Pular para o conteúdo

Museus diferentes em Toronto e arredores

DSC_0186

Se você gosta de incluir museus nos seus roteiros de viagem este post é para você. Toronto possui vários museus e entre os mais famosos estão o Royal Ontario Museum (museu de história natural), o Art Gallery of Ontario (museu de arte) e o Ontario Science Centre (museu de ciência). Estes museus estão sempre entre as principais atrações da cidade e fazem parte da maioria dos roteiros de quem visita Toronto. Porém Toronto possui muitos outros museus – 30 no total – e eu resolvi fazer uma listinhas daqueles de temas diferentes que podem ser interessantes de serem visitados. E como a minha pesquisa ficou bem ampla eu inclui alguns museus que ficam nos arredores de Toronto ou até um pouco afastados, mas achei relevante incluir aqui.

Bata Shoe Museum

Tema: Sapato
Endereço: 327 Bloor St West, Toronto (no centro de Toronto)
Preço da entrada: CAD$14 para adultos
Descrição: o Bata Show Museum é um museu dedicado aos sapatos, e por mais que a gente pense que o tema não é relevante o local possui mais de 13 mil itens, incluindo sapatos, meias e acessórios (alguns deles com 4500 anos de idade). O museu é visitado não somente por amantes do mundo fashion mas visitantes que gostam de cultura e museus diferentes. O museu é pequeno então dá para incluir em um passeio na região da Bloor West ou UofT.

Aga Khan Museum

Tema: cultura e arte muçulmana
Endereço: CAD$20 para adultos e gratuito nas quartas-feiras à tarde
Preço da entrada: CAD$14 para adultos
Descrição: o Aga Khan Museum é um museu diferente, com exposição de peças de arte e documentos da história e arte muçulmana. O edifício onde fica o acervo impressiona e eu achei o local incrível. Além das exposições (dispostas em 2 andares) há um teatro de 350 lugares, duas salas de aula, um café, um restaurante (Diwan, de diferentes cozinhas de cultura islâmica) e uma lojinha.

Hockey Hall of Fame

Tema: Hockey
Endereço: 30 Yonge Street, Toronto (no Brookfield Place)
Preço da entrada: CAD$19 para adultos
Descrição: o Hockey Hall of Fame é um museu e hall da fama do esporte querido pelos canadenses, o ice hockey. No local há exposições sobre os jogadores, clube, a liga (chamada de NHL, National Hockey League) e um restaurante. O local conta com a maior coleção de objetos históricos relacionados ao hóquei, como uniformes, troféus e tacos, além de tributos aos grandes jogadores. E a sua localização é ótima: pertinho da Union Station e de diversas atrações de Toronto como a CN Tower e o St Lawrence Market.

Toronto Railway Museum

Tema: ferrovias e trens
Endereço: 255 Bremner Blvd, Unit 15 (na frente da CN Tower)
Preço da entrada: CAD$5 para adultos
Descrição: o Toronto Railway Museum possui vários artefatos relacionados à história das ferrovias no Canadá e a parte que mais me chamou a atenção foi a miniatura de trem que os visitantes podem andar e um simulador, onde o visitante pode controlar a velocidade de um trem dos anos 1950s. Há vários trens preservados para você visitar no local também.

Textile Museum of Canada

Tema: tecidos
Endereço: 55 Centre Avenue, Toronto
Preço da entrada: CAD$15 para adultos
Descrição: o Textile Museum of Canada é o único museu do Canadá que explora a cultura através dos tecidos. Localizado no coração do centro de Toronto, a coleção permanente do museu abrange quase 2000 anos e consiste em mais de 13000 artefatos.

Gardiner Museum

Tema: cerâmica
Endereço: 11 Queens Park, Toronto
Preço da entrada: CAD$15 para adultos
Descrição: o Gardiner Museum fica localizado do outro lado da rua do ROM e é o museu nacional de cerâmica do Canadá. Além de mostrar exibições permanentes e especiais, ele oferece aulas de argila e oficinas para crianças e adultos. No local há um bistrô e uma lojinha.

CBC Museum

Tema: programas de televisão famosos do canal CBC
Endereço: 250 Front St West, Toronto
Preço da entrada: gratuita
Descrição: o CBC Museum é um museu gratuito que funciona no andar térreo da sede do canal CBC no centro de Toronto. O museu conta a história do canal de 1936 (quando foi inaugurado) até os dias atuais e mostra shows e equipamentos utilizados no local.

Niagara Apothecary Museum

Tema: farmácia
Endereço: 5 Queen St, Niagara-on-the-Lake (cidadezinha perto de Niagara Falls)
Preço da entrada: gratuita
Descrição: o Niagara Apothecary Museum é uma farmácia restaurada de 1869 (o boticário de Niagara), que é a única edificação em Niagara-on-the-Lake do período da Confederação. Dirigido pelo Ontario College of Pharmacists – que ajudou a garantir a precisão da exibição – o museu é uma réplica de uma farmácia praticante, com garrafas, equipamento de composição, medicamentos de patentes e um dispensário elaborado. Vale a pena usar o museu como desculpa para visitar a linda Niagara-on-the-lake.

Canadian Canoe Museum

Tema: canoa
Endereço: 910 Monaghan Rd, Peterborough (cidade a 1h20 de Toronto)
Preço da entrada: CAD$14 para adultos
Descrição: o Canadian Canoe Museum é um museu dedicado à história das canoas, que fazem parte da cultura canadense. As exposições do Museu Canadense de Canoa exploram como a canoa define o caráter e o espírito canadenses. Além da coleção de canoas, os visitantes também podem tentar construir uma canoa de casca de vidoeiro na Galeria de habilidades de preservação, planejar uma expedição de prospecção (como nos dias de corrida do ouro), sentir o que era ser um viajante durante a era do comércio de peles e entender como era o estilo de vida no início do século XX.

Canadian Baseball Hall of Fame

Tema: baseball
Endereço: 386 Church St S, St. Marys (1h40 de Toronto)
Preço da entrada: CAD$15 para adultos
Descrição: o Canadian Baseball Hall of Fame é o museu e hall da fama do baseball canadense. O local foi aberto em 1983 e funcionava primeiro no Exhibition Place e depois no Ontario Place. Mas em 1994 mudou para a cidadezinha de St Marys. Engraçado que quando você vê a foto do local não imagina que este seja um museu de baseball, já que a casa é bem antiga. Mas vale falar que a propriedade é enorme e tem 4 campos de baseball e 32 acres.

2 comentários em “Museus diferentes em Toronto e arredores”

    1. Tem sim Lilian, mas vou confessar que eu nunca fui. Passava direto na frente (fica na entrada da UofT) e AMO as vitrines do local, mas nunca fui. Está nos meus planos de visitar em breve. E claro contarei aqui no blog sobre a experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *