Pular para o conteúdo

Zakynthos, Grécia

Zakynthos

Zante_bloggabynocanada

Zakynthos ou Zante é um daqueles lugares que você vai e voltaria inúmeras vezes. A terceira maior ilha grega do tipo Jônica é única por suas belezas naturais e seu brilho inexplorado e – incrivelmente – turquesa. Tudo lá é simples, intocado e lindo demais. Uma curiosidade em relação ao seu nome é que devido a localização desta ilha (oeste da Grécia), durante o antigo domínio de Veneza na região ela adquiriu um nome italiano: Zante (e também sua arquitetura ficou influenciada).

Ficamos na ilha 4 dias e sentimos muito quando fomos embora… o local tem muitas atividades e muita coisa para ser explorada por visitantes. Ao mesmo tempo, é calmo e ideal para descansar e namorar. Alugamos um carro, o que é fundamental na visita (não dá pra ficar em Zante sem carro). Andamos de carro por toda ilha, dirigindo pela estrada principal (pouco sinalizada) e por estradas secundárias (nada sinalizadas). Nos perdemos algumas vezes, mas o povo grego é super atencioso e em quase todo lugar é possível encontrar alguém que fale inglês. A Grécia que vimos em Zakynthos é crua, simples, inexplorada e muito (muito) diferente do que já havíamos visto em outros países. Posso dizer que é um paraíso em um mundo absolutamente à parte.

Neste post irei trazer 10 motivos para você visitar Zakynthos.

1. Navagio (Shipwreck) Beach

Gabynocanada_Zante1.1

Certamente o ponto turístico mais famoso e mais lindo de Zakynthos é a praia Navagio, uma enseada na costa noroeste da ilha (perto da vila de Anafonitiria), isolado por altas falésias e acessíveis somente por barco. A praia e o fundo do mar são feitos de seixos brancos e cercada por águas azul-turquesa. A praia foi nomeada após o naufrágio de um navio chamado Panagiotis, que aconteceu por volta de 1980.

A história mais aceita sobre o naufrágio afirma que o Panagiotis passou os últimos anos de sua vida como um navio de contrabando. Em 1980 Panagiotis estava fazendo o trajeto Turquia > Italia com uma carga de cigarros contrabandeados e foi perseguido pela Marinha Grega. Durante a perseguição aconteceu uma tempestade e o navio encalhou no local que hoje é a praia de Navagio (Navagio é a palavra grega para naufrágio).

Para chegar a Navagio você deve ir ao Norte de Zakyntos (região de Volimes) e seguir as placas até chegar ao local. Deste local você pode apreciar o visual de cima de um penhasco (a melhor vista de Navagio). Ali há um pequeno (para não dizer minúsculo) observatório. Minha dica é que você saia da muvuca que se forma no observatório e caminhe pelas trilhas ladeira abaixo (visual muito mais lindo e tranquilidade, pois quase ninguém vai para lá). Se você quiser visitar a praia tem que ser de barco, e há a possibilidade de pegá-los no Porto Vromi, Agios Nikolau e no Porto principal de Zante. Nos dias que estivemos por lá o mar estava muito agitado e optamos por não fazer o passeio de barco para esta praia (lembra que eu falei que queremos voltar? Tá ai um dos motivos…).

GabynoCanada_Zante1.2

Zante1_gabynocanada_JuNavagio

Zante_gabynocanada_gabyNavagio

2. A ilha de Marathonisi

GabynoCanada_Zante2

A ilha de Marathonisi também é chamada de Ilha das Tartarugas porque lá elas procriam. Visitamos a ilha no dia que alugamos um barco (só para nós, uma super aventura graças ao Capitão Juliano!). O local é lindo e possui uma praia (chamada pelos locais de White Beach – praia branca – aonde você pode ancorar seu barco e nadar em águas transparentes). Além disso a ilha possui algumas cavernas, acessíveis apenas de barco. Não vi nenhum barco grande de turistas no local, e não sei dizer se há alguma excursão para lá (sem ser você dirigindo seu próprio barco).

Gabynocanada_Zante2.1

Gabynocanada_Zante2.2

DCIM100GOPRO

3. As tartarugas carreta carreta

Gabynocanada_Zante3

A Baía de Laganas, localizado na costa Sudoeste de Zante, é considerada a região do Mediterrâneo com o maior número de tartarugas cabeçudas (Caretta Caretta). As tais cabeçudinhas pesam entre 77 e 160 kg e medem entre 31 e 45 centímetros de comprimento. A Caretta Caretta tornou-se uma espécie em extinção, em parte devido ao desenvolvimento do turismo em seus principais locais de nidificação. Porém, em Zante o local aonde elas nadam é considerado uma reserva marinha e você só pode visitar parte da baía. Tivemos muita sorte e conseguimos ver uma tartaruga cabeçuda!

Zante3

4. A praia de St Nicholas

Nicholas_Zante

A praia de St Nicholas é linda, e é famosa pela igreja de St Nicholas, localizada em uma das pontas da praia. O bom de lá é que você não precisa levar nenhuma cadeira, há espreguiçadeiras por todos os lados. Além disso, a água é ótima, quentinha, transparente… uma delícia! Fomos em um dia de muito vento mas por ser em uma baía estava bem protegida. Recomendo!

StNicholas_1

StNicholas_2

5. A cidade de Zajynthos

Zakynthos_city

A cidade principal da Ilha é chamada também de Zakyntos e sua arquitetura é muito parecida com Veneza. Se você vier a Zakynthos de barco é por lá que você chega. Passeamos pela cidade apenas 1 dia, porque o que queríamos era sossego e praia. Mesmo assim achei a cidade muito legal, cheia de igrejas, restaurantes e lojinhas. Destaque para a praça de Aghios Markos e a Igreja de Aghios Dionysios. Suba até a vila de Bochali para ver a cidade e o porto de Zante do alto (foto acima).

Zantecity2

Zantecity3

6. As plantações de oliveiras

DSC_2994

Para todo lugar que você olhe – especialmente na região que ficamos em Zante, Keri e Keri Beach – há uma Oliveira. Depois que você prova o azeite de oliva local você entende o que é saborear um excelente azeite de oliva. ë no inverno que a colheita é feita e há locais aonde as pessoas podem levar suas olivas (de sua plantação de quintal) para produzir seu óleo e vender para grandes empresas. Dizem que muito do azeite de oliva Italiano vem da Grécia, e Zakynthos é um dos grandes fornecedores desta maravilha. Ah, no norte da Ilha fica localizada a Oliveira mais velha de Zakynthos.

Oliva_gabynocanada1

OldestOliveTree_Zante

7. O Port Vromi

Zante_PortVromi

Se você quer fazer um passeio de barco até Navagio eu sugiro ir via Port Vromi (pois a viagem é de barco 30 minutos somente). Além disso, o local é lindo e a descida (trajeto) de carro até o porto é inesquecível. Confesso que quando falaram para irmos a um porto eu imaginei algo maior: o local é super pequeno! Você pode aproveitar e parar em Limnionas para tomar banho de mar em piscinas naturais.

8. Keri Keri Beach

DSC_2828

Os vilarejos de Keri e Keri Beach são super especiais: Keri possui mirantes lindos e Keri Beach é o local aonde alugam-se barcos (não precisa de licença) para explorar toda a costa rochosa, além das ilhas de Marathonisi e Agios Sosti. Lá você encontra 2 arcos naturais, a Oasis Beach e grutas naturais. Se estiver indo a Zakynthos guarde bem estes nomes e não deixe de visitar este locais.

Keri2

Keri3

Keri4

Keri5

9. A comida

DSC_3197

Posso dizer que comemos muito bem em Zakynthos. Na verdade, comemos muito bem a viagem toda, pois a comida grega é extremamente gostosa. Mas Zakynthos não é tão explorada turisticamente, o que faz com que os restaurantes sejam mais baratos, mais caseiros e mais especiais. Um dos restaurantes que mais gostamos em toda a viagem foi a “Taverna to Votsalo” (e fomos lá duas vezes). A comida super gostosa e um bom atendimento, além de uma vista maravilhosa. Recomendo!

Achei engraçado que quando você vai a algum restaurante na Grécia o(a) atendente te convida a olhas os peixes frescos – ai você escolhe qual quer e pesa (geralmente no cardápio o preço é por quilo). Humm, não posso nem me lembrar do peixe espada que comemos no Votsalo, uma delícia. Ah, esqueça camarão na Grécia (a maioria é congelado) e prefira polvo e lula (frescos e deliciosos!).

Como estávamos em uma casa com cozinha completa resolvemos passar em um supermercado para comprar uns aperitivos e algumas bebidas e ficamos espantados como tudo é muito barato… imaginem só: vinho por menos de 5 euros (local e muuuuito bom). A dica é que você não vá nos mini mercados nas cidades menores, lá os preços são absurdos.

DSC_2640

DSC_3209

DSC_3213

DSC_2642

DSCN0437

10. O nosso cantinho em Zante

VillaZante2

Nosso cantinho em Zakynthos foi daqueles “tiros certeiros no escuro” (pois reservamos o hotel sem ter referência alguma). Ficamos hospedados no Exensian Villas & Suites, que fica localizado depois de Keri Beach (na chamada Marathias Beach), totalmente fora do agito de Zakynthos (e exatamente como queríamos). O hotel possui 4 casas e 4 suites e é super reservado e perfeito. Cada casa possui 3 sacadas (todas com vista para o mar e para a ilha de Marathonisi), cozinha completa e uma piscina privada. Além disso, o staff é ótimo: o Spiros é o cara que vai te receber e ele dá várias dicas do que tem para fazer e restaurantes da região (e as dicas foram ótimas); além disso, havia alguém que limpava a casa todos os dias.

VillaZante1

VillaZante5

VillaZante3

VillaZante4

42 comentários em “Zakynthos, Grécia”

  1. Boa noite, estou indo para a Grécia em maio/2014, meu pacote tem Atenas, Mykonos e Santorini, e queria muito passar o dia na praia de navaggio beach, em Zakynthos. Vc sabe me informar se há pacotes em Atenas que disponibiliza esse passeio? É muito longe para passar o dia? E aquelas fotos que vc tirou de cima do penhasco, dali, vc não tem acesso à praia lá em baixo? Amei o seu post. e Aguardo sua resposta. Desde já agradeço. Grata. Samantha.

    1. Ola Samantha. Zakynthos fica longe, de avião saindo de Athenas é 1 hora… não da para passar o dia e voltar. A praia não tem acesso, vc só chega lá de barco. Uma pena que vc vai de pacote, senão já iria te convencer a ficar uns dias em Zante, é tão lindo lá!!! Beijos e obrigada pelo recado

  2. Oi Samantha! Adorei seu Post. Estaremos indo para la com nossos filhos em agosto/2014 por 14 dias. Queremos curtir as praias e belezas naturais do local! Uma pergunta: vc tem algum contato do capitao Juliano, onde vcs alugaram o barco? Se tiver algo, poderia me passar? Beijos e obrigada! 🙂

    1. Olá! Meu nome é Gabriela e Juliano é meu marido – alugamos o barco e ele guiou. Eu escrevo no post que tem vários lugares para alugar e não tenho contato do que alugamos – pergunte no seu hotel que certamente eles terão uma indicação. 😉

  3. Gabriela, tudo bem?
    Estou planejando uma trip pela Grecia e Turquia, infelizmente não terei muito tempo, mas quero muito conhecer essa ilha, mas, terei que ir num dia pela manhã e voltar a noite, ficarei umas 10 horas na ilha, não pretendo ficar nas praias, apenas passar para conhecê-las. O que você me aconselharia a ver de mais bonito em tão pouco tempo.
    Para chegar ao penhasco de Navagio preciso ir de barco ou estando na ilha tenho fácil acesso? Tenho mais uma pergunta, consigo contratar um guia com carro ou moto, com facilidade, por um bom preço?
    Desde já agradeço pela ajuda.

    1. Olá Ana Gabriela. Uma pena que vc vai ficar somente 24h. O problema de ir para Navaggio é que fica longe de carro e de barco vc levará o dia todo. Mas eu ainda sim arriscaria! A praia de st Nicholas é linda e mais perto tbem! Minha dica é que vc coloque no Google maps todas as dicas que dou aqui e escolhe 2 para fazer! 😉 depois me avise o que escolheu! Não sei quanto a guia, nos alugamos o carro e fizemos o passeio por conta própria! Beijos

      1. É uma pena mesmo, queria ter a oportunidade de ficar por mais tempo, mas, estou com muita vontade de conhecer, por isso vou fazer essa “pequena loucura” 🙂
        Novamente queria agradecer pela sua atenção e pelas dicas também.
        Acho que vou optar por Navaggio e a cidade, se der, estico até a praia de St Nicholas 😉
        Caso você se recorde de alguma agência de turismo por lá ou conheça alguém que tenha alguma para indicar, por favor me avise.
        Beijos

        1. Olá Ana! Vc vai amar e certamente vai querer voltar! Eu não conheço nenhuma agência, fizemos tudo por conta própria! Mas acho que quando vc for no centro vai achar algumas agências!!! Beijos e obrigada pela visita

  4. Oi Gabriela, tudo bem? Estou indo na minha lua de mel final de setembro para santorni, mykonos pensei em ficar 2 dias em zante, o que voce acha? Qual época voce foi?
    Obrigada, adorei seu blog!!!
    Beijos,
    Manu

    1. Olá Manu. Obrigada pelo recado e visita ao blog… Veja mesmo se vale a pena pois 2 dias é pouco e lua de mel é para relaxar – então as vezes esses 2 dias vc pode acrescentar nos outros lugares e descansar/curtir mais. Nós fomos inicio de setembro… A noite já estava friozinho! 😉 beijos e parabéns pelo casamento!

    1. A Navagio Beach é num lugar de pedras e super perigoso – Navagio significa naufrágio. Acho que mesmo que vc ache um barco que vc possa alugar e ir por conta própria vc não vai querer porque o mar é perigoso! 😉 deve ter barcos privados – aonde um capitão vai levar vcs – mas não sei aonde vc pode achar info online!

  5. Ótimas dicas Gabriela! Vou para as ilhas jônicas em agosto/setembro e farei Zakynthos x Kefalonia x Lefkada x Paxos x Corfu. Com certeza vou levar em consideração todas essas suas dicas pra eu poder explorar bem essa ilha maravilhosa! Eu nao vejo a hora!!!!

  6. Gabriela, estou viajando de lua de mel para grécia no final de Agosto. Da pra aproveitar zakynthos em 3 dias inteiros? Gostei muito do hotel que vcs ficaram, a estrada para se deslocar para o centro a noite é tranquila?? Muito bom o aluguel do barco que vcs fizeram, quanto custa o aluguel? e quanto tempo fica com o barco? Obrigado!

    1. Olá Luiz! Acho que 3 dias inteiros é o mínimo! Vcs conseguem sim aproveitar! A estrada até o hotel é sinuosa e em alguns pontos cabe só 1 carro… O que fazíamos era passear até umas 7-8pm e depois ir pro hotel curtir a piscina. Tem 2 restaurantes ótimos pertinho do hotel e jantávamos lá. Sobre o barco eu não lembro o valor mas acredito que seja algo em torno de 250-300 euros. Não é por hora mas por tanque de combustível – nos ficamos umas 5h com o barco e acabamos pagando um pouco mais de combustível (que fica em galões no barco). Bom casamento e obrigada pela visita ao blog

  7. Oi Gabriela, tudo bem?
    AMEI o seu post, já peguei várias dicas nele para a minha viagem (vou em Agosto para lá!).
    Só tenho uma dúvida, o barco que vocês alugaram era sem licença ou o seu marido possui uma? Vocês alugaram antes de viajar ou fizeram todos os trâmites na hora?
    Obrigada!

    1. Ola Fernanda! Que bom que o blog está sendo util, vais AMAR a ilha! Meu marido não tem licença e não é necessário… (fiquei com receio mas estava bem vazio e acho que eles não se importam mesmo!). Fizemos tudo lá na hora… bem tranquilo! Beijos

  8. Boa noite Gabriela!!
    Ameiiii o seu site!!!
    me ajudou muito, com varias dicas excelentes!!!
    Adorei a ideia de alugar um barco, meu namorado é viciado em barcos, com certeza irá adorar essa aventura!!!
    Estamos indo para Grecia em Agosto, e achei esse seu hotel maravilhoso..mandei um e mail para eles verificando a disponibilidade, ainda sim, tu lembras mais ou menos quanto era o aluguel dele??

    Abraços
    Karine

  9. Olá Grabriela, amei suas fotos e relatos, mais feliz ainda pq encontrei alguém que fez um roteiro que queremos fazer na Grécia. Atenas, Meteoras, Zakynthos, Santorini e Mikonos.
    Gostaria de saber em qual ordem vc fez os roteiros, estou achando a logística um pouco complicada. Vc fechou os voos diretos pela cia aérea? Pensei em ir de barco, mas me parece que se perde muito tempo. Obrigada. Abs

    1. Olá Renata! Chegamos em Atenas e fomos direto para Meteora de carro, depois voltamos para Atenas e passeamos pela cidade. Voamos Zakynthos. De Zakynthos tivemos que voar para Atenas novamente para pegar vôo para Santorini. De Santorini pegamos barco até Mikonos e de Mikonos vôo até Turquia. Compramos as passagens direto pelas cias.
      Vá de avião! Barco é muito demorado
      Abraços

  10. Olá gaby!! Adorei o seu post! Vou para a grécia em julho e passarei por zakhyntos! O principal para mim é conhecer a navagio beach indo ate apraia de barco e tambem no mirante! Se vc puder me tirar uma duvida, ate entao lendo na internet só vi informaçoes sobre ir de carro até o mirante,ou até o porto vromi pra fazer o passeio de barco, mas nao tenho muita experiencia para alugar um carro e dirigir num país onde nao conheço nada!rs. Queria saber se lá tem opções de passeios que levem ate esses lugares, como tour, etc. Algum outro tipo de locomoção que nao precise alugar um carro! Meu hotel é em zakhyntos bem perto do porto principal! Se puder me passar alguma informação sobre agradeço mtooo! bjss! 😉

    1. Ola Jessica. Obrigada pelo recado. Nós alugamos um carro, mas lembro que vi vários onibus de turismo no mirante e no Porto Vromi, mas não sei o nome das agencias. Quando vc chegar na cidade vc vai ver que tem varias agencias oferecendo pacotes, ai vc pode pegar um que te agradar. Infelizmente não tenho nenhum para indicar. Beijos e obrigada pela visita ao blog.

  11. Olá Gabriela, olha teu Post sobre essa ilha grega me convenceu a ir esse ano.. Eu conhecia de nome Santorini e Mykonos.. Mas estão muito caras no verão e Zakynthos é bemmmm mais acessível.. Você acha que vale a pena ir 7 dias no verão apenas para essa ilha? Ou acha que eu podia dividir com outra ilha grega com mais vida noturna para sair e tomar uns drinks?
    Aconselha algum lugar específico para ficar em Zakynthos? Obrigada beijos Nat

    1. Ola Nat. O lugar é lindo e acredito que 7 dias serão bem aproveitados. No post eu falo do local que ficamos e achei otimo, mas mais afastado (você vai precisar de carro). Não sei sobre vida noturna pois saiamos para jantar e vinhamos para a casa que alugamos nesta villa.
      Beijos

  12. Oi Gabi, estamos indo a Athenas, Santorini e Mykonos mas, devido sua dica , estou morrendo de desejo de ir a Zante. Tenho somente um dia para ir . Como faço isto se estiver em Athenas?obrigada

  13. Oi, Gabriela! Amei achar seu post! Estou pretendendo passar 1 semana em Zakynthos no começo de setembro, com meu marido e meu filho de 3 anos. Você acha viável fazer essa viagem com uma criança de 3 anos? Já fomos a Santorini e a Creta, mas gostaria muito de ir a Zakynthos. Ah, moramos na Holanda, então é pertinho! Obrigada desde já! 🙂

  14. Oii, td bem?
    Vc sabe me dizer se a Navaggio continua com essa cor maravilhosa no final do outono? Só posso ir em novembro mas me pergunto se vale a pena mesmo por causa do clima.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *