Pular para o conteúdo

Santorini, Grécia

Thira

Santorini_gabynocanada1

Santorini (Thira em Grego) é a ilha mais famosa da Grécia… todo mundo conhece Santorini e pensa nas casinhas coloridas de lá quando as palavras “ilha grega” vem na cabeça, certo? Eu SEMPRE quis conhecer Santorini e todo mundo que me conhece sabe que era o meu primeiro destino na Grécia. Já meu marido estava indo para lá mais porque eu queria (ele não estava afim de pegar lugares muito turísticos e famosos). Enfim, nem preciso dizer que ele se surpreendeu e amou Santorini. A ilha é tudo que dizem e mais, muito mais: é extremamente romântica, é simples e ao mesmo tempo luxuosa, é única (nunca vi nada igual e você vai ficar de boca aberta), e é linda, linda demais!

Há várias dicas sobre Santorini na internet e se eu escrevesse dicas aqui no blog seria repetitiva. Então resolvi escrever sobre os 8 motivos que me fizeram ficar apaixonada por Santorini. Lembrando que muitos destes momentos podem ser vistos no nosso Teaser da Grécia no youtube.

1. Explorar Oia

Oia (pronuncia-se Ia) é uma das quatro cidades espetaculares na beira da falésia da caldeira na ilha de Santorini, na Grécia. Oia é uma cidade muito pitoresca, uma mistura de casinhas brancas e coloridas, igrejas ortodoxas com tetos azuis, ruelas de pedra, cafés e restaurantes com vistas espetaculares (e ótima comida), hotéis charmosos com piscinas que parecem equilibrar-se nos penhascos e muitos casais apaixonados. Se você está em Santorini passe pelo menos um dia explorando Oia, perdendo-se por seus caminhos, escadas e vistas fantásticas. Ao longo do caminho você vai ver a arquitetura interessante e vistas deslumbrantes sobre a cratera (a vila fica a 100 metros de altura).

Oia_gabynocanada5

Oia_gabynocanada6

Oia_gabynocanada1

Oia_gabynocanada2

Oia_gabynocanada7

Oia_gabynocanada8

2. Hospedar-se em Oia

Por ser tão famosa Oia está sempre lotada no final da manhã, início da tarde e no início da noite (horário do pôr do sol). Porém, se você hospedar-se em Oia, você pode usufruir do local quando não estiver muito cheio. Além disso, é incrível acordar cedinho e poder abrir sua janela e vislumbrar as casinhas coloridas, a caldeira e o mar lindo do local. Muitos blogs que li dizem que não vale a pena pagar os preços exorbidantes de Oia, mas eu acredito que vale sim e hospedar-se lá é ter uma “full experience” de Santorini. Ficamos no hotel Caldera Villas e adoramos: super bem localizado, quartos estilo caverna super legais, café da manhã gostoso e staff ótimo. Não precisávamos de mais nada!

Oia_gabynocanada10

Oia_gabynocanada11

Oia_gabynocanada15

Oi_gabynocanada13

3. O Pôr do sol de Oia

O pôr do sol de Oia é lindo, mas certamente o mais legal disso tudo é ver as pessoas se amontoando nas ruelas, chegando cedo e esperando ansiosas para algo tão comum e ao mesmo tempo tão espetacular. O mais emocionante de tudo é ver as pessoas aplaudindo ao final de cada pôr do sol. Ficamos na ilha 3 noites e assistimos o por do sol de 3 lugares diferentes (fica a dica!)

sunsetOia_gabynocanada1

sunsetOia_gabynocanada2

sunsetOia_gabynocanada3

sunset

sunsetOia_gabynocanada4

4. Jantar em uma das tavernas que servem peixe fresco na baía de Ammoudi

A baía de Ammoudi é um pequeno porto abaixo de Oia, à beira de um mar absurdamente cristalino onde há algumas tavernas que servem peixe fresquinho. É como se tivesse entrado em outro mundo, longe de toda a agitação de Santorini, daquela turistada toda, perfeito! Nós resolvemos jantar por lá (mas você pode optar por almoçar também), comemos na taverna Katina e estava ótimo! Ps. na minha foto do barco vocês conseguem ver aonde fica a Baía de Ammoudi (abaixo de Oia) – também dá para ver minha cara de feliz e não, não estou de meia calça!

Ammoudi_gabynocanada7

Ammoudi_gabynocanada1

Ammoudi_gabynocanada2

Ammoudi_gabynocanada3

Ammoudi_gabynocanada5

Ammoudi_gabynocanada6

5. Visitar as praias de barco

Apesar de estarmos de carro decidimos fazer um passeio de barco em grupo, e não nos arrependemos. Escolhemos um catamaran semi-privado (porque li na internet que outros passeios tinham muitas pessoas) e foi ótimo. O passeio sai do porto da baía de Amaudi e faz o seguinte roteiro: hot springs (vai lá na boca do vulcão para você nadar nas águas quentes), Red Beach (pára para você nadar), e White Beach (nadar e jantar servido a bordo). Depois disso eles começam a voltar em direção a Oia para você ver o pôr do sol do mar.. e foi inesquecível! O passeio – assim como tudo em Santorini – não foi barato mas sugiro muito fazer pois você consegue curtir a ilha, o sol, nadar em alto mar, ver o pôr do sol e ainda conversar com pessoas de vários locais.

BarcoOia_gabynocanada

BarcoOia_gabynocanada5

BarcoOia_gabynocanada7

BarcoOia_gabynocanada8

BarcoOia_gabynocanada16

BarcoOia_gabynocanada2

BarcoOia_gabynocanada1

6. A cidade de Akrotiri

Santorini é conhecida por ser uma ilha romântica, pela boa comida e suas casinhas coloridas… mas é muito mais do que isso. Historicamente falando, Santorini é famosa pela cidade antiga de Akrotiri (inclusive no nosso hotel tinha um hóspede que estava em Santorini somente para visitar Akrotiri). Akrotiri é o nome de um sítio arqueológico da Pré-História (2500 AC), que foi enterrado pela erupção do vulcão Thera em 2000 AC. Como resultado, afrescos, cerâmica e móveis estão preservados. Ali também foi encontrado um avançado sistema de drenagem e edifícios de 3 andares. As escavações foram iniciadas somente em 1967 e o museu de Thera Antiga (em Fira) traz alguns dos achados (e vale a visita). O melhor é que toda a escavação está protegida por um telhado com um sistema moderno de ventilação. Ou seja, dá para passear por lá mesmo se estiver um bafo enorme lá fora. O sítio arqueológico fica localizado pertinho da entrada da Red Beach e para entrar você tem que pagar €5. Vale a pena: eu fiquei impressionada! Ah!, dizem que o desastre ocorrido com este assentamento foi a inspiração para a história platônica de Atlântida.

Akrotiri1

Akrotiri2

Akrotiri4

7. Fira e a “Mansão dos Ghisi”

Fira é a maior cidade e capital de Santorini. Não é tão charmosa quanto Oia mas é lá que você encontra lojinhas de souvenirs, muitos restaurantes e bares, museus, a maior igreja da ilha, e uma vista LINDA da caldeira. É lá que você pode descer até o porto antigo de burro (não fomos porque morro de pena dos bichinhos sendo escravizados) ou de teleférico. Vale também se perder em Fira… e foi se perdendo por lá que encontramos a “Mansão dos Ghisi”, um museu localizado na casa mais antiga da cidade e homenageando a familia do meu marido!

Fira_gabynocanada1

Fira_gabynocanada3

Fira_gabynocanada4

Ghisi_Fira

Fira_gabynocanada6

8. Kissing Fishes

Kissing fishes é o nome das duas lojas de peixe Garra Rufa em Santorini (uma em Fira e outra em Oia). Esses peixes fazem uma suave sucção e regeneram a pele dos seus pés. Eu assisti um episódio das Kardashians fazendo esta massagem e quando passamos na frente da loja levei marido e tudo para colocar os pés no aquário e deixar os peixes comer suas peles mortas (hehehe). Foi super divertido e realmente foi relaxante!

kissingfishes_gabynocanada

Kissing_gabynocanada

kissing1

kissing2

9. Restaurantes em Oia

A culinária grega é especial, porém em Oia parece que tudo fica mais gostoso (e caro!). Comemos em alguns restaurantes e adoramos! Confesso pra vocês que não guardei o nome dos lugares… estava tão deslumbrada que esqueci (simples assim)… mas foi ótimo e as fotos falam por si!

1OiaFood_gabynocanada

2OiaFood_gabynocanada

3OiaFood_gabynocanada

12 comentários em “Santorini, Grécia”

  1. Olá Gaby, td bem? Vou para Grécia em setembro com meu marido e gostaria de saber como vcs organizaram o roteiro de vcs – quantos dias em cada lugar e quais formas de deslocamento. Vc poderia compartilhar conosco? Vi que incluíram zakynthos no roteiro, o que é exatamente o que gostaríamos de fazer! 🙂 muitíssimo obrigada, Juliana

    1. Olá Juliana! Obrigada pelo recado! Nosso roteiro foi de 2 semanas e chegamos em Atenas, fomos direto para Meteora (1 dia), depois 1 dia para voltar para Atenas (passando pela cidade antiga – não lembro o nome), 2 dias em Atenas, aí fomos para Zakynthis (4 noites), Santorini (4 noites). Alugamos carro para ir para Meteora e voltar para Atenas. Para ir para as ilhas fomos de avião. Saímos de Santorini de barco, fomos passar 1 dia em Mykonos e de lá pegamos um vôo para Turquia. Achamos tranquilo pegar os voos mas o chato é que a maioria volta para Atenas, então vc perde um pouco de tempo. Como nem sempre a condição do mar é boa e como o trajeto de barco demora optamos por fazer de avião. Espero poder ter ajudado! Me avisa se vc tem mais duvidas! Vcs vão amar!

      1. Muito obrigada Gaby! Ajudou muito!!! 😀 Estou começando a namorar esse roteiro agora, e mesmo com Zakynthos parecendo ser mais fora de mão… Não gostaria de deixar fora do roteiro! rs Pelo oq estou vendo, terei que trocar Creta por lá, pelo tempo que teremos disponível..
        Depois volto para e contar oq decidimos! 😉
        Bjs

  2. Gaby, to amando seu blog.. lendo e gravando tudo!! kkk
    Vou pra Grécia com meu marido daqui 10 dias, e to super ansiosa.
    Qual época vocês foram?
    Nós vamos pra outros países também.. Na Grécia vamos ficar um dia em Atenas, dois dias em Santorini, Dois dias em Mykonos e dois dias em Corfu (pois tenho lido que lá é lindo também).
    To encantada com as fotos de Oia.
    Adorei!! bjs

    1. Ola Paula… vais amar! Fomos no final de agosto e início de setembro. Meu chefe voltou semana passada de um cruzeiro e adorou: clima bom, nada de muvuca e ótimos preços! Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Boa viagem! Depois volta aqui para dizer como foi…Beijos

  3. Oi Gaby, td bem? adorei as dicas de Santorini, estou me programando para ir em julho. Como vc fechou o passeio de barco? Foi na hora ou precisa ser com antecedencia? Obrigada!

  4. Oi Gabi, Tudo bom?
    Estamos pensando em ir para Grecia no final de julho para passar dez dias. Estamos planejando em dirigir de Athenas para Delphi e de la para Olympia. A minha preocupação e’ a viagem de carro. Somos eu, minha irmã e meu filho de 12 anos. A minha preocupação e’ de dirigir sozinha (duas mulheres) e uma criança. Vc achou as estrada seguras? Tinham sinalizaçóes em Ingles? O povo Grego fala Ingles?

    A segunda pergunta e’ quando chegou no aeroporto em Athenas vc pegou um taxi para o Hotel? Como vc fez?
    Vc ja foi daqui (moro em Boston e sei que vc mora em Toronto) com as passagens aereas para Santorini? Estava pensando em pegar uma ferry para Santorini. Tem alguma razao especial para vc ter ido de aviao ou foi apenas uma escolha mais conveniente para vc?
    Eu tinha pensado tambem em pegar o onibus hop on hop off em Athenas. Vc usou esse onibus? Ou ouviu alguma recomendação sobre ele?

    1. Ola Adriane! Bom te encontrar aqui!
      Obrigada pelo recado e pela visita ao blog.

      1-Eu não achei a estrada seguro e achamos tbem super mal sinalizada. Nós até comentamos que não faríamos este trecho que carro novamente. Somente nas ilhas, que são mais turísticas. Eu não recomendo fazer de carro.
      2-Nós pegamos taxi para o hotel sim, super tranquilo mas combinamos antes o valor.
      3-A escolha do avião foi baseado no tempo – os ferries demoram e queríamos aproveitar ao máximo e não tínhamos muito tempo.
      4-Não pegamos este onibus, fizemos tudo a pé. Deve ser bom, todos os lugares turísticos tem e é uma ótima maneira de conhecer tudo. Acho que não haverá problema em pegar!
      Espero ter ajudado. Beijos e aproveite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *