Pular para o conteúdo

Brugge: romântica!

Brugge (ou Bruges) está situada a 88 km da capital Bruxelas, e faz jus a sua fama de “uma das cidades mais bonitas do mundo” ou “a Veneza do Norte Europeu”. Esta cidade medieval vem atraindo cada vez mais a atenção dos visitantes que vao a Europa e querem conhecer algo bonito, diferente e especial. Só pra dar um exemplo, além de ser super (mas super organizada), de ter uma ótima comida, o centro histórico de Brugge é considerado desde 2000 patrimônio da humaninda pela UNESCO. Entre as principais características de Brugge destaca-se as cervejas (vendidas até nas lojinhas de souveniers), os chocolates (maravilhosos) e as rendas (super caras). Segue dicas sobre a cidade e o que fizemos nos quase 3 dias que passamos por lá!

Hospedagem:
Ficamos em um hotel dentro do centro histórico, mas pra não arriscar pegar o Novotel, da rede Accor. O hotel é super bem localizado e em uma caminhada rápida você pode chegar tanto na estação de trem, quanto no centrão histórico da cidade (i.e. principais praças). Se você chegar de carro como nós, há um estacionamento embaixo do hotel (não está includo na diárias mas o preço é super bom). Além disso, há um supermercado (Carrefour Express) na frente, o que sempre facilita em uma viagem.

Comidas:
Comemos muito e muito bem por lá. Há vários restaurantes (a maioria com menu fixo = entrada, prato principal e sobremesa) e cantinas. Além disso, cafés, lojas de bolachas, sorveterias, waffles, ai ai… tudo maravilhoso.

No primeiro dia chegamos e fomos no pub ‘t Brugs Beertje (indicado por vários blogs). Ele fica escondidinho num beco e possui mais de 300 tipos de cerveja. O lugar é super pequeno (acho que tem 5 meses) e não há comida (só 2 tipos de aperitivos (um prato com queijos e um com patês e pães). Por isso depois de provar as cervejas fomos para um outro restaurantes. Ah, antes que eu me esqueça, não deixe de provar a cerveja de cereja (eu que não gosto de cerveja AMEI esta). Ah, uma curiosidade, para quase cada cerveja há um copo próprio! Vale a visita. Endereço: Kemelstraat, 5.

Jantamos também no Marieke Van Brugghe, um bistro com ótima comida, ambiente e melhor ainda o atendimento. O mais engraçado foi que os garçons, cozinheiros e atendentes estavão super animados, bebendo cerveja e cantando durante todo o jantar. Adoramos! Endereço: Mariastraat, 17.

Por fim, gostaria de indicar um restaurante que fomos ao acaso. Háviamos planejado jantar no Restaurant De Wijngaert (que possui ótimos reviews e serve autêntico barbecue na brasa) mas estava lotado (na verdade a maioria dos restaurantes em Brugge são pequenos, 10 mesas, e se você não reservar com antecedência e não tiver sorte pode correr o risco de comer bolacha no hotel). Portanto continuamos andando pela rua e achamos um restaurante de fondue: o T’Fonduehuisje. O valor é por pessoa e você tem a opção de fondue de carne ou queijo. Ótima dica e super romântico. Quando você sair de lá levará o cheio do lugar como recordação (hehehehe). Endereço: Wijngaardstraat, 20.

O que visitar:
Markt – praça principal da cidade, que possui a torre mais alta (Belfort – torre dos sinos, você pode subir os 366 degraus e ter uma vista linda da cidade de uma altura de 83 metros). Nessa praça, todos os sábados se celebra um grande mercado (tradição desde o século X) e seus lindos edifícios ali estão desde o século XVII.

Praça Burg – outra praça da cidade, interligada à Parça Markt. Esta praça é lindíssima e possui a Heilig Bloedbasiliek (Basília do Santíssimo Sangue, que contem um frasco com o sangue de Cristo). Para nossa felicidade chegamos lá entre 11am-12pm (horário de missa), pudemos entrar na capela superior, assistir a missa e tocar no frasco do sangue fazendo uma oração. Estava bem vazio (acho que quase ninguém sabe disso) e foi de arrepiar! Há duas capelas: a inferior, super sombria e a superior, que transmite uma paz explicável. Ambas foram refeitas em 1790 após a destruição pelos franceses. Foi uma visita inesquecível.

Rua Breidelstraat – liga as duas principais praças da cidade, Markt e Burg. Ela é repleta de lojinhas que vendem chocolates, souveniers e as famosas rendas da cidade. Não deixe de entrar e bisbilhotar as lojinhas. não deixe de provar as raspas de casca de laranja com chocolate da La Belgique Gourmande.

Canal Groenerei – um dos mais lindos canais da cidade, pertinho da Praça Burg. Vale não só a visita de dia, mas passar por lá durante a noite e ver as edificações e os canais iluminados.

Onze Lieve Vrouweker – a Igreja de Nossa Senhora é principal igreja da cidade, que possui a obra Virgem Maria com a criança de Michelangelo (uma das poucas obras do artista fora da Itália e dizem ser a única escultura do artista a deixar a Itália enquanto vivo). O prédio possui um aspecto sombrio, mas vale a visita (paga).

Moinhos na parte norte da cidade – Brugge possui 4 moinhos e eles ficam ao redor da cidade. Se você estiver de carro a opção e dirigir e conhecê-los. Vale a visita!

Koning Albert Park – lindo parque na cidade, próximo a Estação de trem. O que chama a atenção aqui é o verde misturado as construções medievais.

Canais e becos – o maior enconto de Brugge certamente são seus canais e ruas estreitas. Vale conhecê-los a pé e de barco. Esta é, sem dúvida, a principal atração desta cidade medieval.

7 comentários em “Brugge: romântica!”

  1. Gabyyy olha só ouvi faalr até hoje de Brugge, mas se quer tinha visto fotos ou algo de lá, minha mae quer ir para lá em maio e me pediu dicas disse: não conheço para dizer nem sabia como era lá, se valia a pena mas vendo agora suas fotos e tudo de maravilhoso que lá oferece deu vontade de EU ir para lá ehehehe.. que lugar lindo.. que paisagens…. com relaçao ao Hotel bom saber que tem Novotel lá.. hotel é pessoal tambem tem pessoas que gostam e outras nao… as vezes é melhor ficar numa de rede do que arriscar quando se quer algo típico, eu geralmente fico nesta rede.. agora estou em um Novotel aqui tambem até meu ap ficar pronto… ameiiiii as dicas… o lugar… vou acompanhando aqui tambem sempre que der, ainda mais nessa fase de correria que estou ajeitando ap, que você ja passou e bem sabe como é. Bjussssss <3 e obrigada pelas msgs no Blog… estou começando logo me ajeito até responder la esta corrido ehehe 😉

    1. Oi Lu!!!! Que bom que esta dando tudo certo por aí… Calma que logo logo vai estar tudo arrumado! Experiência própria (como vc mesmo disse).
      Vá sim em brugge! É tão lindo e super perto de Paris, não vais se arrepender! Beijos e mande notícias sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *