Pular para o conteúdo

Oeste Canadense [Parte 1: Viagem via Calgary]

tumblr_luh93rvxlt1qiopa4o1_500 O que você pensa quando o Canada vem a sua mente? Montanhas enormes? Neve no verão? Ursos e outros animais selvagens? Lagos com água verde? Cidades pitorescas? Se é isso que você imagina e é isso que você quer ver, seu destino deve ser a parte Oeste do país.

Depois de dias especiais ao lado do meu marido, cachorro e meus pais no estado de Alberta (oeste Canadense), voltamos para Toronto cheios de novidades e ainda mais maravilhados com o Canadá. Nossa viagem ao Oeste foi curta mas especial, e serviu para fortalecer nossa paixão pelo Canadá (oh pais lindo!). E é sobre este passeio que irei falar nos próximos 7 posts. Sim, você leu corretamente: S-E-T-E posts! Planejo escrever muito sobre esta região porque, apesar de não ser o roteiro de viagem de muitas pessoas que visitam Toronto, a parte Oeste do Canadá é fascinante, surpreendente e, na minha opinião, passagem obrigatória para quem visita o Canadá.

Viajar pelas montanhas rochosas é uma daquelas viagens que lembramos para sempre…a ausência de barulho, a beleza das gigantes montanhas, a vegetação diferente, a estrada e suas curvas, o cheiro de natureza preservada, os animais passeando livres, a textura da neve aparecendo hora ou outra pra dar o brilho final ao roteiro… tudo é perfeito e certamente esculpido por Deus. Várias vezes eu me deparei agradecendo por estar ali e poder vivenciar aquilo tudo novamente!

OesteCanadaP1_gabynocanada14

OesteCanadaP1_gabynocanada2

OesteCanadaP1_gabynocanada11

Desta vez fizemos o trajeto até Banff (a principal cidade da região) via Calgary e achei o caminho ótimo. Isso porque quando você sai de Vancouver como fizemos em 2009 a distância é de mais de 800km até Banff; saindo de Calgary, apenas 130 km. Se você tiver mais tempo eu até sugiro fazer o caminho completo, apesar da parte mais bonita da viagem ser mesmo próximo de Banff (pois é lá que você começa a ver as montanhas, os lagos, os glaciares). Se você tiver 1 semana ou menos, faça por Calgary (essa é a minha primeira dica).

OesteCanadaP1_gabynocanada_map

Saindo do aeroporto de Calgary você já pega a rodovia TransCanada West e pode seguir direto até Banff (ou em direção as montanhas rochosas). O caminho é “sem graça” no começo, mas depois de 20-30 minutos eis que surgem as Montanhas Rochosas e ai você não consegue parar de admirá-las,… e é a partir deste momento que você começa a ficar viciado pelas montanhas e paisagens espetaculares.

OesteCanadaP1_gabynocanada3

OesteCanadaP1_gabynocanada1

Algumas dicas super úteis para a viagem:

1) Aplicativo útil e GPS: baixe um aplicativo no seu celular chamado Gypsy Guide (gratuito para o trecho Calgary >> Banf). Para funcionar ele não precisa de sinal (funciona como um GPS) e você vai acompanhando todas as atrações e a história da região em tempo real, automaticamente. Adoramos o aplicativo e foi muito bom saber mais sobre os locais que estávamos passando. Aliás, tenha um GPS e não dependa somente do seu celular. A maior parte do trecho não possui sinal e se você não estudou sua rota pode ficar perdido (apesar da estrada ser sinalizada).

OesteCanadaP1_gabynocanadaGyPSy

2) Admissão do parque: Banff fica localizada dentro do Parque Nacional de Banff e você tem que pagar uma taxa para entrar no local. Esta taxa vai depender dos dias que você está planejando ficar e o número de pessoas viajando com você. Minha dica é que você pesquise antes de ir a melhor opção de passe para você e seus acompanhantes (para não perder tempo na entrada do parque). No nosso caso éramos 4 pessoas e pegamos o Family/Group que inclui até 7 adultos num mesmo carro e custa $19.60 por dia. Você deve colocar o recibo no painel do carro e deixá-lo lá durante toda a sua visita. Veja todos os valores aqui.

OesteCanadaP1_gabynocanada4

3) Fique atento à beira da estrada (sempre!): é lá que ficam os animais selvagens. Nossa viagem foi extra especial porque conseguimos ver vários animais (um dos posts será sobre isso). Nem preciso mencionar que Jojoe seguiu a risca esta dica, ficou ligado durante todo o trajeto e adorou ver os “amiguinhos”!

OesteCanadaP1_gabynocanada5

4) Hospedagem: você tem basicamente 2 opções de hospedagem – Banff e Canmore. A distância entre essas duas vilas é pequena (26km). Na primeira vez que fomos a região ficamos hospedados em Banff; desta vez decidimos testar Canmore e adoramos: preços melhores (muito melhores), ótimos hotéis, não tão cheio quanto Banff, vista para as Three Sisters (montanhas lindas da região), e o céu mais perfeito que já vi. Se você procura agita a noite o ideal é ficar em Banff; porém, Canmore serviu muito para nós, que passávamos o dia todo fora e quando chegávamos a noite – cansados – queríamos uma cerveja e sossego.

Canmore é, acreditem, uma das maiores cidades da região. Após Calgary sediar os jogos olímpicos de inverno de 1988, e Canmore seria a sede das competições nórdicas, a região desenvolveu-se e virou o pólo turístico que é hoje. O centro de Canmore é pequeno, e você pode ir à pé a praticamente todos os lugares. Mas é muito fofo e vale o passeio! Não deixe de experimentar o The Trough Restaurant, considerado o melhor da cidade.

OesteCanadenseP1_gabynocanada14

OesteCanadaP1_gabynocanada6

OesteCanadenseP1_gabynocanada7

O hotel escolhido foi o Solara Resort e Spa: muito bom! Os quartos mais parecem apartamentos e o nosso possuía sala, cozinha completa, churrasqueira em uma das 2 sacadas, 2 quartos, 2 banheiros e todos os utensílios necessários para nos virarmos (super) bem por lá. Também, uma vista linda para as montanhas. Na verdade, Canmore fica cercado de montanhas; então qualquer quarto tem uma vista espetacular). Ah, nem preciso dizer que o hotel é pet-friendly.

OesteCanadaP1_gabynocanada10

OesteCanadaP1_gabynocanada8

OesteCanadaP1_gabynocanada13

34 comentários em “Oeste Canadense [Parte 1: Viagem via Calgary]”

  1. Meu, eu e minha esposa estamos planejando emigrar daqui uns 3 anos e nossa primeira opção é a Austrália, principalmente pelo clima, mas toda vez que vejo essas fotos no seu blog fico Apaixonado pelo Canadá!!! Que País lindo! Se não fosse pelo clima frio a maior parte do ano, com certeza o Canadá estaria no topo da minha lista!!! =(
    Me diz uma coisa, estamos no inverno aqui no Brasil e o Frio é ABSURDO, porque não temos casas adaptadas pro frio. Hoje, morando no Canadá, você passa mais frio ai ou aqui? Hehehe!
    Muito bom o post… Parabéns!

    1. Ola André! Obrigada pelo recado e fico feliz por você estar gostando do blog. O Canadá é lindo e super receptivo para imigrantes! Toronto não é tão frio quanto outras cidades e tudo é adatado para o frio. Minha sugestão é sempre vir antes para cá – talvez estudar por 1 mês – para ver se gosta da cidade, da gente, antes de dar um “grande passo”. Ah, estou sorteando 3 guias de viagem do Canadá – basta gostar do blog no facebook e deixar um recado no post de 3 anos do blog (publicado em 4 de agosto). Quem sabe vc não ganha e ai pode saber mais sobre este pais! Obrigada pelo recado!

  2. Que fotos maravilhosas e que lugar lindo!!!! Quando estive em Vancouver fazendo intercambio a escola fez um passeio para as montanhas rochosas mas estava meio sem grana e acabei não indo… mas adorei a dica de ir por Calgary ou invés de Vancouver.
    Estou anotando todas as suas dicas de passeios, quando estiver em Toronto pretendo faze-los.
    Beijos!

  3. #AMEIIII…., Gaby !! , Não é a TOA que me apaixonei pelo Canada…, morei 2 anos nos U.S.A, sempre fui muito Americanizada…, mas depois que fui e fiz o curso de um mês, lá vou eu de novo pro Canada..que deixou um gostinho de “quero mais”, agora vou pro visto de Multiplas, pois nao pretendo parar por ai…, e com tantas fotos assim..VOILÁ…tenho muita vontade de conhecer Winniepeg, vcs passaram por lá, Gabi…?!, mal posso esperar pelo post do Joe…
    Bjos
    Giovanna/Campinas

  4. Juliana Cacavaio Zampella

    Uau Gaby! Que lugar MARAVILHOSO!!! Com certeza irei visitar quando estiver no Canadá! O seu blog é muito bem escrito e com excelentes dicas! Parabéns e obrigada!

  5. Gaby, essas fotos são MARAVILHOSAS. Eu to indo morar em Montreal semana que vem e logo quando chegar gostaria de comprar uma câmera. Essa sua é de qual modelo?? A qualidade das fotos é chocante!! Obrigada 🙂

    1. Olá Mariana! Boa viagem! O local é lindo e ajuda muito! A câmera que possuo é uma Nikon D7000. O que ajuda são as lentes – que nao sei quais são, isso é função do meu marido! 😉 beijos

  6. Aimm Banff é tudo, ne Gaby?!?! É o top 1 da lista do lugar que vou visitar… Queria muito ter ido esse ano, mas por causa da gravidez nao deu, mas ano que vem é fato! Vou com certeza!!!
    Beijocas!

  7. Lugares lindos, maravilhosos!!
    Vou passar um mês estudando em Toronto e vou aproveitar para conhecer mais cidades da Costa Leste, mas infelizmente a Costa Oeste vai ficar para uma próxima vez :/
    Mas tomara que venham outras oportunidades! hehe
    Post lindo, como todos os posts do blog! 😉
    Beijos!

  8. Oi Gabriela. Adorei os seus posts, pois estamos planejando ir para as montanhas rochosas e pelas minhas pesquisas também havia pensado em Canmore, pois vi alguns bed an breakfast bem interessantes. Vamos passar 4 noites na região e gostaria de saber sua opinião, se podemos fazer a nossa base somente em Canmore e ou se é melhor dividirmos 2 noites em Jasper e 2 em Canmore. Um super beijo e parabéns pelas fotos e pela bela descrição dos passeios. Lana – Cunha – SP

  9. Oi, Gabriela!
    Comprei passagens para EUA para ir em março e pensei em dar uma esticada até as Montanhas Rochosas.
    Gostaria de saber se é um bom período para ir. Vc foi em qual período?
    Renata.

    1. Olá Renata. Eu fui no verão (julho e agosto) e conheço amigos que foram em setembro e já pegaram frio e um tempo ruim. Como março é frio aqui no canada (inclusive neva) se vc for tem que ver quais estradas estarão abertas. Sei que varias estradas fecham durante inverno e outono/primavera, mas não sei te dizer exatamente quais. Obrigada pela visita ao blog

  10. oi Gaby, nossa que sorte que eu dei de ver teu trabalho de divulgar o Canada. Eu ja fui uma vez ao Canada, mas foi a trabalho, o que nao conta muito. Fui ‘a Vancouver. Agora quero voltar e comprei passagens para viajar em Julho de 2015. Vou com meu filho de 16 anos e minha sobrinha de 12. Compramos os tickes de ida e volta por Toronto. To totalmente perdida e nao sei bem o que devo fazer, mas uma coisa eu sei, quero ficar metade da viagem na costa leste e a outra metade na costa oeste. Sei que nao deve ser o ideal, mas eh o que temos nesse momento. Conheco varios lugares no mundo e o Canada nunca esteve no meu radar. Agora com o filho crescido, acho que seria uma otima oportunidade para juntar o clima de cidades grandes como Toronto, Quebec e Montreal com o charme dos parques da costa oeste e Vancouver. Sera que eu posso pedir para voce me dar uma dica de roteiro? nao sei bem se voce costuma fazer isso, mas nada como alguem que conhece bem como vi que eh o seu caso para dar dicas a pessoas que como eu querem aproveitar a viagem ao maximo com 2 adolescentes.. agradeco demais se puder ajudar! super beijo e parabens pelo trabalho. Alessandra

    1. Ola Alessandra. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Sua pergunta está muito geral e, infelizmene, eu não tenho tempo de fazer roteiro personalizado para todos os leitores (mas conheço pessoas que trabalham com isso e posso te indicar). Se você quiser, me manda sua ideia baseado nas pesquisas que vc fez e ai posso dar um palpite. Dá uma lida nos posts de viagem que tem varias dicas tbem. Beijos e bom planejamento! Com calma vc vai conseguir organizar uma super viagem

  11. Oi Gabi,
    Estou morando nos EUA por dois anos e tentando conhecer o máximo de lugares fofos que conseguir. Ja segui suas dicas e viajei de Toronto a Quebec e agora estou pesquisando para planejar minha viagem a Banff. Pretendo ir final de maio. Que tal??

    1. Ola Adriana… não sei, pode ser um pouco arriscado. Tenho um amigo que foi início de setembro, ou seja, fora da temporada e não pegou todas as atrações abertas, muito frio e dias nublados. Eu sempre fui no verão e sempre foi lindo! Como nunca fui fora do verão é dificil dizer, mas uso esta viagem do meu amigo como exemplo…

  12. Gabi!!! Belas postagens! Parabéns! Estamos aquecendo as turbinas para uma viagem à Costa Oeste em julho. O teu blog é espetacular. Além de orientar com agradável leitura e boas dicas/informações, ele estimula os que pretendem viajar ao Canadá.
    Grande abraço!
    Valmir

  13. Oi Gaby vc está de Parabéns com o seu blog adorei suas dicas Então gostaria que vc me orientasse pois pretendo eu meu marido e meu filho passarmos o Natal e Ano Novo e como é inverno quero que vc me oriente quais passeios poderá ser mais aproveitados nesta época do ano…Obrigada

    1. Ola Jerusa. Obrigada pelo recado. Eu nunca estive no Oeste no inverno e sei que algumas estradas estão fechadas e que muitas trilhas tbem fecham. Acredito que o que fica aberto é somente a estrada entre Banff e Lake Louise. Sei que o Athabasca Glaciar estará fechado e tbem a estrada para ir para o Moraine Lake. Espero ter ajudado

  14. Oi Gaby! Quero ir em agosto do ano que vem! Alguns dias em Vancouver, avião para Calgary e carro para Banff, e adorei a opção de hospedagem na cidade próxima! Meu sonho mesmo é conhecer o Lake Louise. Mas não faço ideia de como seja o passeio, se precisamos obrigatoriamente fazer muita trilha, etc. Tem como fazer essa viagem (a parte do lago) com criança de 3 anos? No restante eu me viro, já viajamos antes, só fiquei preocupada com muitas trilhas pra ele. Agradeço sua resposta, obrigada! Luiza

  15. Oi Gaby, tudo bem, acompanho seu blog há muitos anos. Estamos pretendendo visitar Banff e os lagos em Abril de 2018. Essa época vale a pena? Muita gente falando do degelo, que não fica tão bonito… qual a sua opinião, não vale de jeito nenhum? Obrigado!

    1. Ola Francisco.
      Então, eu não sei, nunca fui nesta época do ano. Eu acho que nos meses mais frios a viagem pode ficar um pouco mais restrita. Eu fui sempre nos meses quentes. Desculpe não saber a resposta.

  16. Boa tarde Gaby, parabens pelo blog!
    Pretendo ir ao Canada no final de junho 2018.
    Tenho somente 10 dias de férias e a ideia era ir do RJ-Calgary, pegar o carro lá e ir para Banff e Jasper, retornar a Calgary para devolver o carro e pegar um voo para Vancouver, ficar uns 2 dias e voltar ao Brasil. Vc acha uma boa:? Eu deveria mudar algo?

  17. Olá Gabi, irei para o Canadá pela segunda vez e o seu blog sempre me ajuda! Obrigada… Dessa vez irei passar um mês fazendo intercâmbio… estou pensando em fazer em Calgary para passear por Banff aos finais de semana. Mas será que a cidade de Calgary tem atrações legais para fazer durante a semana?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *