Pular para o conteúdo

Um final de semana no incrível Fairmont Le Château Montebello

Hoje eu vou mostrar para vocês um lugar incrível que conhecemos em um final de semana e, melhor de tudo, dá para fazer saindo de Toronto: o Fairmont Le Château Montebello. Este hotel é da famosa rede Fairmont – famosa por seus hotéis luxuosos estilo “castelo” espalhados pelo Canadá – e fica na cidade de Montebello, na província de Quebec (mas bem perto da divisa com Ontário). O hotel fica em um complexo de 26 mil hectares e é rodeado de florestas e parques e fica na beira do rio Ottawa.

História

O projeto inicial era que se construísse um local que seria a sede do Seigniory Club, e sua construção em 1930, mesmo com a crise de 1929 acontecendo no país vizinho. Os membros deste clube incluíam a elite de Toronto, Montreal e dos Estados Unidos e os presidentes de importantes empresas como a Canadian Pacific Railway, o National Bank of Canada, o Bank of Montreal e o Royal Bank of Canada, além do Premier de Quebec faziam parte deste clube. Um “exército” de 3500 pessoas trabalharam no local e construíram o incrível hotel em 4 meses. A abertura do “clube” foi em 1 de julho de 1930. No início o local era restrito aos membros do clube e convidados ilustres e pos lá já passaram vários presidentes, reis e pessoas importantes da história mundial, como o presidente americano Harry Truman, o primeiro ministro canadense Lester B. Pearson, a rainha Juliana da Holanda e os príncipes Ranier e Grace de Mônaco. Só em 1970 o local foi comprado e aberto ao público com o nome de Le Château Montebello.

Estrutura e Atividades

O hotel é incrível e a estrutura fantástica – nem dá para acreditar que o hotel já tenha quase 100 anos. Há 211 quartos e 4 asas (ou corredores) que se unem neste enorme lobby com uma lareira incrível. No lobby há lojas, bares, um piano e vários sofás. É um lugar para relaxar e ficar mesmo, curtindo o movimento. E esta foi uma das coisas que me fez ficar apaixonada pelo hotel: um lobby funcional e vivo, cheio de gente interagindo e muito diferente de alguns hotéis que já ficamos.

Além do edifício principal com os quartos e restaurantes o hotel possui vários outros edifícios ao seu redor, incluindo um com uma piscina enorme e LINDA (a maior piscina indoor de um hotel no Canadá), uma construção para alugar equipamentos e também com diversas atividades – incluindo Land Rover Experience, onde você pode dirigir este carro em trilhas, um campo de golfe de 18 buracos, uma trilha de 5km que pode ser feita de bikes (que estão disponíveis para o uso dos hóspedes) ou a pé, uma marina, uma piscina descoberta e uma trilha para fazer ao redor do rio com várias cadeiras e gazebos. Neste link aqui você pode ver o mapa interativo com tudo isso que eu estou descrevendo para vocês.

Os quartos

Nós ficamos hospedados em uma suite, que é um quarto maior, no final das asas do hotel. Nosso quarto era extremamente espaçoso e achei o estilo da decoração linda, parecia que estávamos em uma cabana de campo. Como estávamos com o Jojoe e o Thomas (sim, todos os hotéis da rede Fairmont são pet-friendly) nosso quarto já estava arrumado com um berço pro Thomas e cama e potes para água e comida para Jojoe. Todos os quartos possuem frigobar, chaleira elétrica, cafeteira e secador de cabelo. A cama era enorme e simplesmente maravilhosa, e todos os dias recebíamos o jornal com duas garrafas de água e algum recadinho ou mimo – um dia foram macaroons, deliciosos!

Comida

O hotel possui 3 restaurantes: o Aux Chantignoles, o Bistro La Seigneurie e o Terrasse Le Riverain. O primeiro foi um dos restaurantes mais lindos que eu já fui na minha vida – e a foto que ilustra este post comprova. Nós tomamos café da manhã (buffet) enquanto estávamos hospedados e almoçamos e jantamos por lá. O bistrô estava fechado e o terraço só serve bebidas e alguns aperitivos.

O buffet de café da manhã é maravilhoso e há umas 5 mesas cheias de opções de frutas, pães, pratos quentes, bolos, iogurtes, sucos e muito mais. Eles ainda tem uma estação de omelete, onde um chef está ali para fazer um omelete quentinho para você com todos os seus ingredientes favoritos. O almoço de sábado foi também buffet, com uma variedade enorme de salgados, pães, queijos e doces. E o jantar estava simplesmente divino também. Para informações sobre horários e menus do Aux Chantignoles clique aqui. Vale falar que há um dress code e algumas roupas não são permitidas neste restaurante.

Experiência com a família completa

Como vocês sabem nós viajamos sempre com nossos filhos Thomas e Jojoe. E o hotel Fairmont Le Château Montebello é simplesmente maravilhoso para quem viaja com crianças e cachorros. Há um parquinho para o Thomas, 2 piscinas, uma salinha de atividades para crianças (que os pais podem deixar seus filhos para fazerem algo – o que eu não fiz pois queria curtir todos os segundos ao lado do Thomas), aluguel de bike com trailer para colocar os pequenos, trilhas e muito gramado para seu cachorro e muito mais. Crianças com menos de 6 anos não pagam as refeições e há um menu especial para crianças entre 6 e 12 anos. Dá também para pegar kayak, pranchas de SUP e um montão de equipamentos para curtir muito com seus filhos. E o lobby é pet-friendly e nem preciso dizer que Jojoe amou poder ficar sentado vendo o movimento de pessoas e que foi o centro das atenções de todos que passavam.

Arredores

E se não bastasse tudo isso do ladinho do hotel fica a Papineau Mansion, um lugar histórico canadense que pode ser visitado. Papineau foi um político importante de Quebéc e esta era sua casa, que é linda e toda preservada.

Ah, e a cidadezinha de Montebello é linda demais e super francesa – parece que você está na Europa. Vale a pena dar uma passeada por lá e passar em alguma das lojas de queijos – Fromagerie – espalhadas pela região.

Eu ainda estou me recuperando dos momentos incríveis que passamos no Fairmont Le Château Montebello. Realmente é um lugar incrível que deve ser incluído no seu roteiro se você está indo passear pela a região (ou não – já que no nosso caso a gente foi para lá somente para curtir o hotel e valeu muito a pena). Quero deixar aqui registrado o meu muito obrigada a AccorHotels pelo convite – sim gente, tudo isso que vivemos foi por causa do blog e eu fiquei muito feliz de ter tido esta experiência incrível e poder contar sobre ela aqui no blog para vocês. Apesar de termos ganhado nossa estadia e alimentação tudo que escrevi aqui é realmente a minha opinião – amei demais o hotel. Para mais informações sobre o hotel – incluindo preços – clique aqui.

6 comentários em “Um final de semana no incrível Fairmont Le Château Montebello”

  1. Oi Gabriela! Que fotos lindas!

    Me tira uma dúvida: onde você deixa o Joe quando tem que viajar e não pode levá-lo? Tenho um filhotinho e estou de coração partido de viajar sem ele mas queria saber como amenizar minha ausência nesse período.

    Beijo! Adoro seu blog!

  2. Que delícia Gaby!
    Fico feliz que toda a dedicação e carinho com o blog estão gerando esses convites bacanas pra vocês, super merecido!

    Eu estava para sugerir, na cara de pau, um post de hotéis kid friendly dentro dos quais você já visitou por aqui. Pela pouca pesquisa que fiz, é tudo 8 ou 80, e como ainda tenho filhos pequenos ( um da idade do Thomas e outro a caminho) ainda é cedo para hotéis com muitas atividades. Esse hotel é lindo, kid friendly e sem cara de colonia de férias, kkkk.

    Bom final de semana

    1. Adorei o “sem cara de colônia de férias”… hehehe! Isso mesmo, não dá para ir naqueles hotéis com 1000 crianças correndo por todos os lados. Este é demais Fabiana, vale muuuuito a pena. Beijos e parabéns pelos filhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *