Eu não ando mais de TTC com frequência mas já andei muito. E sei bem como é complicado não tem o valor da passagem certinho, porque o motorista do ônibus e do streetcar não dão troco aqui. E eu lembro que quando andava de TTC eu imaginava ter um cartão pré-pago (como eu tinha no Brasil) onde eu iria colocar uma quantia X e iria usando na medida que eu fosse utilizando o transporte público. Pois bem, este cartão chegou por aqui e é chamado PRESTO.
Engraçado que eu cheguei no Canadá em 2010 e o sistema PRESTO foi lançado em 2009 (veja aqui). A implementação demorou alguns bons anos e só chegou em algumas estações de metro neste inverno (para vocês verem como as coisas aqui também demoram).
O PRESTO é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Vale falar que você pode pagar diferentes tipos de transporte com ele – não somente o TTC – e dá, por exemplo, para pagar o GO Transit, UP Express e o MiWay com este mesmo cartão.
O PRESTO funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Dá para comprar o cartão online e também nas estações de metro. Você pode carregar online e através destas maquininhas que estão nas estações de metro. Dá para acompanhar o saldo online. Veja mais sobre o PRESTO aqui.
Há máquinas do PRESTO nas estações de metro, ônibus e streetcars. A tarifa do PRESTO é a mesma do token (e mais barato do que pagar com dinheiro). Mas acho que vale a pena somente se você não usa o transporte público todo dia (senão é bem melhor ter o monthly pass). Leia mais sobre as tarifas do TTC e entenda todos estes termos clicando aqui.
Estão gostando desta série de posts? Então não deixem de ler os outros posts com curiosidades sobre lugares e vida em Toronto:
A meia casa de Toronto
Not Bay
Sorry Coffee Co.
O mural Young Hearts Run Free
Os banheiros automáticos de Toronto
A pista de bike da Queens Quay
Home Smith Park
O observatório David Dunlap de Richmond Hill
O “muro do asilo” na Queen Street West
A demolição da Gardiner Expressway East e os pilares que restaram
Ireland Park
Uncle Tetsu’s Japanese Angel Café
Toronto Peace Garden
The Old Spaghetti Factory
Floresta de Bamboo em Toronto
Chester Hill Lookout
A “casa de bonecos” de Toronto
Tanger Outlet
Loja Once Upon a Child
Mural de azulejos portugueses na estação de metro Queen’s Park
Quarto da ilusão na Fluevog Shoe Store
Gaby, eu nunca imaginaria que um sistema assim não existia em TO até então! Que bom que agora tem! Bem interessante!
É mesmo Lais. É beeeem mais prático! Beijos
Olá, Gabi! Uma dúvida todas as linhas de ônibus de Tornto aceitam esse cartão PRESTO? Em caso positivo, eu poderia pedir o cartão online?
irei para Toronto, tenho uma dúvida se os meses de julho a novembro é comum ter tornados, é perigoso?Querida agradeço a vc compartilhar no seu blog todo seu conhecimento.beijos
Gaby, o Presto só demorou para ser adotado pelo TTC, que foi o último órgão de trânsito da região a aderir. Quanto a monthly pass, novamente, você pode colocar nele seu monthly pass – exceto o do TTC. Isso está para mudar, o TTC promete permitir monthly passes no Presto a partir deste verão :
http://www.citynews.ca/2017/01/27/presto-introduce-monthly-passes-summer/
Pingback: A história do lindo portão do Trinity Bellwoods Park - Gaby no Canadá
Gaby, estou querendo ficar um mês em Scarborough e vi que terei que usar o Go Transit para chegar até ela. Tem alguma espécie de pacote mensal que posso recarregar no presto e usar tanto o metro como o Go transit? Muito obrigada!!
Parece que essa maquina da foto é apenas para carregar o cartão PRESTO. Tem outra pra vender o cartão?
O Cartão é vendido em vários lugares incluindo shoppers, bancas de guloseimas nos metros e online.
Gaby, pode falar sobre como será o transporte a partir de agora? parece que o passe mensal não irá mais existir.
O Metropass está sendo descontinuado no final do mês (no dia 31 de dezembro de 2018). Passes mensais e anuais estão disponíveis no Presto. As passagens Metropass e Presto custam o mesmo; CAD$ 146,25 para adultos e CAD$ 116,75 para idosos (65+) e estudantes (13-19). Você pode ler mais aqui: https://toronto.citynews.ca/2018/11/23/metropass-ends-presto/
Oie! Eu sei que o pos é antigo, mas é que houveram tantas mudanças no transporte que eu to meio confusa!
vou estudar por 4 semanas, chego no dia 13 de julho e gostaria de saber se passe semanal realmente foi descontinuado e se você tem alguma dica/alternativa pra dar.
Como vou chegar no meio do mês fica inviável pegar o mensal.
eu to muita na dúvida!!!!
Ola Aline.
Pelo que eu pesquisei não existe este passe semanal não, só um que engloba a GTA e ai não vale a pena, porque pega outras cidades.
Eu não estou usando o transporte público no momento e não sei qual seria a melhor opção para vc. Desculpe não poder ajudar!