Zakynthos, Grécia

Zakynthos

Zante_bloggabynocanada

Zakynthos ou Zante é um daqueles lugares que você vai e voltaria inúmeras vezes. A terceira maior ilha grega do tipo Jônica é única por suas belezas naturais e seu brilho inexplorado e – incrivelmente – turquesa. Tudo lá é simples, intocado e lindo demais. Uma curiosidade em relação ao seu nome é que devido a localização desta ilha (oeste da Grécia), durante o antigo domínio de Veneza na região ela adquiriu um nome italiano: Zante (e também sua arquitetura ficou influenciada).

Ficamos na ilha 4 dias e sentimos muito quando fomos embora… o local tem muitas atividades e muita coisa para ser explorada por visitantes. Ao mesmo tempo, é calmo e ideal para descansar e namorar. Alugamos um carro, o que é fundamental na visita (não dá pra ficar em Zante sem carro). Andamos de carro por toda ilha, dirigindo pela estrada principal (pouco sinalizada) e por estradas secundárias (nada sinalizadas). Nos perdemos algumas vezes, mas o povo grego é super atencioso e em quase todo lugar é possível encontrar alguém que fale inglês. A Grécia que vimos em Zakynthos é crua, simples, inexplorada e muito (muito) diferente do que já havíamos visto em outros países. Posso dizer que é um paraíso em um mundo absolutamente à parte.

Neste post irei trazer 10 motivos para você visitar Zakynthos.

1. Navagio (Shipwreck) Beach

Gabynocanada_Zante1.1

Certamente o ponto turístico mais famoso e mais lindo de Zakynthos é a praia Navagio, uma enseada na costa noroeste da ilha (perto da vila de Anafonitiria), isolado por altas falésias e acessíveis somente por barco. A praia e o fundo do mar são feitos de seixos brancos e cercada por águas azul-turquesa. A praia foi nomeada após o naufrágio de um navio chamado Panagiotis, que aconteceu por volta de 1980.

A história mais aceita sobre o naufrágio afirma que o Panagiotis passou os últimos anos de sua vida como um navio de contrabando. Em 1980 Panagiotis estava fazendo o trajeto Turquia > Italia com uma carga de cigarros contrabandeados e foi perseguido pela Marinha Grega. Durante a perseguição aconteceu uma tempestade e o navio encalhou no local que hoje é a praia de Navagio (Navagio é a palavra grega para naufrágio).

Para chegar a Navagio você deve ir ao Norte de Zakyntos (região de Volimes) e seguir as placas até chegar ao local. Deste local você pode apreciar o visual de cima de um penhasco (a melhor vista de Navagio). Ali há um pequeno (para não dizer minúsculo) observatório. Minha dica é que você saia da muvuca que se forma no observatório e caminhe pelas trilhas ladeira abaixo (visual muito mais lindo e tranquilidade, pois quase ninguém vai para lá). Se você quiser visitar a praia tem que ser de barco, e há a possibilidade de pegá-los no Porto Vromi, Agios Nikolau e no Porto principal de Zante. Nos dias que estivemos por lá o mar estava muito agitado e optamos por não fazer o passeio de barco para esta praia (lembra que eu falei que queremos voltar? Tá ai um dos motivos…).

GabynoCanada_Zante1.2

Zante1_gabynocanada_JuNavagio

Zante_gabynocanada_gabyNavagio

2. A ilha de Marathonisi

GabynoCanada_Zante2

A ilha de Marathonisi também é chamada de Ilha das Tartarugas porque lá elas procriam. Visitamos a ilha no dia que alugamos um barco (só para nós, uma super aventura graças ao Capitão Juliano!). O local é lindo e possui uma praia (chamada pelos locais de White Beach – praia branca – aonde você pode ancorar seu barco e nadar em águas transparentes). Além disso a ilha possui algumas cavernas, acessíveis apenas de barco. Não vi nenhum barco grande de turistas no local, e não sei dizer se há alguma excursão para lá (sem ser você dirigindo seu próprio barco).

Gabynocanada_Zante2.1

Gabynocanada_Zante2.2

DCIM100GOPRO

3. As tartarugas carreta carreta

Gabynocanada_Zante3

A Baía de Laganas, localizado na costa Sudoeste de Zante, é considerada a região do Mediterrâneo com o maior número de tartarugas cabeçudas (Caretta Caretta). As tais cabeçudinhas pesam entre 77 e 160 kg e medem entre 31 e 45 centímetros de comprimento. A Caretta Caretta tornou-se uma espécie em extinção, em parte devido ao desenvolvimento do turismo em seus principais locais de nidificação. Porém, em Zante o local aonde elas nadam é considerado uma reserva marinha e você só pode visitar parte da baía. Tivemos muita sorte e conseguimos ver uma tartaruga cabeçuda!

Zante3

4. A praia de St Nicholas

Nicholas_Zante

A praia de St Nicholas é linda, e é famosa pela igreja de St Nicholas, localizada em uma das pontas da praia. O bom de lá é que você não precisa levar nenhuma cadeira, há espreguiçadeiras por todos os lados. Além disso, a água é ótima, quentinha, transparente… uma delícia! Fomos em um dia de muito vento mas por ser em uma baía estava bem protegida. Recomendo!

StNicholas_1

StNicholas_2

5. A cidade de Zajynthos

Zakynthos_city

A cidade principal da Ilha é chamada também de Zakyntos e sua arquitetura é muito parecida com Veneza. Se você vier a Zakynthos de barco é por lá que você chega. Passeamos pela cidade apenas 1 dia, porque o que queríamos era sossego e praia. Mesmo assim achei a cidade muito legal, cheia de igrejas, restaurantes e lojinhas. Destaque para a praça de Aghios Markos e a Igreja de Aghios Dionysios. Suba até a vila de Bochali para ver a cidade e o porto de Zante do alto (foto acima).

Zantecity2

Zantecity3

6. As plantações de oliveiras

DSC_2994

Para todo lugar que você olhe – especialmente na região que ficamos em Zante, Keri e Keri Beach – há uma Oliveira. Depois que você prova o azeite de oliva local você entende o que é saborear um excelente azeite de oliva. ë no inverno que a colheita é feita e há locais aonde as pessoas podem levar suas olivas (de sua plantação de quintal) para produzir seu óleo e vender para grandes empresas. Dizem que muito do azeite de oliva Italiano vem da Grécia, e Zakynthos é um dos grandes fornecedores desta maravilha. Ah, no norte da Ilha fica localizada a Oliveira mais velha de Zakynthos.

Oliva_gabynocanada1

OldestOliveTree_Zante

7. O Port Vromi

Zante_PortVromi

Se você quer fazer um passeio de barco até Navagio eu sugiro ir via Port Vromi (pois a viagem é de barco 30 minutos somente). Além disso, o local é lindo e a descida (trajeto) de carro até o porto é inesquecível. Confesso que quando falaram para irmos a um porto eu imaginei algo maior: o local é super pequeno! Você pode aproveitar e parar em Limnionas para tomar banho de mar em piscinas naturais.

8. Keri Keri Beach

DSC_2828

Os vilarejos de Keri e Keri Beach são super especiais: Keri possui mirantes lindos e Keri Beach é o local aonde alugam-se barcos (não precisa de licença) para explorar toda a costa rochosa, além das ilhas de Marathonisi e Agios Sosti. Lá você encontra 2 arcos naturais, a Oasis Beach e grutas naturais. Se estiver indo a Zakynthos guarde bem estes nomes e não deixe de visitar este locais.

Keri2

Keri3

Keri4

Keri5

9. A comida

DSC_3197

Posso dizer que comemos muito bem em Zakynthos. Na verdade, comemos muito bem a viagem toda, pois a comida grega é extremamente gostosa. Mas Zakynthos não é tão explorada turisticamente, o que faz com que os restaurantes sejam mais baratos, mais caseiros e mais especiais. Um dos restaurantes que mais gostamos em toda a viagem foi a “Taverna to Votsalo” (e fomos lá duas vezes). A comida super gostosa e um bom atendimento, além de uma vista maravilhosa. Recomendo!

Achei engraçado que quando você vai a algum restaurante na Grécia o(a) atendente te convida a olhas os peixes frescos – ai você escolhe qual quer e pesa (geralmente no cardápio o preço é por quilo). Humm, não posso nem me lembrar do peixe espada que comemos no Votsalo, uma delícia. Ah, esqueça camarão na Grécia (a maioria é congelado) e prefira polvo e lula (frescos e deliciosos!).

Como estávamos em uma casa com cozinha completa resolvemos passar em um supermercado para comprar uns aperitivos e algumas bebidas e ficamos espantados como tudo é muito barato… imaginem só: vinho por menos de 5 euros (local e muuuuito bom). A dica é que você não vá nos mini mercados nas cidades menores, lá os preços são absurdos.

DSC_2640

DSC_3209

DSC_3213

DSC_2642

DSCN0437

10. O nosso cantinho em Zante

VillaZante2

Nosso cantinho em Zakynthos foi daqueles “tiros certeiros no escuro” (pois reservamos o hotel sem ter referência alguma). Ficamos hospedados no Exensian Villas & Suites, que fica localizado depois de Keri Beach (na chamada Marathias Beach), totalmente fora do agito de Zakynthos (e exatamente como queríamos). O hotel possui 4 casas e 4 suites e é super reservado e perfeito. Cada casa possui 3 sacadas (todas com vista para o mar e para a ilha de Marathonisi), cozinha completa e uma piscina privada. Além disso, o staff é ótimo: o Spiros é o cara que vai te receber e ele dá várias dicas do que tem para fazer e restaurantes da região (e as dicas foram ótimas); além disso, havia alguém que limpava a casa todos os dias.

VillaZante1

VillaZante5

VillaZante3

VillaZante4



42
Comentários

24 Comment threads
18 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors

Gaby, parabéns pelo artigo! Um dos mais completos que li na internet! Amanhã estou indo para Zante e terminei de ler pela 3ª vez o seu post! 😂😂😂

Ana Carolina

Olá,

onde que consigo alugar o barco para fazer o passeio até a ilha?

Obrigada

Marilia

Oii, td bem?
Vc sabe me dizer se a Navaggio continua com essa cor maravilhosa no final do outono? Só posso ir em novembro mas me pergunto se vale a pena mesmo por causa do clima.
Obrigada.

Lorenna

Oi, Gabriela! Amei achar seu post! Estou pretendendo passar 1 semana em Zakynthos no começo de setembro, com meu marido e meu filho de 3 anos. Você acha viável fazer essa viagem com uma criança de 3 anos? Já fomos a Santorini e a Creta, mas gostaria muito de ir a Zakynthos. Ah, moramos na Holanda, então é pertinho! Obrigada desde já! :)

Leticia

Gabi, gostaria de saber o nome da empresa para o aluguel de barcos…. Obrigada. Abraço