Pular para o conteúdo

Brockville Railway Tunnel: o primeiro túnel de trem do Canadá

Hoje eu vou mostrar para vocês um lugar incomum e incrível que visitando quando estávamos na região das 1000 Islands no início do mês: o Brockville Railway Tunnel. Eu tive que fazer um post separado sobre o local pois achei-o fantástico. O túnel foi construído entre 1854 e 1860 e passa por baixo do centro histórico de Brockville, cidadezinha cheia de charme à 3 horas de Toronto, às margens do rio São Lourenço.

O túnel foi construído para permitir a ligação de Brockville e Ottawa Railway à área industrial na frente do rio São Lourenço. O trem foi usado pela última vez em 1970 e ficou fechado até agosto deste ano, quando foi aberto para pedestres em função das comemorações dos 150 anos do Canadá. Eu fiquei MALUCA quando vi o que fizeram com o túnel e estava louca para visitá-lo. Fico feliz que conseguimos em tão pouco tempo.

O projeto de restauração levou quase 6 anos – desde sua concepção até abertura – e o túnel de mais de 500 metros de largura serve agora como um local de encontro de turistas e locais. O túnel é iluminado por milhares de luzes de LED, que mudam de cor dependendo do estilo musical. A trilha sonora que toca no túnel é bem diversa e super legal. Ainda, o local possui um sistema de segurança, bancos e áreas para descanso, um sistema de ventilação e wi-fi. Vale falar também que o local é pet-friendly – e Jojoe adorou o passeio.

Localização: 1 Water St W, Brockville

Horários: Outubro até 12 de Novembro as duas saídas abrem diariamente das 9am-9pm, 13 de Novembro até 3 de Dezembro também ficará aberto diariamente, mas somente a entrada sul (na Water Street), das 9am-9pm. E de 4 de Dezembro até 31 de Março o local ficará fechado, com excessão de eventos especiais.

Valor da entrada: a entrada é gratuita

Roupas: leve casaco e botas pois o lugar é frio e úmido. Como choveu no dia anterior a nossa visita tudo estava bem molhado e ainda havia água descendo do solo.

Para chegar de transporte público: a empresa Via Rail possui vários trens diários que fazem o trajeto Toronto Union Station e Brockville e o valor mais barato de cada trecho custa CAD$85 por pessoa. Mais informações você encontra aqui.

Vale a pena ir com criança: vale sim. O Thomas simplesmente amou e não ficou com medo nenhum minuto. A música não é alta mas o local é escuro e algumas vezes há a simulação de um trem passando (com luzes e som) e ele amou. Mas devo confessar que ele sentou e pisou na lama o passeio todo, então meu conselho é que se você for com seu filho já esteja com uma muda de roupas secas esperando na saída do passeio. Ah, e não esqueça do casaco e gorro: no dia que fomos estava quente (25 graus) mas eu senti que ele ficou um pouco gelado só com calça e camiseta de manga comprida.

Mais informações: brockvillerailwaytunnel.com

Vale falar que abertura do túnel é apenas a fase 1 de um projeto que envolve a criação de um parque que será chamado de Scenic Brock Trail Recreational Pathway, composto de trilhas e áreas de lazer. Fica aqui a dica de um lugar super legal para visitar e uma cidadezinha linda (como as fotos acima comprovam), que pode ser seu destino de final de semana ou um local para passar quando estiver viajando para Ottawa, Montreal ou Quebéc City.

E se quiserem ver algumas images do túnel não deixem de ver este vídeo aqui, do nosso final de semana em 1000 Islands.

5 comentários em “Brockville Railway Tunnel: o primeiro túnel de trem do Canadá”

  1. Eu fiquei encantada quando tu postou a foto desse túnel no insta e eu já estava empolgada somente pelas luzes, daí tu ainda me diz que tem música e simulação de tremmmmm…Agora fiquei maluca para ir.
    Vou para aquelas bandas em Dezembro, mas vi que estará fechado…vou torcer para ter algum evento especial de fim de ano (dedos cruzados)

    Beijos Gaby 🙂

  2. Olá, estamos a um passo de comprar passagens para Toronto/Quebec/Niagara para fevereiro/2018. Apenas queria me assegurar de que está é realmente uma época que vale a pena, principalmente em Quebec que pretendemos passar 4 dias. Poderia nos ajudar? Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *