Pular para o conteúdo

Taxas sobre os produtos no Canadá

Hoje vamos falar de dinheiro aqui no blog; ou melhor, sobre as temidas taxas dos produtos. Porque “dinheiro não nasce em árvore” é importante entender as taxas dos produtos quando você vai para um país, ainda mais paises considerados com “melhores preços” como os da América do Norte.

Não se engane: quando você compra um produto no Canadá você sempre paga a mais do que o preço anunciado. Isso porque a taxa sobre produtos é cobrada na hora que você compra o produto (não está embutido no preço, como ai no Brasil). Existem duas taxas: o PST e o GST. O GST é a taxa federal, de 5%, enquanto o PST, taxa provincial, varia de uma provincia para outra entre 7% a 10%. Recentemente algumas provincias combinaram o PST e o GST numa taxa única, chamada HST (Harmonized Sales Tax), que varia entre 13% e 15% de acordo com a província.

Não só roupas e sapatos são taxados. Hotéis, restaurantes e supermercados também. Além da província, as taxas variam em função do tipo de bem consumido. Por exemplo, hotéis você tem uma taxa de 5% + GST (taxa federal); bebidas alcóolicas 10% + 5% GST.

Ainda é importante destacar que o imposto GST (federal) existe em todas as províncias. Já o PST (estadual) varia e pode até não existir, como é o caso de Alberta. Segue abaixo uma lista com os valores das taxas de 2013 para as 10 províncias e os 3 estados Canadenses.

Microsoft Word - Document1

Por fim, uma dúvida comum dos turistas brasileiros em torno do reembolso das taxas pagas sobre produtos comprados no Canadá para não residentes é “Se você não mora no Canadá, como pode ser reembolsado pelas taxas pagas?” O programa de reembolso era conhecido por Visitor Rebate Program e reembolsava as taxas pagas por turistas no momento de saída do país. O programa foi cancelado pelo governo canadense em abril de 2007, o que significa que as taxas pagas não mais são reembolsadas pelo governo canadense. Uma pena!

23 comentários em “Taxas sobre os produtos no Canadá”

  1. Olá, como vai?

    Gostaria apenas de deixar o meu ‘muito obrigada’ por tda a colaboração que vc nos deixa disponivel nos post’s! Estou indo pra Toronto nas férias e estou fazendo meu roteiro baseado na suas dicas! Adoro o senso critico e o toque sincero q vc coloca nas publicações!

    beijos,

    Ana

      1. Oi Gabi, suas dicas sao muito valiosas. Estou em Toronto a passeio e uma amiga brasileira que mora aqui disse que tinha como pedir o reembolso, mas nao consegui encontrar. Agora vi que nao tem como mesmo!

  2. Pingback: Are you ready for Toronto? | Gaby no Canada

  3. Pingback: Sobre fazer compras no Canadá - Gaby no Canadá

  4. Oi Gaby, nossa, como eu queria ter lido esse seu post antes…
    Uma amiga foi para Toronto e eu tinha certeza que ela seria reembolsada, aí nós entramos no site canadiantaxferundcenter.com e lançamos todos os gastos dela..
    Não que ao invés de creditar tudo que ela tinha gasto eles ainda cobraram mais CAD 28??
    Fiquei muio triste, minha amiga está querendo me matar… rs

  5. Pingback: Canadá ou USA: onde fazer meu enxoval de bebê? - Gaby no Canadá

  6. Pingback: Custo da viagem para o Canadá: o que levar em consideração - Gaby no Canadá

    1. Gaby usei muito seu blog. Fui a Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa e suas dicas foram muito importante! Aproveitamos muito e nos divertimos. Queria ainda confirmar realmente não tem mais o reembolso dos impostos?

  7. Gabi, tudo bem?
    Posso comprar coisas no EUA e mandar entregar no Canada? Existe alguma taxa ou imposto de importação ou é transparente? Só mandar entregar e pronto, nao tem o problema que temos no Brasil de parar nos correios e ter que pagar uma taxa a mais? Obrigado e parabens pelo site, está me ajudando Muito!

  8. Gaby, boa noite!
    Passei um mês em Toronto, vou embora domingo agora.
    Queria ter certeza se eu não consigo reembolso do valor gasto no Canadá.

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *