Cachoeiras de Hamilton

No final de semana tínhamos uma festa de aniversário perto de Hamilton e resolvemos passar por lá para conhecer duas das cachoeiras mais famosas da região: Webster e Tews Falls. Pra quem não sabe, Hamilton fica a 69 km (aproximadamente 1h de carro) de Toronto e possui mais de 120 cachoeiras, sendo chamada de “waterfall capital of the world” ou “a capital mundial das cachoeiras”. Exageros à parte, as duas cachoeiras que visitamos são lindas e somente elas já valem uma visita a cidade.

Tews Falls possui 43 metros de altura e é apenas alguns metros mais curta do que a famosa Niagara Falls, sendo a mais alta cachoeira de Hamilton. Fica localizada em uma região chamada de Spencer Gorge, dentro da área de conservação da Webster’s Falls. Dizem que a Tews Falls é mais visível na primavera e que tende a secar nos meses de verão (mas não foi isso que vimos quando a visitamos semana passada). Você consegue estacionar pertinho da Tews Falls e a trilha para chegar no mirante é family friendly (5 minutos do carro até o mirante). Para usar o estacionamento você deve pagar $10 ou $4 por pessoa para visitar a Conservation Area.

DSC_9465

DSC_9454

DSC_9467

photo-(1)

Webster Falls é a mais famosa das cachoeiras e fica somente a 20 minutos a pé da Tews Falls (ambas na mesma área de conservação). Webster Falls possui 22 metros de altura e chama a atenção pela quantidade de água e também pela ponte de pedra que, para amantes de fotografia como eu, é um detalhe bem importante. Há também um estacionamento na Webster Falls (maior, para 80 carros) e você pode usar o mesmo ticket para os dois estacionamentos (no verão o local fica cheio então é melhor chegar cedo, escolher um estacionamento e fazer a caminhada de 15-20 minutos entre as duas cachoeiras).

photo

DSC_9508

DSC_9512

O Bruce Trail – uma trilha enorme que corta Ontario indo de Niagara até Tobermory – passa pela região. Além disso no parque você pode subir até o Dundas Peak e ver toda a região do alto. Se você quiser fazer trilhas mata a dentro e ir na base nas cachoeiras informe-se antes. Isso porque eu havia lido que o acesso a elas era difícil – estava até apreensiva. Para conhece-las do alto dos mirantes (como fizemos) o acesso é ótimo, porém se você quiser explorar a região deve informar-se pois há pouca sinalização e várias estruturas (escadas) estão danificadas pois a região é pouco visitada. Essa informação foi baseada no que li na internet.

DSC_9473

As trilhas são pet-friendly e o cachorro deve permanecer na coleira o tempo todo… nem preciso dizer que meu Jojoe amou o passeio (e nós também, de podermos levar ele para um lugar tão lindo!)

DSC_9595

DSC_9483

DSC_9551

DSC_9566

Alguns links úteis se você está planejando visitar a região:

Mapa interativo das trilhas ao redor da região

Mapa da Conservation Area

Site do Conservation Hamilton com mais informações sobre as cachoeiras

Lista das cachoeiras de Hamilton com dicas e fotos

Informações para visitar Hamilton usando o GO Train



10 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors

Garanto que Hamilton não é a Capital Mundial das Cachoeira aqui na Bahia a cidade de Iguaí que fica na Região Sul do estado tem 182 Cachoeiras catalogadas.

[…] ON Localização: na cidade de Hamilton, a 1h sudoeste de Toronto. Mais informações: clique aqui e veja esta e outras cachoeiras da […]

[…] Sobre: Hamilton é a 10o. cidade mais populosa do Canadá e possui mais de 120 cachoeiras, sendo chamada de “waterfall capital of the world” ou “a capital mundial das cachoeiras”. Distância de Toronto: 69km (1h) Post no blog: clique aqui […]

[…] foi retirada do local). Aqui você também encontra fotos e informações. Por fim, clique aqui e leia mais sobre o assunto em um post que escrevi aqui no […]

Nathália

Olá, Gaby! Vou passar uns dias em Toronto a passeio e agora quero conhecer essas cachoeiras! Muito lindas! Penso em ir usando o GO Train, mas quando eu chegar na cidade vou conseguir me locomover até as cachoeiras como? A pé? De taxi? Beijo!