Custo de vida em Toronto

TRAVEL IS THE ONLY THING YOU BUY
THAT MAKES YOU RICHER

Eu perdi a conta do número de pessoas que me perguntam quanto custa morar aqui. Eu sempre achei esta pergunta muito difícil, pois cada um tem seu estilo de vida e gasta seu dinheiro da maneira que acha melhor; mas, eu resolvi escrever sobre itens básicos neste post. Confesso pra vocês que não sou muito antenada quando o assunto são gastos – aqui em casa é o maridão que cuida disso – mas resolvi fazer uma lista dos preços médios de cada um dos itens básicos para se viver bem por aqui. Antes de passar a lista gostaria de dizer que Toronto é a cidade Canadense com o custo mais alto para se viver; ou seja, não é barato viver por aqui. Mas, acho que nem precisaria enfatizar (pois a maioria dos posts já refleto isso): vale muito a pena morar aqui! Espero que este post ajude aqueles que estão pensando em se mudar para cá (por um período ou definitivamente) e que os preços não os impeçam de realizar seus sonhos pois, como diz a frase acima: “Viajar é a única coisa que você compra que irá lhe fazer mais rico”. E vamos aos preços…

tumblr_m5vfaaiGO51qzqpvf

1. Acomodação: isso é um item complicado, pois depende das exigências de cada um. Em média o aluguel de um apartamento de 1 quarto para 2 pessoas fora de downtown (mas com acesso ao TTC) custa entre $750 – $1,200 dólares por mês (água e aquecimento estão geralmente incluídos). Quando for alugar um imóvel nao esqueça de duas coisas. A primeira delas é o depósito, que é geralmente no mesmo valor do aluguel e é pago como se fosse um cheque caução ao ingressar em um imóvel alugado (portanto, você deve ter o valor de dois aluguéis ao entrar no imóvel e este dinheiro é devolvido no final). A segunda é da duração do contrato. Se você quer alugar um apto só para você (ter seu nome no contrato e não sublocar um quarto), a maioria dos contratos é de 1 ano. Há a opção de você alugar um quarto em alguma casa de família (mas não sei como isso funciona).

2. Passe de transporte público: já falei sobre o TTC (transporte público de Toronto) aqui no blog. O valor do passe mensal é $117 para adultos e $95 para estudantes e nele você tem direito a andar de metro, ônibus e streetcar. O valor de um passe único é $3 e o sistema aqui é integrado (portanto se você precisa pegar 1 ônibus e 1 metro para chegar no serviço, você paga somente $3 pegando o recibo). Há ainda a opção de passe semanal: $38.50 para adultos e $30.50 para estudantes.

3. Refeições em restaurante: isso também é bem pessoal, e eu não sou uma pessoa para dar dica em relação a isso, pois eu e o marido gostamos de comer bem e provar diferentes comidas em diversos restaurantes. Em geral você come bem em um restaurante legal por $20-$30. Há obviamente as opções mais simples e as lanchonetes (fast foods) das famosas redes Americanas. Um lanche do McDonalds ou um sanduiche do Subway ficam em torno de $8, por exemplo. Se você é viciado em sushi, há várias opções de almoço livre, por $10-$15/pessoa. Não há comida a quilo, que estamos tão acostumados no Brasil.

4. Telefone Celular: há várias empresas aqui (Bell, Rogers, Fido, Telus, Virgin, Koodo) e eu fico meio perdida quando o assunto é: qual a melhor? Nós usamos a Bell e gostamos, mas o preço é bem salgado. Há a opção cartão (pré-pago) e também conta. Os valores ficam em torno de $50-$100 por mês, com plano de dados. Se você quiser apenas o celular para ligar, acredito que ache planos de $20 por mês, com o aparelho gratuito.

5. Cinema: ir ao cinema em Toronto pode ser um programa caro! O ingresso geral fica em torno de $13; 3D em torno de $16; e IMAX $20. Não esqueça das taxas. Não há descontos para estudantes como no Brasil (crianças e idosos pagam mais barato). E quando digo caro me refiro ao fato de que, se você é como nós e não consegue ir no cinema sem um pote de pipoca e 1 litro de coca, prepare-se para desembolsar pelo menos mais $12, o preço do combo pipoca + refrigerante. Lembrando que nestes valores não estou incluindo as taxas.

6. Gasolina: se você está pensando em alugar ou comprar um carro, ta ai um valor que deve ser adicionado na sua lista, o preço da gasolina. O valor do litro de gasolina está em torno de $1.30.

7. Lavanderias: nem todos os apartamentos possuem máquina de lavar roupa (geralmente os aptos alugados não possuem). Mas não se preocupem pois a maioria dos edifícios possui uma lavanderia e o gasto médio/mensal para lavar e secar suas roupas fica em torno de $50-$60.

8. Internet + TV a Cabo: não sei quanto a vocês, mas eu achava que no Canadá estes itens seriam super baratos como nos USA. Mas não! Para você ter uma boa TV a Cabo e uma internet rápida o gasto fica em torno entre $60-$100 por mês. Se você só contratar a internet, deve ficar entre $20-$45 por mês.

9. Academia: você pode comprar pacote de aulas (por exemplo 10 aulas de boxe por $50) ou o passe mensal, que fica em torno de $55-$70. Ou simplesmente saia para caminhar em um dos milhares de parques da cidade e economize este dinheiro.

pig

Clique aqui e veja um website super legal sobre o custo de vida das principais cidades do mundo. Toronto fica em 175 e a mais cara é Londres.

Para finalizar, segue abaixo uma lista (em inglês) adaptada do site Numbeo que apresenta valores mais específicos em relação a restaurantes, supermercado, transporte, utilitários, esporte e lazer e aluguel. Lembrando que alguns dos valores da lista podem não estar atualizados, mas dão uma boa noção do preço dos produtos.



51 Comment threads
25 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
49 Comment authors

Estimada,
Bom dia.
Inicialmente, parabéns pelo trabalho que realiza – obrigado, em nome de muitos leitores.
Consulto a possibilidade de enviar uma mensagem diretamente para seu e-mail. Meus dados para contato são:
E-mail: jcpnaval@gmail.com
Tel.: +1 407 800-8383
Aguardo seus comentários .

Grande abraço .

JC Pereira

É fácil arrumar emprego no Canadá hoje? Estou pensando em ir embora do Brasil!

Grata
Ana

Olá!!! Muito legal o seu blog, é a primeira vez que eu chego aqui e com certeza irei acompanhar. Parabéns! Bom, tenho uma pergunta. Talves você já tenha até mesmo falado sobre isso aqui no blog, mas como cheguei hoje vale a pena perguntar.
Eu e minha esposa estávamos buscando um lugar para ir, passar uns dias para conhecer e quem sabe ficar de vez. rsrsrs Estavamos buscando EUA, mais já estamos mesmo pensando em ir para o Canada. Pergunta: É fácil conseguir visto para passeio e posteriormente para morar ai?

Desde já agradeço e mais uma vez, parabéns!

Vinícius

Que isso, tem muita diferença para os EUA, uma pena que lá é quase impossível tirar cidadania, mas de qualquer forma, Canadá ainda é muito melhor que nosso querido lixo Brasil

Lorena

Gaby, mais uma vez, parabéns pelo blog.

Como o post foi de 2013, você acha que hoje esses valores alteraram muito?