As incríveis formas e luzes da Toronto Reference Library, a maior biblioteca pública do Canadá

Attachment-1 (73)

Eu sou APAIXONADA por bibliotecas e se você acompanha o blog há algum tempo já deve ter visto este amor em vários posts, incluindo este aqui com as minhas bibliotecas favoritas da Universidade de Toronto. Pois hoje eu vou apresentar para vocês um lugar que, acreditem, visitei somente recentemente e me apaixonei: a Toronto Reference Library.

Attachment-1 (67)

Attachment-1 (68)

Attachment-1 (69)

A Toronto Reference Library é a maior biblioteca pública do Canadá e a terceira maior de Toronto (perdendo apenas para a Robarts Library da UofT e a Scott Library da York University). Ela possui quase 39 mil metros quadrados e 5 andares, sendo localizada a uma quadra ao norte da famosa intersecção Bloor X Yonge, no centro de Toronto.

Attachment-1 (65)

A biblioteca é incrível e o que mais impressiona são suas formas e luzes – parece mais um shopping mall do que uma biblioteca. A arquitetura – que tem mais de 40 anos e ainda impressiona – é obra do arquiteto canadense Raymond Moriyama que fez outros projetos como o Bata Show Museum em Toronto e o Canadian War Museum em Ottawa. Eu sou super fã dos projetos dele e adorei saber que foi ele que fez a linda Toronto Reference Library.

Attachment-1 (72)

Além da beleza arquitetônica alguns outros motivos para que você visite o local são: internet gratuita (e muito rápida – veja mais aqui), empréstimo de laptop (eles tem laptops para você usar enquanto estiver no local e você pode ler mais sobre o serviço clicando aqui), Digital Innovation Hubs (departamento localizado em apenas 6 bibliotecas de Toronto onde você pode fazer moldes 3D, gravar audios e vídeos, entre outros serviços de tecnologia), sala para praticar piano (você pode reservar a sala acústica por 30 minutos para tocar – saiba mais aqui), Writers’ Room (uma sala sem barulho para que escritores possam trabalhar com calma e terem acesso a bibliotecárias e livros – leia mais aqui), um Balzac’s Café na piso térreo e uma lojinha incrível, cheia de coisas lindas e divertidas, também no térreo.

E uma dica legal é que dentro da Toronto Reference Library há várias aulas e cursos gratuitos, incluindo aulas de inglês. Você pode saber todos os cursos que estão rolando no local clicando aqui.

Attachment-1 (63)

Attachment-1 (66)

Se você ficar perdido com o tanto de coisas que o local tem dá para fazer um tour para conhecer as instalações, a história do local e os serviços que eles possuem. Os tours são gratuitos e acontecem em datas pré-determinadas das 2:30-3:30pm (ou seja, 1h de duração). Para saber quais datas os tours estarão acontecendo clique aqui. Os tours são gratuitos e não há a necessidade de registro (só chegar no balcão da recepção um pouco antes das 2:30pm e pedir para participar).

Attachment-1 (70)

A minha visita à Reference Library foi ao acaso: estava no centro de Toronto entre duas reuniões e precisava de um lugar para trabalhar com calma por 3h. Ao invés de procurar um Starbucks como de costume eu resolvi “testar” a Reference Library e foi super aprovada: sentei no 4o. andar e todas as pessoas ao meu redor estavam quietas e trabalhando concentradas. Há janelas e as mesas são largas – você fica bem afastada da pessoa que está sentada do seu lado. Achei um lugar ótimo para trabalhar quando estiver na área e fica aqui a dica se você precisar também.

Mais informações

Endereço: 789 Yonge Street, Toronto
Estação de metro mais próxima: a Bloor-Yonge fica a alguns metros da entrada do local.
Horários: segundas a sextas 9am-8:30pm, sábados 9am-5pm, domingos 1:30pm-5pm
Website: torontopubliclibrary.ca

Attachment-1 (71)

E por fim não deixe de ler este post aqui sobre a Toronto Public Library, o sistema de bibliotecas de Toronto que possui várias vantagens para seus associados, incluindo acesso gratuito a museus e outras atrações de Toronto.



  • 6 Responses

    1. Gisele disse:

      UAU! Já passei pela região várias vezes e nunca imaginei que teria algo tão lindo! Amo seu blog Gabi, valeu pelas dicas!

    2. Natalia Britto disse:

      Adorei a dica!! Sempre bom saber de lugares pra estudar espalhados pela cidade! Vou experimentar assim que possível!!!

    3. Gaby, como de costume, excelente post! O seu blog é o meu favorito sobre Canadá/Toronto/Viagens, parabéns! Keep up the good work. Beijos para vc e o Thomas

    4. Luciana disse:

      Arrasando nos posts como sempre Gaby!!!! Parabéns!!!!
      Amei a dica!!!!
      Queria te fazer uma pergunta que foge um pouco do assunto… Ví em alguns blogs que tá aumentando o número de casos de Lyme desease em BC e gostaria de saber se você sabe como está em Toronto?
      Muito obrigada!!!!

      • Olá Luciana. Obrigada pelo recado. Então, o pessoal por aqui anda bem preocupado e por exemplo no hospital que trabalho eles falam diariamente sobre isso com os pacientes. Eu não parei ainda para ler com calma mas parece que aqui há tbem vários casos. Beijos

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *