Pular para o conteúdo

Se você procura um lugar perfeito para morar não venha para Toronto

DSC_1560 - Version 2

Hoje eu vou falar sobre um assunto polêmico: a “perfeição” de Toronto. Resolvi escrever este post depois da polêmica que meu texto sobre as 5 coisas que eu não gosto em Toronto gerou. O problema foi que eu resolvi falar de coisas “leves” que eu não gosto na cidade – como falta de montanhas, preços dos imóveis e saudade da comida caseira do Brasil – e não reais problemas como mendigos, lixo nas ruas e criminalidade. Não é que eu não sei destes problemas ou que eles não me afetam, eu apenas optei por não falar sobre eles. Aliás, o que achei mais engraçado sobre a polêmica foi que em nenhum momento no meu texto eu falei sobre problemas e sim gostos, que são assuntos diferentes na minha opinião. Confesso que toda a repercussão que o texto gerou ficou martelando na minha cabeça nos últimos dias, e eu fiquei pensando que pessoas podem não ter captado a mensagem certa que eu tento trazer com meus trabalho no blog… a mensagem de 7 anos de trabalho por aqui, e não somente de 1 post.

Como toda cidade no mundo Toronto não é perfeita. Eu nunca falei isso aqui no blog – se você procurar nos quase 1500 posts que já escrevi nestes 7 anos de GNC notará que eu nunca disse que a vida aqui em Toronto é perfeita (nem aqui e nem no Canadá), mas que eu faço a minha experiência de morar fora ser sim muito boa e especial. Eu sou da opinião que é VOCÊ que direciona o rumo da sua vida e se você ficar esperando que uma cidade determine como sua vida será talvez você não consiga alcançar seus objetivos. Note que eu acho sim que a cidade ajuda – e muito – nas suas conquistas, mas a peça chave deste processo é você.

Em Toronto temos violência, crime, sequestros, homicídios, lixo nas ruas, mendigos, trânsito ruim e poluição. Mas também temos qualidade de vida, muitas atividades, saúde de fácil acesso, boas oportunidades para crescer e boas escolas. Quando eu relato para vocês como a minha vida é aqui eu falo quase sempre de coisas boas, porque este é meu jeito e a minha visão da cidade. Sou uma pessoa super positiva (quem me conhece pode dizer) e agradeço todos os dias à Deus pela oportunidade de estar morando em uma cidade incrível e vivendo uma vida que eu sempre sonhei. Quando a gente é feliz tudo ao nosso redor é mais bonito e melhor, não é mesmo?

FullSizeRender

Mas eu sei das minha responsabilidade com o blog e sei que é importante mostrar a realidade pois muita gente se inspira na minha vida e tem seus sonhos alimentados pela minha história. Então, é importante deixar claro para vocês que Toronto não é perfeita. Já fiz alguns posts falando sobre a criminalidade da cidade, a falta de glamour da vida aqui e como há sim mendigos, crimes e lixo nas ruas (ao contrário do que muita gente pensa). Eu não sei se a postura que tomo aqui no blog é certa ou não, mas diante de todos os problemas que temos no mundo eu não acho justo ficar falando dos problemas daqui, que comparados a outros países – incluindo o Brasil – não são significantes. Toronto é sim uma ótima cidade para viver, mesmo com seus problemas. E, voltando ao que escrevi anteriormente, eu vejo sempre o lado bom de tudo – SEMPRE – mas isso não quer dizer que tudo seja perfeito.

Quando me mudei para o Canadá em 2010 (a exatos 7 anos atrás) eu não procurava um lugar perfeito para morar. Na verdade, acho que não existe lugar perfeito. Você pode estar em uma cidade com mais oportunidades e mais justa, mas sentir uma saudade louca das suas origens; pode procurar viver em um lugar com um estilo de vida diferente daquele que eu estava acostumada no Brasil, mas quando mudar perceber que as pessoas ao seu redor não são tão amigas quanto você imaginava; você pode mudar para um lugar buscando uma melhor qualidade de vida, mas perceber que tem que ficar entre oi trabalho e casa porque não pode gastar nem 10 dólares além do previsto.

Nenhum lugar vai ser perfeito… mas existem lugares onde seu coração estará mais em paz e você se sentirá mais feliz. E é assim que eu me sinto aqui em Toronto: feliz, completa e cheia de vida. Então, se você procura um lugar perfeito para morar não venha para Toronto. Agora, se você está vindo para Toronto sabendo dos seus problemas mas está disposto a entendê-los e buscar o melhor de toda esta experiência então venha para cá. Venha sem medo, procure o seu espaço na cidade e seja feliz.

As fotos que ilustram este post foram tiradas por mim e meu marido no mesmo dia, em dois lugares diferentes da cidade, mostrando os seus contrastes. A do skyline de Toronto foi batida pelo meu marido no nascer do sol na região da Lakeshore e mostra a beleza de Toronto. E a outra foto foi batida por mim na fila embaixo da Gardiner Expressway – estrada que corta a cidade de leste a oeste na região do lago – com destaque para o mendigo pedindo dinheiro na rua (e se você andar por lá verá que eles moram lá também).

27 comentários em “Se você procura um lugar perfeito para morar não venha para Toronto”

  1. Acho incrível como as pessoas conseguem extrair apenas o que não precisa das mensagens. Você fez um post dando a sua opinião e já vem julgamentos. Admiro muito a sua forma de ser, pensar e agir. Admiro muito o fato de estar sempre sorrindo e enxergando o lado bom das coisas. Eu ainda preciso melhorar bastante nesse aspecto. Continue assim, passando conteúdo de qualidade com sua opinião sempre! Beijos em você no lindo do Thomas!

  2. Lindo Gaby, como sempre! Você sabe que amo seus textos e tenho um carinho enorme por você e pelo blog.
    Eu também sou da opinião que devemos compartilhar somente coisas boas com as pessoas e isso não se limita para quem tem blog, mas todos nós, já que podemos compartilhar coisas boas no nosso dia-a-dia com TODOS a nossa volta.
    Eu aprendi que algumas vezes na vida, não iremos concordar com a opinião de algumas pessoas, mas quem disse que precisamos estar CERTOS sobre tudo? É libertador desapegar dessa “angústia”de querer que a nossa verdade prevaleça e seguir em frente.
    Continue a escrever seus textos com todo esse amor que você o faz, o qual conseguimos sentir do outro lado da tela, pois o maior poder que temos é de fato o amor e ele precisa ser compartilhado.

    Beijos,
    Com carinho Sil.

  3. Parabéns pelo blog Gaby! Amo ler teus posts! Adoro gente positiva e de bem com a vida como você! Qualquer lugar pode ser maravilhoso, basta a pessoa mentalizar somente coisas boas, ver o lado positivo de tudo e não ficar reclamando e se lamentando o tempo todo. Dessa forma, as coisas ruins ficam menos significantes. Continua escrevendo teus posts que tem muita gente que adora lê-los. ?

  4. Também amo o seu blog!!! E suas dicas. Meu marido já diz: “Se é dica da Gaby, podemos ir sem medo!” hahahahaha
    Toronto é incrível!

  5. Com os meus 20 anos na GTA, posso dizer que Toronto evoluiu bastante, para melhor e para pior.

    Como aqui a gente sempre começa com as notícias ruins, aí vão:

    1. A população aumentou demais nesses últimos anos (imigração, mas não só de fora do país mas vinda também de outras províncias).
    2. Metrô abarrotado (devido a 1.)
    3. Trânsito infernal (mais carros devido a 1.)
    4. Maior criminalidade (e com armas desde que o governo anterior aboliu o registro nacional de armas, que controlava isso)
    5. Corte nos serviços públicos (para melhorar, precisava aumentar impostos para financiar os aumentos dos custoa, mas quem quer pagar mais imposto? Seria suicídio político)

    Melhorias:
    1. Menos poluída (o governo atual fechou as antigas usinas de carvão)
    2. Inspeção sanitária (que passou a marcar os restaurantes infratores e chega a fechá-los)
    3. Alguns supermercados já vendem bebidas alcólicas
    4. Alguns restaurantes já ficam abertos até mais tarde.
    5. Mais atrações turísticas (Ripley’s Aquarium foi a mais recente)
    6. Mais peças de teatro, concertos e atividades ao ar livre.

    Na mesma:
    – Continua prazerosamente multicultural.

  6. Parabéns. Como voce sei das dificuldades, e lugar perfeito não existe, então pprefiro olhar o lado bom… e ser feliz… mas tem gente que não suporta isso.
    Parabéns pelo seu blog querida, moro aqui a um ano e sigo sempre suas dicas.

  7. Bravo, Gaby !
    Assim como o Canadá e Toronto, USA não é perfeito tb……pois .é frio, é FAKE, é Caro , o asfalto não é bom…..Mas é muito melhor viver aqui do q no Brasil. Ninguém se arrepende ap mudar para o Michigan, apesar do frio !
    Tudo na vida tem Prós e Contras !!!!

  8. Oi Gabi, tudo bem?

    Eu leio o teu blog a um bom tempo e adoro, parabéns!
    Eu gostaria de mudar para um lugar onde eu possa trabalhar, passear, andar de ônibus, metro, dormir em paz sem aquele medo de ser assaltado, ter a casa arrombada ou ser estuprada.
    Apesar dos problemas citados a cima, Toronto é assim?
    É simplesmente evitar os locais barra pesada? É possível, ou fica no caminho dos principais pontos turísticos?
    Como é o centro da cidade?
    Estou com uma viagem marcada para estudar inglês na EC que fica na 124 Eglinton Ave W #400, Toronto, ON M4R 2G8, Canadá.
    Vou ficar um mês em uma casa de família nessa região. É seguro por lá?
    E estou planejando cursar um college na George Brown College que fica bem no centro, morar e trabalhar numa região próxima? É seguro. Vou so eu e Deus.

    Aguardo a resposta.
    Beijos para ti e para a tua família

    1. Amanda, Toronto é muito especial e eu me sinto muito segura aqui. Tenho um filho pequeno e passeamos por todos os lugares e temos uma vida muito boa. Mas não é perfeito – talvez para mim possa até ser um pouco, mas para outros não. A cidade é segura sim só como toda cidade grande não dá para vacilar. O centro é tranquilo – eu nunca tive problema – mas tem mendigos e muita gente diferente. Venha aberta que vc vai curtir a experiencia. Beijos

  9. E o que eu tenho ha ver com sua vida ou onde esta vivendo, o BRASIL ja ta uma merda e porque devo saber se toronto é assim ou assado

    1. Ola. Este é o MEU blog e aqui eu falo sim sobre a MINHA opinião. Se você não tem interesse em saber sobre a minha vida ou ler o que eu falo sobre determinados assuntos acho que não deveria frequentar este espaço e ler meus textos.

  10. Ei Gabyyyy!! Parabéns por mais esse post! Tô no fim da minha viagem aqui em Toronto e sempre antes de fazer um programa dava uma passada aqui pelo seu blog pra relembrar as suas dicas. Fiz passeios maravilhosos com minhas filhas e pensamos já em vir pra ficar um tempo maior. Seu trabalho é incrível!!
    BeijosS Raffaella Bia e Giovanna

  11. Boa tarde, eu e meu namorado estamos pretendendo ir ao Canadá, especificamente na província de Quebec, estudamos francês e estamos na dúvida de qual visto pedir…
    Primeiramente pensamos no College, pois estarei formada em Pedagogia e ele com o tecnólogo em Processos Gerenciais (ambos com experiência na área acima de dois anos), eu faria enquanto ele trabalharia.
    Pode nos ajudar, ou identificar outra opção.
    Desde já agradeço.

    1. Ola Julia. Indico que vc procura uma empresa que trabalhe com imigração. Eles podem te ajudar a escolher o melhor caminho. Me avise se vc quiser a indicação de uma. Obrigada pelo recado e boa sorte

  12. Sou nova no seu blog… Já li alguns e admiro muito o trabalho que faz aqui. Desejo muito ir para este país e seus comentários estão me ajudando muito a fazer as melhores escolha. Parabéns

  13. Gaby , cheguei há 2 dias em Toronto. Minha 1a vez , pra uma viagem hipercurta , só pra conhecer de passagem mesmo .
    Achei vc hj pq fui pesquisar sobre o que fazer em Niagara Falls , e simplesmente amei seu blog ….tanto que o estou lendo há 1 hora , sobre diversos assuntos.

    Parabéns pelo trabalho .

  14. Oi Gabi, acho que seus posts são super justos e expõe muito bem seu ponto de vista, nem leia as pessoas que te incomodam. Seu blog me ajudou a vir pra Toronto e me ajuda quando quero saber dicas sobre os mais diversos assuntos! Continue assim <3
    Toronto é maravilhosa! Tem seus problemas mas cabe a gente a chamar isso aqui de sweet home e fazer a vida ser mais linda. E vc nitidamente faz isso. Obrigada por inspirar sempre ? beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *