Vocês sabem o que é Poutine? Eu não sabia até minha amiga Pauline citar que queria comer um dia e ai fui procurar na internet. Após pesquisar no google dei de cara com a seguinte manchete: “Poutine: a orgia dos carboidratos“. Para uma pessoa de dieta isso não pareceu nada “acolhedor”. Porém pesquisando também descobri que o poutine se destaca entre uma das culinárias típicas canadenses. E vocês sabem o quanto eu estou aberta à cultura canadense e à oportunidade de vivenciá-la, certo!? Por isso este post será sobre Poutine!
No Dicionário Francês de Quebec a palavra “poutine” tem mais de 15 significados, entre eles “bagunça” (quando vocês verem a foto do prato vocês vão entender porque o nome foi dado).
Já na gastronomia o poutine se refere a um prato tradicional canadense feito com batatas fritas, queijo coalho e um molho gravy (de carne bovina). O poutine ganhou tanta popularidade por aqui que hoje é servido em vários tipos de restaurantes (não só nas Poutineries).
Para muitos canadenses este prato exibe “uma simples combinacão de ingredientes que pode parecer grosseiro para os não iniciados, mas para o paladar exigente, pode ser uma perfeita harmonia de sabores“. Em primeiro lugar eu não vejo nada de “simples”, já que são mais de 700 calorias numa porção. Eu adoro batata frita (isso é fato). Queijo coalho acho estranho e o molho gravy geralmente é muito salgado. Não sei ainda qual a minha opinião em relação ao poutine. Enfim, basta uma olhada na foto para vocês tirarem suas próprias conclusões!
Ainda não tivemos a oportunidade (e a coragem) de provar o tal do poutine, mas segue dicas com uma lista dos (melhores) restaurantes que servem poutine aqui em Toronto.
Poutini’s House of Poutine
Smoke’s Poutinerie
Caplansky’s Delicatessen
Bamburger
Craft Burger
Harbour House
Hum…como vcs ainda não provaram???Eu ja fiquei com uma vontade…prova e me conta…hummm
Pode deixar Kiki! 🙂
Pingback: 10 dicas supreendentemente úteis para sua viagem à Toronto | Gaby no Canada
Oii Gaby!
Cheguei ontem em Toronto, por “sorte” estou morando perto da Danforth e está acontecendo o festival gastronômico né? Não resisti ao Poutine! E mesmo sendo calórico, e com uma combinação estranha, é uma delicia! rs
🙂
Eu adoro Poutine Tati. Vá no Pan on the Danforth, um restaurante grego ótimo! Beijos e welcome
Em São Paulo (BR) tem um ótimo! E quem faz o prato é a própria dona do restaurante, que é canadense. Chama-se “Pecado do Bom”, e fica na R. Tangará, Vila Mariana.
Pingback: La Poutine Week: uma semana dedicada a esta delícia Canadense - Gaby no Canadá
Pingback: La Poutine Week: uma semana dedicada a esta delícia Canadense - Gaby no Canadá
Pingback: #GabyPergunta: Moqueca Canadense - Gaby no Canadá