Pular para o conteúdo

Tasty Tours: Um Tour Gastronômico pelo Kensington Market

Oontem eu, marido e Thomas fomos para o Kensington Market participar de um tour chamado Kensington Market Sweet & Savoury Food Tour (em português Tour Gastronômico Doce e Salgado do Kensington Market), feito pela empresa Tasty Tours, que faz tours gastronômicos em várias regiões de Toronto. Escolhemos participar deste tour por dois motivos. O primeiro deles é que nós nunca exploramos os detalhes do Kensington Market e eu sempre tive muita curiosidade em entender melhor a região. Em segundo eu AMO provar comidas diferentes e AMO o multiculturalismo de Toronto. O Kensington Market é sem dúvidas o melhor lugar de Toronto para vivenciar as muitas culturas que a cidade tem a oferecer e também provar várias comidas diferentes sem se deslocar muito.

Sobre o Kensington Market

O Kensington Market é um dos bairros mais antigos, multiculturais e conhecidos de Toronto. O nome designa as diversas ruelas que possuem as seguintes “fronteiras”: ao norte College Street, ao leste Spadina Avenue, ao sul Dundas Street West e ao oeste Bathurst Street. As lojas são todas locais e não há grandes redes. Por lá você encontra cafés, mercados naturais, restaurantes, brechós, lojas de souvenirs, peixarias, açougues e muita coisa diferente. O local virou National Historic Site of Canada em 2006 e é um dos pontos mais emblemáticos e fotografados de Toronto.

Attachment-1-(8)

Durante o começo dos anos 1920s existiam muitos judeus na região, que acabou virando um local cheio de casas e bem pobre. Cerca de 60 mil judeus moravam na região e por lá existiam 30 sinagogas. Hoje existem 4 no centro de Toronto, sendo 3 localizadas no Kensington Market (na foto abaixo eu mostro uma, de 1930). Os judeus saíram da região nos anos 1940s e a região foi ocupada por Caribenhos e Vietnamitas. Depois, os chineses ocuparam regiões próximas (quando a primeira Chinatown de Toronto foi “movida” da Nathan Phillip Square para a região da Spadina Avenue). E nos últimos anos povos da América Centra, Somália, Etiópia,Sudão, África e Chile vieram para o local.

Attachment-1-(10)

Conforme escrevi anteriormente o local é super protegido pelos seus moradores e nenhuma grande empresa tem loja por lá. A Nike abriu uma loja em 2002 e depois de vários protestos ela acabou saindo 3 meses depois (leia mais aqui). E em 2014 os moradores expulsaram um Walmart que estava em planos de ser construído na região (leia mais aqui).

DSC_3100

A idéia do Kensington Market era ser um local onde os moradores de Toronto possam comprar seus produtos do dia-a-dia de uma maneira local… claro que com o tempo o turismo foi chegando na região e esta visão local mudou um pouco. Mesmo assim a base do que foi proposto ainda está lá, mesmo que haja muitos turistas na região.

Kensington Market Sweet & Savoury Food Tour

Mesmo sendo uma região somente de comércios locais eu confesso que sempre fiquei muito perdida e nunca soube escolher bem o que provar entre as inúmeras variedades de comida no Kensington Market. E alguns lugares possuem uma aparência “estranha”, e eu confesso que não entraria em muitos dos estabelecimentos comerciais se não tivesse uma indicação. E é por isso que eu achei a idéia de tour gastronômico incrível. E procurando no TripAdvisor os tours de Toronto eu encontrei a empresa Tasty Tours, que é considerada uma das melhores daqui.

O Kensington Market Sweet & Savoury Food Tour acontece nos finais de semana e o grupo tem no máximo 10 pessoas. A guia – Audrey – é uma pessoa super agradável e possui muito conhecimento sobre e região (ela já morou no local e conhece todos os cantos do Kensington Market e a história por trás deles). O tour dura em média 2.5h e te leva para vários restaurantes e mercados da região, e a cada visita você prova alguma gostosura. O preço por pessoa é C$49 para adultos e C$35 para crianças (7-12 anos). Menores de 7 anos não pagam. O nosso tour foi em 7 lugares e eu fiquei maravilhada com todos eles – vou escrever em detalhes sobre cada um deles abaixo.

1. Ding Dong Pastries and Café

O primeiro lugar que fomos foi a padaria chinesa Ding Dong, que é super tradicional na região. Os diversos pães e doces ficam expostos e os consumidores pegam uma bandeja e vão colocando as delícias que querem comprar. O local não é glamuroso mas é extremamente limpo, familiar e literalmente transparente (i.e. você pode ver a cozinha onde tudo é feito). Entre os items mais populares estão Milk Jam Bun (pão de leite), Koh Fan Banana Rolls (espécie de rocambole com gosto de banana) e Creamy Chinese egg tarts (espécie de pastéis de Belém da China). Vale falar que o local é popular também pelo preço, um dos mais baratos da região. Os tarts por exemplo estão 3 por C$1 e os pães custam em média C$0.60 cada.

Endereço: 321 Spadina Avenue, Toronto.

DSC_2914

DSC_2920

DSC_2931

2. Moo Frites

O segundo lugar que visitamos foi o Moo Frites, um local especializado em batatas fritas belgas. Nós fomos recebidos no local pelo dono Ambrose Lee que nos contou que passou uma temporada na Europa e voltou para Toronto para abrir este local, depois de pesquisar muito sobre o assunto. Ele falou que as batatas são todas fritas na hora e que há 5 processos envolvidos para que elas se mantenham crocantes por mais tempo. As batatas fritas são consideradas uma das melhores de Toronto e são realmente maravilhosas. Nós provamos um poutine com maple que foi divino, um dos melhores que já comi. Vale falar que há 20 molhos que você pode colocar nas suas batatas e há a opção de pedir batatas normais ou batatas doces.

Endereço: 178 Baldwin Street, Toronto.

DSC_2941

DSC_2944

DSC_2955

3. Toronto Popcorn Company

O terceiro lugar que visitamos é um dos meus preferidos da região – a Toronto Popcorn Company – e eu já falei sobre ela para vocês aqui no blog. A dona da empresa é das Filipinas e começou com o empreendimento porque queria produzir lanches saudáveis para seus filhos – e nada mais saudável do que pipoca não é? (claro que não cheia de açúcar e sal). A Toronto Popcorn Company abriu em 2014 e já é super popular em toda Toronto. Eles possuem mais de 50 sabores de pipoca e você pode provar muitos delas na loja. Entre meus sabores preferidos estão o de banana, milkshake de morango, pizza, maça verde e Basta entrar e saborear.

Endereço: 147 Baldwin Street, Toronto.

DSC_2961

DSC_2968

DSC_2982

4. Tibet Cafe

O Tibet Cafe é um restaurante super tradicional da região, que já está aberto a 10 anos. O local é super famoso por causa do seu momo, um bolinho de massa recheado bem semelhante a dumpling, que é super tradicional no Nepal e Tibet. Os momos que provamos no Tibet Cafe foram o de carne e o vegetariano, ambos maravilhosos. O local também é conhecido pelo seu Pad Thai, um macarrão tailandês frito com legumes. Nos domingos de pedestres do Kensington Market (saiba mais aqui) eles vendem os momos na rua, em uma barraquinha. Quem nos atendeu e explicou sobre a história do local foi a filha da dona, chamada Tenzin. Ela nos falou que sua mãe possui o mesmo nome que ela e mais metade do Nepal. Tenzin é o atual Dalai Lama e por causa disso acaba sendo um nome extremamente popular no país, tanto para homens quanto para mulheres.

Endereço: 51 Kensington Avenue, Toronto.

DSC_2996

DSC_2997

5. Essence of Life Organics

De lá fomos para a Essence of Life Organics, uma loja de vitaminas e produtos orgânicos enormes. Esta foi uma das primeiras lojas deste tipo em Toronto e ficava em um espaço bem pequeno. Depois de crescer bastante ela passou para uma loja enorme – da frente você não imagina como é grande. Lá você encontra de tudo: vitaminas, produtos de beleza, sais, alimentos, produtos de limpeza… eu confesso que fiquei perdidinha na loja. Provamos no local 2 tipos diferentes de maple syrup e eu nunca provei maple syrup tão gostoso.

Endereço: 50 Kensington Avenue, Toronto.

DSC_3012

Attachment-1-(15)

6. Pancho’s Bakery

A nossa sexta parada foi na Pancho’s Bakery, uma padaria mexicana que vende os churros mais famosos de Toronto. A empresa começou a 10 anos atrás mas no logo do local está dizendo 1927, data em que a família do dono começou seu primeiro negócio. A massa dos churros é um segredo e nem mesmo as pessoas que trabalham no local sabem os ingredientes: elas recebem os pacotes de massa diariamente e só precisam adicionar água e colocar no ponto para fazer os tubinho e fritar. Há 4 recheios para os churros: morango, doce de leite, chocolate e leite condensado. Tanto eu quanto o Ju comemos o de doce de leite e estava maravilhoso. Vale falar que o Pancho’s Bakery tem também food truck e outras 2 lojas em Toronto além da do Kensington Market.

Endereço: 214 Augusta Avenue, Toronto.

DSC_3032

Attachment-1-(16)

7. Livelihood Cafe

A visita ao Livelihood Cafe foi certamente o ponto alto do nosso tour. O Livelihood Cafe faz parte do Livelihood Project, um projeto que começou no final de 2016 cuja missão é ajudar pessoas que tem barreiras para serem empregados e construir carreiras que são sustentáveis aqui no Canadá. O projeto abriga refugiados sírios, membros da comunidade GLBT e outras populações vulneráveis. Chegamos no local para provar café arábico – que possui um processo todo especial para ser feito – e saímos de lá com uma lição de vida, literalmente. Quem nos preparou o café e nos recebeu super bem foi Jasmine, uma bela moça síria que veio para o Canadá a 3 anos atrás depois de sair da Síria fugida, já que era perseguida. Seu irmão – que a ajudou a escapar – foi morto depois de ser maltratado por 3 semanas. Jasmine nos recebeu com um sorriso e eu nunca imaginei que ela pudesse ter uma história tão triste. Foi como se uma pedra enorme caísse nos meus ombros. Neste momento Thomas dormia tranquilamente no seu carrinho e eu comecei a chorar pensando nas outras crianças que estavam na Síria e não tinham a tranquilidade que meu filho tem. Também pensei em como somos sortudos de vivermos em um país sem guerra e termos paz e saúde. Por fim, eu agradeci demais à Deus por ele me dar a oportunidade de vivenciar isso, de poder ouvir todos estes relatos e realmente entender o sentido da vida. Ir ao Livelihood Cafe – onde só trabalham refugiados com um sorriso enorme no rosto – me fez mudar alguns pensamentos. Eu indico todos a irem lá tomar um late e conversar com as pessoas que trabalham no local, e também a refletir um pouco sobre suas vidas. Ah, e vale falar que depois que você tomar o café arábico a borra de café que fica no copo pode “prever o seu futuro”. O nosso não disse muita coisa mas fica aqui a dica se você quiser testar.

Endereço: 254 Augusta Avenue, Toronto.

DSC_3069

DSC_3071

DSC_3075

8. Blue Banana Market

Nossa última parada foi no Blue Banana Market, uma loja de presentes e guloseimas onde você encontra um pouco de tudo: brinquedos, enfeites, roupas, guloseimas, tecidos, acessórios e souvenirs do Canadá lindos. Nesta última parada no Blue Banana Market provamos dois chocolates típicos daqui: o Stubbe Chocolates e o Chocosol. Ambos são maravilhosos e diferentes de tudo que você é acostumado – mais naturais. Depois passeamos pela loja e ficamos loucos com todos os produtos lindos que ela possui, certamente um lugar que você não pode deixar de visitar em Toronto.

Endereço: 250 Augusta Avenue, Toronto.

Attachment-1-(14)

DSC_3091

DSC_3083

Minha opinião sobre o tour

Eu fiquei fascinada com a experiência e faria tudo de novo. Vocês podem pensar em visitar os locais por conta própria, mas eu recomendo muito fazer o tour, que é tão rico em informações (que você não irá receber se for sozinho). É como se você conhecesse a história de cada um dos estabelecimentos que está visitando, e não apenas ter conhecimento sobre o que está comendo. Muito mais do que restaurantes, menus e ingredientes os locais que fomos são sonhos de pessoas que dão o seu melhor para oferecer delícias para seus consumidores. E a história deles é, de certa forma, semelhante a minha: imigrantes que vieram para o Canadá encontrar o ser espaço.

Attachment-1-(11)

Além disso você é tratado como VIP nos locais e isso faz toda a diferença. Dá para fazer perguntas e conversar com os donos dos locais. Estou maravilhada e certamente irei recomendar para as pessoas que vem nos visitar. Além do tour pelo Kensington Market a Tasty Tours possui um tour de chocolates que eu certamente irei participar. Vale ainda citar que a empresa possui um serviço chamado Food Concierge que funciona da seguinte maneira: do dia que você compra o seu ticket até 1 mês após o seu tour você pode entrar em contato com experts da Tasty Tours que irão te dar dicas de lugares para comer e também farão reservas de restaurantes para você. Saiba mais aqui.

Por fim, gostaria de agradecer a Audrey – nossa guia – por nos receber tão bem e por toda a atenção. Tivemos uma tarde maravilhosa e inesquecível. E espero que meu post inspire outras pessoas a terem esta experiência também. Vale muito a pena!

13 comentários em “Tasty Tours: Um Tour Gastronômico pelo Kensington Market”

  1. Gaby!!! Como vc faz isso com a gente? Publicar um post desse em plena segunda-feira dia internacional de começar a dieta???, ??? minha bucket list tá crescendo…

  2. Oi Gaby. Adorei a dica e fiquei com dúvida se vc levou o Thomas. Se sim, acha que da para ir com criança? Tenho um filho de 5 anos e queria ir mas não sei se rola com criança. Ele não para! Beijinhos e parabéns pelo blog. Curto demaaaaais!

  3. Gaby, tudo bem?
    Sou de Blumenau/SC.

    Já fui algumas vezes a Toronto e mês que vem retorno para passar 30 dias aí.

    Sempre pego dicas suas. São preciosissimas​. Obrigado por compartilhar tudo isso conosco.
    Vejo o que você escreve e em cima disso faço meu roteiro.

    Fiquem com Deus.
    Um grande abraço e tudo de bom.

  4. Pingback: A melhor parte de morar em Toronto - Gaby no Canadá

  5. Oi, Gaby!
    Cheguei a pouco do Tibet Café e, sinceramente, não gostei. O local tinha um odor horrível de mofo. Pedimos um Pad Thai de camarão e o Dumpling misto, não aguentei comer o macarrão e estou com vontade de colocar tudo para fora. Para nós, o único ponto positivo foi o atendimento. A moça que nos recebeu foi extremamente simpática e atenciosa, aliás todos aqui em Toronto são muito receptivos e educados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *