Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de novembro/2017 em Toronto

Sim pessoal, o ano está acabando e o frio está chegando. Mas não pensem que novembro se resume a isso; pelo contrário, o mês será frio sim mas com muitas atrações e muita coisa legal para fazer na cidade. Como já virou costume aqui no GNC todo dia primeiro de cada mês tem um post com dicas do clima, atrações, eventos e muita coisa legal que rola naquele mês que está iniciando. E em novembro não poderia ser diferente!

Clima

dsc_8875

Segundo o The Old Farmer’s Almanac o clima de novembro em Toronto será mais frio e molhado que o normal (mas devo comentar que a previsão do tempo desta fonte, antes certeira, está um pouco duvidosa nos últimos meses – mesmo assim eu insisto com ela porque é a que muitas pessoas usam por aqui). A média de temperaturas do mês é de 1C (2C abaixo da média dos anos anteriores). A média de precipitação é de 85mm (30 mm acima da média). No início do mês (Novembro 1 à 5) teremos chuva e um pouco de neve. De 6 à 12 de novembro a previsão diz que teremos flurries e frio. De 13 à 16 de novembro mais neve e muito frio. De 17 à 21 de novembro as temperaturas aumentam um pouco e teremos chuva e neve misturados. De 22 à 28 de novembro volta o frio forte e neve. E, por fim, de 29 à 30 de novembro tempestades de neve alternados com flurries. Isso mesmo: previsão de dias de frio, neve e nenhum sol. Vamos torcer para a previsão do tempo estar errada.

Feriados

img_7570

Pára tudo agora: não há feriados em novembro em Toronto. Isso mesmo! Nada de long weekends ou 3 dias de folga em casa ou passeando. Eu confesso para vocês que sofro um pouco porque chega esta época do ano e o trabalho está uma correria só (todo mundo querendo acabar tudo antes do ano novo vir) e o que a gente mais queria era um feriadinho. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 24 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras.

Fim do horário de verão

Às 2am do dia 5 de novembro acaba o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 3 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com uma criança pequena em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com os dias se aproximando do inverno vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai bagunçar um montão. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.

Festivais e Eventos

dsc_7854

Pumpkin Parade: o dia depois do Halloween (isto é, 1 de novembro) é marcado pela parada das abóboras aqui em Toronto. O evento nada mais é do que a reunião das lanternas de abóboras nos parques da cidade para que as pessoas curtam a arte e o dom dos escultores de abóboras. A maior parada de abóboras de Toronto fica no Sorauren Park, na parte oeste da cidade.

Inauguração das vitrines da The Bay: todos os anos a loja Hudson’s Bay da Queen Street West faz um super evento para inaugurar suas vitrines de Natal. Ano passado quem veio foi nada mais nada menos que Mariah Carey e este ano quem irá se apresentar será o grupo Pentatonix, que não é muito conhecido mas ganhou Grammy e canta músicas lindas como Hallelujah. O evento acontece já no dia 2 de novembro às 7pm.

Brazil Film Fest: todos os anos rola em Toronto o Brazil Film Fest, um festival de cinema onde filmes brasileiros são apresentados no TIFF Bell Lightbox. Este ano o festival acontecerá nos dias 3 à 5 de novembro e 12 filmes estarão em cartaz.

Evening at the Market: na quinta-feira (9 de novembro) das 7-10pm acontecerá novamente no St Lawrence Market o evento Evening at the Market, que conta com muita comida, música e artes. Todos os vendedores do mercado elaboram pratos e iguarias para os convidados e ficamos simplesmente maravilhados com o evento no ano passado que vamos novamente este ano. Os ingressos já estão esgotados mas fica aqui a dica de um evento incrível para quem quer curtir comida espetacular e muita cultura.

Maior árvore de Natal do Canadá: a maior árvore de Natal do Canadá (mais de 30 metros de altura) estará mais uma vez exposta no Eaton Centre de Toronto. Ela será apresentada ao público no dia 16 de novembro em um evento super especial que contará com a presença do coral CHOIR!CHOIR!CHOIR!, que é incrível. Se você tiver a oportunidade vale a pena passar no Eaton neste dia às 6pm e ver o show (que costuma ser super popular).

Toronto Christmas Market: o mais famoso mercado de Natal de Toronto abre suas portas no dia 16 de novembro (até 23 de dezembro). O mercado acontece no Distillery District e funcionará de terças à domingos. Mais informações sobre o evento você encontra aqui e aqui. Vale falar que a entrada é gratuita nos dias de semana e nas sextas até 5pm. Após isso o ticket de entrada custa C$6 por pessoa.

Santa Claus Parade: o Papai Noel chega em Toronto em novembro e é quando as festividades de Natal da cidade começam oficialmente. E este ano a data da “parada do Papai Noel” será dia 19 de Novembro. Vários artistas e carros passam pelas principais ruas do centro de Toronto e este é um evento muito popular entre os moradores da cidade. Nós nunca fomos mas estamos pensando em ir neste ano (sempre desistimos por causa do frio).

Abertura do Cheesecake Factory em Toronto: no dia 21 de novembro a espera i’r acabar e o Cheesecake Factory irá abrir suas portas no shopping Yorkdale de Toronto. O restaurante é um dos queridos dos brasileiros que vão para os USA e eu já perdi as contas do número de vezes que recebi mensagem por aqui perguntando se tinha Cheesecake Factory (e eu dizia que o mais próximo ficava no shopping Walden Galleria em Buffalo). Agora poderemos comer os deliciosos cheesecakes da rede e os mais de 250 itens do seu menu.

Cavalcade of Lights: evento de luzes, fogos e música na praça da prefeitura de Toronto – a Nathan Phillip Square – para marcar a chegada da árvore de Natal oficial da cidade. Eu fui neste evento no primeiro ano que morei aqui em Toronto e um pouco da minha opinião vocês podem ver neste post aqui.

CP Holiday Train: uma tradição super legal desta época do ano é a passagem do trem cheio de luzes da Canadian Pacific em 182 comunidades ao redor do Canadá. Aqui em Toronto o trem irá passar (e parar por algumas horas) no dia 28 de novembro das 8:30pm até 9pm (isso mesmo, somente 30 minutinhos) no endereço ​750 Runnymede Road. O evento traz música e luzes e é gratuito, mas as pessoas são convidadas a trazerem alimentos não perecíveis para doação.

Fallicious: evento de cultura e gastronomia em Blue Mountains (região de montanhas de ski e vila a 2h30 de Toronto) que durante todo o mês de novembro traz menu fixo dos restaurantes da vila, descontos em tratamentos de spa, shows e descontos em compras para atrair os visitantes à região antes da neve chegar. A região é linda e eu super recomendo o passeio.

Shows musicais

Eu sou a fanática dos shows musicais – AMO – e vou sempre, mesmo não sendo tão fã do artista. Acho este tipo de evento incrível e uma ótima maneira de curtir e aproveitar sua viagem. Por isso eu sempre incluo nas minhas dicas mensais os shows dos artistas famosos que estão passando por Toronto naquele determinado mês. E neste novembro os seguintes shows musicais rolam em Toronto: Niall Horan (1 de novembro), Katy Perry (1 de novembro), Janet Jackson (2 de novembro), Arcade Fire (3 e 4 de novembro) e Jay Z (22 e 23 de novembro).

Eventos esportivos

Novembro é um ótimo mês para ver os principais times da cidade em ação. Em primeiro lugar vou falar do Raptors, o time de basquete de Toronto. Em novembro os Raptors jogam por aqui nos dias 6 vezes (5, 7, 9, 17, 19 e 29 de novembro). Dos times que estarão vindo para cá o melhor será o Chicago Bulls (7 de novembro). Em relação ao Hockey no gelo os jogos do Toronto Maple Leaf acontecem 6, 8, 10, 16, 20 e 25 de novembro. E sim, os jogos são intercalados e acontecem no mesmo lugar (ACC) e um dia tem basquete, no outro hockey, depois volta basquete, e por ai vai. Se você quer algumas dicas de como ser famoso e aparecer no telão do ACC (onde os jogos acontecem) clique aqui.

Espero que tenham curtido as dicas e bom novembro para todos nós!

13 comentários em “Tudo sobre o mês de novembro/2017 em Toronto”

  1. Ótimo artigo como sempre, Gaby. Sobre eventos esportivos, quem estiver com a grana um pouco curta pode ir assistir aos jogos dos times de base, e ver os futuros astros da NBA e da NHL em ação. Dá para comprar ingressos para assistir aos Raptors 905 (basquete) por C$ 9 e aos Toronto Marlies (hockey) por C$10, e os times não fazem feio não.

  2. Pode dar like 1000 vezes????!!!!
    Seu blog é realmente o melhor Gabi e eu fico impressionada como vc sempre escreve tão bem e seus textos são incríveis. Tenho vontade de te conhecer!

  3. Ai menina, estava procurando informações na internet sobre a temperatura em novembro no Canadá e encontrei seu blog! Eu e meu marido estamos nos programando pra ir em novembro deste ano, mas fiquei assustadissima com as informações que vc passou!!!!!! Não achei que em novembro já estaria esse frio todo! Você pode dizer, por gentileza, se dá pra aproveitar bem a viagem nessa época? Estamos pensando em ficar somente 10 dias e vamos dividindo nossa estadia entre três cidades (Toronto, Montreal, Quebec). Quero muito ir, mas quero aproveitar o passeio tbm (eu não terei outro mês disponível, só terei novembro mesmo!)! Obrigada!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *