Pular para o conteúdo

Give thanks

TKS_GNC
Amanhã é Thanksgiving – Dia de Ação de Graças – aqui no Canadá (portanto, Happy Thanksgiving pessoal!). O Thanksgiving é uma celebração tipicamente norte-americano e uma festa tão tradicional quanto o Natal. No Canadá, o Thanksgiving é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. Já nos Estados Unidos acontece na quarta semana de novembro, em virtude da vinda dos colonizadores e o estabelecimento do Novo Mundo no continente.

TKS_USA
Em setembro de 1620 um navio chamado Mayflower saiu de Plymouth, na Inglaterra, com 102 passageiros que buscavam um novo lar onde poderiam praticar sua religião em paz. Após 66 dias de viagem, chegaram ao novo mundo, atracando no atual estado de Massachussetts e começaram a trabalhar em criar a nova colônia de Plymouth. O problema é que chegaram no meio do inverno brutal da América do Norte e mais ou menos metade dos viajantes morreram de fome ou doenças contagiosas. Quando chegou a primavera, os Pilgrims (como eram chamados) que sobraram foram recepcionados amigávelmente por nativos da tribo Abenaki. Os índios ensinaram aos Pilgrims como plantar e colher plantas nativas, extrair líquido das árvores, pescar nos rios e caçar perus selvagens.

Um ano mais tarde, em novembro de 1621, quando a colheita provou-se bem sucedida e a população de Pilgrims já tinha se recuperado da fome e das doenças, organizou-se um grande banquete para os Nativos e os novos habitantes da colônia. Desde esta data o Thanksgiving virou tradição nos Estados Unidos e assim o é até hoje, celebrando todos os anos as origens dos primeiros colonizadores dos Estados Unidos. O feriado não é religioso e é comemorado por todas as famílias do país.

Curiosidade: é na sexta feira após o Thanksgiving Americano que acontece o Black Friday, uma mega promoção nas lojas dos USA, quando as lojas abrem suas portas as 3am e fazem descontos absurdos. É engraçado que apesar do Thanksgiving Canadense ser hoje, na quarta sexta feira de novembro tem Black Friday por aqui (que bom!)… e os preços são bons mesmo!

TKS_Canada
Enquanto alguns pesquisadores afirmam que “não há nenhuma narrativa convincente sobre as origens do dia de Ação de Graças Canadense”, o primeiro Thanksgiving Canadense foi registrado em 1578 quando o explorador Martin Frobisher, que vinha tentando encontrar uma passagem ao norte do Oceano Pacífico, realizou a sua festa de Ação de Graças não para a colheita, mas em agradecimento por sobreviver à longa viagem da Inglaterra com os perigos de tempestades e icebergs. Em sua terceira e última viagem para o extremo norte, Frobisher realizou uma cerimônia formal para dar graças a Deus pela sua vida. As origens de Ação de Graças Canadense também são por vezes atribuídas aos colonos franceses que vieram para a Nova França com o explorador Samuel de Champlain no início do século 17, que comemoravam suas colheitas de sucesso.

Curiosidade: o dia de Ação de Graças NÃO é um feriado oficial nas províncias atlânticas de Prince Edward Island, Newfoundland e Labrador, Nova Brunswick e Nova Escócia.

TKS_2013

O dia de ação de graças é dedicado a agradecer pelas oportunidades e conquistas do ano. Ainda, é uma época de família (muito mais do que o Natal) e muitos Canadenses viajam para estar perto de seus familiares. Algumas pessoas escolhem este dia para voluntariamente ajudar a preparar e servir um almoço típico servindo peru aos pobres e desabrigados. Nós sempre viajamos nesta época para poder curtir o último feriado do ano em algum lugar diferente e também para poder ver as cores do outono. Este post é agendado e até o momento não sabemos se vamos para Quebec City e arredores ou Norte do Estado de Nova York, numa região chamada de Finger Lakes. Provavelmente nos próximos posts irei escrever sobre o passeio.

Apesar de não termos feito nenhuma celebração de thanksgiving (jantar) com nossos amigos, eu achei super legal este guia visual de como assar seu primeiro peru. Certamente irei usar quando formos fazer nosso “segundo peru”, porque fizemos o primeiro no Natal de 2011 e ficou muito bom (mas ninguém lembra muito bem da receita).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *