Pular para o conteúdo

Custo de vida em Toronto

TRAVEL IS THE ONLY THING YOU BUY
THAT MAKES YOU RICHER

Eu perdi a conta do número de pessoas que me perguntam quanto custa morar aqui. Eu sempre achei esta pergunta muito difícil, pois cada um tem seu estilo de vida e gasta seu dinheiro da maneira que acha melhor; mas, eu resolvi escrever sobre itens básicos neste post. Confesso pra vocês que não sou muito antenada quando o assunto são gastos – aqui em casa é o maridão que cuida disso – mas resolvi fazer uma lista dos preços médios de cada um dos itens básicos para se viver bem por aqui. Antes de passar a lista gostaria de dizer que Toronto é a cidade Canadense com o custo mais alto para se viver; ou seja, não é barato viver por aqui. Mas, acho que nem precisaria enfatizar (pois a maioria dos posts já refleto isso): vale muito a pena morar aqui! Espero que este post ajude aqueles que estão pensando em se mudar para cá (por um período ou definitivamente) e que os preços não os impeçam de realizar seus sonhos pois, como diz a frase acima: “Viajar é a única coisa que você compra que irá lhe fazer mais rico”. E vamos aos preços…

tumblr_m5vfaaiGO51qzqpvf

1. Acomodação: isso é um item complicado, pois depende das exigências de cada um. Em média o aluguel de um apartamento de 1 quarto para 2 pessoas fora de downtown (mas com acesso ao TTC) custa entre $750 – $1,200 dólares por mês (água e aquecimento estão geralmente incluídos). Quando for alugar um imóvel nao esqueça de duas coisas. A primeira delas é o depósito, que é geralmente no mesmo valor do aluguel e é pago como se fosse um cheque caução ao ingressar em um imóvel alugado (portanto, você deve ter o valor de dois aluguéis ao entrar no imóvel e este dinheiro é devolvido no final). A segunda é da duração do contrato. Se você quer alugar um apto só para você (ter seu nome no contrato e não sublocar um quarto), a maioria dos contratos é de 1 ano. Há a opção de você alugar um quarto em alguma casa de família (mas não sei como isso funciona).

2. Passe de transporte público: já falei sobre o TTC (transporte público de Toronto) aqui no blog. O valor do passe mensal é $117 para adultos e $95 para estudantes e nele você tem direito a andar de metro, ônibus e streetcar. O valor de um passe único é $3 e o sistema aqui é integrado (portanto se você precisa pegar 1 ônibus e 1 metro para chegar no serviço, você paga somente $3 pegando o recibo). Há ainda a opção de passe semanal: $38.50 para adultos e $30.50 para estudantes.

3. Refeições em restaurante: isso também é bem pessoal, e eu não sou uma pessoa para dar dica em relação a isso, pois eu e o marido gostamos de comer bem e provar diferentes comidas em diversos restaurantes. Em geral você come bem em um restaurante legal por $20-$30. Há obviamente as opções mais simples e as lanchonetes (fast foods) das famosas redes Americanas. Um lanche do McDonalds ou um sanduiche do Subway ficam em torno de $8, por exemplo. Se você é viciado em sushi, há várias opções de almoço livre, por $10-$15/pessoa. Não há comida a quilo, que estamos tão acostumados no Brasil.

4. Telefone Celular: há várias empresas aqui (Bell, Rogers, Fido, Telus, Virgin, Koodo) e eu fico meio perdida quando o assunto é: qual a melhor? Nós usamos a Bell e gostamos, mas o preço é bem salgado. Há a opção cartão (pré-pago) e também conta. Os valores ficam em torno de $50-$100 por mês, com plano de dados. Se você quiser apenas o celular para ligar, acredito que ache planos de $20 por mês, com o aparelho gratuito.

5. Cinema: ir ao cinema em Toronto pode ser um programa caro! O ingresso geral fica em torno de $13; 3D em torno de $16; e IMAX $20. Não esqueça das taxas. Não há descontos para estudantes como no Brasil (crianças e idosos pagam mais barato). E quando digo caro me refiro ao fato de que, se você é como nós e não consegue ir no cinema sem um pote de pipoca e 1 litro de coca, prepare-se para desembolsar pelo menos mais $12, o preço do combo pipoca + refrigerante. Lembrando que nestes valores não estou incluindo as taxas.

6. Gasolina: se você está pensando em alugar ou comprar um carro, ta ai um valor que deve ser adicionado na sua lista, o preço da gasolina. O valor do litro de gasolina está em torno de $1.30.

7. Lavanderias: nem todos os apartamentos possuem máquina de lavar roupa (geralmente os aptos alugados não possuem). Mas não se preocupem pois a maioria dos edifícios possui uma lavanderia e o gasto médio/mensal para lavar e secar suas roupas fica em torno de $50-$60.

8. Internet + TV a Cabo: não sei quanto a vocês, mas eu achava que no Canadá estes itens seriam super baratos como nos USA. Mas não! Para você ter uma boa TV a Cabo e uma internet rápida o gasto fica em torno entre $60-$100 por mês. Se você só contratar a internet, deve ficar entre $20-$45 por mês.

9. Academia: você pode comprar pacote de aulas (por exemplo 10 aulas de boxe por $50) ou o passe mensal, que fica em torno de $55-$70. Ou simplesmente saia para caminhar em um dos milhares de parques da cidade e economize este dinheiro.

pig

Clique aqui e veja um website super legal sobre o custo de vida das principais cidades do mundo. Toronto fica em 175 e a mais cara é Londres.

Para finalizar, segue abaixo uma lista (em inglês) adaptada do site Numbeo que apresenta valores mais específicos em relação a restaurantes, supermercado, transporte, utilitários, esporte e lazer e aluguel. Lembrando que alguns dos valores da lista podem não estar atualizados, mas dão uma boa noção do preço dos produtos.

78 comentários em “Custo de vida em Toronto”

  1. Eu sempre tinha ouvido falar que Vancouver era a cidade mais cara do Canadá. Pelos valores que você apresentou, acho que são bem parecidos. Com a grande diferença que os salários em Toronto são melhores do que aqui, então o custo de vida aqui é mais caro, eu acho.

    Enfim, deixei uma brincadeira pra você lá no meu blog: http://www.coloridavida.com/blog/2013/01/onze-vezes-tres/. Que bom que você se apresentou lá no Face! Adorei teu blog e vou voltar mais vezes. 🙂 Bjs!

  2. Oi Gabriela, tudo bem? gosto muito do seu blog! Tambem moro em Toronto e a ultima vez que comprei o TTC metropass foi $126 e nao 117…suas dicas de viagens sao otimas! adoooro! 🙂

  3. Muito bom o post, valeu pelas dicas! Mesmo que cada um tenha um padrão de vida e que tudo varia/depende de cada pessoa fica pelo menos um parâmetro para se ter uma noção.
    Beijos

  4. Sempre bom ter uma ideia de quanto custa viver por aki! como vc mesmo ja mencionou em outros textos, vale reforcar que a segurancaça, pelo menos pra mim não tem preço e voltar pra casa, mesmo que tarde da noite, as vezes sozinha, pegar o onibus e caminhar sem ter que se preocupar…isso tem um valor inestimável principalmente pra uma paulistana como eu!

  5. Olá Gaby, adorei as dicas. Estamos planejando mandar 2 filhos estudarem inglês aí pelo período de 6 meses, e pagaríamos $4650,00 em casa de família, isso para cada um, ou seja uns $9.000 só acomodação, e como percebi, consigo alugar um apartamento para eles com esse valor. Estou certa? ou vc acha que não, eles vão ficar 6 meses. Obrigada

    1. Ola Radia! Obrigada pelo recado e visita ao blog. Quanto a sua pergunta – o que vale mais a pena – Não sei a idade dos seus filhos e tbem como é a casa de familia. A maioria dos jovens fica em casa de família por ser mais seguro e tranquilo… mas sai mais caro sim. Se seus filhos se viram tranquilamente acho que até dá para eles morarem sozinhos. Mas veja bem, a maioria dos locais aluga somente por 1 ano e alguns não possuem mobilia (somente a cozinha montada). Portanto se vc optar por alugar um apartamento, terá que ver isso.
      Boa sorte!
      Gabriela

  6. Faltou falar que tem que pagar estacionamento, mesmo sendo na rua (isso pra quem tem carro) E o quanto ao valor do metropass tem dois valores: 177.75 (VIP) e tem o outro que custa mais caro que eu não sei exatamente quanto.

    1. Obrigada Carol… Os valores do metropass devem ter mudado (porque este post é antigo). Mas deixei um link para que os visitantes acessem o site do TTC e vejam os valores ajustados. Beijos

  7. Olá….
    Eu e meu marido estamos pensando em trabalhar e morar em Toronto com nossos 2 filhos…somos cabelereiros,pretendiamos trabalhar na àrea…
    Sabes a média de valor de casa mobiliada com pelo menos dois quartos?
    Bjs e obrigada…

    1. Ola Amanda. Obrigada pelo recado e visita ao blog. Da uma olhada no site realtor.ca para ver os valores… eu morava em um de 2 quartos da Universidade (ou seja, mais em conta para estudantes), de 2 quartos e pagava em torno de $1100. Era em downtown e todos achavam barato pela localização. Olha no site que passei que dá para simular e ai vc tem o valor real. Beijos

  8. Gabriela, pensamos em ficar 30 dias em Toronto para estudar inglês e gostaríamos de ficar em um flat ou apto para duas pessoas. Você tem o contato de alguma empresa confiável para o “aluguel de temporada”?

    1. Ola Viviane. Eu não tenho contato de nenhum empresa, mas tenho um casal de amigos que aluga quartos pelo sistema AirBnB. Da uma procurada aqui no blog que o post deles é recente e a dica é otima para vc que vai ficar 1 mês. Beijos

  9. Oi Gabriela, parabéns pelo blog! Meu marido está participando de uma seleção para trabalhar em Toronto e gostaria de saber sobre os bairros que são bons e ao mesmo tempo não tão caros. Temos uma filha de 3 anos e 3 gatos. Vc sabe me dizer se há restrição quanto a animais na hora de alugar apto? Tks

    1. Olá Adriana. Tem um post recente – desta semana – sobre os melhores bairros da cidade. Sobre preços, os mais próximos do centro são mais caros – quanto mais afastado mais barato. Há sim restrição e vc tem que se informar antes de alugar… Mas vai de casa lugar! Boa sorte!

  10. OI Gabriela

    Parabens pelo blog, muito bacana para os marinheiros de primeira viagem que estão indo para o Canadá.
    Vou tentar conseguir o visto de estudante para Toronto, estou ansiosa para que consiga. Sou psicologa e quero estudar ingles ai por 6 meses.Foi dificil para voce conseguir o visto?
    Voce tem contato de alguem que aluga quartos? Pois vou por uma agencia de intercambio, e so vou pagar o primeiro mes em uma casa de familia, pois ela disse que seria mais vantagem nos outros meses eu ver se consigo um lugar mais barato.
    Obrigada
    Marua

    1. Olá Maria. Aqui no blog tem um post de airbnb aonde amigos alugam quartos no máximo 30 dias. Mas acho que estando 1 mês estudando vc vai encontrar na escola vários contatos! 😉 boa ciagem

  11. Olá estou super empolgada em terminar minha faculdade e ir para toronto, porem você sabe me dizer eu Faco Engenharia Civil, se posso exercer a minha profissão ai ? minha faculdade e válida ?

    1. Olá Tatiana. Não sei… Desculpe. Acredito que todas as faculdades precisam da validação do diploma, que envolve $ tempo e talvez mais estudo. O ideal é que vc se informe na universidade ou conselho 😉 obrigada pela visita ao blog

  12. Olá! Estou querendo me mudar para Toronto para estudar por uns 2 anos, gostaria de saber do custo de uma ida ao supermercado, no caso, iria sozinho, então não compraria muito. Tem como saber uma média de quanto vocês gastam aí por mês com isso?
    Parabéns pelo blog, muito bom! Ajudou muito!

    1. Olá Pedro, muito obrigado.

      Esta é uma questão bem pessoal, mas se fosse para lançar um valor aproximado, acredito que $100/semana seria um bom número para uma compra básica.

      Eu lembro ter lido que a média mensal de custos com alimentação para uma família em TO gira em torno de $500-600/mês!

      Obrigado pela visita e boa sorte com os seus planos 🙂

  13. Gabi, quero ir morar no Canada, e muito divicil para um imigrante ilegal la?! Vc conhece alguma historia?! Sera que se consegue emprego?! Beeejos, obrigada Jaqueline.

    1. Olá Jaqueline! Acho que a palavra já diz ilegal: que se opõe a lei. E se você não esta legal é difícil de trabalhar, estudar, arranjar apto para morar, etc. O governo Canadense facilita a imigração e há varias opções para imigrar no site cic.gc.ca

  14. Caramba !! Na minha cidade no Brasil, os preços sao com toda certeza mais caros que aqui em Toronto. Eu lembro que a entrada do cinema era 14 reais (sem 3D, nunca teve um cinema IMAX, sem conforto), quando cheguei aqui, a unica coisa com preço mais elevado que o do Brasil (minha cidade) era o aluguel. Vale a pena destacar tambem que aqui você ganhar em dolar, entao nao precisa fazer simulação de cambio de moeda.

  15. Olá Gaby!
    Quero passar 3 meses com a minha esposa e a minha filha de 3 anos, pensei em alugar um apartamento pequeno, mas tenho encontrado valor bem altos, pode me dar alguma dica?

    1. O custo de vida aqui é caro mesmo Flávio… Minha dica é que vc pesquise em grupos do facebook – por exemplo Brasileiros em Toronto. Existem pessoas que alugam o basement ou um quarto e pode ser que seja mais barato. Também ficar mais afastado do centro pode reduzir o valor. O problema é que a maioria dos alugueis é de 1 ano e como vcs ficam 3 meses pode ser mais difícil… Boa sorte!

  16. na verdade hoje tudo aqui esta mais caro ..no brasil ….
    um cinema ta 34 reais ..um aluguel no centro de são paulo kit net 1300
    metro 3 reais e se pegar o honibus paga mais 4,50 .
    resumo , morar fora hoje sem duvida vale a pena .

  17. Oi Gaby.

    Vou para Toronto em março para ficar só 1mes, mas estou numa vida fitness e não queria abandonar. Pode me dar dicas de academia.. Consigo me matricular só por 1 mês?!

    Obrigada!

  18. Olá, Gaby!
    Irei para Toronto em Julho…Já estou mega mega ansioso.
    Seus posts são incríveis, parabéns! Quanto ao custo de vida fiquei até mais tranquilo…. 😉

  19. Oi Gaby, descobri seu blog hoje e amei suas dicas! Estou indo para Toronto no final de abril para ficar 6 meses como turista, mas gostaria de procurar alguns cursos de inglês em conta aí e tentar conseguir o visto de estudante, voce tem alguma dica em relaçao a isso? obrigada por compartilhar sua experiencia!

    1. Oi Lara. Obrigada pelo recado. Eu nunca estudei inglês aqui, então não tenho nenhuma escola para indicar. Há algumas super conhecidas como ILAC mas não sei se são boas pois nunca estudei lá. Gosto de indicar aquilo que já “usei”. Beijos

  20. Olá Gaby! Eu e meu marido estamos com anos de morar e trabalhar em Toronto, ele é mecânico com mao de obra qualificada e atualmente é professor no SENAI de mecânica. Minha duvida e a seguinte: vc sabe me dizer qual o salário de um mecânico? Se existe lugares onde só trabalha brasileiro? Se tem facilidade no canada de conseguir logo um emprego? E se conseguimos sobreviver quem ainda não tem o inglês? Temos um amigo que mora em Toronto e ele fala muito vem deste lugar e nos chamou pra morar lá e trabalhar, mas como é amigo fico com o pé atrás, porque amigo sempre quer te levar…rs

  21. Ola Gaby
    Estou em negociações de um contracto de trabalho num hotel em Toronto.
    Ja me pediram que enviasse via email passaporte, registo de nascimento e 2 fotos para tratarem de visto e licenças de residencia e de trabalho aí no país.
    É esse o procedimento normal por parte do empregador?
    Obrigado pela sua partilha

  22. acho bom a interessada em trabalhar em Toronto, primeiro chegar à cidade, verificar se realmente o local existe e em caso positivo, quem dirige o local e como ele funciona administrativamente.

  23. Pingback: O preço de ter sua casa em TorontoGaby no Canadá

  24. Pingback: Morar no Canadá: checklist do que você precisa fazer antes de vir para cáGaby no Canadá

  25. Boa noite,Gabi,gostaria de estudar inglês em toronto, durante 6 meses,mais preciso trabalhar para ter moradia e alimentação,vc. conhece familias que falem português e precisem para tomar conta de crianças, idosos,familias,fazer limpeza,tenho experiência como tecnica de enfermagem 17 anos, trabalhei em abrigos e sou enfermeira com pós graduação

  26. Thereza Cristina Alves Brito

    Gabi o preco do aluguel aumentou?? se sim qual a media agora? E como eu encontro um lugar para morar tem algum site confiavel ou preciso estar por ai para procurar?

  27. Olá Gaby, gostaria de saber se você poderia me indicar um site com apartamentos ou casas para alugar no Canadá, se não for abusar, mais proximo de torornto !!!
    se puder ajudar fico agradecido.

  28. eu sou especialista em afiações de alicates de cutículas e lâminas de corte cirúrgica e gostaria de oferecer esta mão de obra ai. será que vale apena ?

  29. Oi Gaby bom dia…..sabe, fiquei muito feliz em ler seu artigo sobre a vida no Canadá….Eu estava procurando justamente isso…..Detalhes na qual você deixou muito claro…..Eu e meu marido temos planos de ir morar ai ano que vem…já moramos na Europa e foi uma experiência incrível….o que vc me diz sobre o trabalho ai???? quanto ao custo de vida alto isso não importa….Deus ajuda…temos vontade pro trabalho…..estou pesquisando já ha alguns dias sobre aluguel d casa..meu esposo trabalha aqui no Brasil com turismo…condutor de ônibus…e também ele é um exelente profissional em maquinas pesadas….eu sou professora de musica…….mas sei que como na Europa não poderei trabalhar em meu ramo….mas isso sao planos de morar ai…Tudo esta nas mãos de Deus pois ELE SOMENTE ELE SABE O QUE É MELHOR PARA CADA UM DE NOS…Obrigado pela atenção….forte abraço

  30. Oi Gaby tudo bem? Uma amiga me indicou seu blog, é desde então não consigo para de ler muitas coisas aqui. Eu e meu marido queremos sair do país, ele tem cidadania italiana e por isso temos pensado tbm em londres. Mas eu prefiro Canadá. O q vc acha?? (Sei q é uma pergunta pessoal, mas quero uma opniao de quem está ai) pq em ambos lugares começaremos do zero. E outra coisa, tem algum lugar q eu poderia achar esses dados de custo de vida atualizados??? Obrigada

  31. Olá Gabi, Que bom que o seu sonho se realizou, Deus abençoe que o meu se realize também.
    Se eu for pro canada canada com a Faculdade de Recursos Humanos e a Faculdade de Economia (Ciências econômicas), e minha esposa formada em Medicina, Clinico Geral, temos a chance de nos darmos bem ai no canada? Seria um grande trabalho para validarmos o diploma dela ai no canada.. Há problema em nos comunicarmos por email? Rubensdlima@gmail.com
    RubensD’ Paula
    Obrigado Gabi

  32. boa tarde , Nossa amei seu blog, eu sou deficiente auditivo eu falo pouco Estamos planejando mudar para toronto sera que consegue vaga trabalho pra deficiente auditivo , so que eu não tenho amigo e parente mas eu vou se mesmo…..eu te agradeço pelo atençao obrigada…

  33. Adorei seu blog Gabi! Trabalho com marketing digital e isso me proporcionou a liberdade para conhecer vários lugares, e agora estou pesquisando alguns lugares para morar, e seu blog está ajudando muito com essas informações de custo de vida. Muito Obrigado!

  34. Que isso, tem muita diferença para os EUA, uma pena que lá é quase impossível tirar cidadania, mas de qualquer forma, Canadá ainda é muito melhor que nosso querido lixo Brasil

  35. Olá!!! Muito legal o seu blog, é a primeira vez que eu chego aqui e com certeza irei acompanhar. Parabéns! Bom, tenho uma pergunta. Talves você já tenha até mesmo falado sobre isso aqui no blog, mas como cheguei hoje vale a pena perguntar.
    Eu e minha esposa estávamos buscando um lugar para ir, passar uns dias para conhecer e quem sabe ficar de vez. rsrsrs Estavamos buscando EUA, mais já estamos mesmo pensando em ir para o Canada. Pergunta: É fácil conseguir visto para passeio e posteriormente para morar ai?

    Desde já agradeço e mais uma vez, parabéns!

  36. Estimada,
    Bom dia.
    Inicialmente, parabéns pelo trabalho que realiza – obrigado, em nome de muitos leitores.
    Consulto a possibilidade de enviar uma mensagem diretamente para seu e-mail. Meus dados para contato são:
    E-mail: jcpnaval@gmail.com
    Tel.: +1 407 800-8383
    Aguardo seus comentários .

    Grande abraço .

    JC Pereira

  37. Olá Gabi………..Pode dar dicas de escolas ou professores de inglês para estrangeiros ? Algum professor brasileiro ? Eu e meu marido planejamos ficar alguns meses em Toronto aperfeiçoando a língua inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *