Pular para o conteúdo

#WeTheNorth

Raptors3

Dando uma pausa para os posts da nossa roadtrip até Orlando (clique aqui e aqui para ver os posts já publicados), hoje escreverei no blog sobre uma das nossas paixões de Toronto: o Toronto Raptors. O Raptors é o único time de basquete profissional da NBA no Canadá, com sede aqui em Toronto. Eles fazem parte da Divisão Atlântica e da Conferência Leste da NBA. A equipe foi fundada em 1995, junto com o Vancouver Grizzlies, como parte da expansão da NBA para o Canadá. Quando o Grizzlies se mudou para Memphis (para se tornar o Memphis Grizzlies, em 2001), o Raptors se tornou a única equipe canadense da NBA. Eles originalmente jogavam no Rogers, antes de passar para a Air Canada Centre em 1999.

Em 1993 a NBA decidiu expandir-se para o Canadá, onde o único time havia sido o Toronto Huskies em 1946-47. O empresário de Toronto John Bitove comprou a vaga para a cidade por US$125 milhões. Apesar deles até cogitarem em reviver o nome dos Huskies houve uma desistência pelo fato de que o logo seria parecido com o lobo do Minnesota Timberwolves. Após uma votação em todo o país foi eleito o nome “Toronto Raptors”, evocando o sucesso da época de Jurassic Park, onde um dos dinossauros proeminentes era o velociraptor, que é conhecido por ser veloz e muito esperto. As cores escolhidas eram vermelho, roxo, preto e prata – a última no tom “Naismith“, homeangeando o canadense que inventou o basketball (sim, o basket nasceu em terras Canadenses!).

toronto-raptors-original-logo

A primeira temporada do Raptors teve um rendimento super baixo (21 vitórias e 61 derrotas), mas o time foi um dos poucos a derrotar o Chicago Bulls naquele ano. O Raptors continuou mal até conseguir Vince Carter no draft de 1998, mesmo ano em que o time foi comprado pelo Maple Leaf Gardens, donos do time da NHL Toronto Maple Leafs. Carter foi eleito novato do ano na temporada 1998-99, e na temporada 1999-00, liderou o time para seus primeiros playoffs, nos quais perderam para os New York Knicks. A temporada também foi a primeira jogada no Air Canada Centre.

Antes de continuar com a história os Raptors gostaria apenas de definir Playoffs, que nada mais são do que as Oitavas de Final que conhecemos. Basicamente 8 times da Conferência Leste e 8 da Oeste irão se enfrentar (em suas determinadas conferências) numa série de melhor de 7 jogos. Depois, os campeões de cada Conferência disputam o título de melhor time da NBA. O Raptors já esteve em alguns Playoffs, e o mais longe que chegou foi às Semifinais em 2000-01. Inclusive uma das grandes estrelas do Raptors foi o Chris Bosh, que hoje joga no time campeão do Miami. Enfim, Toronto andava mal e desde que vim morar aqui – em 2010 – o time não tinha conseguido chegar aos Playoffs. Mas eis que este ano eles resolveram “acordar” e não só estão nos Playoffs mas foram campeões da Divisão Atlântica.

Eu confesso que minha paixão por basketball foi totalmente influenciada pelo meu marido, que já jogou profissionalmente e hoje joga 2 vezes por semana, além de assistir a todos os jogos. Quem já foi em um jogo de basket sabe que não é difícil amar o esporte, além do evento ser muito mais do que um jogo e sim um espetáculo. Porém, jogo de Playoff é totalmente diferente: cada jogada conta, a torcida grita a cada segundo e o clima do lugar é outro, surreal (sabemos isso pois já fomos em um outro jogo de Playoffs no Madison Square Garden em 2011, e já falei sobre o jogo aqui no blog). Portanto não teríamos como não ir a um jogo de Playoffs aqui na nossa amada Toronto…

Raptors2

Raptors1

Raptors4

Raptors5

Raptors6

Us

ACCPacked

Toronto está jogando contra o Brooklyn Nets (de Kevin Garnett, Paul Pierce e Derrick Williams). Os dois primeiros jogos foram em Toronto e fomos no segundo jogo, no qual Toronto ganhou (eles perderam o primeiro). Fiquem ligados no meu instagram e twitter pois eu sempre posto comentários quando os jogos estão rolando. Ah, para quem estiver em Toronto e quiser assistir e curtir os jogos com fãs mas não conseguiu ingressos, o telão do ACC na Maple Leaf Square passará todos os jogos ao vivo. Clique aqui para saber mais.

Para finalizar este post seguem alguns vídeos do jogo que fomos na terça… acredito que vocês conseguirão notar toda a excitação e energia do momento. O primeiro vídeo mostra o hino nacional Canadense (porque não é só no Brasil que o estádio fica de pé e canta o hino). O vídeo 2 é mais longo e mostra a apresentação dos times e o espetáculo que é assistir a um jogo de basketball da NBA. O vídeo 3 mostra um dos meus jogadores preferidos – Kevin Garnett do Nets – errando o arremesso e o ACC todo gritado “KG sucks” (da tradução KG é muito ruim, ou uma droga). O vídeo 4 dá para mostrar como o jogo foi intenso. E, o vídeo 5 mostra a figura famosa que encontrei no jogo – vi um amontoado de gente e fui lá ver quem era).. e assistam para ver quem era a celebridade (ou cliquem aqui pois já falei sobre esta figura aqui no blog). E… Go Raptors Go!

17 comentários em “#WeTheNorth”

  1. Oi Gaby!
    Vi que o Raptors joga no domingo, justamente quando estarei em Toronto. Mas não encontrei disponibilidade de ticket pela Internet…É isso mesmo? Está tudo esgotado ou eu que não estou procurando corretamente? Beijinhos, Thaís

    1. Ola Thais. O Raptors estava jogando hoje, mas em BKL. Eles jogam agora na quarta aqui. Vc pode ver ingressos no stubhub (tem post aqui no blog sobre este site de compras! 🙂

      1. Oi Gaby, obrigada pela dica. Realmente no stubhub tem disponibilidade que não tinha no site da NBA. Encontrei ingressos para o jogo do dia 04/05, mas achei o preço mais alto do que esperava (o mais barato estava US$ 208,00). Normalmente essa é a média do menor preço ou existem preços mais baixos?

        1. Para um jogo de Playoff esta é a média Thais. Para jogo normal contra um time ruim vc consegue ingressos por CAD$12, mas como o Raptors está na final este é o valor… :-/ Tem a opção de ir assistir na praça tbem!

  2. Bem lembrado Gaby! Vou aproveitar para assistir na praça então. Se estiver por lá, me avise pra gente tentar se conhecer. Beijos!

  3. Ligia Helene Garcia Silva

    Oi Gaby meu marido tem vontade de viajar pelos EUA de carro, mas eu e nossa filha achamos muito complicado, por exemplo hotel? Em São Paulo já ficamos sem hotel e aí só conseguimos hotéis bem caros!? Qual sua sugestão?

    1. Ola Ligia. Minha sugestão é que vc reserve os hoteis antes… nos USA há muitas opções e há redes para todos os bolsos. Dá uma pesquisada em sites como hotels.com, booking.com e tripadvisor e você consegue comparar preços. Tenho posts sobre roadtrips (viagens de carro pelos USA) com várias dicas. Aqui o link de um desses posts: https://gabynocanada.com/2014/04/20/viajando-de-carro-pelos-estados-unidos/
      Dá uma pesquisada no blog que tem várias informações sobre como reservar hoteis e dicas de hoteis baratos e bons nos locais que viajamos.
      Espero que a informação seja util.
      🙂

  4. Olá gabi, tá de parabéns pelo blog!
    Eu estou conhecendo um pouco do raptors e estou amando, eu queria muito algumas coisas do time ex: camisa, jaqueta etc… Será que nós podemos negociar de você comprar e eu te enviar o dinheiro? mas é claro, com o máximo de contato! Se não der tudo bem, eu entendo rs, beijos e esta de parabéns!!!

  5. Pingback: #GabyPergunta: Chewbacca no Canadá - Gaby no Canadá

  6. Oi Gabi.
    Sempre vejo seu blog mas nunca comentei. Estamos em London, aqui no Canadá e veremos o jogo do Raptorsx Lakers no início de dezembro.
    Meu marido eh viciadooo e adora NBA.
    Ele quer de todo jeito ver os jogadores de perto…conseguir uma foto com algum deles…pode ser do raptors ou do lakers…rs
    Por acaso vc sabe alguma forma de conseguirmos algum contato com eles no fim do jogo??
    Nos falaram de tentar descobrir o hotel q eles devem ficar hospedados, mas isso tb não eh algo tão fácil ne….kkkk

    Obrigada. Bjs

  7. Arthur gaston faria dos santos

    Oii, gostaria de saber os nomes das lojas ai no Canadá que vendem camisas de times da NBA. Obrigado e o blog é ótimo!!

  8. Pingback: Abril em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *