Sempre que eu visito alguma cidade eu gosto de conhecer o seu mercado público. Dizem que é através de uma visita ao mercado que conhecemos a cultura e a diversidade daquela cidade. Como Toronto é super multicultural – e por aqui existem vários mercados que eu considero “públicos”, como por exemplo o Kensigton Market – eu acho que esta idéia de mercado caracterizar a cidade não se aplica a Toronto. Mesmo assim, o St Lawrence Market merece uma visita. Como disse, o St Lawrence Market é um dos mercados públicos de Toronto (não o único, mas o que mais se assemelha ao estilo que conhecemos no Brasil). Hoje é considerado um complexo, composto de três edifícios principais: o mercado Sul, o mercado Norte e o St Lawrence Hall.
O mercado sul – o mais visitado dos 3 – possui 3 níveis com mais de 120 fornecedores especializados em frutas, legumes, carnes, peixes, grãos, produtos lácteos, padarias, etc. Além disso há uma galeria de arte (no segundo andar no Mercado) e lojas de souveniers. É no mercado sul que você consegue comprar frutos do mar frescos, carnes de todos os tipos, queijos de todos os lugares do mundo, frutas e verduras exóticas, todos os tipos de grãos, diferentes tipos de mostarda (Anton Kozlik’s Canadian Mustard), muitos (eu disse muitos) tipos de arroz (Rube’s Rice Shop), comer o World Famous Peameal Bacon Sandwich (na padaria Carousel), comer um churrasco português (na Churrasco’s), comer fast food de frutos do mar (no Buster’s Sea Company), ou comprar uma lembrança diferente da sua visita a Toronto.
O mercado norte é conhecido pelo Farmers Market (feira de agricultores) que acontece aos sábados. Esta é uma tradição iniciada em 1803 e continua até hoje, com os produtores do sul de Ontário trazendo os seus produtos para o mercado sazonal na cidade. Aos domingos, mais de 80 antiquários enchem o mercado do Norte e a praça ao redor do edifício, exibindo seus produtos. Nestas feiras é possível encontrar uma grande variedade de produtos antigos como livros, revistas, discos e objetos de arte, além de diversas barracas de frutas e verduras frescas. Há planos para reforma do mercado Norte, que ganhara uma fachada totalmente moderna.
Por fim, o St. Lawrence Hall foi construído em 1850 e hoje abriga empresas de varejo no térreo e escritórios no segundo andar. O terceiro andar, restaurada em 1967, contém o Great Hall, que está disponível para locação para casamentos e outros eventos especiais.
Endereço:
92 Front Street
Horários:
Mercado Norte / Farmer’s Market:
Sábados das 5am – 3pm
Mercado Norte / Feira de Antiguidades:
Domingos do amanhecer até 5pm
Mercado Sul:
Não é aberto as segundas.
Terças a Quintas das 8am – 6pm
Sextas das 8am – 7pm
Sábados das 5am – 5pm
Como chegar de transporte público:
Na minha opinião, a melhor opção é pegar o metro, saltar na Union Station e andar leste pela Front Street (inclusive a região é super fofa, chamada de Old Toronto – e vale o passeio).
Website com maiores informações:
http://www.stlawrencemarket.com/
Muito legal!! Adorei ver que tem aqueles queijos tipo coloniais… me lembrou lá do sul…
Voltei Gabi!! Agora viciei no blog! kkkk Curti a página no facebook e tb acompanho por lá!
Eu adoro esses mercados, realmente através deles conhecemos bastante a cultura local!
Você e o Joe estão lindos na foto!!
Bjs
Que legal! Ainda nao conheco esse mercado vou chamar o marido pra passear em TO 🙂
Ahh, o Joe parece muito com a minha cadelinha Neve. Que fofos!
Oi Carol! Vc vai adorar o St Lawrence Market! E a regiao ao redor/ bairro (chamado de Old District) eh super fofo! Beijos e me manda o link de uma foto da Neve para eu conhecer!
Pingback: 24 horas em Toronto | Gaby no Canada
Eu quero muito conhecer esse mercado, parece ser aquele de filmes… hehehe
Olá Gaby, chego em Toronto semana q vem e gostaria de saber se no St. Lawrence tem algum lugar para tomar café da manhã,pois quero conhecê-lo cedinho…
Ola Ana. Tem sim vários lugares (padarias)… Um dos mais famosos é o http://www.everydaycoffee.com/
Segundas o Mercado fica fechado, então planeje ir outro dia!
Boa viagem e curta muito Toronto 🙂
Obrigada pela dica! Vou abusar e perguntar mais uma coisinha: se tivesse que escolher uma única vinícola para conhecer em Niagara on the Lake qual vc indicaria? Pretendo ir cedo até Niagara on the Lake e depois passar a tarde e noite em Niagara Falls para ver a iluminação das cataratas… Bjs
Olha Ana, difícil. Se for pela vista Wineland, se for para almoçar Trius, se for provar vinhos Peller Estates. Tenho post das 3, dá uma olhada e veja qual vc mais se identifica. Beijos
Gaby, to indo la hj e vim pegar umas dicas 🙂
beijo
Grasi
Pingback: Nossa viagem a Toronto - Parte 1 - Casei e Mudei