Talvez seja difícil você notar o prédio do Commerce Court North no meio de tantos outros arranha-céus no centro financeiro de Toronto. Porém, acreditem: este prédio de 34 andares construído em 1931 já foi considerado o maior do pais. A estagnação econômica da Depressão, e a interrupção da Segunda Guerra Mundial garantiram o reinado incontestado deste edifício como mais alto no Canadá por mais de trinta anos.
Desde 1972 este prédio faz parte do complexo Commerce Court, e acabou “perdendo espaço” quando ao seu lado foi construído a torre Oeste (Commerce Court West) com 57 andares (em contraste aos seus 34 andares – veja foto da maquete abaixo). Hoje no local funciona o banco CIBC.
O que chama a atenção no edifício é seu “banking hall”, com um teto alto, lustres enormes, teto de ouro, arcos e grande janelas. Abaixo dali existem mais 4 andares, que é onde o banco que funciona no local possui seus cofres. Dizem que os andares do subsolo são todos revestidos de aço e tão fortes que se o prédio caisse os cofres ficariam intactos.
Como permaneceu por 30 anos sendo o edifício mais alto da cidade o local possuia uma plataforma de observação pública, que ficou aberta por poucos anos devido a segurança (não, naquela época ninguém se preocupava com ataques terroristas: o medo ali era de suicídios!). Na época, as pessoas precisavam pagar CAN$0.25 para apreciar a melhor vista da cidade. O mirante funcionava aonde estão esculturas de rostos longos, com barbas. Infelizmente nos últimos anos o observatório foi fechado e não foi possível visitá-lo durante o Doors Open 2013.
Endereço: 25 King Street West
Website: www.commerce-court.com
Pingback: Edifícios mais altos de Toronto: 1930s e 2000s |
Pingback: Lugares Incomuns em Toronto | Gaby no Canada