Pular para o conteúdo

Passeio pelo paraíso das “1000 Ilhas”

dicas_paradise

Outro dia alguém me perguntou sobre as 1000 Ilhas e eu fiquei procurando aqui no blog um post com dicas desse passeio lindo e não achei (somente citei a região em um post sobre Kingston). Então resolvi escrever um post com fotos e dicas do passeio que fizemos à região no verão de 2009 – até porque o passeio a Thousand Islands não é tão explorado turisticamente ai no Brasil, então achei legal escrever sobre isso e enfatizar o quão lindo o passeio é. Antes de começar quero deixar claro que este deve ser um passeio de verão, pois se vocês notarem fomos em julho e eu e o marido estamos de moletom nas fotos (estava frio e ventando muito). Fico imaginando só no inverno… ou melhor, melhor não imaginar!

1000Islands

1000_11

1000_8

1000_10

1000_9

A 1000 Islands (Mil Ilhas) é um arquipélago de 1.864 ilhas que fica no Rio São Lourenço, na fronteira Canadá-EUA – isso mesmo, o local chama-se “Mil” Ilhas mas possui muito mais do que isso, coisas da América do Norte. As ilhas do arquipélado se estendem por cerca de 80 km próximo a Kingston, Ontário (262km de Toronto, 2h40min). As ilhas pertencentes ao Canadá ficam na província de Ontário e as ilhas dos Estados Unidos no estado de Nova York. Há uma divisão simétrica entre países (cada pais possui um número semelhante de ilhas), mas há diferença na característica das mesmas: boa parte das ilhas Americanas já estão ocupadas ou urbanizadas. A parte Canadense é mais bem protegida.

As 1.864 ilhas variam em tamanho, com as maiores com mais de 100 km2 e as ilhas menores ocupados por uma única residência, ou afloramentos de rochas desabitadas que só são o lar de aves aquáticas migratórias. Mas não pensem que qualquer pedaço de terra cercado por água é considerado uma ilha. Há alguns critérios para fazer parte das “Mil Ilhas”: (1) A terra deve ficar acima do nível do mar o ano todo; (2) Deve possuir uma área superior a 0.093 m2 (cerca de 1 pé quadrado); e, (3) Suportar ao menos uma árvore viva.

1000_3

1000_4

1000_5

1000_6

1000_12

Quando visitamos o local pela primeira vez ficamos hospedados na cidade de Alexandria Bay (do lado Americano) e fizemos o passeio que saia de lá – e passava mais pelas ilhas Americanas (e você podia saltar na ilha com os castelos – que fica do lado Americano). A opção de passeio do lado Canadense pode sair de Kingston e Gananoque. Decidimos ficar em Alexandria Bay pois descobrimos que a cidade possuia um porto fofo e um centrinho antigo. Um outro motivo é que havia um festival do Pirata e a cidade estava cheia de atrações – adoramos e eu super recomendo se você tem o visto dos EUA (clique aqui e veja os eventos que acontecem durante todo o ano em Alexandria Bay).

1000_1

1000_7

Centro_AlexandriaBay

1000_2

1000 Islands copy

43 comentários em “Passeio pelo paraíso das “1000 Ilhas””

  1. Adorei a dica! Estou em Toronto e ficarei até setembro deste ano, e estou querendo fazer umas coisas diferentes aqui, e fiquei com algumas dúvidas em relação à viagem:
    Precisa ter visto americano?
    Qual o valor médio da viagem?
    Quabtos dias é preciso para ser um bom passeio?
    O trajeto é feito de ônibus ou de avião até onde saem os barcos?
    Qual vc acha que é a melhor época pra ir?

    Obrigada!

    1. Olá Ana!
      1. Não precisa ter visto americano se vc pegar o barco no Canada.
      2. Para valores clique nos links que passei no post.
      3. O passeio dura em média 2h e você precisa de 1 dia apenas.
      4. O local fica a 2h40 de Toronto então da para ir de ônibus ou carro. Não há a necessidade de ir de avião.
      5. A melhor época que acho para ir esta escrito no post – verão.
      Espero que as duvidas estejam sanadas. Bom domingo

  2. Alguem poderia informar se existe algum site onde poderia alugar um chale para o verao., tipo alugar casa por uma semana., ou final de semana??? desde ja obrigada.

      1. sim em algum lugar proximo ou mesmo nas casas das ilhas., nao sei bem., pois nunca fui la., entao nao sei como eh isso….sempre fui para as cottages de Muskoka., entao gostaria de mudar um pouco….e vi as fotos e achei maravilhoso.

        1. Ola Sueli… eu fiquei em um hotel Holiday Inn e não sei aonde alugar cottages na região – dá uma pesquisada no google. Acho que deve ter muita coisa pois o lugar é super procurado. Se achar algo bom venha aqui no blog compartilhar! Obrigada pelos recados!

  3. Gabriela, adorei ver essas fotos e saber um pouco sobre esses lugares! Lindo, muito lindo! Quando puderes, posta mais sobre viagens, lugares, eu adoro ver e saber. Beijo!

  4. Que passeio maravilhoso! Vi que você falou que fica a 2h40 de ônibus de Toronto. Você acha que vale a pena ir e voltar no mesmo dia para Toronto, ou fica muito cansativo? O passeio nas ilhas leva muito tempo? Ia ficar 3 dias em Toronto, mas depois que li esse post pensei em ficar 2 dias lá e fazer esse passeio em 1 dia. Será que vale a pena? As fotos estão muito lindas!

    1. Ola Paula. O passeio pelas ilhas dura em torno de 1 hora. Sobre ser cansativo depende muito do seu pique de viagem (por exemplo, para eu e meu marido é tranquilo pois somos super dinâmicos – saimos cedo, curtimos o dia lá, e voltamos final do dia sem problemas). Se você vai ficar apenas 3 dias em Toronto não vai a Niagara Falls (igualmente lindo)?
      Vale muito a pena fazer o passeio das 1000 Ilhas, mas tem que ver a época do ano que vc vem… se for muito frio eu não sugiro fazer o passeio.
      Obrigada pelo recado e não deixe de curtir o blog no facebook, Gabriela

  5. Gabriela,
    Sou portuguesa e vou a Toronto este verão. Estou a devorar o seu blog 🙂 Uma ajuda por favor. Acha que o melhor é a viagem de barco pelas ilhas no lado dos EUA ou do Canadá?
    Estou a planear ir e vir em 1 dia e queria saber sua opinião se vou Alexandria Bay, Kingston ou Gananoque.

    Obrigada e um beijo =)

  6. Oi Gaby, estamos indo para o Canadá e Niagara falls e ficaremos desde 21/03 até 03/04/15. Temos um filho de 3 anos que vai conosco, o que vc nos indica para fazer (tipo imperdível) e dicas de passeios com crianças? Nessa época já está mais calor né, pelo menos sem temperaturas negativas?
    Obrigada!!

  7. Ei!!!Gabi, Vou para o Canadá em junho, quero ir para Mil Ilhas, fazer um passeio de um dia.
    De onde devo sair, de Toronto ou de Ottawa? Quero comprar o passeio completo, o transporte de ônibus ou van e o tiket do barço. Me indique uma empresa de turismo que faça este passeio. Obrigada.

    1. Ola Thaty… nesta época usava uma câmera simples da Nikon (nem lembro o modelo) e algumas fotos do celular mesmo. Sempre digo que a beleza das fotos é pelo local e o fotografo (meu marido tem um olhar incrível).

  8. Olá, Gabriela!

    Antes de tudo, gostaria de dizer que simplesmente não consigo parar de ler seu blog. Estou planejando passar minhas férias de julho no Canada, não conseguia decidir pra que cidade ir (só tenho 1 semana), mas achando seu blog me encantei por Toronto só de ler e decidi fazer seu roteiro de 4 dias por lá, sendo que no 4o eu iria pra 1000 Islands, já que amo natureza.
    No caso, vou viajar sozinha, e geralmente é sempre assim, então gosto de ter tudo planejado. Minha dúvida é… chegando em Gananoque é fácil encontrar o passeio pelas ilhas? No caso não vou estar de carro, é tranquilo andar por lá a pé?

    Desde já muito obrigada!

    Ah, e to in love com seu dog… que lindo!!!

    1. Ola Tania. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Acredito que deva ser facil sim, pois é a principal atracao do local. Tomando como base Kingston, aonde também saem barcos para as 1000 Islands, a cidade é super pequena e os barcos saem do centro, o trem chega no centro… Tudo bem fácil. 🙂 acredito que Gabanoque seja ainda mais fácil, já que a cidade é menor ainda. beijos

  9. Fotos fantásticas das 1000 ilhas e excelentes comentários. Alias, fotos essas que combinam com o casal,principalmente com você .Mirella. Não pense que estou lhe cortejando pois tenho somente 74 anos de idade. Estou indo no próximo mês para o Canada e vou seguir o seu conselho de visitar as ilhas.
    Um grande abraço ao casal.

  10. Muito boas as dicas e fotos. estou planejando conhece o Canadá em julho proximo. para nós brasileiros e nordestinos, é quando tem um melhor clima (tempo). obrigado,
    Edilson

  11. Pingback: Como receber o seu 2017 Canada Discovery Pass gratuito e dicas de lugares para visitar perto de Toronto - Gaby no Canadá

  12. Olá Gabriela,

    Estamos planejando uma Road trip e a ideia é sairemos de Toronto, parar em Gananoque ou Kingston, fazer o passeio de 1h pelas mil ilhas e depois seguir para Ottawa. Você acredita que é seguro deixarmos o carro (muito provavelmente uma minivan) no estacionamento com as malas enquanto fazemos o passeio? Uma alternativa seria a gente se hospedar em um hotel, mas acho que acabaremos perdendo um tempo precioso, pois a principal atração desta área é o passeio de barco, não?

      1. Obrigado pelo rápido retorno, Gabriela. Bom saber disso.

        A propósito, parabéns pelo blog. Excelente, bastante completo e útil para quem pretende conhecer o Canadá.

  13. Olá Gaby, parabéns pelo site maravilhoso!
    Estamos indo, eu marido e filhinho de 2 anos para Toronto dia 28 de maio próximo.
    E vamos iniciar o passeio com destino a Quebec por 1 semana. Vamos de carro e gostaríamos de aproveitar para hospedagens e uns passeios menos explorados com gastronomia, plantações locais, cultura local, mais rural sabe? acho que vai ser divertido para nosso filho esse trajeto na estrada.
    Você tem digestões pra isso? Vi algo que vc postou sobre onde podemos visitar as Maple three, por exemple… obrigada.

  14. Sergio de Andrade Granja

    Gostei muito do conteúdo do seu blog mas gostaria de uns esclarecimentos. Estarei em Toronto e pretendo ir até as mil ilhas, qual a melhor cidade a se hospedar? Seria Kingstom? Além do passeio de barco, há outras atividades? Especificamente no passeio de barco, o que se observa? A contratação do passeio de barco é fácil? Agradeço atenciosamente sua colaboração. MUITO OBRIGADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *