Pular para o conteúdo

Sobre o cartão PRESTO do transporte público

Attachment-1-(10)

Eu não ando mais de TTC com frequência mas já andei muito. E sei bem como é complicado não tem o valor da passagem certinho, porque o motorista do ônibus e do streetcar não dão troco aqui. E eu lembro que quando andava de TTC eu imaginava ter um cartão pré-pago (como eu tinha no Brasil) onde eu iria colocar uma quantia X e iria usando na medida que eu fosse utilizando o transporte público. Pois bem, este cartão chegou por aqui e é chamado PRESTO.

Engraçado que eu cheguei no Canadá em 2010 e o sistema PRESTO foi lançado em 2009 (veja aqui). A implementação demorou alguns bons anos e só chegou em algumas estações de metro neste inverno (para vocês verem como as coisas aqui também demoram).

O PRESTO é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Vale falar que você pode pagar diferentes tipos de transporte com ele – não somente o TTC – e dá, por exemplo, para pagar o GO Transit, UP Express e o MiWay com este mesmo cartão.

Screen Shot 2017-03-28 at 9.45.08 PM

O PRESTO funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Dá para comprar o cartão online e também nas estações de metro. Você pode carregar online e através destas maquininhas que estão nas estações de metro. Dá para acompanhar o saldo online. Veja mais sobre o PRESTO aqui.

IMG_8792

Há máquinas do PRESTO nas estações de metro, ônibus e streetcars. A tarifa do PRESTO é a mesma do token (e mais barato do que pagar com dinheiro). Mas acho que vale a pena somente se você não usa o transporte público todo dia (senão é bem melhor ter o monthly pass). Leia mais sobre as tarifas do TTC e entenda todos estes termos clicando aqui.

Estão gostando desta série de posts? Então não deixem de ler os outros posts com curiosidades sobre lugares e vida em Toronto:

A meia casa de Toronto
Not Bay
Sorry Coffee Co.
O mural Young Hearts Run Free
Os banheiros automáticos de Toronto
A pista de bike da Queens Quay
Home Smith Park
O observatório David Dunlap de Richmond Hill
O “muro do asilo” na Queen Street West
A demolição da Gardiner Expressway East e os pilares que restaram
Ireland Park
Uncle Tetsu’s Japanese Angel Café
Toronto Peace Garden
The Old Spaghetti Factory
Floresta de Bamboo em Toronto
Chester Hill Lookout
A “casa de bonecos” de Toronto
Tanger Outlet
Loja Once Upon a Child
Mural de azulejos portugueses na estação de metro Queen’s Park
Quarto da ilusão na Fluevog Shoe Store

13 comentários em “Sobre o cartão PRESTO do transporte público”

  1. Olá, Gabi! Uma dúvida todas as linhas de ônibus de Tornto aceitam esse cartão PRESTO? Em caso positivo, eu poderia pedir o cartão online?

  2. irei para Toronto, tenho uma dúvida se os meses de julho a novembro é comum ter tornados, é perigoso?Querida agradeço a vc compartilhar no seu blog todo seu conhecimento.beijos

  3. Pingback: A história do lindo portão do Trinity Bellwoods Park - Gaby no Canadá

  4. Gaby, estou querendo ficar um mês em Scarborough e vi que terei que usar o Go Transit para chegar até ela. Tem alguma espécie de pacote mensal que posso recarregar no presto e usar tanto o metro como o Go transit? Muito obrigada!!

  5. Oie! Eu sei que o pos é antigo, mas é que houveram tantas mudanças no transporte que eu to meio confusa!
    vou estudar por 4 semanas, chego no dia 13 de julho e gostaria de saber se passe semanal realmente foi descontinuado e se você tem alguma dica/alternativa pra dar.
    Como vou chegar no meio do mês fica inviável pegar o mensal.

    eu to muita na dúvida!!!!

    1. Ola Aline.
      Pelo que eu pesquisei não existe este passe semanal não, só um que engloba a GTA e ai não vale a pena, porque pega outras cidades.
      Eu não estou usando o transporte público no momento e não sei qual seria a melhor opção para vc. Desculpe não poder ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *