Pular para o conteúdo

Ontario Early Years Centre: centros de atividade, educação e apoio gratuitos para crianças e pais

No final de novembro eu e Thomas queríamos encontrar minha amiga Carol (do blog Minha Neve e Cia) e seu filho em um sábado de manhã, para papear e fazer as crianças brincarem juntas. A gente pensou em vários lugares e foi ai que ela sugeriu um Ontario Early Years Centre perto da casa dela. Ela disse que era um espaço incrível cheio de brinquedos e atividades e eu topei na hora. Eu já escrevi sobre este serviço neste post aqui, mas gente, eu tive que vir escrever novamente (e com mais detalhes) sobre o local pois eu fiquei maravilhada com o que vi e vivi por lá. E, antes de começar a contar em detalhes eu preciso dizer que é tudo gratuito.

Os Ontario Early Years Centre são centros de atividades para crianças e pais, que dão oportunidade para crianças até 6 anos de participarem em atividades em grupo, além de dar apoio aos pais e cuidadores. Estes centros oferecem ambientes seguros e acolhedores abertos a todas as famílias do Ontário, com profissionais qualificados e programas de qualidade. Famílias e cuidadores poderão encontrar suporte, conselhos, fazer conexões pessoais e acessar uma rede de recursos.

Eu acho incrível e super importante estes programas: para as crianças que não tem contato com outras crianças (ficam em casa com seus pais) é uma oportunidade de interagir, aprender e se socializar. E para os pais é também uma oportunidade de sair de casa com seus filhos e saber que estarão em um ambiente seguro. Eu sei que no começo não é fácil sair na rua com o bebê pequeno – eu lembro que pensava na hora da amamentação e também se o Thomas ficasse irritado o que eu faria. Mas os centros tem salas para amamentação e o espaço é super acolhedor, o que pode ser uma boa prática para as mamães aprenderem a vencer o medo de sair de casa com seus pequenos.

Os centros estão localizados em toda a província de Ontario e clicando aqui você pode ver um mapa interativo com as localizações. Cada centro possui seu site e email de contato onde você pode ver a programação da semana e os eventos mensais.

O que fomos fica em Mississauga (este aqui) e é aberto de segunda à sábado das 9am até 4pm, sendo que nas quintas fica aberto até tarde (8pm). Você pode brincar na área comum – CHEIA de brinquedos – ou participar das aulas e atividades que acontecem. Nós participamos da Family Time e foi muito legal: as crianças e os membros da família sentam em círculo e há várias músicas. E depois várias atividades com tinta, massinha e texturas. Thomas AMOU e ficou super feliz em estarmos participando destas atividades com ele. Ele faz tudo isso na escola mas nunca estamos presentes, então acho importante fazermos algo assim com ele para podermos dar valor a todos os seus trabalhos e habilidades.

Foi a minha primeira vez no centro e eu preenchi um formulário e assinei um termo concordando com as regras do local. Eles não exigem residência permanente ou cidadania: basta ter um endereço em Toronto e uma criança para participar das atividades do local. Quero falar aqui que quando chegamos só encontramos pais e crianças e eu achei diferente. Ai vimos que no sábado de manhã há um programa chamado Me and My Dad, onde pais e seus filhos são bem-vindos para fazerem atividades juntas. Geralmente são as mães que ficam em casa com os pequenos e é importante ter atividades como esta para criar laços entre os dois. E fora estes programas este centro oferece inúmeras atividades para crianças de todas as idades. Eu gostaria de citar os programas de educação e apoio aos pais, que incluem informações sobre depressão pós-parto, amamentação e outros.

Espero que tenham gostado da dica e esta é uma ótima opção para entreter os pequenos sem pagar nada, especialmente nos dias de muito frio que estão vindo. E vale lembrar que você deve estar de meia dentro do centro (não pode pé descalço). E celulares não são permitidos, já que o intuito do lugar é que não somente a criança se divirta, mas os pais façam parte deste momento de diversão e descoberta. Para mais informações acessem www.edu.gov.on.ca/childcare/FamilyPrograms.html.

4 comentários em “Ontario Early Years Centre: centros de atividade, educação e apoio gratuitos para crianças e pais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *