Pular para o conteúdo

Seria Toronto a melhor cidade do mundo para se viver?

IMG_9155

Chego em casa depois de um dia com TTC lotado (tanto na ida quanto na volta) e muita neve e vou olhar meu facebook. Muitas fotos do verão do Brasil, algumas selfies e mensagens de auto-ajuda – tão comuns hoje em dia na minha timeline – e o que me chamou atenção foi o mais novo post do blogto: Toronto ranked the best city to live in the world (em português, Toronto classificada como a melhor cidade do mundo para se viver).

No post do blogto o autor falar sobre a última publicação da Economist: o The Safe Cities Index 2015. Este relatório é baseado em um índice composto por mais de 40 indicadores quantitativos e qualitativos de segurança. Este indicadores classificam 50 cidades do mundo em quatro categorias temáticas: segurança digital, segurança sanitária, segurança da infra-estrutura e segurança pessoal. Cada cidade possui uma nota e uma colocação em cada uma dessas categorias.

Olhei o relatório e não entendi como eles chegaram a conclusão que Toronto é a melhor cidade para se viver já que o tal report fala de segurança e traz Tóquio como a mais segura quando comparada com um grupo de 50 cidades, incluindo Toronto. Como sempre fui espiar os comentários pois adoro ver opiniões e reações dos leitores (adoro comentários hein? não esqueçam de comentar aqui!) e vi várias pessoas falando que o blog havia distorcido a informação. Obviamente voltei para o documento e fui investigar dado por dado e entendi que sim, Toronto é a melhor cidade do mundo para se viver segundo estas pesquisas (e o blogto estava correto).

IMG_9136

Se levarmos em conta a parte de segurança Toronto não é a cidade mais segura do mundo – mais é a mais segura da América do Norte -, ficando em oitado lugar atrás de Tóquio, Singapura, Osaka, Estocolmo, Amsterdã, Sydney e Zurique. Porém, na página 20 do relatório há o que eles chamam de “Índices dos índices”, no qual eles avaliaram outros índices além segurança das cidades, como qualidade de vida, custo de vida, democracia, entre outros. E sim, juntando todas as classificação e índices Toronto é a melhor cidade para se viver entre as 50 cidades estudadas. A única classificação “ruim” de Toronto fica por conta do custo de vida (e aqui é bem caro para se viver mesmo).

Screen Shot 2015-01-29 at 8.30.12 PM

Das cidades incluídas no Estudo só morei em duas – São Paulo e Toronto (eu adorava morar em SP mas nada comparado à Toronto). O que posso dizer é que pra mim Toronto sempre será um dos melhores lugares para se viver, independente de qualquer pesquisa. Eu vivo muito bem aqui, mas isso tem muito a ver com a maneira que eu reajo a momentos da minha vida. Contei pra vocês hoje lá na página do facebook do blog que pela manhã o metro estava parado e eu cheguei atrasada para uma apresentação. Mas ao ver o céu rosa de inverno nesse rolo todo eu sorri e tive a certeza que o dia seria especial (e foi!). Amo rosa (é minha cor preferida) e ver a natureza em um belo dia de inverno na cidade que eu escolhi para ser minha e indo trabalhar em algo que eu gosto não tem preço. Você pode escolher ter um dia ruim e um dia bom (50/50) e eu sempre escolho a parte positiva, sempre (quem me conhece sabe!).

IMG_9035

E quanto a Toronto ser a melhor cidade do mundo para se viver, estudos podem apontar que ela é a primeira, a oitava ou a última, podem incluir todas as cidades do mundo ou apenas 50, não importa: para mim, Toronto é sempre número 1.

39 comentários em “Seria Toronto a melhor cidade do mundo para se viver?”

  1. Espero um dia poder chamar essa cidade de minha também, Gaby!
    Os poucos dias que ficamos ai, já nos apaixonamos, da para entender sua paixão por essa cidade incrível 🙂

  2. Oi Gaby.
    Acabei de voltar de Toronto, passei uns 24 dias, e fiquei simplesmente maravilhada, eu moro em SP e adoro também, nada se compara a Toronto, a segurança, as pessoas extremamente educadas, e milhões de outras coisas sensacionais que essa cidade nos fornece, não tem como não se apaixonar… Eu pretendo seriamente em ir morar por ai daqui um tempo! Acho seu blog super ultil para todas as informações sobre a cidade e principalmente motivador! bjs se cuide

      1. Ah! E em comparação com o Brasil, não acho aqui caro para se viver. Em relação a Montreal e Quebec, não acho muito mais acima como dizem (so aluguel mesmo). Eu depois vou fazer um comparativo. O que vc acha caro no custo de vida aqui? 🙂

        1. Obrigada pelos comentários Mandy. Eu acho aqui bem mais barato do que no Brasil, especialmente no quesito viagens, restaurantes, shows. Eu e o Ju amamos sair para jantar e aqui podemos fazer com mais frequencia. No Brasil era complicado. Não sei porque estávamos morando em SP mas o custo de vida daqui é bem menos. Eu acho caro seguro de carro, internet/TV a cabo, serviços mais especializados para casa (pintores, marceneiros), etc. Beijos e ótimo domingo!

          1. Oi Gaby, desculpe entrar aqui na discussão mas gostei de ver você e a Mandy discutindo sobre custo de vida em Toronto e resolvi ser o Mais (já que o canal da Mandy é o Mandy e Mais). Eu e a minha mulher estamos morando em Ottawa há uns 50 dias, acabamos de chegar do Rio – ou seja, do lugar mais caro do Brasil -, mas gostamos muito daqui. Na verdade, pouco se fala sobre Ottawa e não entendo por que… é uma cidade muito boa para se viver. Tem problemas, principalmente o trânsito e os motoristas, mas principalmente para quem vive na área central Ottawa é boa. E certamente é mais barata do que Toronto para viver. O que é caro em Ottawa: tudo da Rogers e da Bell, quase tudo que diz respeito a carro (seguro, manutenção e estacionamento, principalmente), e moradia em certos casos. Sobre internet e TV a cabo, há boas alternativas à Rogers e à Bell.

  3. Ponto de vista é tudo. Sempre morei na região do ABC na grande SP. E sinceramente aqui não dá mais. Fique feliz de morar ai. Tive experiências terríveis aqui, que só me animam a querer mais e mais morar em Toronto. Fui assaltada, pegava metro, trem e ônibus sempre lotados, mais lotados mesmo, como uma sardinha enlatada e sem exageros. Quantas vezes passei mal aff. Ai quando decidia ir de carro, nossa que tortura… horas e horas para no trânsito com a sensação de que estava perdendo minha vida ali. Agora a moda é arrombar carro e roubar seu step, e claro já fui premiada e um note de gente que conheço já foi tb. Agora ando sem step, pode isso? Enfim, mega desabafo. Chega de violência, impostos altíssimos, agora falta d’água, aumento da gasolina blá blá blá

  4. Pingback: Toronto a melhor cidade do mundo pra se viver

  5. Muito bom o post!
    Temos sentimentos iguais em relacão a Toronto. Também amo a cidade e passei por uma situação parecida quando estava indo para uma entrevista de emprego e o ônibus atrasou, desci no meu do caminho e fui andando a pé por um lindo campo gramado salpicado de neve e derepente o céu se abriu trazendo o sol que fez tudo brilhar. Não teve jeito, parei imediatamente e fiquei olhando perplexa a paisagem. Amo demais Toronto e me sinto super segura por aqui. Como experiência de seguranca, andei alguns meses de metrô (College to Finch) á meia noite em pleno domingo, cansada e depois de uma rotina de trabalho, sem medo nenhum e é muita tranquilidade. Concordo é a cidade numero um!

  6. Muito Bacana! Comecei a acompanhar o blog justamente porque queria conhecer mais a cidade e é tão bom ver do ponto de vista de alguém que conhece a mesma cultura e fala a mesma língua que a gente Rs. Pra mim, Toronto já era a cidade dos sonhos! 🙂 Mesmo sem conhecer, essa é a cidade que escolheríamos para morar.
    Há pouco tempo ouvi no blog sobre sua experiência de estudar em outro país. Muito bom! Gostei muito, porque meu marido está se preparando para o doutorado e ele gostaria de fazer fora. Ele ama o que faz e gosta de estudar! E saber como foi a experiência de outras pessoas é enriquecedor.
    As fotos são maravilhosas e com muita informação. Muito bom!
    Abraços!

  7. Gaby, eu e meu marido estamos de viagem marcadas para o Canada. E comecei a te seguir para conhecer um pouco mais das atrações e dicas que você passa. Mas já estou completamente apaixonada, principalmente por Toronto sem se quer conhecer.
    Muito obrigada por esse trabalho lindo que você faz.
    Também sou de Floripa e adoro viajar.

    Beijos!!

  8. Totalmente de acordo. Mal passo esperar para voltar, que saudades dessa cidade, de tudo que envolve Toronto!!
    Consigo entender seu sentimento Gabii, mesmo estando aí por 20 dias, fiquei encantada!!!
    Toronto número 1 😉 ahhahaha beijoos!

  9. Gaby, de novo venho aqui comentar e concordar com você sobre essa cidade maravilhosa que Toronto é!
    3 meses pra mim foram mais do que suficientes pra me fazer pensar todo dia em viver ai, desde que voltei ao Brasil!
    Meus planos de vida todos estão sendo moldados pra eu viver por aí, e eu mal posso esperar pra terminar minha faculdade por aqui e conseguir finalmente realizar meu sonho.
    Enquanto isso não acontece, agradeço por você compartilhar com a gente cada coisa dessa cidade. Hoje em dia, depois de 2 anos quase desde que estive ai, é através do seu blog, e das minhas memórias, que continuo mais próxima de Toronto!
    Beijinhos!

  10. Maravilhoso o post. Concordo plenamente com você, pra mim também não ha no mundo lugar melhor que Toronto. Amo viver aqui. Estive aqui por 1 ano e meio voltei ao Brasil e fiquei la por mais de um ano a espera dos meus documentos pra poder voltar ao Canada legalizada foi um tempo terrivel foi como se eu caisse num poço profundo trabalha muito ganha pouco, nao ha segurança enfim… Mas consegui e hoje estamos muito bem. E um lugar otimo que dispensa comentarios. Simplesmente amo viver aqui, encontro beleza todos os dias. Assim como você prefiro escolher que o meu dia seja bom. Por isso sou sempre positiva…

  11. Vim para uma temporada de estudos e achando a experiência incrível! Tudo funciona bem, jamais pensei que fosse me apaixonar por transporte público e amo como funciona bem aqui, o alto custo de vida tira um pouco da graça daqui, ahh mas o restante é tão bom!
    Amo rosa também!

  12. Pingback: Sobre o “glamour” da minha vida Canadense - Gaby no Canadá

  13. Moramos em Toronto desde antes de voce nascer.
    Eramos gauchos de Porto Alegre.
    Realmente, Toronto nunca nos decepsionou e sempre foi para mim e minha familia a melhor cidade do mundo para se morar e conviver com outras pessoas..
    Ja moramos em Londres, Sao Francisco e meio oeste Americano mas nada se compara com Toronto!!!!!!!!!!!!

  14. Oi Gaby, seu post me deixou emocionada. Está chegando o dia de irmos para Toronto (eu, marido e filho com passagem só de ida) , a cidade que nós escolhemos para viver os próximos anos e que sabe o resto da nossa vida. Estamos deixando a família e amigos tão queridos, e essa é a pior parte. Esperamos que nossa adoração seja plena e que Toronto se torne para nós a cidade número 1, assim como ela é pra você. Bjus

  15. Já que vc pede comentários…. ótimo texto e só me deixou ainda com mais vontade de viver aí. Já fui 4 x para não querer mais voltar para o Brasil, mas… o processo ainda será longo…
    Belo texto! Bela Vida!

  16. Chega ser mais caro de se viver do que o Brasil? Levando em conta todos os impostos? Por favor respondam-me estou mt decepcionado com o Brasil e quero ir pro Canadá.

  17. Pingback: Sobre criar expectativas em relação a uma cidade ou viagem - Gaby no Canadá

  18. Ola! Encontrei o seu blog e gostaria de aproveitar para lhe perguntar umas coisas que acho importantes.

    1. Existe flexibilidade de mudança de carreira aí? Isto é, eu sou a da área de sistemas de informação, Posso optar por me candidatar a uma vaga de emprego para uma coisa totalmente diferente sem discriminação de não ter experiência nisso? Eles dão essa oportunidade ou são rígidos?
    2. Como é um dia comum no escritório? As pessoas exigem que faça horas extra sem pagarem ou existe uma protecção do horário de trabalho do trabalhador?
    3. Quantos dias de férias pagas tem cada trabalhador?
    4. Existe algum apoio ao nível do inglês gratuito para expatriados?

    Obrigada pela ajuda,

    Nadine

    1. Ola Nadine. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Vou “tentar” responder as suas perguntas, mas já adianto que a maioria das suas respostas varia muito de área e, na mesma área, de empresa para empresa. Sugiro que vc leia https://gabynocanada.com/2015/05/19/10-perguntas-mais-frequentes-que-recebo-no-blog-parte-1/ pergunta 1 que vai te ajudar um pouco.
      1. Acho que sim, mas é preciso experiência canadense para conseguir emprego em qualquer área
      2. Depende da empresa. Mas aqui os Canadenses prezam muito a família, então geralmente vc chega em casa cedo. Acho que ninguém irá te cobrar hora extra mas eu por exemplo faço pois quero me destacar e ter melhor desempenho na minha empresa (vai de vc).
      3. Depende da empresa
      4. Se vc for residente permanente sim, mas se só vier com visto de trabalho tem que pagar curso. Não acredito que as empresas oferecem, pois elas normalmente já querem alguém com um nível bom de inglês.
      Espero ter ajudado

  19. Olá Gaby! Fiquei muito contente com seu post! Assim como todos os outros, super bem escrito e com dados atuais! Vou para Toronto em fevereiro e estou lendo seu blog de cabo a rabo para ficar antenada! gostaria de agradecer pelas dicas! Beijo grande, sucesso!

  20. Acabei de descobrir o seu site e…adorei ele !!! Quando entrei achei que seria um site com um conteúdo mais fútil e mal escrito hehe, mas, tem uma escrita objetiva e muuuuuito clara, colocando todos os pingos nos i’s direitinho !!! Estou adorando todas as matérias que estou lendo, principalmente a citada clareza com da qual é utilizada !! Muito ótimo trabalho, e continue com o site, garota !!!!!

  21. Pingback: Toronto, um lugar para ficar | Chicken or pasta?

  22. Pingback: Canadá: o país perfeito? - Gaby no Canadá

  23. Pingback: A história do blog contada por 100 posts - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *