Quando estávamos escolhendo os lugares para visitar no Doors Open 2015 meu marido logo adiantou-se e falou: quero ir na R.C. Harris Water Treatment Plant. Eu o questionei porque não estava afim de visitar uma estação de tratamento de água, mas mesmo assim fomos e até hoje estou agradecendo-o por ter escolhido este lugar incrível. O local é conhecido não somente pelo “volume” da sua função (produz 950 milhões de litros de água por dia, abastecendo 45% de Toronto), mas também pela sua arquitetura (considerado uma “obra-prima suprema de Art Deco”).
R.C. Harris Water Treatment Plant foi construída entre 1932-1937, aberta em 1941, e expandida entre 1955-1958. A aparência do local sempre foi alvo de críticas, devido ao uso de mármore e bronze no interior e esculturas no exterior (era chamado de Palácio da Purificação). Há basicamente 3 edifícios: o de bombeamento de água, o de serviço e o de filtragem (maior). No edifício de filtragem há 20 filtros distribuídos em 2 galerias de 110 metros de comprimento cada. As galerias encontram-se em uma rotunda que possui um pilão (torre) que indica como está a filtragem da água.
É no edifício de filtragem que você consegue ver como os filtros são formados e pode presenciar a filtragem da água (que torna possível a água da torneira em Toronto ser potável). Para maiores informações sobre segurança e água potável em Toronto clique aqui. Abaixo, um scheme de como a água do lago torna-se potável, mostrando todos os passos necessários para limpar e tratar a água do lado Ontario.
Sugiro um passeio pelo local, mesmo que não seja possível a entrada na estação de tratamento. O edifício é muito mais lindo por fora e localizado na beira do lago Ontario. Há vários gramados para pincin, uma sidewalk para caminhada e você também tem uma vista privilegiada dos Bluffs.
Fica aqui a dica de um lugar lindo. A R.C. Harris Water Treatment Plant fica localizada na 2701 Queen St E, Toronto (dá para chegar lá pegando o streetcar 501 na Queen Street no sentido leste).
Pingback: 20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade - Gaby no Canadá