Pular para o conteúdo

Liderança

As pessoas que me acompanharam no twitter hoje a tarde (@gabrielaghisi) devem ter notado em como eu falei de liderança, experiência e efetividade. Bom, acabei de chegar de um workshop de 3-horas sobre “Liderança para Estudantes de Doutorado”. Para muitos isso pode parecer besteira (como pareceu para mim no começo) mas tem conexão e relevância no cotidiano de estudantes de doutorado.
O engraçado é que como estudante de ciências biológicas eu nunca tinha tido nenhuma aula abordando este tema… e agora, depois de tê-la, vejo como fez falta na minha vida pré-PhD.
Basicamente, para você ser um líder você deve trabalhar juntamente com outras pessoas (colaboradores), em busca de mudanças que são objetivos de ambas as partes. Cada vez que você pratica algo, você aprende! Para aprender, você tem que refletir e conceitualizar esta idéia. Somente experimentando (ou vivendo) este processo inúmeras vezes é que seremos aptos para liderar e ser efetivos nesta tarefa. Adorei uma frase que foi dita: “você nunca pode dizer que possui 30 anos de experiência na sua área, e sim que você tem um ano de experiência multiplicado por 30”.
Mas além da experiência é preciso também paixão e habilidade!
Enfim, agora entendo um pouco o que meu marido fala as vezes (sobre management)….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *