Pular para o conteúdo

Quanto custa para uma pessoa viver em Toronto

Certamente uma das principais perguntas que eu recebo dos meus leitores é “quanto de dinheiro eu preciso ter para viver em Toronto?” e seus derivados como “quanto eu preciso ganhar?” ou “quanto eu preciso trazer do Brasil?”. A resposta a estas perguntas é muito difícil pois o gasto mensal depende muito do estilo da vida da pessoa. E eu falo isso não somente pensando que tem gente que gosta de sair para jantar 1x por semana ou tem gente que precisa comprar roupas novas todo mês. O fato aqui é que gastos básicos – como aluguel – também são bem pessoais já que existem pessoas que querem morar em um apartamento legal e outras não se importam em morar em um basement com mais 4 amigos.

Pensando nestas diferenças eu resolvi fazer um post com valores de gastos básicos para uma pessoa viver em Toronto. Estes valores foram baseados em pesquisas que fiz online e eu colocarei a referência por aqui. E, novamente, estou falando de uma pessoa apenas e não de um casal ou de uma família. O gasto aqui é por uma pessoa que vem para cá trabalhar e quer saber quanto deve ser o salário dele para que ele possa viver e usufruir de Toronto. No final deste post eu colocarei vários links de posts antigos que escrevi sobre o assunto aqui no blog.

Moradia

Comprar qualquer imóvel em Toronto está um absurdo, já que qualquer casa pequena (e até townhouses em algumas partes da cidade) já estão custando mais de 1 milhão de dólares. Então quando o assunto é moradia vamos pensar que a melhor maneira é alugar. Segundo uma pesquisa super recente (de junho de 2017) o valor de um apartamento de 1 quarto custa em média CAD$1790 por mês. Claro que você até pode alugar um quarto em um apartamento compartilhado (média de CAD$600 por mês) ou dividir um apartamento de dois quartos com um amigo (média de CAD$2300 por mês, o que daria CAD$1150 para cada). Mas o ideal seria ter o seu cantinho sem ter que dividir espaço com ninguém, não é mesmo? E é por isso que eu contarei o valor do apartamento de 1 quarto no custo final calculado no final do post.

Internet

Há diversos planos de internet por ai e a média do valor aqui em Toronto para uma boa conexão e uso ilimitado é de CAD$60 por mês. As operadoras mais caras são a Rogers e a Bell, mas também são as com serviço e contato mais acessível. Neste link aqui você acha uma comparação com todas as operadoras disponíveis por aqui.

Transporte

Se você mora e trabalha no centro de Toronto não há motivos para você ter um carro por aqui – até porque você teria que gastar muito com estacionamento (no trabalho e no prédio) e certamente perderia muito tempo preso em congestionamentos. Então quando analisamos a categoria transporte os gastos ficam por conta do TTC, a companhia de transporte público de Toronto. O passe do TTC está custando hoje CAD$3.25 por trecho e digamos que você use 5 dias da semana para trabalhar, se comprasse os passes separados no final do mês gastaria CAD$130. O passe mensal custa somente CAD$16.25 a mais (CAD$146.25 por mês) e te dá direito a usar o TTC sem limites durante o mês. Esta é certamente a melhor maneira se você quer explorar a cidade nos finais de semana e usar o transporte sem se preocupar com tokens e trocos.

Compras de supermercado

Este item é bem pessoal, já que cada um tem um jeito de fazer compras nos supermercados. Conversando com alguns amigos que moram sozinhos e cozinham nos dias de semana, uma pessoa em geral gasta CAD$125 por semana com compras, o que dá um total de CAD$500 por mês. E eu estou levando em consideração somente uma pessoa e compras do supermercado gente. Ah, e é claro que dá para economizar fazendo compras em supermercados mais baratinhos, mas eles geralmente estão mais afastados e ai tem que colocar na calculadora o preço do táxi/uber para trazer as compras e ver se vale mesmo a pena.

Entretenimento

Como estamos falando de uma pessoa somente temos que incluir gastos com entretenimento, afinal uma pessoa solteira vai querer sair e curtir tudo que Toronto tem para oferecer. Vamos dizer que esta pessoa saia 1x por mês em um restaurante legal e pegue um menu de 3 pratos; o custo, de acordo com o Numbeo.com é de CAD$70 para 2 pessoas (CAD$35). E vamos dizer que pelo menos 1x por semana por 2 semanas esta pessoa vá a um restaurante mais simples; neles, a média de preço por pessoa (novamente segundo o Numbeo.com) custa CAD$15 (então CAD$30 para duas saídas). Vamos incluir na nossa conta 4 cafés (1 por semana ) ao custo de CAD$5 cada (CAD$20 no total) e 4 cervejas em bares ou pubs da cidade (CAD$7 cada, CAD$28). E por fim vamos incluir também uma ida ao cinema por mês (no dia mais barato) que com pipoca e refrigerante custará CAD$20 (leia mais sobre custo de ir ao cinema aqui). O total com entretenimento custa CAD$133 por mês.

Mensalidade do celular

Novamente, a mensalidade de uma conta de celular varia muito mas em geral um bom data plan com ligações e mensagens ilimitadas custa em média CAD$50 por mês.

Saúde

A saúde aqui é gratuita (i.e. paga através dos nossos impostos), então você não precisa se preocupar com seguro saúde. Mas se você quiser se manter ativo – e o seu edifício não tiver academia – a média do preço de uma mensalidade em uma academia na cidade custa CAD$60 por mês.

Total

Moradia = CAD$1790
Internet = CAD$60
Transporte = CAD$146.25
Supermercado = CAD$500
Entretenimento = CAD$133
Celular = CAD$50
Saúde = CAD$60
Total = CAD$2739.25

Isso mesmo, o total que uma pessoa em geral gasta para morar em Toronto está próximo dos 3 mil dólares canadenses, e olha que eu não inclui gastos com remédios, roupas, viagens e passeios de final de semana. Claro que esta é somente uma estimação e você pode economizar (ou não) em determinadas categorias. Este post é somente para ilustrar o quanto uma pessoa pode gastar por aqui e tentar ajudar aqueles que estão pensando em vir para cá mas não sabem quanto custa a vida por aqui.

Links úteis

Segue abaixo alguns posts antigos sobre gastos em Toronto que podem trazer informações importantes para aqueles que estão procurando detalhes sobre o assunto.

5 links sobre custo de vida em Toronto que todos deveriam conhecer

Custo de vida em Toronto

Quanto custa estudar em uma Universidade do Canadá?

Quanto custa 1 dia “bem aproveitado” em Toronto

O preço de ter uma casa em Toronto

Custo da viagem para o Canadá: o que levar em consideração

O que você consegue alugar com até $1,000 em diversas regiões de Toronto

Fonte da foto: freepik.com

41 comentários em “Quanto custa para uma pessoa viver em Toronto”

  1. Oi Gaby!
    Moro sozinha em Toronto e posso atestar que as suas estimativas estão muito razoáveis e o orçamento mensal é bem por aí mesmo.
    Claro que dá pra economizar em alguns itens (ou gastar um pouco mais ), mas o montante final é bem por aí.
    Nada de regalias!
    Post super útil pra quem pensa em vir para Toronto.

  2. Ola Gaby! Adorei o post e vai ser muito útil para mim. Estou indo para Toronto em desembro para estudar sozinho e tinha muita dúvida. Será que consigo alugar algum lugar mais barato? Obrigado

  3. excelente post (como sempre!), Gaby!
    mas estou simplesmente c-h-o-c-a-d-a com esses valores. já ouvi vários relatos sobre o alto custo de vida em cidades como Toronto/Vancouver, mas nunca tinha visto os valores detalhados.
    fiquei tão impressionada que fui abrir minha planilha de gastos mensais pra comparar e vi que nossas contas (2 pessoas), morando em Montreal, ainda somam 300$ a menos que as de 1 pessoa em Toronto!
    e sim: saímos pra beber e comer fora com frequencia. (pelo menos, 2x por fim de semana e 1x por semana), vamos a exposicoes, cinemas, shows.. ah! e moramos num ap de 2 quartos, a uns 20min do centro.
    impressionante!

    1. Eu tbem fico chocada quando coloco no papel o tanto que a gente gasta por mês Kamila. Claro que dá para economizar muito e os valores mudam bastante de pessoa para pessoa. Esta é somente uma estimativa. Obrigada pelo comentário!

  4. Gaby,
    como sempre suas postagens são bem escritas e muito bem embasadas.
    Estamos pesquisando ha um tempo o custo de vida e, apesar de ser bem relativo, da para ter uma ideia dos custos basicos.
    Obrigada pela dedicação de sempre. Seu blog é o melhor!

    1. Ola! Está era exatamente a proposta do post: ajudar as pessoas a terem uma idéia dos valores. Claro que estes não são fixos e variam (muito) em função do estilo de vida de cada um. Beijos e obrigada pelo carinho

  5. Como sempre post muito bem informativo e bem escrito. Sei que são apenas estimativas, mas a única despesa que achei meio sem sentido é supermercado sair C$ 500 num mês. Eu mal gasto $30 por semana comendo muito bem (cozinhando pra mim mesmo, claro). Mas cada um cada um…

    1. Olá Avraham. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Meu Deus, como vc só consegue gastar isso? Acho que o valor de $500 leva em consideração o fato da pessoa cozinhar todo dia e almoçar e jantar sua própria comida. Como escrevi no post é para as pessoas terem uma idéia, mas nem sempre todos os valores vão refletir a sua situação. Obrigada pelo comentário e por participar do blog

    1. Que bom Daniela. Como vc pode ver algumas pessoas (como vc) se identificaram e outras não. Essa discrepância é normal quando o assunto é gastos já que, conforme escrevi no post, cada pessoa é única. Obrigada pelo recado!

  6. Meus parabéns pelo ótimo trabalho que realiza no blog, Gaby. Estou me planejando para com a esposa e dois filhos (8 e 3 anos) para fazer um college de 2 anos aí (ela trabalhando full time). Acreditas que um orçamento mensal entre 4200 e 4500 CAD seria aceitável???

    1. Olá Igor. Obrigada pelo recado. É difícil para mim dizer o que seria aceitável pois depende muito do seu estilo de vida. Por favor use os links que passei no texto e inclua valores baseado no estilo de vida de vcs para chegar a uma conclusão. Obrigada

  7. Oi Gabi,

    Como são os impostos sobre o salário ?, .. aqui no Brasil temos o IR direto na fonte, temos também o INSS, ai no Canada tem alguma coisa parecida ?

  8. Oi Gaby,

    Adoro o seu blog e acho suas postagens sempre ótimas e super informativas.
    Você poderia fazer um paralelo destes gastos em relação ao salário mínimo?
    Pois a primeira vista parece impossível sobreviver em Toronto. Pelo menos pensando na faixa salarial que temos aqui no Brasil.

    Obrigada.

    1. Ola Graziele. O salário mínimo em Ontario é $11.60 por hora. Digamos que vc trabalhe full-time (40h por semana) no final do mês o salário pode ser algo em torno de $1900. Tem também os descontos. Não parece impossível e estamos falando do salário mínimo – dá para conseguir bem mais em outros trabalhos. Aqui se ganha bem mas, como vc viu no texto, se gasta bem tbem. Espero ter ajudado. Beijos

  9. Obrigada pelo ótimo post, Gaby!
    Eu e meu namorado estamos no processo de estudar inglês para o IELTS e recolher documentos para Express Entry, além de ler muito e estudar muito sobre o processo e a vida no Canadá. É aí que os blogs me ajudam, E MUITO!!! <3
    Sabe dizer algum blog ou outro site que tenha informações sobre custo de vida em Ottawa e outras cidades?!
    Ainda não nos decidimos pra qual cidade ir, então seria ótimo poder comparar os custos de vida.

    Mais uma vez, ótimo post. Bem completinho mesmo! Já salvei aqui 🙂

    Abraço!

    1. Ola Mariel. O blog da Adriane o likeanewhome.com traz informações sobre Ottawa. Acredito que deve ter lá algo sobre custo de vida – senão, você pode contactar ela e perguntar. Ela é ótima! Abraços

  10. Excelente post, Gaby. Os valores são esses mesmos, daí pra cima. Toronto é uma cidade maravilhosa mas, infelizmente, cara pra se viver.
    Parabéns pela pesquisa, tenho certeza de que vai ajudar muita gente. Abraços

  11. Hey Gaby vou descordar um.pouco! Acho que o preço do aluguel que você colocou está bem a cima! Eu moro aqui em Toronto a 3 anos e sempre morei sozinha e nunca paguei isso! Pago 1100.00 no meu bachelor na Bloor bem pertinho do subway. E agora que estou procurando um novo apartamento de 1quarto aqui perto na região ou um pouco mais para o sul está no Max.1550.00. Acho que esse preço só se for bem downtown em um super condo novo!
    500.00 de mercado????? Olha, acho 500.00 de alimentação contando restaurantes ok! Mas só para mercado está bem a cima! 50.00 por semana rola uma super compra, tipo uma boa mesmo! Não sei aonde vocêfaz seu mercado mas eu vou no Metro e no Loblaws que não são dos mais baratos e nunca deu mais que 40!
    *Internet Rogers: 75 ao mês (84 com tx)
    * Freedom tem uns planos de 30 ao
    Enfim achei a base bem boa

  12. Hey Gaby vou descordar um.pouco! Acho que o preço do aluguel que você colocou está bem a cima! Eu moro aqui em Toronto a 3 anos e sempre morei sozinha e nunca paguei isso! Pago 1100.00 no meu bachelor na Bloor bem pertinho do subway. E agora que estou procurando um novo apartamento de 1quarto aqui perto na região ou um pouco mais para o sul está no Max.1550.00. Acho que esse preço só se for bem downtown em um super condo novo!
    500.00 de mercado????? Olha, acho 500.00 de alimentação contando restaurantes ok! Mas só para mercado está bem a cima! 50.00 por semana rola uma super compra, tipo uma boa mesmo! Não sei aonde vocêfaz seu mercado mas eu vou no Metro e no Loblaws que não são dos mais baratos e nunca deu mais que 40!
    *Internet Rogers: 75 ao mês (84 com tx)
    * Freedom tem uns planos de 30 ao més
    Enfim achei a base bem boa, mas acho que é um pouco mais barata em alguns pontos e bem mais caras em outros (acho que entretenimento é beeeem mais caro).

    1. Legal Amanda. MUITO obrigada por colocar seus valores. Acho importante a participação de vcs. Os meus valores foram baseados em médias publicadas em pesquisas, então é claro que encontraremos valores menores e maiores. Agradeço demais seu comentário, vai ser ótimo para os leitores verem “na real” quanto custa. Beijos

  13. Ola, Gaby!
    Fantástico seu Blog, vou para Toronto em Março, então já estou me preparando/programando para isso, gostaria de saber, no meu caso vou para ficar no máximo 30 dias, você teria alguma dica? algo que não gaste tanto quanto estou vendo nos sites?

  14. Olá, poderia me ajudar com indicação de site de imobiliária aí de Toronto e região? O que acesso daqui são umas indicações de sites brasileiros, não sei o quanto são confiáveis.
    E tb qual cidade próxima seria mais fácil de comprar uma casa, sem ser muito caro.

    Obrigada ?

  15. Gaby, estou indo para Toronto ano que vem e tenho dúvida em relação ao plano de internet vs plano de celular. Com as opções que temos de comunicação via WhatsApp, FaceTime e etc, o plano de celular ainda sim é necessário? Digo, se eu comprasse apenas o plano de internet teria algum problema de comunicação ou seria tranquilo?
    Ps: AMO seu blog!

    1. Ola Mariana! Obrigada pelo recado. Olha, eu acho que o plano que a gente paga é o de dados mesmo, as ligações são ilimitadas e as mensagens tbem. Acho que já é padrão eles nem se importarem com as ligações, já que todo mundo quer saber do dados. Beijos

  16. Gaby, eu amo suas postagens! Parabéns por ter a dedicação e paciência de escrever para ajudar os que pensam em imigrar. Gostaria de saber quanto um casal com 2 cachorros gastaria em Toronto para viver com uma boa qualidade de vida. No Brasil nós temos uma vida de classe média alta, comemos fora almoço e jantas todos os dias (mesmo). Mas aí teríamos que cozinhar, eu acho. Aqui nós ficamos tao cansados depois do trabalho, que nao temos forças para cozinhar. Mas, por enquanto, podemos pagar por esse luxo. Com uma vida +- nesse padrão, em Toronto, gastaríamos quanto? Só para termos uma noção. Muito obrigada

    1. Oi Carol… difícil dizer. Dá um a pesquisada nos posts de vida de cachorro em Toronto e custo de vida e coloca no papel o que vcs gastam baseado nos custos daqui). Acho que sempre dá para economizar em uma coisa e gastar em outra. Beijos e obrigada pelo carinho

  17. Gaby, eu e meu esposo estamos pensando em passar 04 meses em Toronto. A ideia é fazermos um curso intensivo de ingles, morarmos perto do curso, alugarmos um apartamento mobiliado em local barato. Já estive em Toronto ha 10 anos, e a avenida Young tem comercios, curso de ingles e acho que esta região deve ter um preço bom para passar uma curta temporada voltada para desenvolver a lingua inglesa. Poderia me dar umas dicas? Agradeço e muito! A ideia da viagem seria de maio a junho e passarmos 04 meses. Bjs

  18. Uma dúvida: esse valor do aluguel inclui água, luz, gás, etc.? E custos como condomínio, IPTU (ou algo que seja similar)? Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *