Pular para o conteúdo

[atrasado] Diário de um final de ano baiano…

Já fazem 37 dias que o ano de 2011 começou… e foi um começo especial, pertinho das pessoas que amo, num lugar lindo, paradisíaco. Eu havia escrito um post sobre nosso final de ano Baiano, porém fiquei esperando o Ju chegar com as fotos… depois que ele chegou foi aquela correria… viagem para a Califórnia…. e hoje resolvi sentar e finalizar o post, organizando as fotos… e como deu saudade da minha família!
Segue post [atrasado] da semana que passamos na Bahia! Foi bom demais!!!

[…]

Foram 9 dias “aonde o Brasil nasceu”… Natal e Reveillon… eu, meu marido, meus pais, minha irmã e o meu cunhado (tudo meu, nada possessiva)…Ficamos na casa do Manoel na Praia do Guaiu, um paraíso ainda não explorado ao norte de Porto Seguro.

Nas imagens abaixo fiz uma espécie de “Diário” deste final de ano na Bahia. Obviamente que não muita coisa, já que o objetivo da viagem foi descansar, curtir a família e se preparar de uma maneira tranquila para o ano que se iniciou. O saldo foi positivo: no descanso, nas horas de sono, nos kilos ganhos, em beber coco, em ficar morena, em curtir minha família… é só conferir!

24/dezembro

A chegada foi tranquila. Eu nunca tinha viajado num dia 24 de dezembro e, ao contrário do que as pessoas falam, foi tranquilo. Chegando no Aeroporto de Porto Seguro – o pior aeroporto que já fui, se é que uma casa com pista pode ser chamado de aeroporto – andamos uns 30 minutos de carro para norte, depois pegamos uma balsa e mais 20 minutos para chegar na Praia de Guaiu, aonde passamos estas merecidas férias.
Chegando lá, minha mãe estava esperando com uma ceia deliciosa de Natal.

25/dezembro

Acordamos, todos dormindo (menos meu pai). Nenhum relógio a vista. Fomos caminhar no condomínio, na praia e tomamos banho de piscina. Quando voltamos para a casa achando que já estava na hora do almoço nos deparamos com todos de pijama: era 9 da manhã! Devemos ter acordado umas 6h no máximo.
Depois deste rolo com o horário eu pude entender um pouco porque achamos que os baianos são lentos: o estilo de vida na Bahia é outro, até o passar do tempo é diferente!
Um detalhe: eu queria muito pão de trigo neste dia. Se já é difícil achar algo aberto em um feriado, o que dirá na Praia do Guaiu!… segundo a atendendo da padaria: “Pão, tem não”…

26/dezembro

Moqueca como as da Bahia não há. Isso é regra! Outra regra é dormir depois de comer moqueca… impossível ficar acordado!

27/dezembro

Trancoso é uma praia ao sul de Porto Seguro (famosa). Tivemos que refazer o trajeto de quando chegamos e quase que repetir a distância, agora para o sul. Some isso a muitas (eu digo, muitas) morrebas. Mas valeu cada minuto: praia MARAVILHOSA, uma das melhores que já fui. Restaurante na beira da praia + comidinhas + mar azul.
Para fechar com chave de ouro conseguimos encontrar a mulher que vendeu as cocadas mais deliciosas do mundo que compramos no início do dia (compramos poucas para experimentar e depois achamos ela para comprar mais!)

28/dezembro

Este foi aquele típico dia de verão: você acorda, caminha e pega sol na praia, vai para piscina, almoça, dorme depois do almoço, acorda e dá mais uma caminhada, volta, janta e joga baralho. E para mim baralho é sinônimo de praia! ADORO!


29/dezembro

Outro dia típico de verão, porém não fui no sol porque abusei muito no dia anterior, pegando muito sol (aquelas coisas que você faz e se arrepende depois).

30/dezembro

Na cidade de Porto Seguro (e nos municípios vizinhos) há sinais/placas de “Costa do Descobrimento” e “Aqui nasceu o Brasil”. Realmente as praias são lindas, o povo é muito amigável e acolhedor mas o que mais me impressionou foi a pobreza e como tudo é abandonado. Não vou ficar filosofando muito aqui, mas parece que os governantes esqueceram deste povo… Enquanto andava de carro pelas cidades eu fica pensando e tentando entender o porquê da região mais antiga do Brasil ser uma das menos desenvolvidas… Será isso coincidência ou não?

31/dezembro

Reveillon tranquilo, em casa com a família.
Despedida por pegamos o primeiro voô (das 9h da manhã) de volta para Guarulhos.
O ano de 2011 começou cedo!

4 comentários em “[atrasado] Diário de um final de ano baiano…”

  1. Nossa, que lugar maravilhoso! Deve ter sido ótimo mesmo, Gaby! Só pelas fotos já dá pra ver que foi perfeito. Nada como começar o ano relaxada =)
    Beijão

  2. Pingback: “DoBrasil” que deixa saudade… |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *