Pular para o conteúdo

Perguntas mais frequentes sobre conexão ou “uma passada rápida” em Toronto

Attachment-1-(1)

Deixa eu contar um segredo para vocês: eu tenho um caderninho onde anoto as perguntas frequentes que eu recebo dos leitores, e sempre que a pergunta é repetida mais de 20x eu já penso que o ideal é escrever um post sobre o assunto. E ultimamente a pergunta que eu tenho mais recebido (e que já excedeu as 20x) é sobre “uma passada rápida em Toronto” ou “o que fazer em uma conexão em Toronto de X horas”. Por isso eu resolvi escrever este post com algumas das perguntas e a minha opinião sobre o assunto.

Alguns lembretes antes de você ler as perguntas e minhas sugestões. Em primeiro lugar o aeroporto que falarei é o Toronto Pearson, o maior aeroporto de Toronto. Ele fica na verdade na cidade vizinha de Mississauga. Em segundo lugar minhas respostas são baseadas na minha opinião e saiba que sair do aeroporto para explorar a cidade – mesmo que você tenha uma conexão de 10h – é sua decisão e você deve arcar com todo o risco. Toronto é uma cidade grande, com tráfego ruim e não pense em contar minutos pois certamente o avião não esperará por você para seguir viagem.

1. Qual o tempo mínimo de conexão que eu posso sair do aeroporto para curtir a cidade sem medo?

Esta é a pergunta número 1 que eu recebo e a resposta é, depende. Depende de onde é o seu destino final – se for USA você deverá fazer a imigração para os USA aqui em Toronto e deve somar mais 2h no processo -, o que você planeja fazer, se você está sozinho ou em grupo, qual a sua idade e disposição, quanto você está disposto a gastar, e por ai vai. Eu diria que menos de 6h de conexão eu nem sairia do aeroporto. Um total de 10h eu sairia mas não me sentiria 100% confortável. Acima de 12h eu estaria segura e não teria problemas em montar um mini roteiro e explorar algumas atrações turísticas de Toronto.

2. Tem algum lugar que guarda volume no aeroporto?

Tem sim. As lojas da Samsonite nos terminais 1 e 3 do aeroporto possuem um serviço de guarda volume; então, se você resolver passear por Toronto enquanto espera sua conexão você deve procurar estas lojas. Note que não há terminal de passageiros com o número 2 no Pearson Airport, portanto em qualquer um dos terminais que você estiver terá uma loja da Samsonite e, portanto, um guarda volume. Os valores variam entre $5 e $10 (dependendo do tamanho) e você paga por dia e não hora. Clique aqui para mais informações.

3. Qual o melhor meio de transporte para ir e voltar entre o aeroporto e o centro?

O melhor – e por melhor diga-se mais rápido – é o UP Express, um trem que faz o trajeto aeroporto à Union Station (estação de trem no centro da cidade) em menos de 30 minutos. Os trens partem a cada 15 minutos e demoram cerca de 25 minutos para chegar ao seu destino. Vale falar que entre a Union e o Person há 2 paradas: Weston e Bloor-Dundas. O ticket custa $12.35 (one-way) ou $24.70 (return). Você pode comprar o ticket no aeroporto mas se pretende fazer o trajeto vale a pena salvar tempo e comprar online aqui.

4. Qual o meio de transporte mais barato para ir e voltar para o aeroporto?

O meio de transporte mais barato é certamente utilizando o TTC, o transporte público de Toronto. O trajeto é demorado e envolve pegar um ônibus e dois metrôs, podendo demorar mais de 1h em horários de rush. Mas o trajeto custa $3.25 um trecho e pode ser uma boa maneira de economizar. Clique aqui e veja post contando as diversas maneiras que você pode ir para o aeroporto Pearson utilizando transporte público em Toronto.

5. Qual o valor de taxi do aeroporto até o centro?

Faz tempo que eu não pego táxi para o centro de Toronto – eu moro na parte oeste a 15-20 minutos do aeroporto e mesmo assim o valor do taxi até a minha casa (com gorjeta) pode chegar a mais de $50. Pesquisando online vi que as tarifas para o centro da cidade ficam em torno de $50-60 (sem taxas ou gorjetas) e para o leste de Toronto em torno de $75. Antes de entrar no taxi você pode pedir para o motorista qual o valor até um determinado destino – peça certeza para ele, porque se ele disser um around será um valor arredondado, que pode ser arredondado para mais. E lembre-se das taxas e das gorjetas, que aumentam consideravelmente o valor.

6. Tem algo para fazer no aeroporto?

Então, tem e não tem. O aeroporto é bem legal, tem wi-fi gratuito e algumas lojas e restaurantes super legais. Mas não tem nada super fascinante e turístico que irá prender a sua atenção por mais de 5h na minha opinião. Eu já escrevi um pouco sobre o assunto aqui no blog: leia este post aqui com dicas de lugares para comer com estilo no aeroporto e aqui para algumas coisas que você pode fazer quando estiver por lá.

7. Há algum hotel perto ou dentro do aeroporto para relaxar e tomar um banho?

Há muitos hotéis ao redor do aeroporto e a maioria possui shuttle gratuito, ou seja, você pega o tal ônibus até o hotel, descansa e depois é só pegar o shuttle de volta para o aeroporto. Neste post aqui eu falei sobre alguns hotéis em Toronto, sendo que na lista há alguns pertinho do aeroporto Pearson. Vale falar que há um hotel dentro do aeroporto, o Sheraton Gateway Hotel. O hotel é pet-friendly e é super procurado, com diárias a partir de $220.

8. Há alguma atração turística próxima do aeroporto?

Não. Nada.

9. Vale a pena alugar um carro para algumas horas em Toronto?

Eu recebi esta pergunta e fiquei hesitante em respondê-la. Eu sou sim a favor de você alugar carro e explorar as regiões lindas ao redor da cidade, mas fico aqui pensando de em uma conexão ou passada rápida por Toronto esta seria a melhor opção. E acho que não. Alugar um carro envolve abastecer, conhecer o veículo, conhecer o trânsito local, ter paciência, pagar por estacionamento… e acho que em uma passagem rápida, depois de horas dentro de uma avião, você não deve querer passar por isso. Se você quiser ir para o centro de Toronto nem pense em alugar carro. Agora, se você quer ir para Niagara Falls a minha resposta pode mudar. Primeiro tenha em mente que ob trânsito na estrada que vai para Niagara é bem ruim à partir das 3pm (para ambos os sentidos) e eu faria o trajeto se tivesse no mínimos 12h de conexão por aqui, saindo umas 4h do horário do vôo de lá (e sempre olhando o trânsito).

10. O que fazer em Toronto se eu tiver poucas horas?

Esta pergunta também é campeã e a minha resposta é sempre depende dos seus interesses e do tempo que você tiver. Se você pegar o UP irá parar na Union Station (estação de trem). A Union fica pertinho do mercado público, da lakeshore, da CN Tower, do Aquário, de restaurantes deliciosos, da cidade subterrânea. Ela também tem conexão com o metro da cidade que te leva para vários lugares mais afastados. Você deve planejar bem seu dia e se organizar para voltar para a Union com um certo tempo de sobra. Eu tenho um roteiro de 24h em Toronto – este aqui – que pode te ajudar a organizar suas horas na cidade (o post é de 2013 então algumas atrações como o Aquário não estavam abertos). Também tenho um checklist com várias atrações – este aqui. E por fim, clicando aqui você encontra uma lista de posts com dicas do que fazer em Toronto.

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar a sua experiência e o que vocês fariam ou fizeram diferente. Como sempre eu vou adorar ler e saber a opinião de vocês.

18 comentários em “Perguntas mais frequentes sobre conexão ou “uma passada rápida” em Toronto”

  1. Estive com a família em Toronto, aguardando conexão para Dublin, em 14/02/18. Espera de 14 horas, então sobrou tempo para tomar o trem até Union Station e saltar bem no centro, próximo a CN Tower e Ripley aquarium, depois uma esticada a pé ( 15 min) até o St. Lawrence Market para o delicioso sanduíche Peameal bacon e comprar souvenir ..
    Boa viagem a abraço a todos

  2. Fernanda Miranda de Medeiros

    Oi Gaby, tudo bem? Estou precisando de uma ajuda.
    Tenho um voo do Brasil para Toronto e depois Toronto para Quebec.
    Como eu faço a conexão em Toronto? Eu preciso pegar minhas bagagens e fazer um novo check-in?
    Muito obrigada

  3. Olá !!! tira minha dúvida tenho apenas uma conexão rápida por Toronto tanto ido como volta sendo nosso destino é Las Vegas precisamos tirar o visto de transito ou esse visto seria só se eu saísse do aeroporto?

  4. Gaby, adorei as dicas…chego em Toronto as 2 da manhã e meu voo para o Brasil é só 23hs, ou seja, terei um dia todo…mas a dúvida é, como vou sair do aeroporto 2 da manhã? kkkkkk será que é melhor ficar num hotel próximo ou no proprio aero ate umas 6hs? Obrigada!!

  5. Gabi
    Uma dúvida e você deve poder me ajudar.
    Chego em Toronto dia 29/10/2019 às 06:00 no Personal International e preciso estar às 11:15 no Toronto Island para seguir viagem. Qual a melhor e mais barata forma de deslocamento entre os aeroportos? Obrigado.

  6. Olá, irei de Charlotte (Carolina do Norte EUA) para o Brasil, com conexão em Toronto. Preciso de visto ou eTA já é suficiente. Terei apenas 3:50 de espera.
    Ah, preciso passar pela imigração canadense ou irei para área de conexões? Obrigada desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *