Pular para o conteúdo

10 diferenças entre casas no Canadá e no Brasil

1. Churrasqueiras
Aqui no Canadá não há churrasqueiras como as do Brasil (de tijolos e na parede). Aqui as churrasqueiras são a gás e, posso dizer, fazem um churrasco muito gostoso. Aqui as churrasqueiras a gás não são tão fancy quanto no Brasil e você acha diversos tamanhos, modelos e preços ($200-$2,500). No começo não acertávamos e achávamos que o churrasco do Brasil era o melhor, mas depois que descobrimos, ou melhor, que o marido descobriu como fazer o churrasco e se aperfeiçoou, hoje não tem pra ninguém. Uma dica é usar uma caixa de metal chamada de smoker box aonde você coloca uns pedacinhos de madeira (wood chips) e o gosto fica igual a carvão.

DiferençaBrasilCanada_churrasqueira

2. Aspirador Central
Esse não é um item comum em todas as casas Canadenses, mas eu nunca vi nada igual no Brasil e resolvi incluir na minha lista. Nossa casa aqui no Canadá possui um aspirador central e eu sou apaixonada por ele! Basicamente em cada andar temos uma saída na parede aonde acoplamos o cano do aspirador e é através desta saída que a sujeira vai até a garagem, aonde fica a unidade de aspirar (ou o local aonde o lixo fica). Há várias vantagens neste sistema: silencioso, fácil de limpar (você só precisa esvaziar a unidade de aspirar 2 vezes ao ano), e fácil de guardar (você só tem tubos, a parte grande fica na garagem e é fixa). Essa é uma ótima opção se você mora em uma casa com mais andares (como é comum nas townhouses Canadenses) e não quer ficar carregando o aspirador pesado pra cima e pra baixo.

DiferençaBrasilCanada_aspiradorcentral

3. Banheiro com banheira
No Brasil poucas são as casas com banheira – geralmente você tem um chuveiro com box certo? Aqui é muito (mas muito) comum você ter uma banheira com chuveiro na mesma peça. E esta banheiro com chuveiro sempre tem uma cortina (nada de box blindex). Acho vários pontos negativos. O primeiro é no fato de ser super perigoso, especialmente para pessoas mais velhas e se você está com dificuldade de movimento (pois você tem que entrar na banheira, nada prático). O segundo é a tal cortina, que gruda em você enquanto você toma banho e faz com que o banheiro fique todo molhado. Nós temos a sorte de termos um banheiro com box (era uma exigência minha quando nos mudamos), mas nas outras casas que moramos aqui no Canadá tudo era com banheira + chuveiro + cortina e eu não curtia.

DiferençaBrasilCanada_banheira

4. Armários na parede
Hoje eu já sou acostumada mas quando chegamos ao Canadá eu achava muito estranho os quartos não terem armários embutidos como somos tão acostumados no Brasil. Aqui as casas possuem armários que estão literalmente em portas nas paredes (nem sei como explicar para vocês). Não chegam a ser closets, mas são super práticos pois quando você olha um quarto já sabe o tamanho que ele será com móveis (e não precisa ficar imaginando o quão pequeno ele vai ficar depois de você mandar fazer armários embutidos planejados super caros como somos acostumados no Brasil). Armários na parede são ótimos e você consegue economizar bastante e organizar sua casa, especialmente se estiver alugando e não quer gastar com móveis.

DiferençaBrasilCanada_armario

5. Utensílios da cozinha incluídos
Uma super vantagem se você aluga ou compra casas/aptos no Canadá é o fato de que a moradia já vem com os utensílios de cozinha. Alguns com mais utensílios, alguns com menos, mas sempre com pelo menos o fogão e a geladeira. Vamos combinar que isso é ótimo, especialmente se você está morando temporariamente por aqui e não quer comprar fogão e geladeira para depois ter que se preocupar em vender.

DiferençaBrasilCanada_cozinha copy

6. Lavanderia ou área de serviço
Uma das coisas que eu mais sinto falta na minha casa Canadense é uma área de serviço. Obviamente existem casas que possuem este cômodo, mas a maioria não. Por aqui a máquina de lavar e secar ficam em um dos “armários na parede” e em algumas casas ficam no basement. No verão temos uma torneira na garagem que usamos para lavar os sapatos e roupas mais sujas, lameadas, etc. Mas no inverno aquela torneira não pode ser aberta – pois pode congelar – e ai temos que trazer as sujeiras para cima e adaptar as lavações no chuveiro, na pia… dá um trabalhão.

DiferençaBrasilCanada_lavadora

7. Basement
Acho que 99% das casas Canadenses possuem um basement (porão), o que não é comum no Brasil. Normalmente esses cômodos “underground” são quase do tamanho da casa inteira, pois é ali que fica a fundação da construção. Geralmente no basement fica a Family Room (o “Quarto da Família”) aonde há TV, video-game, os brinquedos das crianças e toda a bagunça. Ainda, algumas famílias fazem um quarto extra para hóspedes ou o filho mais velho que precisa de privacidade. Em algumas casas é no basement que fica a Man Cave (significa “Caverna do Homem”). Man cave trata-se de um espaço para o homem da casa, um lugar aonde ele pode ficar só ou tomar cerveja e assistir jogos de futebol com seus amigos, aonde pode deixar tudo bagunçado e a mulher não pode reclamar – porque não pode entrar no local. Man caves são bem comuns por aqui (mas nós não temos uma em casa!). Na nossa casa a maior parte do nosso basement é garagem e temos uma parte pequena aonde fica a maquinaria do local + depósito, o que é uma pena pois seria muito bom ter um quarto para assistir TV e não se preocupar em deixar a sala arrumada.

DiferençaBrasilCanada_porao

8. Janelas: duplas e com pouca abertura (quando abrem)
As janelas no Canadá possuem vidro duplo – por causa do inverno. Além disso, elas abrem muito pouco e algumas delas não abrem. Essa parte eu achei muito estranha. No primeiro apartamento que moramos aqui vimos janelas enormes e ficamos super felizes, mas quando notamos a parte que abre é pequena, geralmente no fundo da janela e corresponde a 1/20 da janela. Em alguns lugares há travas e você só pode abrir uma parte desta janela que já é 1/20 da janela total. Muito estranho para nós Brasileiros que somos acostumados com janelas e ar puro entrando nas nossas casas. Eu nem vou entrar no mérito e escrever que aqui não há grades e que as janelas e portas estão ali, para quem quiser – além disso, dificilmente você verá muros.

DiferençaBrasilCanada_janelas

9. Estrutura da casa
As casas no Canadá são feitas de um material bem diferente do que os Brasileiros estão acostumados a usar na construção: aqui usa-se madeira para fazer a estrutura da casa (esqueleto) e logo depois as paredes são preenchidas com espuma, isopor, lã de rocha ou lã de vidro e revestidas por drywall (que combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica, produzidas com rigoroso padrão de qualidade). A escolha do drywall se deve ao poder térmico do gesso, que é fundamental no inverno rigoroso Canadense. Se você tocar a parede irá sentir a diferença: paredes mais finas e se você bater os dedos das mãos em uma delas faz um toc-toc oco, como se não tivesse nada lá. Toda vez que vejo uma casa ser construída aqui no Canadá eu entro em desespero pois parece muito frágil!

DiferençaBrasilCanada_madeira

10. Aquecedor
Todas as casas no Canadá possuem aquecedor e é impossível viver sem eles no inverno. Alguns aquecedores são centrais do prédio, ou seja, você não tem poder de controlá-lo. Outros funcionam como um ar-condicionado e há um botão para regular a temperatura que você quer. No primeiro apartamento que moramos aqui tínhamos o aquecedor regulado pelo condomínio, então quando ele era acionado recebíamos uma mensagem e ele ficava on durante todo o inverno e parte do outono e primavera. Muitos dias do outono ou da primavera não eram tão frios e mesmo assim o ar ficava ligado – não tínhamos controle – e era complicado aguentar (impossível ficar sem umidificador). Hoje temos aquecedor e ar condicionado na mesma saída, e podemos regular a temperatura e o tempo que eles ficam ligados.

DiferençaBrasilCanada_aquecedor

E agora a pergunta vai pra vocês: alguma diferença que vocês observam entre as casas Brasileiras e Canadenses que eu não descrevi acima? Irei adorar ler os comentários de vocês.

89 comentários em “10 diferenças entre casas no Canadá e no Brasil”

  1. Muito, muito bom o post, Gaby!
    Fiquei um mês em uma homestay em Toronto, e quase surtei quando vi que a janela do quarto que eu estava não abria! hahaha
    Eu deixava a cortina aberta para entrar pelo menos um pouco de sol, mas mesmo assim o quarto ficava bem abafado…
    Já a janela do banheiro só ficava um pouco, beeemm pouco aberta, e com um tipo de grade ainda entre os lados de dentro e de fora. Para mim era a mesma coisa que deixar tudo fechado hehe
    Outra coisa que reparei e odiei era que no banheiro não tinha cestinho de lixo. Não sei se isso é padrão em todas as casas do Canadá, mas pelo menos na minha homestay era assim. O papel higiênico devia ser jogado no vaso, até aí tudo bem. Mas o que fazer com outras coisas que podemos usar no banheiro (cotonete, algodão, etc.)? Acabava jogando tudo no cestinho que tinha no meu quarto hehe
    E também odiei esse conjunto de banheira + chuveiro + cortina. Todo o banheiro ficava cheio de poças de água haha
    No banheiro também não tinha chuveirinho/duchinha que somos costumados a ter nos banheiros do Brasil. Isso é padrão também aí no Canadá?
    Bom, acho que é só. Se eu lembrar de mais alguma coisa, te falo! 🙂
    Beijos!

    1. Oi Lismara! Poisé, é tudo muito diferente né? Os lixeiros eu tenho nos banheiros e o chuveiro eu comprei com chuveirinho (mas geralmente não tem mesmo). Valeu pelo comentário, adorei! Beijos

  2. Gaby cheguei ha 4 meses e tive um choque! Primeiro q eu nao sei limpar casa se nao for lavando e esfregando td e aqui nao da p lavar nem o banheiro. A casa se limpa so com p ano e o mop, que pra mim nao eh nada pratico ( continuo usando a velha toalha en rola da na vassoura ja q nunca encontrei um todo pra comprar).
    To achando q.gosto mais do inverno ja q no verao a manutencao da casa eh desgastante. Hj mesmo estou sofrendo p lavar as janelas.

    Enfim, limpar a casa pra mim esta sendo o mais dificil.

  3. Gaby cheguei ha 4 meses e tive um choque! Primeiro q eu nao sei limpar casa se nao for lavando e esfregando td e aqui nao da p lavar nem o banheiro. A casa se limpa so com p ano e o mop, que pra mim nao eh nada pratico ( continuo usando a velha toalha enrolada na vassoura ja q nunca encontrei um rodo pra comprar).
    To achando q.gosto mais do inverno ja q no verao a manutencao da casa eh desgastante. Hj mesmo estou sofrendo p lavar as janelas.

    Enfim, limpar a casa pra mim esta sendo o mais dificil.

    1. Faço como você Marcele…acho o mope hiper nojento e prefiro a velha toalha, que após o uso é devidamente higienizada…Também estranhei a maneira de limpeza daqui. Segunda minha vó limpeza suja de preguiçoso rsrsrsr…Mas como tudo é de madeira e muitas casas o material usado parace frágil ou de baixa qualidade não podemos lavar.

  4. vcs tem chao aquecido? é uma maravilha. pena que so costuma ter no andar terreo.

    os vidros duplos sao ótimos tambem para o barulho de fora nao entrar. uma paz.

  5. anna maria lima de melo

    Oque senti falta ai foi da área de serviço, no mais para mim é melhor que no Brasil…principalmente quando é frio. Casa sempre quentinha…que maravilha!!!!

  6. Muito bom seu post Gaby! Realmente são muitas diferenças. Assim que alugamos nossa casa, tive que fazer uma mega faxina, pois antes de mim moravam 3 rapazes, agora imagina a situacao da casa? Socorro! Meu marido e eu levamos 1 semana para deixar a casa realmente limpa e cheirosa. A pior parte foi não poder jogar água para todos os lados e esgregar com sabao, só o pano umido e os os diversos tipos de sprays foram torturantes. Sinto muita falta de um tanque, minha area de serviço também só tem as maquinas de lavar e secar. Meu marido pratica motocross e eu montain bike, entao é um sufoco limpar as roupas sujas de terra.
    Ainda não me acostumei totalmente a tirar o sapato na entrada, e mesmo separando um chinelo pra rua e outro pra casa, sempre me pego usando tudo trocado. O engracado é que os tecnicos de TV, eletrecistas etc, quando chegam na sua casa, tiram da maleta uma “touca” para o pé, assim não precisam tirar o sapato, achei o máximo isso. É um novo costume pra mim, mas acho bem higienico nao entrar com sapato sujo da rua, dentro de casa.
    O que mais gostei foi realmente alugar a casa toda completa, só precisei comprar roupas de cama e banho, o que gerou uma boa economia pra gente neste inicio.
    Adorei a opcao do aspirador central, quando tiver minha “casa propria” vou atras disso 😉
    A dica da churrasqueira é ótima, não sabia até então pra que servia a caixa de metal.
    Valeu 😉
    Beijão.

    1. Ao entrar nas casas devemos deixar o calçado na porta, moro em homestay e achei bem estranho no inicio já que no Brasil nunca tive esse costume.

      1. Carina, no Brasil era costume das pessoas mais humildes tirarem os sapatos para entrar em casa. Principalmente, se elas fossem visitas na casa de outrem. Ainda se fazem isso em algumas regiões.

    2. Gabi adorei o post muito bom e sua casa parece ser uma graça;;;;;cozinha super nova e fofa.

      adoro as townhouses….adorei o aspirador central e odiei esse lance de cortina no box.

      bjo
      Grasi / Floripa

    3. Valeu pela rápida resposta!!! Vc esta de parabéns pelo blog…bastante informativo e útil para esta planejando viver ou até mesmo visitar aí no Canadá

    4. Melhor post, adorei!!! Adoro esses posts de curiosidades.
      O lance do aspirador de pó é dos deuses, um gênio muito gênio foi quem pensou nisso! hahaha
      A área de serviço deve fazer falta, né? Mas eu acho tão legal as máquinas nos “armários” dentro da parede. Inclusive, outra invenção genial – e que podemos usar aqui no Brasil!!!

      Beijos mil

    5. Acrescento na lista os banheiros não tem ralo o que no meu início no Canadá eu não me conformava de não poder lavar banheiro. Depois me dei conta dos lenços umedecidos de limpeza e hoje de volta ao Brasil morro de saudade dos tais lenços meeega práticos.

    6. Nossa! É tudo uma questão de hábito meeeeesmo hein? Como uma boa brazilian housewife eu jogo água em tudo pra lavar… Mas estou mega disposta a mudar de costumes 🙂 Canadá me aguarde!

    7. Oi Gabi! Gostei muito do post! Acrescentaria o fato de não ter ralo em banheiros, de muitas vezes não ter luminária no teto dos ambientes da casa/ ap. e também a diferença de acústica. Você não acha que o fato das casas aqui serem de madeira torna-as mais barulhenta? Acho as construçòes de cimento e tijolo mais isoladas acusticamente. Ah, também relacionado com o tipo das nossas paredes aqui, os parafusos e as porcas usados para colocar quadros ou espelhos na parede,é diferente! bjos

      1. Obrigada pelo comentário Ruth. Realmente as casas fazem mais barulho, mas a minha tem uma proteção acústica por isso eu não noto muito. E as janelas duplas ajudam muito para isolar o barulho da rua. Colocar coisas na parede tbem é bem estranho, meu marido nem gosta – eu estou cheia de quadros para colocar e ele fica me enrolando. Beijos

        1. Trabalho com Drywall. Temos um detector de metal, onde conseguimos saber onde estão os perfis (que ficam 60 cm de distância um dos outros) para poder pendurar algo com os parafusos próprios. Sendo algo pesado, como painel de TV ou TV, por exemplo, normalmente tem reforço de madeira na parte interna da parede, tornando-a mais resistente para pendurar algo pesado. Um abraço!

    8. Amo meu aspirador central também! Ô coisa mais prática!

      Também sinto falta de tanque e área de serviço. Minha lavanderia é igual a sua.

      A gente estranha muito o jeito das casas por aqui quando chegamos, né? Mas depois a gente acostuma e acha bom. 🙂

      1. Ana, não me acostumo com a falta de uma boa área de serviço. Definitivamente, não gosto das construções das casas aqui. Parece que não tem alma…na grande maioria todas iguais, algo cinza. Muitas dessas moradas, quando nos movemos o piso faz imenso barulho, aliás a acústica é outra coisa que incomoda-me imensamente. O porão, é outra coisa que em nada me agrada…Prefiro construções sólidas e com mais personalidade.

    9. Oi Gaby,adorei o post…ja conheco seu blog,obvio,mas cheguei aqui…porque estou no google procurando uma maneira de limpar meu banheiro rsrs,cheguei ha pouco,e o primeiro choque foi esse, e eu sou desesperada por banheiro limpo. E agora?? 🙁 hahaha. Ah,trouxe um rodo do Brasil…rs beijos

    10. Olá Gaby, td bem? Tenho interesse em fazer intercâmbio para o Canadá e ficar uns 2 meses e em casa de família… Uma das preocupações é lavar as roupas… pois a maioria das nossas roupas não podem ser colocadas na máquina de secar, pois encolhem… Para quem é “marinheiro de primeira viagem” o que você sugeri? Obrigada.

      1. Olá Márcia. Lave na maquina e compre um varal para secar… Apesar de não ter área de serviço eu deixo um varal de pé em um dos quartos da minha casa e funciona para aquelas roupas melhores 😉 beijos

    11. Oi Gaby, tudo bem? Finalmente cheguei a Toronto!! É a terceira vez que venho, mas quando é pra morar, acaba sendo diferente né? rs
      Olha, essa semana seu blog me salvou, acredita? Eu fui ao banheiro pela primeira vez na casa que alugamos temporariamente (de uma canadense). Quando fui jogar o papel no lixo, cadê a lixeira? Fiquei desesperada kkkkkk mas aí o seu blog veio na minha cabeça e lembrei vagamente de algo aqui que dizia que as casas não tinham lixeira e então deveríamos jogar o papel na privada. Fiz isso (e deu certo kkkk). Hoje vim aqui conferir e, na verdade, foi uma leitora sua que comentou nesse post. Mesmo assim, se não fosse seu blog eu estaria até agora lá no banheiro procurando a lixeira kkkk nas outras vezes em que vim fiquei na casa do meu irmão, que é brasileiro e, por isso, tinha lixeira.
      Um bjao e até mais (quem sabe não nos encontramos por aí agora…rs)

    12. Olá Gaby,
      Um item que sinto muita falta aqui é o sabão de côco, nem sabão em pedra encontro aqui.
      A falta de uma boa iluminação dentro das casas também me incomoda muito, dá até um ar meio triste, não acha? Nessas horas sinto falta dos bons projetos de iluminação de nossos arquitetos brasileiros.
      Estou em uma fase que sinto muito saudades da minha casa em SP.

    13. Aqui nos EUA é como no Canadá. Já morei em algumas casas e não muda muita coisa. Algumas mais limpas que outras. E essa tal de cortina no banheiro é ruim, pois nem sempre as pessoas trocam e vai dando fungos e fica nojenta. Quando é nova, tudo bem.
      Sinto falta de um tanque também. Às vezes quero lavar algo delicado como um sutiã novo e tenho que lavar na pia do banheiro.
      E, sim, algumas casas são escuras e a iluminação fraca, o que não gosto.
      Ah, e nada pior que um banheiro encarpetado. Acho horrível e nojento.
      E o interessante é que nos EUA, creio que no Canadá também, não costumam passar roupa.

    14. Na Europa, mais especifico Itália, não tem lixo no banheiro por que a tubulação é especifica para jogar papel higiênico. (menos absorventes que por sinal achei nojento pois se joga junto com o lixo da cozinha). Como é ai?

      1. Olá, eu sou Portuguesa e vivo em Portugal claro, nem todas as casas estão prontas para isso do papel na privada, no entanto as que estão pode se e deve se ter um baldinho de lixo ao lado para por os rolos de papel, absorventes e essas coisinhas que não se devem jogar na sanita!!! 😉

    15. Também acho as cortinas dos banheiros nojentas e nada práticas. As banheiras eu também acho perigosas, pois o material é liso, facilitando escorregões. Nada como um bom box com blindex! 🙂
      Também acho super estranho não ter um tanque ou uma área de serviço.

      1. Irei para o Canada em dezembro,entrei em um grupo de aluguel para brasileiros,quando vi que todos os banheiros sao com cortinas,sem ducha higienica,quase desisti
        E meu fogao aqui no Brasil e cooktop,os fogoes de la sao muito feios?

    16. Moro em apartamento aqui no Canadá. E a primeira coisa q estranhei foi a sala não ter luz de teto. E parece q alguns quartos também. Eles têm o costume de comprar luminárias de chão para iluminar o ambiente. Até gosto. Mas sinto falta das famosas dicroicas q são um charme no Brasil. Já vi em algumas casas aqui. Mas só nas mais abastadas.

    17. Olá, moro em Vancouver Island e já morei em Vancouver. De quatro casas que eu morei só 1 tinha basement( a construção era de 100 anos). Não diria que por aqui o basement é mais tão comum.
      Vejo que tem tido em algumas cidades daqui alta demanda por casas térreas, pois o número de idosos se aposentando e mudando para cá é grande.

    18. Estou em Vancouver a 20 dia, e o que achei bem diferente também é a coleta de lixo, Tudo separado para reciclagem, achei legal, mas no inicio é meio complicado.

    19. Olá gente. Cheguei em Toronto faz 2 meses e de cara já aluguei um apartamento. O pior para mim é a laundry estilo comunitária. As máquinas de lavar roupa ficam no basement do prédio e todo mundo usa. Acho isso nojento! Ter que lavar minhas roupas em máquinas que todo mundo usa. E às vezes elas cheiram mal, quando vc não acha a meia de outra pessoa lá. Mas é o único jeito pois meu apartamento não tem onde lavar as roupas. Para as roupas íntimas, aí lavo no chuveiro mesmo. E para secar as que possam encolher, também evito colocar na máquina de secar e estendo dentro de casa mesmo. Com a umidade do ar tão baixa, a roupa seca rapidinho!!! Abraço a todos!

    20. Gaby! Parabéns pelo blog. Já viajei 2x para o Canadá e sinto saudades. A minha dúvida é sobre a calefacao. É cobrada na luz ou uma taxa separada? Com o valor da luz no Brasil, nem consigo imaginar para quanto iria a conta com esse sistema. Beijos

      1. Aqui a calefação é elétrica, pagamos na conta de energia. A conta dá uns CAD 60.00 a cada dois meses (uns 30 por mês), e no inverno sobe pra uns CAD$ 45 a 50 por mês. Se fosse no Brasil… Nem sei onde iria parar! Sem falar que usamos lavadora e secadora de roupas mais de 3 vezes por semana e a geladeira é enorme e super potente, fogão elétrico e microondas, duas TVS. Cozinhamos direto. Não é caro né?! Ah! A água quente está incluída no aluguel! Rachel, Coquitlam, BC.

    21. Oi Gaby, sabes quando vc vai gostar da cortina? quando o Tomas for maiorzinho e tomar banho de chuveiro.

      Na minha filha de três anos, eu dou banho com um chuveirinho na parte do chuveiro sem box . Sento num banquinho ao lado e dou banho nela. é pratico e seguro. Criança escorrega muito e sempre fiquei com medo dela escorregar e quebrar o vidro.

      1. Doug… em 2014, meu marido e eu estivemos em Montréal em Janeiro. Nesse período de inverno pegamos sensação térmica de -27 graus… Apesar de ser um frio imensurável, tudo é muito bem preparado para isso. Todos os lugares tem aquecimento e as roupas de lá são preparadas para suportar as mais baixas temperaturas. Foi uma experiência maravilhosa! Alugamos um apartamento pelo Air Bnb e valeu muito a pena.
        Esse ano vamos em Julho no verão. É o período mais animado, barzinhos e parques pra garantir as férias dos canadenses.

        Se quer ver neve, vá no inverno e compre roupa e botas lá. Se quer conhecer sem se preocupar com o frio, vá no verão (no meio do ano)
        Alugue um apartamento, casa ou quarto pelo Air Bnb. Super seguro e tem lugares ótimos!
        Montreal é uma cidade incrível! muitas atrações, inclusive no inverno.
        Abraços.

    22. Olá Gaby, tudo bem?

      Eu e minha familia estamos de mudança para o Canadá e um de nossos desejos é morar em uma casa.
      No entanto, temos receio dos cuidados que uma casa requer aí, por exemplo no inverno não abrir torneiras externas para não congelar os canos, manter a calçada livre de neve para evitar que alguém caia e você seja processado. Mas nunca vi uma lista sobre todos esses cuidados que as casas necessitam e são diferentes daqui.
      Por isso, tenho um pouco de receio do quao trabalhoso pode ser, até para nos prepararmos para isso.
      Não sei, se esse assunto renderia um post, mas deixo aqui minha dica sobre o assunto.

      Beijos e muito obrigada pela ajuda de sempre. Mesmo não nos conhecendo você nos ajudou MUITO na decisão de mudarmos para o Canadá e principalmente na escolha por Toronto, afinal é impossível não se apaixonar por essa cidade através da sua visão dela. <3

    23. O Gaby estou prestes a ir pro Canada,seu blog me tirou bastante duvidas,mas aqui no Brasil eu uso cooktop a anos e nas casaa qye vi pra alugar,todas rem o mesmo fogao grandee feio,ninguem ai usa cooktop nao?Acho que vou sofrer muito pra adaptar com os vanheiros da?sem poder jogar agya,sem duchinha higienica e cortinas inves de vidro,desanimei muito

      1. Ola Priscila… pense por outro lado: aqui vc terá uma ótima qualidade de vida, poderá sair na rua sem medo de ser assaltada, aprenderá inglês e terá uma vida bem diferente da do Brasil… tenho certeza que daqui a uns anos vc não vai se importar com a cortina do banheiro e com a sua casa ser mais simples, pois seus valores mudarão (e digo isso porque pensava como vc e hoje não me importo mais). Beijos e boa viagem! Vai ficar tudo bem!

    24. Olá, sou brasileira e moro na Ilha da Madeira. Estamos com planos de ir para o Canadá, gostaria de saber como funciona a questão de animais de estimação. Desde já obrigada !

    25. Há estatísticas e dados a respeito desse assunto, por incrível que pareça acontecem um grande número de mortes por sufocamento com as cortinas de banheiro nos Estados Unidos e não é tão incomum ocorrerem esse tipo de ocorrência nas emergências!!

    26. Olá, vc falou que seu porão não é acabado, mas o titulou finished basement. Pelo que aprendi basament é porão não acabado e finished basement é porão acabado. Poderia tirar minha duvida? E para morar aí, quais os possíveis entraves legais. abçs

    27. Oi Gaby, obrigado por compartilhar seus conhecimentos sobre Canadá, que é onde estou olhando para mudar.
      Olha só, assisti a um vídeo de outra pessoa que dizia que nos apartamentos em Vancôver(não sei se é só em Vancôver, ou em todo o Canadá), não se pode jogar água no chão, pois molharia o vizinho debaixo. Isso é verdade?
      Pergunto isso, porque vou levar meu cachorro (dálmata) e se ele fizer xixi no chão do apartamento… já viu o problema né?
      Apesar de parecer brincadeira, mas não é, preciso saber disso pois terei que olhar outro lugar pra morar, só que são mais caros $$$$.
      Aguardo seu retorno ansioso.

      1. Ola Ricardo… Não tem ralo então não dá para ensopar o chão. Mas você pode passar panos secos ou outros produtos para limpar o xixi não? Não acho que tenha necessidade de jogar água toda vez.

    28. Sou maravilhada pelo canadá, morei na europa mas meu sonho é viver no Canadá.
      Suas palavras me fizeram sentir como se eu estivesse andando em uma residência canadense

    29. Olá Gabriela! Fiz uma casa com 3 desses armários de parede, no meu caso ainda pode-se andar por ele, mas são pequenos- a área útil do quarto ficou muito boa. Gostei desta sua postagem e em especial sobre esses dutos para aspirador de pó- taí uma excelente ideia. Nossa casa tem escadas, o casal é operado do joelho. Vamos fazer uma casa térrea. Quero construir esse tal Basement( garagem, ateliê e uma suíte para eventuais visitas) , com acesso por rampa e escada A umidade é grande?

    30. Olá Gabi. Gostei demais das informações . No banheiro tem duchas como no Brasil?
      Pode-se contruir uma casa, internamente, com os padroes brasileiros? Falo alem de ter a lavadora e secadora, ter um tanque para lavar roupas manualmente, local para varal…

    31. Oi Gaby! Obrigado pelo post. Uma coisa me deixou intrigado… Ali você disse que as janelas não abrem ou abrem pouco… Sendo assim, como é a circulação de ar dentro de casa?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *