Pular para o conteúdo

Teatro Elgin e Winter Garden

images

Quando decidimos visitar os teatros Elgin e Winter Garden no Doors Open Toronto eu não imaginava que esta seria uma atração tão popular. Somente quando chegamos na esquina das ruas Yonge e Queen é que nos demos conta de que ali estava um grande tesouro da cidade; a fila de pessoas era imensa, mas mesmo assim conseguimos entrar em uma das visitas com horário determinado.

ElginWinterGardens11_gabynocanada

ElginWinterGardens1_gabynocanada

Os teatros Elgin e Winter Garden (Jardim de Inverno) são um dos últimos teatros do tipo stacked (empilhados) do mundo. O Winter Garden fica localizado 7 andares acima do teatro Elgin. Foram originalmente construidos em 1913 (este ano estão fazendo 100 anos e em setembro vários eventos irão comemorar esta data).

Apesar de serem localizados no mesmo endereço, os teatros possuem personalidade bem diferente: o Elgin é dourado, com tecidos vermelhos ricos, pomposo, com abóbodas, mais formal e ornamentados e o Winter Garden possui paredes pintadas à mão, um jardim suspenso no seu teto, lanternas cintilantes, é simples e fantasioso.

Ambos os teatros foram construídos para mostrar atos de vaudeville e os filmes curtas/mudos da época. Vaudeville é um tipo de espetáculo popular caracterizado por reunir uma dezena de artistas, entre eles cantores, dançarinas, atores, ilusionistas e acrobatas, numa sequência de atos geralmente independentes que misturam música, comédia e mágica (uma espécie de “American Got Talent”, ou “Se Vira nos 30 do Faustão”).

Cada teatro foi concebido para competir em um mercado diferente: o Winter Gardens seria mais “reservado”, com preços mais altos, para a elite da época, e o teatro inferior (Elgin) mais popular. Assim, o teatro superior poderia ser usado sem o risco de fechamento do teatro inferior. Além disso, somente pagando um pouco mais você poderia fugir do frio e curtir um jardim no meio do inverno.

Em 1928, com a criação e popularização dos filmes sonoros, o Elgin Theater foi convestido para passar estes filmes e o Winter Garden foi fechado. O Winter Garden permaneceu fechado por 60 anos, mantendo em seu interior o que é hoje a maior coleção de cenários vaudeville do mundo.

Em 1969 os teatros foi vendidos e na década de 70 o Elgin mostrava filmes baratos e pornôs. Em 1981 a Ontario Heritage Foundation comprou o local e promoveu a peça Cats, que ficou em cartaz no local por alguns anos no Elgin. O prédio foi então fechado em 1987 para ser totalmente restaurado e, em seguida, reaberto em 1989. Hoje o local é popular, em total atividade e nele, além de peças famosas, acontecem os principais eventos do TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto).

ElginWinterGardens2_gabynocanada

ElginWinterGardens3_gabynocanada

ElginWinterGardens4_gabynocanada

ElginWinterGardens5_gabynocanada

ElginWinterGardens6_gabynocanada

ElginWinterGardens7_gabynocanada

ElginWinterGardens8_gabynocanada

ElginWinterGardens9_gabynocanada

ElginWinterGardens10_gabynocanada

Se você está vindo a Toronto e quer conhecer este local (lindo demais, eu recomendo!) você pode assistir a alguma peça, ou participar de uma das 2 visitas guiadas que acontecem semanalmente. Os tours tem duração de 1h30, acontecem quintas as 5pm ou sábados as 11am e custam C$12 para adultos e C$10 para estudantes e idosos. Apenas dinheiro é aceito e não há a necessidade de fazer reservas.

Endereço: 189 Yonge Street.
Website: www.heritagetrust.on.ca/EWG/Home.aspx?lang=en-CA

2 comentários em “Teatro Elgin e Winter Garden”

  1. Pingback: Toronto, ou melhor, Hollywood | Gaby no Canada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *