Pular para o conteúdo

Elora, Fergus, Guelph

Hoje irei falar sobre 3 cidades próximas à Toronto: Elora, Fergus e Guelph. Dificilmente você ouviu falar delas; isso porque elas são pequenas, ficam no interior da Província de Ontario e certamente não são destino de turistas vindos do Brasil. Porém, fuçando em blogs de pessoas que moram aqui há algum tempo, encontrei esta região – super linda e pertinho daqui – que é chamada de Centre Wellington.

O Centre Wellington é a junção das charmosas cidades Fergus e Elora, localizadas a sudoeste de Ontario (115km de Toronto) e acompanhando o curso do Grand River. Guelph é uma cidade vizinha, mais conhecida e considerada uma das 10 melhores cidades para se morar no Canadá. No mapa abaixo você consegue entender melhor aonde as cidades estão localizadas, com destaque para uma outra cidade no mapa – Waterloo – aonde o maridão trabalha. St Jacobs é uma vila que encontramos no caminho (não aparece no mapa), super charmosa e que vale a visita.

Map

Fergus

Fergus é a maior comunidade do condado de Wellington, situada à 125km ao noroeste de Toronto. A pequena cidade, fundada em 1833, tem pouco mais de 10.000 habitantes e as principais atrações são o rio (que acompanha a cidade) e o Highland Games, festival escocês anual que acontece em agosto. A impressão que tivemos de Fergus foi ótima, uma vez que, quando chegamos na cidade, estava acontecendo um desfile de Natal e as ruas estavam fechadas e cheias. A cidade é uma graça e vale a visita!

Fergus Images

Elora

Praticamente grudada a Fergus fica a vila de Elora – com 4.000 habitantes – que é conhecida pelas casas de pedra calcária, sua comunidade artística e o desfiladeiro formado pelo Grand River. Entre os destaques estão a sua bela arquitetura, a cachoeira Tooth of Time e o Elora Mill, o único moinho com cinco andares restante em Ontário (agora prestigioso hotel e restaurante, que esta fechado para reforma neste inverno).

Não deixe de caminhar pela Mill Street West e ver os cafés, lojinhas, o Elora Mews shopping e até o cinema da cidade. Ah, e vale um passeio pelo Victoria Park também, aonde você tem uma vista privilegiada dos canyons.

Elora downtown

gaby1

gaby2

Caminhando por Elora

Ali pertinho você não pode deixar de visitar – principalmente no verão – o Elora Gorge Conservation Area, um parque florestal com canyons e o Elora Quarry, uma piscina natural que se formou devido a uma especial formação rochosa ao seu redor. Infelizmente, parte do parque esta fechado no inverno mas colocarei abaixo algumas fotos para vocês conhecerem.

Elora Gorge Conservation Area

Victoria Park

Guelph

A maior cidade da região, conhecida pela sua Universidade e considerada uma das 10 melhores cidades para se morar no Canadá. Possui uma basílica linda, no alto da cidade e um centrinho completo, mesmo assim com ares de cidade inglesa.

Basilica de Guelph

Ali perto fica também St Jacobs, um condado rural famoso pelo farmer’s market dos sábados. Fomos conferir e adoramos. Maiores informações do local aqui.

St Jacobs Farmer's Market

farmers market

O que eu gosto destas cidadezinhas é a gente local (super simpática, sempre dando oi pra todos na rua), as construções antigas (uma casa mais linda do que a outra), a confiança (bicicletas e brinquedos nas ruas, carros e casas abertos), e a vida tomando um rumo diferente das cidades grandes… vale a visita! Maiores informações aqui.

Marcações:

23 comentários em “Elora, Fergus, Guelph”

  1. Oi Gabriela! Amei seu blog!
    Eu e meu marido nos mudamos pra Toronto há 4 meses e ainda estamos nos situando na cidade! Também moramos na parte Oeste da Queen St e amamos a região, mesmo pagando um aluguel exorbitante!
    Estou super a fim de fazer uns roteiros de viagem para cidades próximas como St Jacobs,Kingston, Guelph… Mas pelo que percebi o transporte público pra essas cidades não é muito eficiente! Vocês viajam de carro por aqui?? Vale a pena??
    Parabéns pelo blog!!

    1. Olá Mônica! Obrigada pela visita ao blog e pelo recadinho! Então, nos viajamos de carro sim e vale super a pena! O aluguel de carro no Canada é mais caro do que nos USA, mas mesmo assim vale a pena! Escreva sempre que tiver duvida! Beijos

  2. Pingback: Destino rural: St Jacobs County |

  3. Oi Gabi, teu marido tem que vir pra waterloo todo dia? como ele faz ? eu pergunto pq tenho que ficar em kitchener ate agosto mas to pensando na possibilidade de trabalhar em toronto antes disso, ainda nao me decidi… estou examinando essa questao de ter q ir e voltar todo dia…cansativo ne… e financeiramente nao sei se vale a pena…. beijos

    1. Oi Mariana! Então, meu marido faz carpool com um pessoal que tbem mora aqui e trabalha em Toronto. E a empresa que ele trabalha disponibiliza 1 ônibus 2 vezes por semana. E um dia ele trabalha de casa. Ou seja, ele dirige mesmo um dia. Senão seria cansativo. Além do valor e do cansaço, tens que ver que o transito é caótico para chegar em Toronto – algumas vezes fui com ele e fiquei apavorada com o transito para chegar na cidade (nos fazendo o caminho inverno, graças a deus). Pois então, não sei te dizer quanto ao custo-beneficio mas se achares alguém pra fazer carpool talvez valha a pena! Beijos

  4. Gabriela
    minha filha vai morar em Guelph, para estudar na Universidade. Estamos procurando lugar para ela morar e náo consegui informacoes sobre transporte publico dentro da cidade de Guelph, especialmente para os dias de inverno. Voce saberia me informar onde consigo estas informacoes?
    obrigada
    Nauria

    1. Ola Nauria. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Eu não sei muito sobre Guelph mas acho que a Universidade que ela vai estudar deve ter informações sobre isso. Entre em contato com a pessoa responsável pela matricula dela na Universidade, certamente eles terão esta informação. Desculpa não poder ajudar.
      Tudo de melhor!

  5. Pingback: Cidadezinhas pitorescas próximas a Toronto | Gaby no Canada

  6. Oi Gabi. Parabens pelo blog . Adorei !!! Estivemos em Ontario agora em outubro e suas dicas foram maravilhosas. Viajamos de carro de Chicago-IL-USA , onde mora nossa filha ate Waterloo onde mora nosso filho. A nossa programação foi feita toda baseada nos seus relatos. A primeira parada foi em Frankenmuch-MI que fica exatamente na metade do caminho. Partindo de Waterloo, conhecemos St Jacob’s, Elora, Fergus e Guelp. Em cada local onde chegavamos eu sabia exatamente o que visitar. Thanks !
    Assim como voces, eu e meu marido adoramos este tipo de viagem onde a gente pega a estrada e sai descobrindo lugares pitorescos. E mesmo seguindo seu roteiro, descobrimos um outro local naquela região, digno de registro. Trata-se da pousada RIVERWOOD em BELWOOD -ON. Fica numa região rural , bem próximo a Fergus. Nunca fomos tao bem acolhidos em um Bed & Breakfast . A casa e lindíssima, super aconchegante , os 3 quartos muito bem decorados e limpos, jardins belíssimos . A propria dona, uma senhora simpatica de uns 75 anos, nos preparou um delicioso cafe da manha e arrumou a mesa com toda a sua porcelana e ate velas. Um sonho !!!
    Ela também nos indicou um Restaurante maravilhoso em Fergus chamado BREW HOUSE .Alem da comida e do ambiente serem muito bons, descobrimos tambem que a dona eh uma canadense que fez o doutorado em São Paulo. Pessoa muito simpatica e hospitaleira. Vale a pena ir conferir!
    Registramos , assim nossa contribuição e mais uma vez, nossos agradecimentos a você,Gaby.
    Ana Tely
    Brasilia-DF

  7. Pingback: Andando de trem na GTA: Go Transit | Gaby no Canada

  8. Gabriela, boa tarde! Preciso de sua ajuda: minha filha está indo estudar em Guelph e deve chegar em Toronto dia 05/01/2014, só que às 23:50 h. Para evitar transtornos, pensei em ela dormir em um hotel próximo ao aeroporto logo na chegada e no dia seguinte seguir para Guelph, em função da temperatura na época e pelo desconhecimento do país. É fácil o acesso do aeroporto ao terminal de onde partem os onibus para Guelph? A idéia é sensata? Por ser uma época de baixas temperaturas, dá para fazer este trajeto sem virar pinguim? Agradeço pelas informações.
    Gladstone
    Jundiaí – SP
    Brasil

    1. Ola Gadstone. O ideal é que ela durma em um hotel proximo ao aeroporto e pegue o GoTrain para Guelph no outro dia. Ela pode ir de taxi ou seguir uma das rotas de transporte publico (veja este post: https://gabynocanada.com/2013/08/08/como-ir-e-voltar-do-aeroporto-de-toronto-usando-transporte-publico/)
      Não sei se somente na Union ela pode pegar o trem para Guelph. De uma olhada neste post aqui https://gabynocanada.com/2013/11/25/andando-de-trem-na-gta-go-transit/
      O ideal é que ela pegue um taxi ou use o transporte publico… fica complicado sair andando na rua, ainda mais que ela tera malas e não estara acostumada com o frio.
      Espero que os links ajudem! Boa sorte

  9. Olá Gabriela, muito gostoso seu Blog! Vamos ao Canadá para o Natal e ficaremos até a primeira semana de janeiro/16, estamos tentando fazer nosso roteiro ,mas são tantas coisas que queremos que fiquei confusa! Queremos ver a Aurora Boreal, ir a Banff, Toronto… não dá para fazer tudo! Vou com meus filhos de 17 e 23 anos, então pensei em ficar em Toronto ,mas eles querem esquiar , então seria melhor Banff , eu quero Aurora Boreal , aí é longe de tudo…seria fácil ir de Banff á Yukon ? Ou vice versa ? Poderia me ajudar??? Um beijo

    1. Ola Tania. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. Não sei como seria para ir de Banff à Yukon. O ideal seria você ver em uma agência de viagens. Na primeira semana de janeiro está bem frio e algumas vezes os voos são cancelados. Sempre tenha isso em mente.
      Beijos e obrigada pela visita ao blog

  10. oi gabriela,, tudo bom.? eu e meu marido estamos querendo mora em Guelph . aluguel e muito caro e custo de vida ai ? parabéns pelo blog muito útil..!!

  11. ola Gabriela ! por favor ,se vc tiver contatos de outros brasileiros; que poderia nos ajuda na busca de um lugar para mora ai em GUELPH-ONTARIO. gostaríamos de um lugar para alugar temporário depois agente se arruma . meu marido tinha uma loja de auto peças aqui no Brasil e estamos falidos. vendemos tudo que nos restava ; casa ,carro,etç. e estamos de mala pronta. estou, muito assustada! mais o que poço fazer, a vida e a sim.não e verdade? um dia vc esta bem outro vc não sabe !! mais Deus esta no controle de tudo vai fica bem..!! obrigado ELOYZA

  12. Pingback: 20 lugares que você não irá acreditar que ficam em Toronto ou próximo da cidade - Gaby no Canadá

  13. olá Gabi , eu e meu marido estamos indo morar em Guelph daqui uns dois meses , estamos indo a trabalho , a empresa do meu marido o transferiu para aí , estou tendo dificuldades de ver casas mobiliadas para alugar por 2 anos , é muito difícil ? será que poderia me ajudar?
    Abraços
    Elisabete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *