Pular para o conteúdo

Mont Tremblant

tumblr_meclw6XI0p1ql8wyfo1_400

Quem nos conhece sabe que somos APAIXONADOS pelo Mont Tremblant, estação de esqui localizada 1h30m ao Norte de Montreal (na província de Quebec, junto às Montanhas Laurentianas), e considerada uma das melhores do lado leste Americano. A primeira vez que fomos no Mt Tremblant foi em 2007, na nossa lua de mel. Quando o Ju veio com a idéia de comemorarmos nossos 5 anos de casados por lá eu adorei. E foi maravilhoso poder estar no mesmo lugar que estivemos 5 anos atrás e ver como nosso relacionamento está melhor e como a gente se ama mais, se entende mais e continua compartilhando os melhores momentos das nossas vidas juntos. Foi um daqueles momentos especiais, que vai ficar guardado pra sempre na memória. Irei aproveitar nossa ida e, neste post, irei dar algumas dicas sobre este local, apesar de já ter falado sobre ele no blog aqui e aqui e aqui.

1-0712

2-0712a

3-0712

Sobre a estação de ski

Mont Tremblant é inegavelmente o mais europeu dos resorts da América do Norte. As características européias, devido à colonização francesa da região são definitivamente um dos grandes charmes desta estação de esqui. A cidade possui cerca de 8.400 habitantes, uma boa rede de hotéis (com 13 resorts dedicados ao esqui), butiques exclusivas, bistrôs, cafés, restaurantes de nível internacional, e uma movimentada vida noturna, tudo envolvido pelo inigualável charme francês.

vila+montanha

Com mais de 2,47 km² de terreno esquiável (esquia-se nas 4 faces da montanha), incluindo 94 pistas entre árvores e pinheiros, e 2 parques especialmente criados para esquiadores e snowboarders mais aventureiros (como meu marido), Tremblant é perfeito para esquiadores profissionais e novatos. Para aqueles que querem aprender há aulas especializadas (inclusive foi lá que fiz minha primeira aula e aonde me apaixonei pelo esporte). O topo da montanha possui 875 m de altitude e uma descida vertical de 645 m. Uma gôndola (cabine fechada) te leva ao topo da montanha – que também possui um restaurante. A estação também oferece uma das trilhas mais longas da região, com aproximadamente 6,5 km de extensão. Além da neve natural e abundante, Tremblant tem o sistema Avalanche – mecanismo gerador de neve artificial mais sofisticado da América do Norte – para oferecer condições de esqui extraordinárias para esquiadores e snowboardes, todos os anos, de novembro a abril.

Achei a estação relativamente vazia (talvez porque fomos 1 semana antes do Natal e as pessoas costumam tirar folga no Natal). Mas mesmo em épocas cheias você só nota o movimento na fila para pegar a gondola. Por ser tão grande, na montanha as pessoas acabam pegando diferentes trilhas, o que faz com que a que você esteja nunca seja lotada.

Mont Tremblant é certamente a estação de esqui número 1 da Costa Leste Canadense.

ski

ski1

selected6

Sobre a vila

Nesta caso, para falar sobre a vila irei referir-me a frase escrita acima: “Mont Tremblant é a estação de esqui número 1 da Costa Leste Canadense”. Neste caso, não somente porque a montanha é maior da região, ou porque as pistas são mais numerosas e longas, mas também porque a vila de Tremblant é muito linda, certamente uma das mais charmosas da América do Norte. Na verdade, não deviamos chamá-la de vila e o local está longe de ser uma autêntica cidadezinha de interior, pois não há gente morando, escola ou supermercado. Foi construído sob medida pela corporação Intrawest (a mesma que está por trás de Whistler, em British Columbia, e Copper Mountain no Colorado), e os restaurantes, cafés e lojas seguem um mesmo adorável padrão arquitetônico europeu. Ali tem tanta coisa para visitar – de joalherias a casas noturnas – que mesmo quem não esquia tem dias (e noites) de passatempo garantidos.

O que adoro na vila é o clima de “Natal o ano todo”, os belos cafés, as fachadas coloridas, as ruas sem carros, forradas de neve, que lembram um cenário Europeu ou de conto de fadas. Os melhores hotéis e uma infinidade de butiques, confeitarias e cafés ficam na vila, que está ao pé da montanha. Se você quiser viajar e não usar seu carro o ideal é ficar na vila. E é ai que entra as acomodações, ou o tópico abaixo.

Ainda, uma outra atração exclusiva de Tremblant é o Cabriolet, um carrinho/teleférico que te leva da parte inferior ao topo da vila, aonde fica a base da montanha. O passeio é lindo e voce consegue visualizar toda a vila, seus hoteis e ruelas. O cabriolet é uma maneira prática para esquiadores chegarem a base da montanha e de lá pegarem as gôndolas ou o lift para subir ao topo da montanha e esquiar.

vila1

vila2

vila3

Hospedagem

A vila possui 13 resorts, porém existem outras opções na região (e a maioria dos hotéis possui sistema de shuttle; ou seja, você não precisa usar seu carro para esquiar ou passear na vila).

Se você viaja com cachorro e quer ficar na vila, apenas o hotel Fairmont possui a combinação ski-in/ski-out + aceitar cachorro. Ski-in/ski-out é o desejo de qualquer visitante quando fica ao pé da montanha, pois as pistas estão ao seu dispor ao abrir a porta do hotel. Por isso (e por ser uma data super especial) decidimos pegar o estiloso hotel, que fica literalmente na base da montanha.

Além do Fairmont, já ficamos em outros hotéis da região e indicamos:
– Na Vila: Le Lodge de la Montagne
– Fora dela: Le Grand Lodge

hoteis

piscina_Fairmont

Joe_curtindo_hotel

O que mais fazer

Além de esquiar e passear pela vila, há várias atividades que você pode fazer em Mt Tremblant:

– Passear e jantar num dos charmosos restaurantes de St. Jovite, um vilarejo que fica a cinco minutos da vila de Tremblant;
– Passar o dia no Scandinave Spa, uma rede de spas maravilhosa, que possui banhos relaxantes, massagens, bistro e muitos mimos;
– Visitar a cidade de Mt Tremblant. Na verdade, a cidade em si fica localizada um pouco mais afastada da vila e é sim uma cidade (com Igrejas, lojas, cafés) e não uma parte mais turística cheia de hotéis. A cidade é fofa e vale sim a visita.
– Fazer alguma atividade diferente, como patinação no gelo, ou tobogãs no gelo.
-Outras estações de ski ao redor: Mt Blanc, Vale de St Sauveur, 7 montanhas com estações de ski

outras_opçoes

Mais informações

Tremblant – vila turística e estação de ski

Ville de Mont Tremblant – a vila real, ou cidade de Tremblant

Ville de St Jovite

Previsão do tempo: Mt Tremblant

us

50 comentários em “Mont Tremblant”

  1. Pingback: Na esquina do paraíso |

    1. Na verdade este é um pole de ski. E usamos para a GoPro (que tem os monts para se adaptar em qualquer estrutura). Mas acho que vc encontra o que vc quer em qualquer loja especializada em fotografia vc acha. Aqui em Toronto conheço duas: Vistek e Henry’s! Se achar em algum lugar eu aviso!!!

  2. Olá Gabriela, tudo bem? Meu marido e eu nos mudamos recentemente para o Canadá e encontrei seu blog buscando por informações sobre como se vestir no inverno e aí comecei a ver suas viagens. Uma mais bacana que a outra. Como moramos em Montreal estou louca para conhecer Mont Tremblant que é aqui perto, parece ser maravilhosa! Beijos, Nanda

  3. Oi Gabriela, lá dá pra passear em um dia só né?? Nao tenho tempo para ficar mais.
    O que vc sugere em um dia? Precisa pagar para entrar ou só a taxa do lift? Beijos Pri

    1. Da sim Priscila, mas o ideal é ficar mais tempo, descansar e dormir por lá. Não sei seu roteiro mas se ficar corrido eu sugiro vc deixar para uma próxima, já que tem o caminho de ida e volta… Enfim, não precisa pagar para passear e a vila é um charme! 😉
      Se vc optar por ir nao vai se arrepender; que época do ano você pretende visitar tremblant?

      1. Vou agora final de Setembro, mas tenho uma filhinha de 1 ano, então é só para conhecer mesmo. Será que vejo um pouquinho de neve? Sei que as temperaturas vao começar a cair a partir da semana que vem. Amooo o seu blog, me ajudou muito no meu planejamento da viagem. Parabéns !!! bjoos

    1. Olá! Depende do que vc gosta de fazer: se quer sossego e ar puro, gosta de caminhadas e natureza acho valido. Se procura grandes atracões 1 dia é suficiente. Acredito que as cores do outono já devem estar no auge agora e depois do dia 15 deve estar tudo seco já… Mas posso estar errada! De uma olhada no site do Mt Tremblant! 😉 obrigada pelo recado

  4. Ola Gabriela
    Estamos planejando ir passar Natal em Nova York e ir para Mont Tremblant por volta do dia 29/dez. Sou eu e meu filho de 20 anos. Nao sabemos esquiar. Vc nos aconselha ficar em um hotel na Vila ( e qual vc nos recomenda ? ) ou no hotel tipo Fairmont ( qual vc nos recomenda ?)
    Vamos ficar 3 /4 dias . Agredeceria muito as suas dicas. Vamos ir de NY para Quebec. Como fazer o traslado para Tremblant? grata Angela

    1. Ola Maria Angela. Aconselho sim vcs ficarem na vila, em qualquer hotel – o Fairmont fica na vila e é sem duvida a melhor opção, mas os outros são otimos tbem. Como vcs vão ficar 3-4 dias há hoteis com cozinha, o que é uma ótima opção. Procure no site tremblant.ca todos os hotéis disponíveis na vila. No caso da viagem NY > Quebec (vc diz Quebec City ou montreal?) acho que vcs podem ir de avião ou alugar um carro… a estrada é ok, mas pode sempre correr o risco de ter muita neve e ter que esperar um outro dia.
      Espero ter ajudado! Vai ser um lindo passeio!

  5. Pingback: Motivos para visitar Blue Mountain [Parte 1] | Gaby no Canada

  6. Olá Gabriela,
    Tudo bem ? Estou indo para Montreal visitar meu irmão daqui há uma semana e só hoje descobri seu blog, que sorte hehehe Adorei, Parabéns !!! Eu e meu marido vamos para Mont Tremblant ficar 4 dias na primeira semana de Fevereiro, gostaria de saber como você aconselha fazer o traslado Montreal > Mont Tremblant. De carro é tranquilo?
    Desde já agradeço.
    Bjos,
    Camila

    1. Ola Camila! Obrigada pelo recado! Eu e o marido já fomos umas 5 vezes para Mt Tremblant e todas de carro – acho que o melhor mesmo é vcs irem de carro. A estrada é ótima e vcs devem apenas ficar de olho na previsão do tempo, pois se tiver um snowstorm não dá pra dirigir né? Tem que usar o bom senso! Beijos e não deixe de curtir a página do blog no facebook!

  7. Oi Gaby, sou Cris Cotts, moro em Toronto há 9 meses. Seu Blog é maravilhoso!!!! Queria te pedir duas dicas. Como faço para ver as promoções de Mont Tremblant? Estou querendo ir em março… Outra dica seria um lugarzinho aconchegante para beber um bom vinho aqui em Toronto com a cara da Europa!!!! Meu filhote foi para um acampamento das crianças esse final de semana no Algonquin e queria curtir algo legal com o marido esse final e semana!!! Sou carioca mais morava na Serra de Petrópolis, adorooo passeios aconchegantes

    1. Oi Cris. Dá um “like” na pagina deles no facebook ou checa sempre o site deles http://www.tremblant.ca/.
      Sobre lugar para beber um bom vinho varios restaurantes… tem o Aubergue do Pomier (frances) http://www.oliverbonacini.com/auberge-du-pommier.aspx
      Tem tbem o Espanhol Salt https://gabynocanada.com/2011/07/21/10-pratos-depois/
      E o restaurante portugues Adega https://gabynocanada.com/2011/04/11/dica-adega-restaurante-em-toronto/
      Todos são bem estilosos e muito bons!
      Beijos

  8. Oi Gabriela! Eu e meu marido estamos indo para o Canadá no próximo domingo e um dos destinos é Mont Tremblant. Estou vendo pela inter pra fazer aulas de ski, os passes dos lifts, aluguel de equipamentos, etc. Tens alguma dica mais específica em relação a isto? Estou direto vendo o site do resort, recomenda que compre os tickets lá com antecedência? Obrigada!

    1. Olá Vanessa! Vcs vão amar! Eu aprendi a esquiar por lá e fiz aulas lá tbem e adorei. Nos sempre compramos os tickets com antecedência, para evitar perder tempo caso haja fila. Tenho alguns posts de Tremblant com varias dicas – dá uma pesquisada no blog! Beijos e boa viagem

      1. Oi Gaby, procurei por Mont Tremblant e encontrei alguns posts, mas não estou conseguindo achar o Post 2 de 3: Mont Tremblant, ele está com outro nome?
        Deixa eu te parabenizar pelo Blog, excelente! Sempre uso blogs como o teu para fazer o roteiro das minhas viagens e tenho um “desejo secreto”de um dia fazer o meu também. Que hoje não é possível em função da minha rotina intensa de trabalho. Mas quem sabe um dia? Enquanto isso fico babando em blogs como o seu! 🙂
        Um grande abraço,
        Vanessa

  9. Olá ANDREA , obrigada pelas dicas. Estamos indo a Mt. Tremblant inicio de set. Chegaremos dia 2 e sairemos dia 8 . Irei ficar no fairmont Tremblant estou pensando em ir a Ottawa e pensei em ir a Quebec , fazer um bate volta , o que mais vc poderia me indicar . Desde ja agradeço . E Parabéns pelo blog .

    1. Ola Alice…. em primeiro lugar meu nome é Gabriela (gabynocanada é o nome do blog) hehehehe…. bom, tenho posts com dicas de Ottawa e Quebec. Dá uma pesquisada que vais achar muita coisa por aqui… 🙂 Beijos

  10. Oi Gaby, tudo bem?
    Estarei em Quebec City do dia 13 a 21 de novembro. Você já foi nessa época?
    Sabe me dizer se já tem neve?
    Qual o melhor dia para ir? Dia de semana ou final de semana? Helpppp hehe. Bjoos

  11. Gabriela,
    Iremos para Mont-tremblant no dia 19/dezembro por 3 dias, somos 4 adultos. É complicado dirigir nesta epoca por causa da neve?nunca dirigimos em estradas com neve. E a estrada de Otawa para Mont-tremblant é mais dificil de dirigir do que a de Montreal para Mont-Tremblant? E a estrada de de Mont-tremblant para Quebec é boa? Tenho duvidas se é melhor ir até Montreal e de lá ir e voltar para Mont-Tremblant(por causa das estradas).
    Beijos e parabéns pelo blog!

    1. Olá Adriana!

      Antes de mais nada, deixe eu dizer que vocês terão uma ótima experiência. Tremblant é simplesmente demais!! Por coincidência a nossa primeira viagem no Canada foi um roteiro parecido com o de vcs ( nossa Lua de Mel ) Tivemos ( ok, eu tive ) muita ansiedade por dirigir pela primeira vez na neve.

      Em relação a rota, eu sempre prefiro a 401 ( por Montreal ), pois a rodovia é bem mantida mesmo em grandes tempestades de neve ( eles passam tratores limpando a estrada se tiver nevando muito ).

      Passamos uma vez pela rota de Ottawa-Tremblant e não tivemos problemas ( ano passado eles fizeram muitas melhorias nesta rodovia ), mas ela é uma estrada secundária e mais lenta. Como vocês estarão em Ottawa, talvez seja uma boa opção, mas se Montreal estiver no roteiro, recomendo a 401.

      Uma outra coisa que ajuda é alugar um carro com pneus de neve ( Winter tires ), o seu uso é obrigatório da província de Quebec. Carros alugados em Ontario dificilmente oferecem essa opção. Com temperaturas abaixo de +7C os pneus normais começam a perder a aderência. Se não tiver, tudo bem, apenas dirija com mais prudência.

      Tremblant – Quebec City também recomendo usar as estradas principais ( Highway 40 ou 20 ). As estradas são ótimas. Apenas fiquem atentos na previsão do tempo. É possível conferir a situação para cada hora do dia. Se nevar mais de 15cm o transito não vai ser tão agradável, melhor adiar do que ficar na estrada.

      Have fun!!

  12. Pingback: O Canadá como destino de lua de mel: minha experiência - Gaby no Canadá

  13. Adriana
    Gostei muito das suas dicas!!
    eu e minha esposa já estivemos em montrenblan há 10 anos.
    Nos não esquiamos.Goataria que vc medesse algumas dicas, sobre o que fazer lá sem esquiar.
    Obrigado
    Flori

    1. Ola Flori.
      No Natal de 2011 fizemos várias atividades na montanha, muito além de esquiar. Dê uma procurada nos posts desta época que vc vai achar muita coisa, incluindo locais para compras, atividades de neve (passeio pela floresta, tobogã, etc), restaurantes e spas.
      Obrigada pela visita ao blog

  14. Pingback: Aonde esquiar próximo de Toronto: Blue Mountain ou Mount St Louis Moonstone? - Gaby no Canadá

  15. Pingback: Onde esquiar em Toronto? – Team Di

  16. Pingback: Mont Tremblant, Canadá | Destino Neve

  17. Olá! Tudo bem? Vc conhece alguma empresa que faça translado (tipo uma van pois seremos 9 pessoas) de Montreal para Mont Tremblant e depois volta?? Vamos em dezembro para passar Natal lá , e já estamos programando tudo antecipado!! Adorei suas dicas !!

  18. Olá Gaby, tudo bom ??
    Eu e minha namorada estamos pensando em passar nossa lua de mel aí no MT. Tremblant, uns 5 dias mais ou menos, apenas uma dúvida, nós falamos apenas inglês, tudo bem com isso ou o pessoal de lá fica “meio assim” por não falarmos francês..
    Obrigado =))

  19. Oi Gaby, td bem?
    Vocês recomendam a visita para Mont Tremblant, agora para a primeira semana de junho? vale a pena? e o spa scandinave vale a pena nesta época?

  20. Oi Gabi! Que maravilha eu ter achado esse teu post! Estou com muitas dúvidas sobre Monet Tremblant! Estou com planos viajar para o Natal de 2017, e ficar duas semanas. Vou eu e mingas duas filhas, uma de 13 e outra de 7.
    Os passes para os Ski lifts podem ser comprados para um período reduzido? Eu olhei no site promocionais incluíam muitas opções, mas nada tipo duas semanas corridas. Tu aconselha comprar antes?
    Estou pensando em aluga um pequeno apartamento no air bnb, pois os hotéis que visitei, os mais de baixo custo, não ofereciam o transfer nem para a estação de sim, nem para a vila. Pensei em alugar um carro, uma vez que vou chegar por Montreal.
    E sobre os instrutores de esqui? Existe algum site específico? E escola de esqui para crianças ? Gostaria de saber essas opções e valores, para me organizar no orçamento.
    Adorei tuas postagens! Estação de esqui sem filas é o máximo !
    Grata!
    Aline

  21. Oi, Gabi, muito legal seu Blog, parabéns,. Eu vou fazer um curso de inglês de um mês em Montreal e depois irei viajar de trem por algumas cidades. Vi que de Quebec a Mont Tremblant não há trem. Teria que ir de ônibus?

  22. Oi Gaby. Parabéns pelo bolg.
    Estou indo para o Canadá em agosto. Vale a pena um bate volta de Montreal a Mont Treblant?
    Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *