10 dúvidas mais frequentes sobre estudar no Canadá respondidas por experts

OesteCanadaP1_gabynocanada14

O Canadá possui uma das melhores qualidades de vida do mundo, é um país bilíngue, multicultural, aberto para os estrangeiros e ainda está com o dólar mais barato que o Americano. Motivos não faltam para vir estudar aqui. E eu recebo muitas perguntas sobre estudar no Canadá, mais especificamente sobre estudar línguas (inglês e francês) e fazer um college. Eu vim para o Canadá fazer meu doutorado e não fiz nenhum curso de inglês aqui, portanto meu conhecimento sobre o assunto é um pouco restrito. E foi por isso que eu convidei dois experts no assunto para responderem as 10 dúvidas mais frequentes sobre estudar no Canadá que eu recebo de vocês aqui no blog. Quem responde as perguntas abaixo são o Luis e o Roberto, sócios da Loonie Canadá, uma agência de intercâmbio, relocation e imigração com sede aqui em Toronto – e eu já apresentei para vocês aqui no blog. Juntos eles possuem mais de 20 anos de experiência no Canadá, já moraram nos dois cantos do país e possuem conhecimento amplo quando o assunto é estudar no país.

1. Qual a melhor acomodação para pessoas que querem vir para cá estudar inglês por 1 mês: homestay, acomodação estudantil, hostel, ou airbnb?

Depende do perfil de cada cliente. Para uma pessoa que venha estudar sozinha por 1 mês e quer ter um aprendizado maior da língua (inglês ou francês) é mais produtivo hospedar-se em um homestay (casa de família), pois além da escola a pessoa também terá contato diário com uma família que fala a língua que está sendo estudada, além de ter duas ou três refeições já inclusas no valor do pacote. No caso de famílias que vem para o Canadá por um período mais longo há a preferência de se hospedar inicialmente em um AirBnB (por exemplo, durante o primeiro mês), e depois que conhecerem um pouco a cidade buscarem algo mais definitivo. No caso da acomodação estudantil, funciona mais ou menos como uma república. Existe maior liberdade e preços baixos. Já um hostel é um albergue e isso indica várias pessoas no mesmo quarto. Hostel é uma opção barata pra quem quer ir apenas dormir no lugar.

2. Quais documentos são necessários para cursar um college?

Em resumo, para a matrícula em um college os documentos necessários são os seguintes:
– Cópia do passaporte (páginas da foto e assinatura)
– Diploma e histórico escolar do ensino médio em português e inglês
– Diploma e histórico escolar da Faculdade ou Universidade em português e inglês
(Normalmente pede-se os documentos do ensino médio para cursos técnicos e tecnólogos. Para cursos de pós-graduação, os documentos de faculdade/universidade são mandatórios)
– Resultado de um teste de proficiência em inglês (por exemplo: IELTS, TOEFL) OU carta de um pathway program (em escolas de inglês) parceiro do college.
– Currículo em inglês (recomendável)
– Alguns programas exigem documentos adicionais, como: portfolio, writing test, etc.

3. Qual cidade escolher para estudar inglês no Canadá? Quais as melhores escolas?

Essa é uma questão que também depende do perfil de quem está vindo para cá, e o recomendado é conversar com alguém que conheça todas as opções e possa compartilhar um pouco sobre cada uma delas. Tem gente que quer vir para Toronto, porque busca uma cidade grande e com vida agitada. Para outros, Vancouver é ideal, pois faz menos frio, tem mais beleza natural e as coisas acontecem num ritmo menos acelerado. Mas, é importante dizer que existem diversas outras cidades além das conhecidas Toronto, Vancouver e Montreal (lembre-se que o Canadá é o segundo maior país do mundo!). Um exemplo disso são cidades que ficam nas montanhas (as famosas Rockies), que são cidades pequenas mas perto de grandes centros. Além disso há outras capitais de províncias menos conhecidas e que possuem ótimas escolas, como Halifax (capital da província de Nova Scotia na costa leste). Com relação às escolas, existem dezenas delas por aqui, para todos os perfis, gostos e bolsos. Como tudo na vida, normalmente a mais barata pode não ser a melhor ou mais bacana. O importante é encontrar uma empresa que entenda bem o perfil do aluno e ofereça opções que façam sentido para ele.

4. As escolas de inglês aceitam estudantes o ano todo? Qual a melhor época do ano para estudar inglês no Canadá? Há diferença de preço se eu for no inverno ou no verão?

A grande maioria das escolas tem início para turmas novas toda semana ou a cada quinze dias. Existem algumas exceções como summer e winter camps (focados em adolescentes) e programas mais específicos ou cursos focados em um determinado tema, como por exemplo inglês para profissionais da área da saúde. Quanto aos preços, geralmente são os mesmos durante todo o ano, mas pode ocorrer diminuição de tarifas ou promoções em meses onde a demanda é menor (que geralmente são os meses frios).

5. Eu vou precisar de um visto para estudar inglês por 1 mês ou posso solicitar somente o eTA?

A partir de primeiro de maio de 2017, como já foi (e está sendo) amplamente divulgado, quem vem ao Canadá para estudar por até 6 meses, não precisará de visto nos seguintes casos:
1) Já teve visto canadense nos últimos 10 anos
2) Tem visto americano válido
3) Irá cruzar a fronteira por via aérea (quem pretende ir passear nos EUA de carro ou ônibus ou até mesmo quem está fazendo um cruzeiro que passe pelo Canadá, ainda precisa tirar o visto tradicional).
Nos casos acima, será necessário apenas o eTA.
Além do eTA o aluno não deve esquecer a letter of acceptance (LOA), isto é, a carta de aceitação da escola, que deverá ser apresentada na hora de passar pela imigração para provar que o mesmo irá de fato estudar por aqui.

6. É preciso ter um diploma de alguma universidade Brasileira para cursar um college?

Depende do curso. Os colleges oferecem várias opções de cursos. Para os cursos de pós- graduação (que geralmente duram 1 ano, salvo exceções) é sim necessário um diploma de bacharelado ou um curso técnico de pelo menos 3 anos. Para os cursos técnicos ou tecnólogos (que normalmente duram 2 e 3 anos respectivamente) é necessário a comprovação apenas do High School, ou ensino médio. Entretanto, na prática observamos que muitos dos nossos clientes apresentam os documentos de cursos de bacharelados.

7. Se eu for estudar inglês por um período e quiser levar minha família junto meus filhos e esposa terão direito a quais benefícios? E se o curso for em um college, estes benefícios mudam?

Durante os estudos de inglês, cônjuge e filhos não têm direito a nenhum benefício. (Permissão de trabalho ou estudo, saúde ou escola). No caso de estudo em um College Público ou Universidade o cônjuge pode trabalhar full time durante os estudos do(a) parceiro(a) e os filhos têm direito a estudar em uma escola canadense, do primário ao High School. Nesse caso também, ao término dos estudos, para o aluno, é possível aplicar para o PGWP (Post Graduate Work Permit) para poder trabalhar full time por um período igual ao estudado ou até maior. Os filhos continuam a ter direito a escola durante a vigência do PGWP. Lembrando novamente que somente para colleges públicos.

8. Posso trabalhar enquanto estudo?

Durante estudo de inglês não é permitido trabalhar no Canadá. Em casos de College e Universidade, o estudante pode trabalhar part time, até 20 horas semanais ou full-time durante as férias.

9. Em quanto tempo eu conseguirei aperfeiçoar o meu inglês?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois o aprendizado de uma nova língua depende muito do comprometimento da pessoa e da facilidade que ela tem em absorver tudo que é ensinado. O importante é escolher bem a escola que irá frequentar, optar por uma que possua bons professores e que mantêm um olhar atento sobre os alunos e suas necessidades. Como já falado acima, existem escolas de todo o tipo por aqui. Umas ótimas e outras, nem tanto. Por isso é fundamental escolher bem a escola que você vai estudar e ter um suporte na hora desta escolha.

10. Existe alguma empresa que ajude no processo de escolha das escolas para eu estudar no Canadá?

A Loonie é uma empresa localizada no Canadá e conhece muito bem todas as escolas de inglês e colleges por aqui. Clique aqui para ler um post sobre ela aqui no blog ou veja o vídeo abaixo explicando como a empresa trabalha.

loonie canada

Contatos

Endereço: 3080 Yonge Street Suite 6060 (em cima da estação Lawrence do Metrô)
Telefone: +1 416 855 7707
Email: contact@looniecanada.com
Facebook: Loonie Canada
Instagram: @looniecanada



  • 13 Responses

    1. Tatia Costa disse:

      Olá Gaby! Parabéns pelo blog! Ele está me ajudando muito a organizar minha viagem.
      Bom, eu costumo organizar minhas viagens, não uso agências pois acho que sai bem mais caro.
      Eu tenho visto americano e já fui para os Estados Unidos e Londres, e foi bem tranquilo entrar nesses países.
      Eu estou pretendendo estudar três meses em Toronto,mas estou na dúvida se fecho logo com a escola daqui do Brasil ou quando chegar no Canada. A pergunta é: Tu achas que terei problema com a imigração se disser que irei preferir ir primeiro conhecer as escolas de lá ? A intenção é entrar primeiramente como turista. Tou morrendo de medo da imigração. E vou levar uma boa grana. Já tenho como indicação a ILSC. Conhece? Tu podes me dizer alguns bairros perto dela? Achei bem em conta essa escola,ainda pesquisando sobre ela.
      Serei muito grata se puderes me ajudar.
      Tudo de bom!
      Abraços!

      • Ola Tatia
        Então, eu não sou expert no assunto e indico vc procurar uma empresa que entenda bem no assunto. Não tenho conhecimento das melhores escolas e nada relacionado a estudar inglês nelas. Ao meu ver vc precisará ter a inscrição na escola para conseguir o visto e acho que sim, eles podem pegar no seu pé na hora de entrar. Abraços e boa sorte!

    2. Jose Carlos disse:

      Oi, Gaby!
      vc consegue me ajudar?
      Estou com duvidas conceituais sobre o texto abaixo que consta no adimissions requirements: “an honours degree with a minimum of 75% or its equivalent”

    3. Lismara disse:

      Gaby, você não cansa de nos surpreender com seus posts, né?! hehe
      Post excelente e muito esclarecedor! Tenho certeza que irá ajudar bastante aqueles que têm dúvidas 🙂
      Beijos!

    4. Luciana disse:

      Oii Gaby! Adorei seu blog, estamos planejando uma viagem para o leste do Canada e estamos muito na dúvida das datas. Podemos ir entre final de Agosto e inicio de Setembro ou entre final de Setembro e inicio de Outubro, a dúvida é, é muito quente no final de agosto e inicio de setembro ou é um calor gostoso? Vimos que pode chegar a mais de 30 graus. E na outra época final de setembro e inicio de outubro, é um frio que da para aproveitar bem ao ar livre ou tem que ficar entrando em lugares para se esquentar? Chove muito nessa época? Nos ajudaria demais se pudesse nos responder!
      Beijão

      • Ola Luciana. Eu iria com certeza em outubro, para pegar as temperaturas mais amenas e tbem o outono do Canadá. Para temperaturas mês a mês e clima dá uma procurada nos posts que escrevi sobre este assunto! Beijos

    5. Marlene disse:

      Seu blog é realmente o mais completo. Acho fantástico que mesmo os temas que você não domina você acha um jeito de tratar. E feliz dias das mães!

    6. Ariadne disse:

      Adorei as perguntas. Respondeu todas as minhas dúvidas! Seu blog é show gaby. Parabéns!

    7. Claudio disse:

      Estou entre Canada e Australia para estudar inglês mas pelo que vi acho que Australia é mais indicado não?

      • Ola Claudio. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog. É difícil para eu te responder isso pois nunca morei na Austrália eu estudei por lá para saber se lá e melhor ou não do que o Canadá. Lendo um pouco outros sites que falam sobre o assunto encontrei os seguintes prós e cons:
        Austrália – possui salários maiores do que os do Canadá, inverno não rigoroso, todo visto de estudante dá direito a trabalhar
        Canadá – mais proximidade do Brasil (diferença de horário no verão Canadense é de apenas 1h do Brasil, então é fácil de acompanhar a vida da família), custo de vida um pouco menor.
        Ambos possuem uma ótima qualidade de vida e possibilidade de imigrar. E o preço dos cursos é bem semelhante.
        Espero ter ajudado.

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *