Mont Tremblant

tumblr_meclw6XI0p1ql8wyfo1_400

Quem nos conhece sabe que somos APAIXONADOS pelo Mont Tremblant, estação de esqui localizada 1h30m ao Norte de Montreal (na província de Quebec, junto às Montanhas Laurentianas), e considerada uma das melhores do lado leste Americano. A primeira vez que fomos no Mt Tremblant foi em 2007, na nossa lua de mel. Quando o Ju veio com a idéia de comemorarmos nossos 5 anos de casados por lá eu adorei. E foi maravilhoso poder estar no mesmo lugar que estivemos 5 anos atrás e ver como nosso relacionamento está melhor e como a gente se ama mais, se entende mais e continua compartilhando os melhores momentos das nossas vidas juntos. Foi um daqueles momentos especiais, que vai ficar guardado pra sempre na memória. Irei aproveitar nossa ida e, neste post, irei dar algumas dicas sobre este local, apesar de já ter falado sobre ele no blog aqui e aqui e aqui.

1-0712

2-0712a

3-0712

Sobre a estação de ski

Mont Tremblant é inegavelmente o mais europeu dos resorts da América do Norte. As características européias, devido à colonização francesa da região são definitivamente um dos grandes charmes desta estação de esqui. A cidade possui cerca de 8.400 habitantes, uma boa rede de hotéis (com 13 resorts dedicados ao esqui), butiques exclusivas, bistrôs, cafés, restaurantes de nível internacional, e uma movimentada vida noturna, tudo envolvido pelo inigualável charme francês.

vila+montanha

Com mais de 2,47 km² de terreno esquiável (esquia-se nas 4 faces da montanha), incluindo 94 pistas entre árvores e pinheiros, e 2 parques especialmente criados para esquiadores e snowboarders mais aventureiros (como meu marido), Tremblant é perfeito para esquiadores profissionais e novatos. Para aqueles que querem aprender há aulas especializadas (inclusive foi lá que fiz minha primeira aula e aonde me apaixonei pelo esporte). O topo da montanha possui 875 m de altitude e uma descida vertical de 645 m. Uma gôndola (cabine fechada) te leva ao topo da montanha – que também possui um restaurante. A estação também oferece uma das trilhas mais longas da região, com aproximadamente 6,5 km de extensão. Além da neve natural e abundante, Tremblant tem o sistema Avalanche – mecanismo gerador de neve artificial mais sofisticado da América do Norte – para oferecer condições de esqui extraordinárias para esquiadores e snowboardes, todos os anos, de novembro a abril.

Achei a estação relativamente vazia (talvez porque fomos 1 semana antes do Natal e as pessoas costumam tirar folga no Natal). Mas mesmo em épocas cheias você só nota o movimento na fila para pegar a gondola. Por ser tão grande, na montanha as pessoas acabam pegando diferentes trilhas, o que faz com que a que você esteja nunca seja lotada.

Mont Tremblant é certamente a estação de esqui número 1 da Costa Leste Canadense.

ski

ski1

selected6

sobre_a_vila

Nesta caso, para falar sobre a vila irei referir-me a frase escrita acima: “Mont Tremblant é a estação de esqui número 1 da Costa Leste Canadense”. Neste caso, não somente porque a montanha é maior da região, ou porque as pistas são mais numerosas e longas, mas também porque a vila de Tremblant é muito linda, certamente uma das mais charmosas da América do Norte. Na verdade, não deviamos chamá-la de vila e o local está longe de ser uma autêntica cidadezinha de interior, pois não há gente morando, escola ou supermercado. Foi construído sob medida pela corporação Intrawest (a mesma que está por trás de Whistler, em British Columbia, e Copper Mountain no Colorado), e os restaurantes, cafés e lojas seguem um mesmo adorável padrão arquitetônico europeu. Ali tem tanta coisa para visitar – de joalherias a casas noturnas – que mesmo quem não esquia tem dias (e noites) de passatempo garantidos.

O que adoro na vila é o clima de “Natal o ano todo”, os belos cafés, as fachadas coloridas, as ruas sem carros, forradas de neve, que lembram um cenário Europeu ou de conto de fadas. Os melhores hotéis e uma infinidade de butiques, confeitarias e cafés ficam na vila, que está ao pé da montanha. Se você quiser viajar e não usar seu carro o ideal é ficar na vila. E é ai que entra as acomodações, ou o tópico abaixo.

Ainda, uma outra atração exclusiva de Tremblant é o Cabriolet, um carrinho/teleférico que te leva da parte inferior ao topo da vila, aonde fica a base da montanha. O passeio é lindo e voce consegue visualizar toda a vila, seus hoteis e ruelas. O cabriolet é uma maneira prática para esquiadores chegarem a base da montanha e de lá pegarem as gôndolas ou o lift para subir ao topo da montanha e esquiar.

vila1

vila2

vila3

Hospedagem

A vila possui 13 resorts, porém existem outras opções na região (e a maioria dos hotéis possui sistema de shuttle; ou seja, você não precisa usar seu carro para esquiar ou passear na vila).

Se você viaja com cachorro e quer ficar na vila, apenas o hotel Fairmont possui a combinação ski-in/ski-out + aceitar cachorro. Ski-in/ski-out é o desejo de qualquer visitante quando fica ao pé da montanha, pois as pistas estão ao seu dispor ao abrir a porta do hotel. Por isso (e por ser uma data super especial) decidimos pegar o estiloso hotel, que fica literalmente na base da montanha.

Além do Fairmont, já ficamos em outros hotéis da região e indicamos:
– Na Vila: Le Lodge de la Montagne
– Fora dela: Le Grand Lodge

hoteis

piscina_Fairmont

Joe_curtindo_hotel

Oquemais

Além de esquiar e passear pela vila, há várias atividades que você pode fazer em Mt Tremblant:

– Passear e jantar num dos charmosos restaurantes de St. Jovite, um vilarejo que fica a cinco minutos da vila de Tremblant;
– Passar o dia no Scandinave Spa, uma rede de spas maravilhosa, que possui banhos relaxantes, massagens, bistro e muitos mimos;
– Visitar a cidade de Mt Tremblant. Na verdade, a cidade em si fica localizada um pouco mais afastada da vila e é sim uma cidade (com Igrejas, lojas, cafés) e não uma parte mais turística cheia de hotéis. A cidade é fofa e vale sim a visita.
– Fazer alguma atividade diferente, como patinação no gelo, ou tobogãs no gelo.
-Outras estações de ski ao redor: Mt Blanc, Vale de St Sauveur, 7 montanhas com estações de ski

outras_opçoes

outras_infos

Tremblant – vila turística e estação de ski

Ville de Mont Tremblant – a vila real, ou cidade de Tremblant

Ville de St Jovite

Previsão do tempo: Mt Tremblant

us



27 Comment threads
23 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors
larissa pires faria de maia luna

gaby
você cha que vale a pena comprar o lift antes?

wilson g leão

Oi Gaby. Parabéns pelo bolg.
Estou indo para o Canadá em agosto. Vale a pena um bate volta de Montreal a Mont Treblant?
Wilson

Ursula Gewehr

Oi, Gabi, muito legal seu Blog, parabéns,. Eu vou fazer um curso de inglês de um mês em Montreal e depois irei viajar de trem por algumas cidades. Vi que de Quebec a Mont Tremblant não há trem. Teria que ir de ônibus?

Mariana

Gaby,

em novembro já dá pra ver neve? Esqui, snow…?

ALINE

Oi Gabi! Que maravilha eu ter achado esse teu post! Estou com muitas dúvidas sobre Monet Tremblant! Estou com planos viajar para o Natal de 2017, e ficar duas semanas. Vou eu e mingas duas filhas, uma de 13 e outra de 7. Os passes para os Ski lifts podem ser comprados para um período reduzido? Eu olhei no site promocionais incluíam muitas opções, mas nada tipo duas semanas corridas. Tu aconselha comprar antes? Estou pensando em aluga um pequeno apartamento no air bnb, pois os hotéis que visitei, os mais de baixo custo, não ofereciam o transfer nem para… Read more »