Pular para o conteúdo

Como funciona o processo da venda de um imóvel no Canadá

Hoje estou trazendo mais um texto sobre o mercado imobiliário no Canadá escrito pela nossa Realtor Ana Morbeck. O primeiro texto – este aqui – foi um resumão de algumas informações importantes que você deve entender sobre o assunto, começando sobre o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel aqui no Canadá até o contrato e entrega das chaves. Hoje iremos falar de como funciona o processo de venda de um imóvel, que acho válido vocês entenderem mesmo que vocês sejam os compradores.

Primeiro passo: escolher seu representante, isto é, seu corretor de imóveis (realtor)

Aqui em Ontário você não pode escolher mais de um corretor para te representar ao mesmo tempo, portanto é muito importante que você entreviste alguns profissionais e avalie o conhecimento que esse corretor tem do mercado atual e a habilidade de entender as suas expectativas e necessidades. Uma vez que você tenha escolhido seu representante, esse profissional irá conduzir o processo da venda seguindo uma ordem de prioridades para que o resultado seja de sucesso. Na opinião da Ana, a apresentação física do imóvel combinada com uma boa estratégia de venda são os pontos fundamentais de um resultado positivo.

Segundo passo: preparar o imóvel

Após uma visita pessoal do seu corretor no imóvel que quer vender, você irá receber uma lista com sugestões do que deverá ser feito para que o imóvel seja apresentado aos potenciais compradores da melhor forma possível. Alguns exemplos de mudanças que podem ser pedidas são:

  • Pintar o imóvel com tons em cores neutras;
  • Minimizar a quantidade de objetos expostos;
  • Organizar e maximizar os ambientes de uma forma prática, facilitando o tráfego de pessoas durante as visitas.

Com essas sugestões em mãos, vocês irão coordenar o tempo de execução. É muito comum nesse processo utilizar serviços de Home Staging e Home Organizer. Home Staging refere-se a empresas especializadas em decorar o imóvel focadas em despertar nos potenciais compradores o desejo de morar ali. Home Organizer refere-se a empresas especializadas em organizar os ambientes com maior aproveitamento de espaço.

Terceiro passo: marketing

Agora com o imóvel pronto precisamos atrair a atenção do público para que queiram visitar o imóvel pessoalmente. E isso é feito através de fotografias, vídeos chamados virtual tour, desenho do floor plan e descrição escrita da propriedade chamando atenção para os pontos positivos tanto em relação ao imóvel em si como também a localização, escolas do bairro, etc. Esses recursos são usados para ajudar o público selecionar as propriedades que mais se encaixam em seu perfil. Se você tem curiosidade em ver como são os listings de imóveis por aqui só acessar o site realtor.ca.

Quarto passo: colocar a propriedade no mercado

Com o imóvel preparado, material de marketing pronto e estratégia de venda alinhada, a propriedade entra no MLS (Multiple Listing Service) onde estará exposta ao público e a todos os corretores que trabalham na região ou fora dela. As visitas dos potencias compradores ocorrem com horário marcado e obrigatoriamente acompanhadas do corretor que representa o comprador (Buyer’s Realtor). Geralmente o proprietário não fica presente durante essas visitas com o intuito de deixar as pessoas à vontade.

Quinto passo: receber uma proposta e processo de negociação

Quando um comprador decide colocar uma proposta, o corretor que representa esse interessado faz uma proposta por escrito com os termos a serem negociados. O seu representante irá avaliar com você todos os termos e te guiar durante essa negociação. Os pontos mais comuns no processo de negociação são os seguintes:

  • Preço;
  • Prazo de entrega das chaves;
  • Valor do depósito;
  • Itens incluídos na venda;
  • Condições impostas pelo comprador.

A grande maioria dos imóveis vendidos aqui no Canadá incluem os seguintes itens: fogão, geladeira, máquina de lavar-louça, microondas, máquina de lavar e secar roupa, espelhos do banheiro, lustres e cortinas.

Por fim, quando ambas as partes chegarem a um acordo comum, o contrato é assinado e a propriedade vendida.

The Morbeck Team Realtors

Ana Morbeck atua no mercado imobiliário em Toronto e GTA desde 2006 afiliada à Remax Realty Enterprises Inc. Mudou-se para o Canada em 1998 para fazer uma pós-graduação em Marketing (Seneca College) e acabou ficando por aqui. Morou em Toronto, Etobicoke, Mississauga e desde 2002 mora em Oakville com sua família (marido, 4 filhas e 1 cachorro). Ela e seu marido são sócios do The Morbeck Team Realtors, uma equipe de corretores focados em atender seus clientes oferendo um serviço personalizado. Para entrar em contato com a Ana é só clicar aqui.

A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *