel da lente custou CAD$135 por semana (o valor da lente é de aproximadamente CAD$3,000 ou seja, nunca teremos! hehehe) e fizemos pela Vistek – a maior loja de fotografia do Canadá (e também a com os atendentes mais grossos do Canadá). Lembrando que a nossa câmera (infelizmente) não é ainda full frame, mas para nossas necessidades e habilidades é ainda ótima.

IMG_6545

2. Malas

A temperatura do Yellowstone varia muito durante o dia (20C de dia, 3C a noite). Variação de temperatura são sinônimo de uma mala grande. Porém, não sei se vocês sabem, mas quando se viaja entre Canadá > USA paga-se CAD$25 por bagagem despachada e por trecho (ou seja $50 ida e volta). Então, estou tentando organizar tudo que iremos usar em 11 dias de viagem em 1 mala de 23kg + 1 mala de mão de 10kg (pois como Jojoe está indo e temos que carregá-lo em uma dog carrier fica mais fácil para nós termos somente uma mala de mão). Obviamente não irei levar roupas arrumadas para o parque, porém no final da nossa viagem irei para um Congresso em Denver e precisarei de pelo menos 1 sapato de salto e 3 combinações de roupas sociais. Ainda, decidimos que muitos dos utensílios que iremos precisar (por exemplo, repelente, protetor, spray de pimenta para ursos – é recomendado!, toalha para picnic, shampoo e condicionador para cabelos, potinhos para Jojoe beber água e comer, etc) vamos comprar quando chegarmos nos USA (paramos em um Walmart e compramos tudo).

3. Roteiro

Conforme escrevi anteriormente Yellowstone é o maior parque dos Estados Unidos e existem roteiros para pessoas que querem gastar até 1 mês no local (ou seja, muita coisa para ver e fazer). Nós ficaremos uma semana e vamos concentrar nosso passeio nos chamados 2 loops, duas estradas que formam um “8” e aonde ficam localizadas as principais atrações.

photo

Os loops estão conectados às 5 entradas do parque e tentaremos passar por todas, já que cada uma possui diversas atrações:

Entrada Sul: liga Yellowstone à Jackson Hole (Wyomming) e a primeira entrada que pegaremos pois estaremos vindo de Denver e antes passaremos um dia no Grand Teton National Park.

Entrada Norte: liga Yellowstone à Gardiner (Montana) e uma das duas estradas que fica aberta o ano todo. É nesta entrada que fica o famoso portal de pedra. Iremos nos hospedar em Gardiner uma noite.

Entrada Nordeste: liga Yellowstone à Cooke City (Montana) e uma das duas estradas que fica aberta o ano todo. Nós não iríamos fazer este trajeto mas lemos que esta região (Lamar Valley) possui vários animais. Portanto tentaremos passar por lá.

Entrada Oeste: liga Yellowstone à West Yellowstone (Montana). Passaremos por esta entrada quando formos “acampar” em uma das noites (será minha primeira vez acampando e escolhemos um tipo de “acampamento diferente”, que irei mostrar em detalhes pra vocês quando voltarmos.

Entrada Leste: liga Yellowstone à Cooke City (Montana) e a estrada que pegaremos para ir embora. Temos planos em passar no Devil’s Tower National Monument (vamos ver se conseguiremos porque após o passeio eu tenho um Congresso e data certa para retornar a Denver).

yellowstone_map

Clique aqui e veja um site com uma série de 8 vídeos mostrando as principais atrações de Yellowstone de uma maneira bem rápida.

O blog Mau Oscar possui um guia bem completo sobre o Yellowstone. Clique aqui e veja.

4. Hospedagem

As opções de hotéis são poucas e aqueles que são pet-friendly são mais raros ainda. A hospedagem é bem cara e apesar de não gostarmos de ter todos os hotéis reservados – e termos uma viagem mais flexível – neste caso não tivemos opção e reservamos todos os hotéis. Conforme descrevi anteriormente, o parque possui várias entradas e em cada uma desses entradas há uma cidadezinha – então conseguiremos nos hospedar fora do parque (um pouco mais barato e com mais opções). Eu ia escrever aqui os nomes dos hotéis que ficaremos, mas vou deixar para escrever e colocar fotos nos posts que falarei sobre a viagem. Deixo registrado que quando eu e o meu marido viajamos a hospedagem é uma atração a parte e gostamos de buscar lugares bons, históricos e com um bom preço. Quando o bom preço não é possível mas o lugar é super especial nós fechamos o olho e apertamos o botão do “reserve aqui” nos sites de hospedagens.

Para reservar todos os hotéis estamos usando o site hotels.ca pois eles possuem um programa de rewards que a cada 10 hospedagens você ganha uma de graça no valor da média das 10 hospedagens anteriores. Para nós que volta e meia estamos passando o final de semana em algum lugar vale muito a pena. Além disso, recebemos várias promoções por email e qualquer problema com a reserva ligamos um número 1800 e somos prontamente atendidos. Antes de reservar eu sempre checo no tripdavisor os reviews sobre o hotel e também as fotos dos viajantes (que geralmente são mais realistas quando comparadas com as fotos profissionais disponibilizadas pelo site). Para algumas dicas de como reservar hotéis online clique aqui (neste post eu escrevo os 4 passos que usava para reservar hotéis pela internet, mas hoje eu uso o hotels.com e o trivago nos passos 1 e 2 respectivamente).

5. Viajando com nosso cachorro

Levar Jojoe para o Yellowstone será um desafio e está exigindo muito planejamento. Isso porque cachorros não são permitidos nas trilhas ou qualquer parte do parque, a não ser alguns hotéis e estacionamentos (clique aqui e veja todas as regras em ralação a animais de estimação no parque). Então estamos planejando de deixá-lo alguns dias no hotel, fazer algumas rotas por fora do parque e fazer turnos no estacionamento esperando com Jojoe o outro voltar da atração (sim, nós não nos importamos de fazer tudo isso para estarmos pertinho do nosso peludo). Normalmente eu fico bem chateada quando me deparo com locais que possuem restrições para animais de estimação. Neste caso, porém, a restrição é relevante: proteger você e seu animal de estimação da vida selvagem e perigos geotérmicos do parque. Vamos ver o que vai dar e quando voltarmos contarei tudinho pra vocês.

IMG_3256

Um bom início de setembro para todos e até a volta!

23 comentários em “Yellowstone, planejando a viagem dos sonhos”

    1. Obrigada Mãe! Mas a Pauline se referiu a uma parte do parque que não tem leis, enTão se eu “matar” não vou ser condenada. Não é um lugar perigoso, é um lugar sem leis (mais ou menos assim). Não se preocupe! 🙂 Beijos

  1. Oi Gaby, passei aqui porque voltei da minha viagem pro Canadá e graças ao seu blog minha viagem foi incrível!! E Toronto, que era a cidade que mais me diziam que “não valia a pena” foi a que mais gostei, sem sombra de dúvidas hehe Segui várias dicas do blog e foi tudo ótimo!
    Não tinha visto ainda esse novo layout do blog. Ficou lindo, parabéns! Vou voltar depois pra acompanhar essa sua viagem a Yellowstone :)) Beijos

  2. Aproveita muito a viagem Gaby! Voltarei aqui para ver as news e fotos, tenho certeza que teu espírito aventureiro vai trazer muitas novidades pra gente!! Tu explica tão bem as coisas e é tão organizada com o planejamento de tudo, admiro muito isso! Beijoss

  3. Gabi,

    Estou indo para Toronto em outubro e o seu blog é o meu grande guia! Sei que outubro não é época de neve, mas existe algum lugar próximo (alguma montanha mais ao norte talvez) que as minhas filhas possam ver a neve? Elas são crianças e queriam muito conhecer a neve!

    1. Ola Luiza… final de outubro pode até nevar, mas geralmente não acumula nas ruas. Acho que só na provincia de Quebec vc pode encontrar neve, mas nao é regra. Dificil dizer agora pois o tempo muda muito de ano para ano. Passe aqui mais perto da sua viagem e veja se estou comentando sobre frio. Infelizmente vc terá que lidar com a sorte para ver se caira neve ou não. Beijos e obrigada pela visita ao blog

  4. Pingback: Roadtrip Yellowstone Parte 1: Green River, Jackson e Grand Teton National Park - Gaby no Canadá

  5. Pingback: Yellowstone, memórias da viagem dos sonhos - Gaby no Canadá

  6. Gaby, boa tarde acabei de achar o seu blog na hora CERTA! rsrs
    Eu e meu noivo vamos casar em Maio no dia 26 e decidimos passar a Lua de Mel nos EUA ou no CA. ( Se possível nos dois rsrs). Como provavelmente nos iremos ficar uns 10 dias ( De sexta até a outra segunda) precisamos planejar bem aonde iremos.
    Surgiu a ideia de Fazermos um roteiro entre Vancouver e Yellowstone mas a minha dúvida é:

    – Qual o melhor roteiro? Pois não podemos parar em muitas cidades para nao perder tempo, então queria saber se compensa por exemplo ir até Seattle e de lá viajar até o Yelllowstone.
    – Nós pretendemos pegar avião apenas para ir e voltar do Brasil e no resto queremos usar onibus e aluguel de carro. Mas precisamos dessas dicas de qual momento alugar o carro e etc…Eu já fui para o Yellowstone há 2 anos atrás e eu simplesmente queria morar lá dentro de tão lindo. Por isso sei que é legal se temos um carro para andar por lá pois tem muita coisa para conhecer
    – Eu não fiquei hospedada nessas cidadezinhas por isso queria ter uma noção do valor da diária nessas cidades próximas a entrada do parque.

    Fico no aguardo, muito obrigada!!!

    Beeijos ♥

    1. Olá Alessandra. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Se você só vai ficar 10 dias eu sugiro que vá de avião até Jackson Hole e faça o trajeto de carro dentro do parque… É bem cansativo fazer tudo de carro e acho que na lua de mel você quer um pouco de conforto e descanso… 10 dias é muito pouco para fazer de Vancouver até Yellowstone ou mesmo de Seattle. Se você for até Jackson Hole tem que ver se consegue alugar carro lá (pesquise Hertz, Avis) pois a cidade é pequena e deve ter poucas opções. As diárias são bem carinhas e espere gastar em torno de $200 por noite para ficar em lugares legais (reserve com antecedência). Beijos e bom planejamento!

  7. Ola.
    Tive a ler o teu blog. Vou dar um passeio pela parte Oeste dos USA e um ponto de passagem será o yellostone.
    Infelizmente é só de passagem e só posso lá passar um dia inteiro. Já marquei hotel para Cody e o plano é entrar de manha e sair a noite pelo lado oeste do parque em direção a Seattle.
    Passando lá só um dia o que me aconselhas a visitar?
    Obrigado

    1. Oi Luis, você me pegou. Difícil dizer aonde vc deve ir… veja nos posts sobre a viagem o que mais te agrada (ver a cachoeira, animais, os geysers) e planeje o que vc vai visitar. Obrigada pela visita ao blog

  8. Oi Gaby, como vai?

    Estive num intercambio na UofT em 2015 e seu blog me ajudou MUITO a programar a viagem. Seus posts são ótimos, completíssimos! Devo ter lido todos os seus posts e alguns várias vezes! A viagem foi ótima e o Canada grudou no meu coração.

    Minha pergunta agora é: você usou algum site/blog para planejar a viagem ao Yellowstone? Poderia me indicar algum?

    Novamente parabéns pelos posts!! Suas viagens me inspiram e eu estou louca para conhecer o Parque.

    Bjs

    1. Ola Nara… que bom, fiquei bem feliz com seu post. Não, infelizmente não usei nenhum site. Mas vc já viu os posts que tenho sobre o assunto? Eu acho que tem uns 3-4 posts sobre esta viagem e eles são bem completos. Procura aqui e espero que te ajude. Beijos

      1. Ola Gabriela, obrigada por me responder e tão rápido!!!! : )

        Eu já li sim os 4 posts sobre sua viagem, vou reler!! São ótimos!!!

        Bjs e parabéns pelo blog!!!

  9. Olá,
    Suas dicas são muito boas! Pretendo fazer 4 dias no Yelowstone na segunda quinzena de setembro e minha dúvida é a seguinte.: chegando por Cody, posso me hospedar as quatro noites no mesmo hotel? É muito longe para andar desta entrada para as atrações do parque?
    Grata

    1. Ola Maura. É difícil dizer porque nós ficamos em vários cantos do parque para facilitar este deslocamento e achamos que foi perfeito. Cody fica pertinho da entrada leste e achamos ser possível sim, mas nem sempre a velocidade e a distância que o google mostra é a real que vc vai percorrer (pode ter animais na pista, estradas fechadas, muita gente – trânsito). Eu não ficaria em um só lugar mas acredito ser possível sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *