Roteiro Costa Oeste Canadá – Parte 3-3

Neste último post sobre nossa viagem a Costa Oeste Canadense eu irei falar sobre a estrada considerada “a mais linda do mundo”: the Icefields Parkway. Também conhecida como Highway 93 Norte, esta estrada nada mais é que o caminho que você leva para ir de Banff a Jasper, atravessando a paisagem acidentada das Montanhas Rochosas canadenses, viajando através de Banff National Park e National Jasper Park. Possui 230km de comprimento e foi construída em 1940.
Para andar na rodovia é necessaria uma autorização (paga por número de passageiros e por tipo de veículo). Você pode comprar este passe em vários locais, inclusive na entrada da estrada, mas o melhor é comprar em estações nas cidades de Banff ou Lake Louise, que geralmente possuem menos movimento. Caminhões comerciais são proibidas. O limite de velocidade é 90 km/h (55 mph), embora o limite é reduzido em alguns pontos. No inverno, correntes ou pneus de neve são obrigados por lei e fechamentos de estrada não são incomuns.
Se você quiser parar em todos os pontos de visitação você certamente levará ,uitas dias (meses talvez?) para percorrer este trajeto. Nós fizemos em 2 dias e pulamos muitas atrações, mas posso dizer que congecemos bastante e que foi especial. Segue abaixo a lista dos locais que passeamos e fotos para vocês se deslumbrarem com a estrada mais linda do mundo:

Hector Lake (km 16): a primeira atração que paramos, bem no começo da estrada. Ele é considerado um mirror-lake (lago de espelho) e reflete a paisagem ao seu redor. Vale uma paradinha rápida, na estrada mesmo, para fotos e apreciar o local.

1

Peyto Lake (km 40): este lago acaba chamando sua atenção da estrada e não há como não parar. A cor azul-turquesa é incrível e (a cor) acontece porque as águas que alimentam estes lagos e rios têm origem nos muitos glaciares da região. Este gelo milenar tem aprisionado em seu interior muitos sedimentos que, liberados pelo degelo ficam em suspensão na água dotando-a de uma tonalidade única. O Peyto Lake fica encravado em um vale entre altíssimas montanhas.

Icefield Centre (km 127): lá que você pega um trator para chegar nas geleiras do Athabasca Glaciar. A Icefields Parkway atravessa um campo de gelo conhecido com Columbia Icefields que dá origem a dezenas de glaciares. O mais famoso deles é o Athabasca, uma língua de gelo que desce das montanhas em direção ao vale. Durante o verão, um caminhão especial com seis rodas gigantescas leva os visitantes até o meio do glaciar para um contato direto com o gelo milenar. Um passeio bem interessante e que vale muito!

3

Mount Edith Cavell and Cave (km 224): para visitar parte da montanha, ver o glaciar e as cavernas, você deve caminhar uma trilha de 3.8km, subindo 380 metros. Vale a pena pois o lugar e lindo. Foi neste monte que pela primeira vez ouvimos o gelo caindo do alto do monte: um barulho absurdamente lindo (se é que isso existe) e diferente de tudo que já ouvi. Mágico!

4

Athabasca Falls (km 198): as cachoeiras não são conhecidas pela altura (23 metros) mas pela sua força devido a enorme quantidade de água que possui. Além disso, o local é lindo.

5

Sunwapta Falls Resort: hotel que ficamos, 53km sul de Jasper. Otima vista e um dos poucos que fica na estrada (então você não precisa fazer o caminho rápido, pois pode se hospedar no meu da icefield). Além disso, o lugar era lindo demais. Para maiores informações clique aqui.

6

Jasper é linda, mas na minha opinião Banff é muito mais. O destaque de Jasper foi o número de animais selvagens na cidade (sim, no meio da cidade; incluindo o tão esperado urso, na beira da estrada, comendo florzinhas) e também a estação de trem antiga, que ainda funciona e passa pelo meio da cidade. Há ainda a opção de subir num teleférico e apreciar a cidade do alto.



55
Comentários

25 Comment threads
30 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
Cintia

Oi Gabi, tudo bem? Vou para o Canada com minhas duas irmãs dia 05/10. Temos 14 dias para aproveitar e gostei do seu roteiro no lado Oeste. Poderia me sugerir quanto tempo ficar em cada um dos lugares que você passou? E também se adicionaria ou tiraria alguma parada deste roteiro?
Pesei também em chegar em Toronto, aproveitar alguns dias e depois pegar voo até Calgary, o que acha? Quantos dias em cada cidade neste caso?
Obrigada,
Cintia.

Natália Scarano

Oi Gaby!
Adorei suas dicas e tenho uma dúvida que adoraria q pudesse me ajudar!
Pretendo fazer a costa leste em dezembro…sei que é bem frio, mas é a única época em que posso ir…como é essa época n9 leste? Acha que vou jogar dinheiro fora?
Beijoss

Ana

Oi Gaby, seu blog me ajudou muito quando fui para a costa leste do Canada e agora vou em setembro para as rochosas, saindo de Vancouver e passando por Whistler, Kamloops, Jasper, Banff e Calgary. É a mesma coisa fazer esse roteiro ao invés de começar em Calgary? Verei os mesmos pontos? Aguardo resposta…

Adelio

Olá Gaby. Em contato com a Livi, do blog “Baianos no Pólo Norte”, ela indicou o seu blog, no intuito de obter informações a respeito da costa oeste. Estaremos desembarcando em Vancouver no próximo dia 29/04, de onde, depois de 04 dias nesta cidade, seguiremos para as Rochosas. Os nossos planos é ir de Vancouver à Jasper pela Yellowhead Highway. Acredito eu, pelos seus posts, que vocês percorreram essa estrada. Gostaríamos de saber se dá pra percorrer, de forma razoavelmente tranquila, esses quase 800 km num só dia de viagem, considerando as condições da estrada, tráfego, etc., e sobretudo, o… Read more »

Thaís

Oi Gabriela estamos planejando ir para o Canadá este ano, e gostaria de saber se vc pode me ajudar, em relação aos custos de viagem há diferença a viagem pelo Leste ou pela Costa Oeste? ou seja algum dos roteiros seria mais barato em relação a hospedagem e alimentação por exemplo? outra coisa caso opte pela costa oeste vc me aconselha a chegar por onde e voltar por onde? muito obrigada