Santorini, Grécia

Thira

Santorini_gabynocanada1

Santorini (Thira em Grego) é a ilha mais famosa da Grécia… todo mundo conhece Santorini e pensa nas casinhas coloridas de lá quando as palavras “ilha grega” vem na cabeça, certo? Eu SEMPRE quis conhecer Santorini e todo mundo que me conhece sabe que era o meu primeiro destino na Grécia. Já meu marido estava indo para lá mais porque eu queria (ele não estava afim de pegar lugares muito turísticos e famosos). Enfim, nem preciso dizer que ele se surpreendeu e amou Santorini. A ilha é tudo que dizem e mais, muito mais: é extremamente romântica, é simples e ao mesmo tempo luxuosa, é única (nunca vi nada igual e você vai ficar de boca aberta), e é linda, linda demais!

Há várias dicas sobre Santorini na internet e se eu escrevesse dicas aqui no blog seria repetitiva. Então resolvi escrever sobre os 8 motivos que me fizeram ficar apaixonada por Santorini. Lembrando que muitos destes momentos podem ser vistos no nosso Teaser da Grécia no youtube.

1. Explorar Oia

Oia (pronuncia-se Ia) é uma das quatro cidades espetaculares na beira da falésia da caldeira na ilha de Santorini, na Grécia. Oia é uma cidade muito pitoresca, uma mistura de casinhas brancas e coloridas, igrejas ortodoxas com tetos azuis, ruelas de pedra, cafés e restaurantes com vistas espetaculares (e ótima comida), hotéis charmosos com piscinas que parecem equilibrar-se nos penhascos e muitos casais apaixonados. Se você está em Santorini passe pelo menos um dia explorando Oia, perdendo-se por seus caminhos, escadas e vistas fantásticas. Ao longo do caminho você vai ver a arquitetura interessante e vistas deslumbrantes sobre a cratera (a vila fica a 100 metros de altura).

Oia_gabynocanada5

Oia_gabynocanada6

Oia_gabynocanada1

Oia_gabynocanada2

Oia_gabynocanada7

Oia_gabynocanada8

2. Hospedar-se em Oia

Por ser tão famosa Oia está sempre lotada no final da manhã, início da tarde e no início da noite (horário do pôr do sol). Porém, se você hospedar-se em Oia, você pode usufruir do local quando não estiver muito cheio. Além disso, é incrível acordar cedinho e poder abrir sua janela e vislumbrar as casinhas coloridas, a caldeira e o mar lindo do local. Muitos blogs que li dizem que não vale a pena pagar os preços exorbidantes de Oia, mas eu acredito que vale sim e hospedar-se lá é ter uma “full experience” de Santorini. Ficamos no hotel Caldera Villas e adoramos: super bem localizado, quartos estilo caverna super legais, café da manhã gostoso e staff ótimo. Não precisávamos de mais nada!

Oia_gabynocanada10

Oia_gabynocanada11

Oia_gabynocanada15

Oi_gabynocanada13

3. O Pôr do sol de Oia

O pôr do sol de Oia é lindo, mas certamente o mais legal disso tudo é ver as pessoas se amontoando nas ruelas, chegando cedo e esperando ansiosas para algo tão comum e ao mesmo tempo tão espetacular. O mais emocionante de tudo é ver as pessoas aplaudindo ao final de cada pôr do sol. Ficamos na ilha 3 noites e assistimos o por do sol de 3 lugares diferentes (fica a dica!)

sunsetOia_gabynocanada1

sunsetOia_gabynocanada2

sunsetOia_gabynocanada3

sunset

sunsetOia_gabynocanada4

4. Jantar em uma das tavernas que servem peixe fresco na baía de Ammoudi

A baía de Ammoudi é um pequeno porto abaixo de Oia, à beira de um mar absurdamente cristalino onde há algumas tavernas que servem peixe fresquinho. É como se tivesse entrado em outro mundo, longe de toda a agitação de Santorini, daquela turistada toda, perfeito! Nós resolvemos jantar por lá (mas você pode optar por almoçar também), comemos na taverna Katina e estava ótimo! Ps. na minha foto do barco vocês conseguem ver aonde fica a Baía de Ammoudi (abaixo de Oia) – também dá para ver minha cara de feliz e não, não estou de meia calça!

Ammoudi_gabynocanada7

Ammoudi_gabynocanada1

Ammoudi_gabynocanada2

Ammoudi_gabynocanada3

Ammoudi_gabynocanada5

Ammoudi_gabynocanada6

5. Visitar as praias de barco

Apesar de estarmos de carro decidimos fazer um passeio de barco em grupo, e não nos arrependemos. Escolhemos um catamaran semi-privado (porque li na internet que outros passeios tinham muitas pessoas) e foi ótimo. O passeio sai do porto da baía de Amaudi e faz o seguinte roteiro: hot springs (vai lá na boca do vulcão para você nadar nas águas quentes), Red Beach (pára para você nadar), e White Beach (nadar e jantar servido a bordo). Depois disso eles começam a voltar em direção a Oia para você ver o pôr do sol do mar.. e foi inesquecível! O passeio – assim como tudo em Santorini – não foi barato mas sugiro muito fazer pois você consegue curtir a ilha, o sol, nadar em alto mar, ver o pôr do sol e ainda conversar com pessoas de vários locais.

BarcoOia_gabynocanada

BarcoOia_gabynocanada5

BarcoOia_gabynocanada7

BarcoOia_gabynocanada8

BarcoOia_gabynocanada16

BarcoOia_gabynocanada2

BarcoOia_gabynocanada1

6. A cidade de Akrotiri

Santorini é conhecida por ser uma ilha romântica, pela boa comida e suas casinhas coloridas… mas é muito mais do que isso. Historicamente falando, Santorini é famosa pela cidade antiga de Akrotiri (inclusive no nosso hotel tinha um hóspede que estava em Santorini somente para visitar Akrotiri). Akrotiri é o nome de um sítio arqueológico da Pré-História (2500 AC), que foi enterrado pela erupção do vulcão Thera em 2000 AC. Como resultado, afrescos, cerâmica e móveis estão preservados. Ali também foi encontrado um avançado sistema de drenagem e edifícios de 3 andares. As escavações foram iniciadas somente em 1967 e o museu de Thera Antiga (em Fira) traz alguns dos achados (e vale a visita). O melhor é que toda a escavação está protegida por um telhado com um sistema moderno de ventilação. Ou seja, dá para passear por lá mesmo se estiver um bafo enorme lá fora. O sítio arqueológico fica localizado pertinho da entrada da Red Beach e para entrar você tem que pagar €5. Vale a pena: eu fiquei impressionada! Ah!, dizem que o desastre ocorrido com este assentamento foi a inspiração para a história platônica de Atlântida.

Akrotiri1

Akrotiri2

Akrotiri4

7. Fira e a “Mansão dos Ghisi”

Fira é a maior cidade e capital de Santorini. Não é tão charmosa quanto Oia mas é lá que você encontra lojinhas de souvenirs, muitos restaurantes e bares, museus, a maior igreja da ilha, e uma vista LINDA da caldeira. É lá que você pode descer até o porto antigo de burro (não fomos porque morro de pena dos bichinhos sendo escravizados) ou de teleférico. Vale também se perder em Fira… e foi se perdendo por lá que encontramos a “Mansão dos Ghisi”, um museu localizado na casa mais antiga da cidade e homenageando a familia do meu marido!

Fira_gabynocanada1

Fira_gabynocanada3

Fira_gabynocanada4

Ghisi_Fira

Fira_gabynocanada6

8. Kissing Fishes

Kissing fishes é o nome das duas lojas de peixe Garra Rufa em Santorini (uma em Fira e outra em Oia). Esses peixes fazem uma suave sucção e regeneram a pele dos seus pés. Eu assisti um episódio das Kardashians fazendo esta massagem e quando passamos na frente da loja levei marido e tudo para colocar os pés no aquário e deixar os peixes comer suas peles mortas (hehehe). Foi super divertido e realmente foi relaxante!

kissingfishes_gabynocanada

Kissing_gabynocanada

kissing1

kissing2

9. Restaurantes em Oia

A culinária grega é especial, porém em Oia parece que tudo fica mais gostoso (e caro!). Comemos em alguns restaurantes e adoramos! Confesso pra vocês que não guardei o nome dos lugares… estava tão deslumbrada que esqueci (simples assim)… mas foi ótimo e as fotos falam por si!

1OiaFood_gabynocanada

2OiaFood_gabynocanada

3OiaFood_gabynocanada



6 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors

Obrigada Gabi!!!
Adriane
Sou a irmã da Luiza

Oi Gabi, Tudo bom? Estamos pensando em ir para Grecia no final de julho para passar dez dias. Estamos planejando em dirigir de Athenas para Delphi e de la para Olympia. A minha preocupação e’ a viagem de carro. Somos eu, minha irmã e meu filho de 12 anos. A minha preocupação e’ de dirigir sozinha (duas mulheres) e uma criança. Vc achou as estrada seguras? Tinham sinalizaçóes em Ingles? O povo Grego fala Ingles? A segunda pergunta e’ quando chegou no aeroporto em Athenas vc pegou um taxi para o Hotel? Como vc fez? Vc ja foi daqui (moro… Read more »

Simone

Oi Gaby, td bem? adorei as dicas de Santorini, estou me programando para ir em julho. Como vc fechou o passeio de barco? Foi na hora ou precisa ser com antecedencia? Obrigada!

Paula Oliveira

Gaby, to amando seu blog.. lendo e gravando tudo!! kkk
Vou pra Grécia com meu marido daqui 10 dias, e to super ansiosa.
Qual época vocês foram?
Nós vamos pra outros países também.. Na Grécia vamos ficar um dia em Atenas, dois dias em Santorini, Dois dias em Mykonos e dois dias em Corfu (pois tenho lido que lá é lindo também).
To encantada com as fotos de Oia.
Adorei!! bjs

juliana

Olá Gaby, td bem? Vou para Grécia em setembro com meu marido e gostaria de saber como vcs organizaram o roteiro de vcs – quantos dias em cada lugar e quais formas de deslocamento. Vc poderia compartilhar conosco? Vi que incluíram zakynthos no roteiro, o que é exatamente o que gostaríamos de fazer! :) muitíssimo obrigada, Juliana