Quem que apresentou o Grupo dos 7 foi minha mãe, amante de artes e também artista, que falou sobre um grupo de artistas que se inspirava nas belezas naturais Canadenses para pintar suas obras. Como sou apaixonada por história, resolvi pesquisar um pouco sobre estes artistas e estou apaixonada por sua história e, é claro, suas obras de arte. Por isso resolvi escrever sobre isso aqui no blog.
Formado em 1920, o grupo era originalmente um pequeno bando de artistas comerciais que trabalhavam juntos em uma firma de arte na província de Ontario. Todos eles foram inspirados por um colega, Tom Thomson (1877-1917). Thomson, que amava passar o tempo ao ar livre, começou a fazer passeios em 1912 pelo norte de Ontario (Algonquin Park), uma área de natureza selvagem, para produzir vários desenhos impressionistas e de cores bem vivas.
Seus amigos perceberam que ele estava levando a arte canadense em uma nova direção, já que tais desenhos de paisagens estavam fora do rígido foco europeu que tinha caracterizado a pintura até então. Conseqüentemente, iniciou-se um movimento nacionalista, baseado no amor da beleza natural de seu país.
Após a Primeira Guerra Mundial e a morte de Thomson, em 1917, esses mesmos amigos formaram o chamado Grupo dos Sete, fazendo sua primeira exibição em Toronto, no ano de 1920. O sucesso foi imediato e passaram, então, a fazer exposições anuais. Muitas das obras exibidas, que se tornaram orgulho nacional, mostram a natureza selvagem da Nova Escócia, de Ontario e de Quebec. O Grupo dos Sete fez sua exibição final em 1931 e separou-se no ano seguinte, dando caminho a um outro grupo de pintores, o Grupo Canadense de Pintores.
O grupo era composto por:
Franklin Carmichael (1890-1945)
Lawren Harris (1885-1970)
A. Y. Jackson (1882-1974)
Frank Johnston (1888-1949)
Arthur Lismer (1885-1969)
J. E. H. MacDonald (1873-1932)
Frederick Varley (1881-1969)
Você encontra obras de Tom Thompson e do Grupo dos 7 no Art Gallery of Ontario, em Toronto e no Museu de Belas Artes de Montreal. Porém, o maior número de obras está certamente no National Gallery of Canada, em Ottawa. Só para vocês terem uma noção, são 169 obras de Tom Thompson (incluindo a famosa The Jack Pine) e 2100 obras do Grupo dos 7.
Adorei!!!realmente arte deve ser divulgada e conhecida.Beijos
olá Gaby, eu gosto muito deste grupo, especialmente do Harris. Ainda não tive a chance de ir para a national gallery of canada, mas gosto muito das obras que temos aqui em Toronto no Art Gallery of Ontario.
Legal Mari! Eu e o marido estamos planejando uma visita em breve a Ottawa (quando fomos não fizemos o tour de museus). Assim que formos eu conto aqui no blog como foi! Obrigada pela visita ao blog!
Pingback: Atrações em Ottawa |
Pingback: Cidadezinhas pitorescas próximas a Toronto | Gaby no Canada
Pingback: Quarta-feira a noite no museu | Gaby no Canada
Pingback: Toronto de A à M - Gaby no Canadá
Olá Gabi. Acabei de chegar do Canadá. Visitei a Galeria Nacional do Canadá e fiquei encantada pela obra de Tom Thomsom mesmo sem conhecer nada sobre o Grupo dos Sete antes da viagem. Tb pinto por hobby e com espátula e por isso ao chegar no Museu as telas de Tom foram aqueles que Mai’s me chamaram a atençao. No final da visita comprei album material na loja. E agora voltando ao Brasil estou lendo sobre a material e vi seu blog. Parabéns! Vou acompanhar.
Pingback: Atrações em Ottawa - Gaby no Canadá