Pular para o conteúdo

Como manter nossos filhos ativos durante o inverno

Um dos grandes desafios do inverno para quem é mãe aqui no Canadá é manter seus filhos ativos, entretidos e felizes durante este meses de frio intenso. Isso porque, além dos dias curtos (no auge do inverno já é noite 5pm aqui em Toronto), nem sempre dá para ir para a rua porque o frio extremo é sim muito perigoso, como eu contei para vocês neste post aqui. Mas é claro que não dá para manter uma criança fechada em casa durante todos os longos meses de frio, isso porque o frio chega antes do inverno chegar e vai embora na primavera, pelo menos aqui em Toronto. E é por isso que planejamento e estratégias são importantes para que os pais e os filhos não enlouqueçam no inverno. Hoje eu vou compartilhar com vocês algumas estratégias que usamos aqui em casa para manter nossos filhos ativos durante o inverno e para curtirmos o frio e a neve em família.

1. Compre roupas adequadas para seus filhos

O primeiro ponto é muito importante e já foi tratado aqui no projeto Mães no Canadá: como vestir as crianças no inverno Canadense. Você só vai conseguir manter seu filho ativo do lado de fora se ele estiver usando roupas adequadas e se sentir confortável e bem com o frio. Claro que a idade do seu filho é um ponto super importante na hora de escolher a roupa certa. Por exemplo, quando temos um bebê eles não interagem e é muito difícil saber se a criança está sentindo frio ou calor; quando temos um preschooler (que é o meu caso) as crianças não cooperam muito e colocar “camadas” pode ser um desafio; e, por fim, quando temos crianças mais velhas elas podem ter forte opinião e simplesmente não quererem usar todas as roupas e acessórios que achamos necessário. O importante é os pais terem o conhecimento de quais roupas são importantes para os seus filhos e terem estas camadas disponíveis em casa, para que as atividades na rua sejam feitas com segurança.

2. Escolha um esporte de inverno para praticar com os pequenos

Isso mesmo, você tem que escolher um esporte para que seu filho teste e cruze os dedos para que ele goste. Eu acredito que depois de uma certa idade o esporte tem que fazer parte da vida dos seus filhos. E não, não estou dizendo que seu filho pequeno precisa treinar todos os dias e virar um profissional com 10 anos de idade. Não é isso. Apenas acho que crianças tem muita energia e a melhor maneira de gastá-la é com esportes, que além de serem ótimos para a saúde ensinam muito sobre paciência, respeito e coletividade. Há vários esportes de inverno por aqui mas os mais populares entre os pequenos são ski e patinação no gelo. Quem ai já foi para uma montanha de ski e viu pequenos dando um banho em você? Ou ainda foi em um rink de patinação e viu várias crianças dando show? Eles AMAM este tipo de esporte então é legal criar uma rotina de inverno e levar com frequência os seus filhos para praticar, em diferentes lugares da cidade que você mora.

3. Faça várias brincadeiras e atividades de neve com as crianças

Os dias que a neve caiu (ou o dia depois) são os mais lotados nos parques da cidade. Isso porque a neve fofa dá a oportunidade de fazer várias brincadeiras que são super divertidas. Portanto, se a temperatura ajudar (i.e. se o frio não estiver extremo) vale colocar camadas de roupa em você e no seu filho e ir para um parque fazer algumas brincadeiras. Abaixo compartilho com vocês a listinha de atividades que acho mais divertidas para fazer com meu filho:

– fazer anjos na neve
– fazer um boneco de neve
– brincar com trenós de neve
– fazer uma guerra de neve
– brincar de fazer bolinhas de sabão que congelam no frio
– brincar de retirar a neve com uma pá
– procurar por pegadas na neve
– tobogã nos hills da cidade

4. Faça viagens e passeios para destinos de neve

Durante a semana a gente tem a correria do trabalho e escola e dificilmente dá tempo para incluir grandes atividades e eventos na nossa rotina, especialmente no inverno com dias tão curtos. Mas os finais de semana são sagrados e tem que ser bem planejados. A gente adora passear e sempre que viajamos no inverno estamos buscando destinos e lugares que unam o melhor dos dois mundos: lindas paisagens de neve e atividades indoor para fugir um pouco do frio. Neste post aqui eu trago uma lista com exemplos de lugares que são incríveis para passear nos meses de frio (veja item 4 da lista) e abaixo eu trago uma lista de alguns hotéis onde você encontra atividades de neve/frio, mas também atividades indoor e piscinas quentes que podem manter seus filhos felizes e ocupados.

Great Wolf Lodge – Niagara Falls

Sheraton on the Falls – Niagara Falls

Americana Waterpark Resort & Spa – Niagara Falls

Deerhurst Resort – Huntsville

Horseshoe Resort – Barrie

Westin Trillium House – Blue Mountain

Fairmont Tremblant – Mont-Tremblant

Le Grand Lodge – Mont-Tremblant

Le Baluchon Éco-villégiature – Saint-Paulin

Fairmont Le Château Montebello – Montebello

Viamede Resort – Woodview

Oakwood Resort – Grand Bend

Hockley Valley – Orangeville

5. Invente atividades divertidas dentro de casa

Como disse anteriormente nem sempre vai dar para sair de casa – seja por frio extremo ou por grandes nevascas. E nestas horas a criatividade dos pais tem que predominar. Lembro que ano passado antes do inverno chegar eu fui na Dollarama e em lojas de brinquedos e comprei vários kits de atividades. E nos dias mais frios ou com muita neve eu dava uma atividade diferente para o Thomas fazer e ele adorou. Comprei tinta e pincel, massinha, livros diferentes, jogos, cartolinas e até uma cesta de basquete para ele brincar na sala. Eu “gastava” apenas uma atividade por dia. Este ano já estou pensando em brincadeiras que ainda não fiz, como corrida de obstáculo (com travesseiros e bastante fita), fazer uma pista de carros enorme na sala (com muita cartolina colada no chão), atividades com geleca magnética (esta que está na moda), ter ele como ajudante de cozinha para fazer bolos, cookies e outras delícias, e muitas mais. Acho que os pais devem estar planejados e sempre ter uma “carta na manga”. No nosso caso isso é fundamental porque Thomas não assiste TV e vídeos online, então a única maneira que temos para entretê-lo é realmente despertando a sua vontade de explorar e brincar.

6. Busque bibliotecas públicas e centros de atividades

Uma ótima opção aqui em Toronto são as Toronto Public Library e os Ontario Early Years Centres. O Toronto Public Library é o maior sistema de bibliotecas públicas do Canadá, com sede em Toronto. Há bibliotecas espalhadas pela cidade inteira de 3 tipos: Reference Libraries (maiores), District Branches (tamanho médio) e Neighbourhood Branches (menores). Todas elas possuem uma parte infantil e também várias atividades para as crianças, especialmente nos finais de semana. E o Ontario Early Years Centres são centros de atividade, educação e apoio gratuitos para crianças e pais. Há várias atividades para seus filhos (estruturadas ou não) e que certamente irão fazer ele “mudar de ares” e “cansar” quando está -20C lá fora.

7. Visite os indoor playgrounds da sua cidade

Uma outra opção com mais espaço para seu filho correr e gastar energia são os parquinhos indoor. Há VÁRIOS espalhados pela cidade e a gente sempre vai nos meses frios, porque tem dias que só uma boa corrida irá fazer o Thomas se acalmar. A maioria dos parques maiores (i.e. com mais espaço) ficam nos arredores de Toronto e não no centro, mas há várias opções e os preços são ótimos. Se você gostar muito de um pode até comprar uma membership e economizar. Entre os que visitamos e gostamos estão o Balls of Fun e o Playtown. Teve vários outros que fui e não gostei, porque estavam muito cheios, com pouco espaço e com muitas crianças grandes, que empurravam os pequenos e me deixavam apreensiva.

8. Matricule seu filho em um esporte

Todos os invernos nós matriculamos o Thomas em um esporte ou atividade física. Você pode procurar por opções mais baratas de várias atividades através do site de recreação da prefeitura de Toronto – este aqui – ou buscar aulas e escolar particulares, que você paga um pouco mais mas tem todo o conforto de uma estrutura bem mais organizada e sua vaga garantida (digo isso porque já tentei matricular o Thomas nos programas da cidade mas nunca consegui). No primeiro inverno do Thomas ele tinha 3 meses então não foi para nenhuma atividade. No seu segundo ano nós matriculamos ele na natação e ele ficou por lá 6 meses (ai veio o verão, tiramos ele e acabamos não colocando novamente). No seu terceiro inverno foi a vez do futebol e ele curtiu MUITO. Este ano ele fala muito de baseball e estamos pensando em colocá-lo em alguma aula, para ele ter esta experiência com outro esporte. Também quero que ele volte para a natação, porque acho super importante ele aprender a nadar e não ter medo de água, com responsabilidade é claro.

9. Busque estimular o português do seu filho

Aqui em Toronto somos sortudos o suficiente para termos vários programas e projetos de profissionais brasileiros que estimulam atividades e a linguagem do Brasil. Estes projetos acontecem o ano todo mas eu sempre acho que o inverno é uma ótima oportunidade de realmente levar a sério e incluir estes programas educativos na rotina de atividades dos seus filhos. Entre estes projetos eu indico o Português Lúdico (um projeto que visa desenvolver o conhecimento da língua portuguesa e da cultura brasileira de forma lúdica, utilizando como alicerce a integração de crianças em atividades que visam promover a oralidade, a leitura e a escrita, de acordo com a faixa etária) e as aulas do INTO FUN Education & Entertainment (aulas de Zumbini, Zumba Kids e Dance & Learn Portuguese).

8 comentários em “Como manter nossos filhos ativos durante o inverno”

  1. Adorei as dicas, Gaby! Super concordo com a dica 2, e até consegui matricular a minha pequena em aulas de patinação no gelo no programa da Cidade de Toronto, mas acabei quebrando o cotovelo e a pequena ficou sem as aulas! ??? vai ter que esperar mamãe ficar melhor! Beijos ?

  2. Que legal suas dicas. Onde consigo achar atividades onde posso matricular meu filho? Ele tem 4 anos, já está na escola, mas queria outras atividades extracurriculares, como vc disse futebol ou quem sabe baseball, tanto para gastar energia como para interagir com outras crianças, mas fico meio perdida quanto a isso, chegamos aqui não tem muito tempo e não falamos inglês muito bem, será que consigo alguma coisa msm assim? Kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *