Pular para o conteúdo

Um pouco da tradição Canadense: dia 2 de fevereiro, o dia da Marmota

O Dia da Marmota ou “Groundhog Day” é uma festa tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, que se celebra no dia 2 de Fevereiro, data da metade do solstício de inverno (ou seja, metade do inverno já se foi e este já é um ótimo motivo para comemorar). Segundo a tradição, se o dia 2 de fevereiro está nublado, quando uma marmota sai de sua toca a primavera vai chegar mais cedo; se é ensolarado, a marmota supostamente vai ver sua sombra e recuar em sua toca, e que o tempo de inverno vai continuar por mais seis semanas.

A tradição desta data é super forte na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA). Segundo a tradição, Phil (a marmota da cidade) anuncia há mais de 100 anos se o inverno no hemisfério norte vai durar mais seis semanas ou se a primavera logo chegará. Segundo o National Climatic Data Center dos EUA, ao analisar dados de 1988 a 2012, a marmota “não tem nenhum talento em prever a chegada da primavera, principalmente nos últimos anos”. Os acertos giram em torno de 30%.

Como hoje (2 de fevereiro de 2013) Phil saiu da toca e não se assustou com sua sombra, o inverno será curto (e tomara que desta vez a marmota esteja certa).

7 comentários em “Um pouco da tradição Canadense: dia 2 de fevereiro, o dia da Marmota”

  1. Aqui dia 2 é dia de Iemanjá e do aniversário do Léo, claro. hehehe
    que bonitinha a marmota! adorei! hahaha
    E que bom que, de acordo com a lenda, o inverno será mais curto por aí! =)
    Beijocas

  2. Gaby!!

    Adoro seus posts ^^ Principalmente esses sobre culturas e tradições do Canadá. Aproveitando o assunto tempo… Estou indo dia 24/03 para Toronto, o que você acha que me espera? Frioo negativo ou temperaturas em torno de 5ºC como vi na média historica??

    Obrigada pela ajuda!!

    Abs

    1. Olá! Obrigada pelo recado e pela visita ao blog… As perguntas de tempo são super difíceis de responder, pois cada ano a temperatura é diferente. Este ano esta bem frio (bem mais frio do que os outros 3 invernos que tive por aqui), mas acredito que em março as temperaturas não estariam tão extremas – porém espere frio, especialmente para nos que somos do Brasil e não somos acostumados com o frio! Agora valores não sei dizer! 😉

      1. Oiii!!

        Eu imagino mesmo que seja difícil prever o tempo mesmo rs até aqui no Brasil que deveria estar chovendo no verão, não tem caído uma gota =/
        Mas eu agradeço de coração a atenção em responder a pergunta 😀
        Já vou me preparando rsrs

        Parabéns pelo blog, pela página no face e as fotinhas no insta!!! Continuarei seguindo quando estiver ai 😉

        Abs!!!!

  3. Pingback: Saindo da hibernação | afoitinhas no Canadá...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *