Não é porque estamos em um país do primeiro mundo que aqui todos se respeitam e agem de maneira correta. Obviamente tem muita gente mal educada aqui em Toronto, especialmente em lugares públicos como os metros, streetcars e ônibus do TTC, o transporte público da cidade. Eu mesma já presenciei muita gente mal educada dentro do metro, jogando lixo no chão, colocando os pés no banco e ocupando dois lugares quando pessoas estavam de pé.
Pensando nisso o TTC está lançando esta semana uma campanha incentivando o bom comportamento de seus usuários. Vários anúncios – como os que ilustram este post – estarão estampados nas estações de metro, pontos de ônibus e streetcar e dentro dos meios de transporte.
Usando tweets reais dos clientes da TTC, a campanha ‘You Said It’ (ou Você Falou) tem como alvo esse comportamento e atividades inseguras, como a invasão de trilhos do metrô, a utilização indevida de assentos prioritários, segurar as portas do metrô (impedindo que elas fechem para que você possa entrar), acionar o alarme de emergência desnecessariamente, usar mochilas em veículos lotados e colocar pés e bolsas nos assentos. Em fevereiro deste ano foi gravado uma briga entre um homem que estava com os pés em um banco e uma mulher que queria sentar no assento. Ela sentou por cima dos pés dele e eles discutiram muito, algo que não é comum aqui no Canadá e gerou buzz nas redes sociais.
Os comportamentos alvo são comumente identificados pelos clientes como perigosos, descortês e perturbadores para o serviço, causando atrasos e inconveniências para as dezenas de milhares de pessoas que utilizam o TTC. Vale falar que muitos destes comportamentos podem levar a multas que variam de CAD$235 até CAD$425. E aqueles que invadem os trilhos do metrô também vão parar na corte.
A campanha começou na segunda-feira (1 de maio de 2017) e não tem prazo para terminar. Achei um ótimo lembrete para todos que utilizam o transporte público de Toronto. Mais informações clique aqui.
Acho que as mensagens deveriam estar em outra língua, já que são os imigrantes que geralmente fazem isso.
Sidnei acho que não são só os emigrantes a fazerem isso mas sim os canadianos sem instrução que o fazem, já presenciei todas estas situações