“Eu não estava mentindo, vocês não fizeram as perguntas corretas”
Já havia falado sobre o “estranho” prefeito de Toronto aqui no blog em 2012 porque eu não consigo entender como ele foi eleito e acho que ele não combina com a cidade. É muito engraçado ver a reação dos Canadenses – certinhos e educados – em face aos escândalo do prefeito. E desde maio não se fala em outra coisa aqui em Toronto: o prefeito Rob Ford foi filmado fumando crack. O vídeo foi mostrado para um grupo de jornalistas e apenas uma foto do trecho do vídeo foi publicada (veja foto abaixo). Na época, o prefeito negou (a existência do vídeo e ter usado crack) e inclusive duvidou da existência do vídeo.
Porém, no final de outubro a polícia canadense encontrou o tal vídeo que mostra Rob Ford fumando crack na companhia de traficantes. A polícia descobriu o vídeo em um computador apreendido em meio a uma investigação sobre tráfico de drogas. Com base na descoberta, policiais prenderam uma espécie de motorista e “faz tudo” do prefeito. Nenhum trecho do vídeo foi divulgado pela polícia.
No início de novembro o prefeito (finalmente) admitiu que fumou crack, surpreendendo a todos. O que achei mais engraçado foi a maneira “natural” que ele admitiu. Ford disse que fumou “provavelmente há um ano” durante “um porre”. Ainda, ele completou: “Eu sou um viciado? Não. Quando eu experimentei? Provavelmente em um momento de embriaguez”, explicou. “Cometi erros e a única coisa que posso fazer, neste momento, é apresentar meu pedido de desculpas e seguir adiante”, ele acrescentou. E a frase que usei como título do post (Eu não estava mentindo, vocês não fizeram as perguntas corretas) foi a maneira que Ford usou de justificar o fato de que ele negou tudo.
Todos os dias – sem exceção – leio no jornal como os moradores de Toronto estão indignados e querem a renúncia do prefeito (que não pretende sair do cargo) e nada é feito. Eu fico duplamente indignada com isso – pois nada está sendo feito e ao mesmo tempo só se fala nisso e outros assuntos importantes acabam não sendo destacados. Achei que no Canadá isso seria diferente mas não, a coisa aqui também é lenta… Se vocês passarem pela prefeitura verão várias mensagens nos muros da praça Nathan Phillip.
Para vocês entenderem um pouco o que está acontecendo aqui coloco abaixo alguns vídeos sobre esta história: (1) Prefeito admitindo que fumou crack; (2) sátira do programa Americano SNL sobre o prefeito – muito boa pois foca bem no fato de que o prefeito sempre se desculpa nas coletivas e sempre faz besteira e se desculpa na próxima; e (3) a melhor sátira de todos (do programa Jon Stewart).
Não dá pra ver nenhum dos vídeos 🙁
Sério? Vou tentar trocar os links. Obrigada por avisar Caio
Pronto Caio, os vídeos estão corretos agora! 🙂
Pingback: #WeTheNorth | Gaby no Canada