Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de Agosto/2017 em Toronto

Eu perco a conta o número de pedidos de dicas sobre o que fazer em Toronto em um determinado mês. Eu comecei com esta tradição este ano aqui no blog e escrevi posts do que fazer em abril, maio e julho. A repercussão foi tão boa e vocês ficaram tão felizes que eu resolvi tornar isso uma rotina aqui no blog: portanto a cada dia 1 do mês vocês verão um resumo do que pode ser feito em Toronto naquele determinado mês do ano. E o post de hoje é sobre o mês de agosto.

Clima

Attachment-1-(53)

O clima do verão 2017 está meio estranho: já tivemos muitos dias de calor mas somente 3 dias com heat alert e nenhum dia com extreme heat alert, o que indica que este está sendo um verão ameno, de temperaturas menos quentes. Para entender o que são estes alertas leia este post aqui. Geralmente o calor pra valer começa em julho mas como já estamos em agosto eu juro que já estou silenciosamente me despedindo do verão e começando a me preparar mentalmente para os casacos. Bom, segundo o Old Farmer’s Almanac (um sistema usado pelos fazendeiros para fazer previsões mais longas do clima e organizar sua plantação/colheita – que eu adoro checar para saber a previsão do tempo) a temperatura do mês de agosto será a seguinte: o mês de Agosto terá uma média de temperatura de 19C (0.5C abaixo na média dos outros anos) e com precipitação de 100mm (15mm acima da média dos outros anos). Isso quer dizer um mês mais frio e chuvoso. Dos dias 1 a 10 de agosto teremos uma temperatura mais amena e chuvas; de 11 a 22 de agosto o clima estará mais quente, mas com chuvas; em de 23-25 de agosto serão os dias mais quentes do mês, dias de sol e calor (aqueles que amamos); e, por fim, de 26 a 31 de agosto os dias serão chuvosos. Vamos esperar para ver o que acontece e torcer para a previsão estar errada.

Feriados

Os meses de verão aqui no Canadá sempre chegam com um feriado, que acontece quase sempre na primeira segunda-feira do mês. E no mês de agosto o feriado acontece no dia 7 de agosto e é chamado de Civic Holiday. Ele acontece na maioria das províncias Canadenses e o nome e motivo são diferentes. Como todo feriado espere mudança no horário das lojas e atrações mais cheias. Geralmente neste feriado as lojas e supermercados estão abertos, mas é sempre bom checar para não ter uma surpresa. Clique aqui e leia mais sobre os feriados em Ontário.

Festivais

IMG_3011

Agosto é um mês cheio de eventos aqui em Toronto. Eu confesso para vocês que me perdi um pouco com a lista de coisas que você pode fazer por aqui e resolvi selecionar apenas alguns que são mais famosos ou que eu acho que poderão ser legais (portanto, há muito mais que fazer além do que escrevi abaixo, mas dei uma selecionada para vocês não ficarem perdidos).

Open Roof Festival: a oitava edição do festival de celebra música e filmes indie acontece em Toronto todas as terças-feiras também do mês de agosto (o festival começou no final de junho). A apresentação dos filmes ao ar livre acontece no endereço 99 Sudbury e os ingressos custam CAD$15. Mais informações clique aqui.

Toronto Food Truck Festival: este festival com quase 50 food trucks acontece no Woodbine Park (1695 Queen St E, Toronto) nos dias 4 a 7 de agosto. A entrada é gratuita, haverá muita música e você pode ver mais informações sobre o evento aqui.

Grande Parade da Caribana: todos os anos acontece o Caribana em Toronto, um festival de música e arte do caribe que tem no seu auge uma espécie de desfile de carnaval (a Grande Parade). Este ano a parada acontece no dia 5 de agosto. De duas uma: se você curte este tipo de evento não pode deixar de ir e se você não curte não saia de casa, pois a cidade fica um caos, muita gente “sem noção” (me permitirei a não dar mais detalhes sobre o que isso quer dizer) e o trânsito caótico. Mais informações clique aqui.

OVO Fest: eu fiquei em dúvida se colocaria este evento na parte de festivais ou shows musicais, mas quando li a descrição do OVO Fest ele é classificado como um festival, apesar de ser focado em shows. Enfim, o festival acontece no Budweiser Stage e é quando vários artistas vem para Toronto dividir o palco com Drake (que é daqui). O festival acontece dia 7 de agosto e os ingressos custam CAD$65 a CAD$225 e mais informações você encontra aqui.

Taste of Danforth: o festival grego de Toronto que acontece na Danforth Street (este aqui) é super tradicional, celebrando a cultura grega com muita comida, músicas, shows e sorteios. A rua fica fechada (e lotada!) e os restaurantes montam pátios enormes e menus diferenciados. Em 2017 o evento acontecerá nos dias 11,12 e 13 de agosto e mais informações você encontra aqui.

CNE: CNE é a sigla de Canadian National Exhibition ou Exposição Nacional Canadense, que é um evento anual que acontece no Exhibition Place de Toronto durante os 18 dias que antecedem e incluindo o dia do trabalhador Canadense (Labour Day). Com aproximadamente 1.3 milhões de visitantes a cada ano, a CNE é a maior feira anual do Canadá e a sétimo maior na América do Norte. Eu contei tudo para vocês sobre o evento aqui no blog. Em 2017 o evento começa dia 18 de agosto e você encontra mais informações clicando aqui.

Pan American Food and Music Festival: festival de música e comida americana que inclui tradições de 41 países. Este festival já acontece a alguns a nos aqui em Toronto (na Yonge and Dundas Square, na frente do Eaton Centre) e é gratuito. Em 2017 o evento acontece nos dias 12 e 13 de agosto. Mais informações você encontra aqui.

Sweetery Toronto Food Festival: é o maior festival de doces do Canadá. Este ano acontece nos dias 12 e 13 de agosto na Davide Pecaut Square (55 John Street), no centro de Toronto. Todo mundo fala sobre o evento mas eu não encontrei muita coisa sobre o que acontecerá no local –
a não ser comer muitos doces. Mesmo assim fica a dica se você quiser prestigiar o evento (e depois vir aqui me contar o que achou). Mais informações clique aqui.

Shows musicais

Coldplay_top8

Se você estiver em Toronto em agosto não pode deixar de assistir os super shows que vão rolar por aqui neste mês: Green Day no Budweiser Stage dia 18 de agosto, Coldplay no Rogers Centre dia 21 e 22 de agosto, e Bruno Mars no Air Canada Centre dias 26 e 27 de agosto. Mais informações sobre comprar ingressos clique aqui. E se quiser ver minha listinha com os shows que acontecerão em Toronto nos meses restantes de 2017 clique aqui.

Eventos esportivos

Se você gosta de esportes e está em Toronto em agosto pode aproveitar e curtir 3 deles: tênis, baseball e futebol. No caso do tênis nos dias 5-13 de agosto acontece em Toronto a Rogers Cup e este ano Toronto estará sediando os jogos femininos (para quem não sabe o evento acontece aqui e em Montreal e eles alternam os jogos femininos e masculinos entre as cidades a cada ano). Os jogos de Toronto acontecem na arena da York University.

Em relação ao baseball, o time de Toronto – Blue Jays – anda super ruim este ano, mas os torcedores continuam apoiando o time. Os jogos acontecem no incrível Rogers Centre e os ingressos possuem ótimos preços (dá para assistir a um jogo do Jays pagando CAD$14). E vale falar que agosto é O MÊS para ver o time jogar em Toronto, já que eles jogam na cidade 16 dias em agosto, sendo 10 consecutivos – isso mesmo, terá jogo de baseball em Toronto do dia 8 de agosto até o dia 17 de agosto, e depois do dia 25 ao 30 de agosto. Para compras ingressos clique aqui.

O Toronto FC está no meio da temporada da CONCACAF Champions League (uma espécie de Copa América da América do Norte) e em agosto haverão 2 jogos em Toronto (no BMO Field, o estádio do Exhibition que você consegue ver quando passa pela Gardiner). Os jogos acontecem nos dias 12 e 23 de agosto e se você curte o esporte vale a pena. Lembrando que eles foram os vice-campeões deste torneio no ano passado. Ah, e tem também o Toronto Argonauts, o time de futebol americano daqui, que está jogando em agosto também (leia mais aqui).

Eventos diferentes e dicas do que fazer na cidade

Eclipse solar total: no dia 21 de agosto haverá um eclipse solar total, que é quando o sol, a terra e a lua estarão alinhados a ponte do sol ficar bloqueado totalmente e o dia virar noite, de repente. O eclipse será totalmente visível em uma faixa que atravessa os USA de Oregan até Carolina do Sul, mas aqui em Toronto poderemos ver o sol ser 70-75% bloqueado, o que pode ser algo bem diferente. A foto acima foi retirada do site www.ustream.tv/channel/nasa-media-channel.

Novos parques na cidade: é sempre bom aproveitar os meses quentes para passear pelos parques de Toronto. Melhor ainda se você for a lugares novos e recém inaugurados. Sim, você leu bem: há vários parques lindos em Toronto e eu tenho uma listinha bem grande lugares para visitar – e a medida que eu for visitando os locais estarei mostrando para vocês aqui no blog. Entre os parques temos o belíssimo e fotogênico Trillum Park, o Berczy Park e sua linda fonte de cachorros, o Grange Park atrás do museu AGO (que eu estou louca para conhecer) e o Guild Park, que teve o hotel renovado e dizem que está ainda mais lindo. Vale a pena incluir na sua agenda estes novos parques da cidade.

Tours gastronômicos por Toronto: não tem coisa melhor do que explorar a cidade de Toronto comendo. E é por isso que eu simplesmente AMEI o tour gastronômico que fizemos no Kensington Market com a Tasty Tours em maio deste ano (e eu contei para vocês tudo sobre este passeio aqui no blog). E em agosto nós estamos planejando de fazer o outro tour deles – o tour do Chocolate – que deve ser maravilhoso. Vale falar que os tours no Kensington Market acontecem todos os domingos de agosto e os do chocolate todos os sábados do mês.

National Dog Day: o dia do cachorro aqui no Canadá é celebrado no dia 26 de agosto e se você tem um peludo que ama (assim como eu tenho meu Jojoe) não pode deixar de comemorar este dia tão especial ao lado dele. Neste post aqui eu dou dicas de como comemorar esta data ao lado do seu melhor amigo.

Espero que vocês tenham curtido as dicas e não deixem de comentar se acrescentariam algo na minha lista.

12 comentários em “Tudo sobre o mês de Agosto/2017 em Toronto”

  1. Gaby,
    Fizemos o tour de chocolate e acredito que você vai gostar muito. Focaram nos principais lugares iniciando na SOMA e educam sobre as diferenças, como identificar um bom chocolate e alguns lugares selecionados para testar os produtos locais e também alguns de outros países.

  2. Lourdes Cesonia da Silva Rocha

    Amei as dicas! Vamos a Toronto dia 11 de agosto,na próxima semana. Ficaremos em Toronto 4 dias depois vamos a Quebec,Otawa e Montreal,Niágaras. Muito obrigada as dicas são ótimas! Parabéns e tudo de bom para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *